SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 11, 2018

OPINIÃO: Em reta final de campanha, inquérito aberto por promotor substituto expõe o MPRN como ‘massa de manobra’ eleitoral

Ao que parece, a opinião pública do Rio Grande do Norte está bastante seletiva e criteriosa com relação à assimilação de notícias que muitas vezes surgem nos meios de comunicação com o objetivo implícito de provocar na sociedade o sentimento de asco e repúdio contra este ou aquele personagem eventualmente protagonista de supostas falcatruas envolvendo a coisa pública.

A bola da vez recai sob os pés do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e do seu antecessor, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que, coincidentemente, disputa o governo do Estado.

Ambos são agora alvos de um inquérito civil, instaurado por um promotor substituto – Márcio Cardoso dos Santos -, com o objetivo de apurar a prática de suposto ato de improbidade administrativa – o recebimento “de doação financeira para a campanha eleitoral deste ano” em troca da concessão do aumento da tarifa do sistema de transporte coletivo do município.

O assunto, como num passe de mágica, foi imediatamente propagado pela mídia, e comemorado por adversários políticos de plumagens variadas.

A iniciativa da lavra do promotor substituto fez a festa de marqueteiros de campanha, que alegres ficaram, no entanto, por pouco tempo.

O que seria um “fato novo” para mudar os rumos da campanha transformou-se apenas em fumaça.

A denúncia não causou a indignação popular que muitos chegaram a imaginar.

Talvez pelo “jeitão” de notícia eleitoreira, a denúncia não causou o tal “clamor popular”, um biombo atrás do qual muitas vezes se escondem cabos eleitorais.

Na verdade, nem o prefeito, nem o ex-prefeito foram criminalmente denunciados. Trata-se apenas de uma abertura de investigação.

Como foi dito logo no início, a opinião pública está bastante seletiva e já não se deixa influenciar por oportunismo midiático jogado em seu peito, no melhor estilo se colar, colou.

Por falar em colar, a única coisa que colou, de fato, foi a pecha de “massa de manobra” no órgão ministerial.

A denúncia encampada pelo promotor substituto, iniciante na carreira ministerial, teve tão somente um efeito imediato – fazer o Ministério Público do Rio Grande do Norte “pagar o mico” de ser utilizado por estrategistas de campanha como massa de manobra eleitoral na reta final de uma eleição.

É preciso deixar claro que o promotor substituto, certamente, agiu com a mais nobre das intenções, fazendo jus ao seu mister.

No entanto, sabe-se que, muitas vezes, ações açodadas são consequências da pouca experiência de seus atores.

Talvez o principal equívoco do promotor substituto tenha sido querer atrair para si as luzes da ribalta, como se fosse um Charles Chaplin da vida real.

 

Com aval de Lula, Haddad é confirmado como candidato à Presidência pelo PT

O NOME DE HADDAD FOI APROVADO POR UNANIMIDADE PELA EXECUTIVA NACIONAL DO PT

O PT confirmou nesta terça-feira o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como novo candidato do partido na corrida presidencial. Ele substitiu definitivamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vinha sendo mantido como o cabeça de chapa enquanto sua defesa tentava reverter a sua inelegibilidade decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O nome de Haddad foi aprovado por unanimidade pela executiva nacional do PT, que se reuniu em um hotel de Curitiba, cidade onde Lula está preso desde 7 de abril. Na reunião, foi lida uma carta do ex-presidente endereçada à direção do partido, em que ele sugeria que a sigla indicasse Haddad como seu substituto.

Lula escreveu mais duas cartas, uma para o povo brasileiro e outra para o próprio Haddad, até então candidato a vice na chapa. O ex-prefeito chegou à reunião da Executiva após visitar o ex-presidente na PF durante a manhã. Ele já havia passado boa parte da segunda-feira reunido com o líder petista e advogados.

Após a reunião, petistas tentaram indicar que Haddad vai governar junto com Lula e que uma vitória do candidato petista pode ajudar o ex-presidente a deixar a prisão. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias, afirmou:

– Lula continua candidato pelo nome do Haddad. O Haddad vai governar junto com o Lula. Vai montar o ministério junto com o Lula.

Márcio Macedo, um dos dos vice-presidentes do PT, acrescentou no mesmo vídeo que Lula “orientou” ao partido a prosseguir na lluta e disputar a eleição.

– Queria dizer aos meus companheiros que é fundamental a eleição do Haddad inclusive para a libertação do Lula – afirmou Marcio Macedo, um dos vice-presidentes do PT, no mesmo vídeo.

Com a mudança, Manuela D´Ávila, do PCdoB, foi confirmada como vice de Haddad. Os petistas pretendem fazer um anúncio público, ainda na tarde desta terça-feira, em frente ao prédio da Superintendência da Polícia Federal.

O advogado da área eleitoral do PT Luiz Fernando Pereira afirmou que, agora, o partido tem até às 19h desta terça-feira para protocolar a mudança na cabeça de chapa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Haddad não precisa acompanhar o procedimento:

– Registro é lá em Brasília. É só protocolar lá até 19h.

O Globo

Carlos Eduardo rebate Ministério Público e nega ter recebido propina para aumentar tarifa de ônibus em Natal

CARLOS EDUARDO E O ATUAL PREFEITO, ÁLVARO DIAS SÃO SUSPEITOS DE TEREM COBRADO PROPINA PARA AUMENTAR AS TARIFAS DO TRANSPORTE PÚBLICO DA CAPITAL

O ex-prefeito de Natal e candidato ao Governo do RN, Carlos Eduardo Alves (PDT) negou ter cobrado propina para aumentar as tarifas do transporte público de Natal na época em que era prefeito da cidade. O candidato divulgou uma nota em que afirma que qualquer reajuste feito em sua gestão seguiu “parâmetros técnicos e somente autorizados depois de aprovados”.

Assim como na na nota emitida pela Prefeitura de Natal, Carlos Eduardo também disse considerar “estranho que, a pouco mais de 20 dias antes da eleição, surja a abertura de um inquérito¨.

Leia a nota

EM RESPEITO À VERDADE

Fui prefeito de Natal durante 12 anos. Durante esse tempo, a Prefeitura autorizou reajustes na tarifa de transporte coletivo para atender aumento de custo com trabalhadores, combustível e demais insumos. Reajustes que sempre seguiram parâmetros técnicos e somente autorizados depois de aprovados por um conselho formado por 31 integrantes da prefeitura, empresas e usuários. Em todo esse período nunca houve uma denúncia de irregularidades nesse assunto;

Em 30 anos de atividade política, exercendo cargos de Deputado Estadual, Secretário de Estado, Vice-Prefeito e Prefeito de Natal por quatro vezes, nunca respondi a nenhum processo de improbidade ou por desvio de conduta ética. Sei que isso deve incomodar a quem não pode dizer a mesma coisa.

Considero estranho que, a pouco mais de 20 dias antes da eleição, surja a abertura de um inquérito para investigar aumento de tarifa no transporte coletivo, autorizado em
maio de 2018, quando nem prefeito eu era mais; Tampouco acredito que o prefeito Álvaro Dias tenha cometido qualquer ilicitude;

Informo que minhas contas de campanha estão disponíveis no TRE e nelas NÃO EXISTE e nem EXISTIRÁ qualquer doação de empresa de ônibus; Podem verificar.

Uma investigação isenta provará essa verdade. E uma divulgação pelos veículos de comunicação igualmente comprometidos com a verdade e desvinculados de interesses ocultos, haverá de reparar esse equívoco.

Carlos Eduardo
Candidato a Governador
Coligação 100%RN

Bolsonaro tem sonda retirada por médicos, diz boletim médico

BOLSONARO FAZ GESTO DE ATIRAR EM CAMA DE HOSPITAL. (FOTO:REPRODUÇÃO)

A equipe médica que atende o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) no Hospital Israelita Albert Einstein retirou na manhã desta terça-feira a sonda nasogástrica, que ajudava a reduzir o desconforto do paciente. Segundo o boletim médico, será reiniciada “alimentação oral e progredida de forma gradual, conforme aceitação”, em conjunto com a manutenção da alimentação endovenosa. O candidato segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta.

O filho do candidato Flávio Bolsonaro escreveu no Twitter que o pai havia sido transferido para a unidade semi-intensiva e feito sua primeira refeição desde o ataque, pão e suco. Por volta de 12h40, o hospital reafirmou que o paciente continuava na UTI.

Ainda de acordo com o comunicado, após a quarta noite no hospital, o presidenciável permanece estável, sem febre ou sinais de infecção. A rotina de Bolsonaro inclui sessões de fisioterapia respiratória e motora. O candidato deve passar por uma segunda cirurgia para reverter a colostomia.

A facada sofrida por Bolsonaro atingiu a artéria mesentérica, que leva sangue da cavidade abdominal para o intestino, provocando diversas lesões na região. O quadro de evolução intestinal é parcial. O candidato segue com uma bolsa de colostomia e levará mais algumas semanas para recuperação.

Os relatórios médicos de Bolsonaro só são publicados após aprovação da família. Desde sexta-feira, eles são assinados pela equipe médica responsável pelo candidato (o cirurgião Antônio Luiz Macedo e o cardiologista Leandro Santini Echenique) e Miguel Cendoroglo, diretor superintendente do hospital.

Bolsonaro foi atingido por uma facada na última quinta-feira, quando participava de uma caminhada no Centro de Juiz de Fora. Na ocasião, foi submetido a uma cirurgia de emergência para estancar uma hemorragia na Santa Casa de Juiz de Fora. No dia seguinte, o candidato foi transferido para o Einstein.

O Globo

Em Touros, Rafael Motta destaca atuação na Câmara e emendas para saúde e infraestrutura

RAFAEL MOTTA (PSB) ESTEVE NA CIDADE DE TOUROS NA SEGUNDA-FEIRA (10) ONDE PARTICIPOU DE REUNIÃO NA COMUNIDADE DE CAJUEIRO.

Com investimentos nas áreas de saúde e infraestrutura por meio de emendas parlamentares do mandato, o deputado Federal Rafael Motta (PSB) esteve na cidade de Touros na segunda-feira (10) onde participou de reunião na comunidade de Cajueiro.

Lá, o vereador Pedro de Cajueiro reuniu grupo de apoiadores à reeleição de Rafael Motta para juntos conversarem a respeito de propostas e das ações desenvolvidas com os recursos oriundos das emendas parlamentares que totalizaram R$ 880 mil.

O vereador destacou o trabalho desenvolvido por Rafael Motta ao longo dos anos buscando melhorias e investimentos não só para Touros como para outras cidades do RN. “Ele tem se empenhado sempre para trazer recursos que vão proporcionar melhora para os moradores e as cidades”, disse.

Motta frisou que, além dos recursos em emendas parlamentares, o posicionamento contra as reformas – trabalhista e da previdência – também influenciam na vida do cidadão. “Não posso ser a favor de algo que vá tirar direitos do trabalhador brasileiro. E assim vou manter minha postura no Parlamento”, afirmou.

Em Natal, Garibaldi afirma ter vocação e experiência para fazer política do bem

GARIBALDI FILHO (MDB-RN) PARTICIPOU DE MOVIMENTAÇÕES POLÍTICAS, EM BAIRROS DE NATAL, NESTA SEGUNDA-FEIRA (10)

O candidato ao Senado pela coligação 100%RN, Garibaldi Filho (MDB-RN) participou de movimentações políticas, em bairros de Natal, nesta segunda-feira (10). Ele foi a caminhada na zona Norte e esteve presente em reuniões com amigos e correligionários.

Em encontro com apoiadores, a convite do vereador Felipe Alves (MDB), Garibaldi discursou e falou sobre a motivação de ser candidato e político, que trabalha em defesa do Rio Grande do Norte.

“Tenho vocação para a política e hoje posso dizer que tenho a experiência necessária que me qualifica como um bom candidato. Sempre trabalhei em prol do nosso estado e com orgulho afirmo que ajudei muito. Não me envergonho da minha vocação e faço política para ajudar as pessoas.”, disse Garibaldi.

Antes dessa reunião, o candidato participou de caminhada da coligação 100%RN, ao lado do candidato ao Governo, Carlos Eduardo (PDT), na zona Norte, pelas ruas do bairro de Nova Natal. Ainda em Natal, na parte da noite, Garibaldi foi ao encontro com moradores dos bairros de Pirangi, Neópolis e Jiqui, na zona Sul da cidade, promovido pela vereadora Ana Paula e o ex-vereador Júlio Protásio, em uma escola particular.

Comunidade Mossoroense

O candidato à reeleição Garibaldi Alves encerrou sua agenda de atividades da segunda-feira (10) em conversa a comunidade mossoroense que reside em Natal. O evento foi iniciativa da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini e do vice-candidato ao Governo, Kadu Ciarlini (PP).

Feira Vida Mais RN prevê quatro mil pessoas

3ª VIDA MAIS RN COMEMORA DIA DO IDOSO E PREVÊ QUATRO MIL PESSOAS NOS DOIS DIAS

A 3º Feira Vida Mais RN – Desafios do Envelhecimento Ativo deverá receber a visita de quatro mil pessoas nos dois dias de realização. A previsão é dos organizadores, que afirmam que quase todos os estandes de produtos e serviços já foram comercializados e que restam poucas vagas no auditório para as palestras. O evento será realizado nos próximos dias 27 e 28 de setembro no Holiday Inn Natal, das 9h às 20h, e antecipa a comemoração do Dia do Idoso (1º de outubro). 

 
Entre as atrações, haverá feira com estandes de produtos e serviços, lounge interativo com dinâmicas de grupo e oficinas, espaços com aferição de pressão e check-up vascular, entre outras oportunidades. Paralelamente à feira, em auditório formatado para 400 pessoas, haverá palestras, debates e mesas-redonda, nos dois dias, pela manhã e à tarde, sobre temas voltados para o envelhecimento ativo.
 
Alguns temas que serão abordados: “Pilares para a longevidade saudável”, “Planejamento para uma aposentadoria com qualidade de vida”, “Riscos do sobrepeso e da obesidade após os 50 anos”, “Depressão no envelhecimento: estratégias para preservar a saúde mental”, “A saúde bucal e seus impactos na autoestima”, “Dor e fragilidade: reconhecer e tratar”, “A influência da visão nos acidentes domiciliares” e “Ressignificar a arte de envelhecer”.  
 
Uma das palestras do evento tratará da “Violência contra a Pessoa Idosa” e estará a cargo de Fábio Moassab, diretor do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos. Trata-se de um dos nomes mais respeitados, em Brasília, na questão que envolve os direitos dos idosos. 
 
Além da feira e das palestras, o evento terá uma interface festiva. No encerramento dos dois dias, entre 18h e 20h, haverá apresentações culturais a cargo do grupo folclórico do Sesc, Coral de João Câmara, espetáculo de dança da Casa Séfora, performances da Tuareg Casa do Oriente e show do grupo da Associação Brasileira do Clube da Melhor Idade (ABCMI-RN), entre outras atrações.
 
Mais um momento relevante do evento estará a cargo das oficinas vivas de artesanato, com artistas de vários municípios do Rio Grande do Norte. O material produzido in loco será exposto e colocado à venda. Vale lembrar que, embora voltado para o público com mais de 50 anos, o evento também recebe jovens que já planejam um envelhecimento saudável. 
 
A 3 Feira Vida Mais RN é uma realização da Argus Eventos e da Agência Lar, com apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Natal, Unimed Natal, Simbios Care e DataShow. 
 
Inscrições através do site www.vidamaisrn.com.br

No bairro Cidade da Esperança, homem é preso após agredir a própria mãe para comprar drogas

PAULO FERREIRA NETO, DE 26 ANOS, FOI PRESO E AUTUADO NA LEI MARIA DA PENHA

Um homem identificado como Paulo Ferreira Neto, de 26 anos, foi preso na noite de ontem (10), após espancar a própria mãe, no bairro Cidade da Esperança, zona oeste de Natal.

De acordo com testemunhas, a agressão aconteceu após o rapaz, que é usuário de drogas, discutir com familiares para vender a geladeira da casa para comprar os entorpecentes.

Ainda de acordo com as testemunhas, as confusões são rotineiras no local por conta do vício do rapaz. Dessa vez os vizinhos acionaram a polícia e o homem foi conduzido até a Central de Flagrantes, onde confessou a agressão e foi autuado na Lei Maria da Penha.

Fonte: Portal BO