SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 3, 2018

Estudantes da Rede Municipal são premiados na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática

O EVENTO REUNIU ESTUDANTES, PROFESSORES, GESTORES, FAMILIARES E AUTORIDADES DA EDUCAÇÃO.

Alunos da Rede Municipal de Educação de Natal participaram da solenidade de premiação da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017. A cerimônia regional do Rio Grande do Norte aconteceu na tarde da última sexta-feira (31), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O evento reuniu estudantes, professores, gestores, familiares e autoridades da Educação.

Nesta edição da OBMEP, em um universo de mais de 18 milhões de estudantes, as unidades municipais de Natal foram premiadas com a conquista de cinco alunos medalhistas de bronze e 14 estudantes que receberam o certificado de Menção Honrosa. O professor Renato Rodrigues Cunha Lima Filho, da Escola Municipal 4º Centenário também foi premiado pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No total, participaram 32 escolas (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e duas escolas da Educação de Jovens e Adultos (Nível III e IV), da Rede.

Uma medalha de bronze foi conquistada pela estudante Alana Camile da Silva, de 13 anos, da Escola Municipal 4º Centenário. A aluna contou que sua matéria preferida é Matemática e que além de estudar regularmente na escola, também realiza exercícios em casa. “Estudo todos os dias. Fiquei muito feliz com a premiação da medalha de bronze”, afirmou.

A mãe de Alana, que tem a profissão de gari, Ana Maria da Silva, estava bastante orgulhosa com a conquista da filha. “Estou muito feliz. Desde pequena sempre incentivamos nossa filha para os estudos. Realizamos em casa jogos educativos, pensando também, no aprendizado dela”, contou a mãe.

A aluna Samantha Luize de A. Constancio, do 9º ano da E. M. 4º Centenário, também foi premiada com a medalha de bronze. Samantha que estava bastante surpresa com o resultado, afirmou já ter participado de outras edições da Olimpíada, porém desta vez se dedicou mais aos estudos. “Estou muito contente com o meu resultado, pois eu estava com uma rotina de estudos na escola e na minha casa”, disse a estudante.

Foram premiados ainda os alunos medalhistas de bronze: Robert Deyvid Silva Nascimento, da Escola Municipal Professora Palmira de Souza; Caio Henrique Jardelino Lima, da Escola Municipal Professor José do Patrocínio e Douglas Emanuel Dias de Oliveira, da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira.

Participou da mesa de abertura e entrega das medalhas e premiações, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos Campos de Souza, representando a titular da SME, a professora Justina Iva de Araújo Silva. Para a adjunta pedagógica, “é um momento de alegria e reconhecimento do trabalho das escolas e dedicação dos alunos e professores, da Rede”.

Segundo a professora Judineide Domingos, é muito importante o apoio da família e do empenho dos professores, para o sucesso dos estudantes. Também parabenizou o engajamento da equipe da Educação Municipal de Natal. A equipe de matemática da SME também participou da solenidade.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Menção Honrosa:          

Nível 1

Clarice dos Santos Silva – E. M. Professora Terezinha Paulino de Lima

Luis Eduardo Martins Machado – E. M. 4º Centenário

Taylane Lima do Nascimento – E. M. Professora Francisca Ferreira

Katarina Kelly Santos Nascimento – E. M. 4º Centenário

Pedro Arthur Regis de Souza – E. M. Professor Zuza

Marcos Aurélio Lima Bezerra Silva – E. M. 4º Centenário

Maria Cecília Tonico Varela – E. M. Professora Maria Madalena Xavier de Andrade

Leanderson Vitor Moura de Araújo – E. M. 4º Centenário

Nível 2

Henrique Jerônimo Nunes – E. M. Professora Maria Alexandrina Sampaio

Alan Sol Alves Dias – E. M. Professor José do Patrocínio

Gabriella Silva do Nascimento – E. M. Prefeito Mario Lira

Daniel Henrique Oliveira Fernandes – E. M. Professora Francisca Ferreira

Ildson De Oliveira Silva – E. M. Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti

Felipe Eduardo da Silva Menezes – E. M. 4º Centenário

‘Deve ter sobrado 10% do acervo’, diz vice-diretora do Museu Nacional

Incêndio atingiu Museu Nacional por volta das 19h30 deste domingo (2) (Foto: Fernando Souza /Adufrj)

INCÊNDIO ATINGIU MUSEU NACIONAL POR VOLTA DAS 19H30 DESTE DOMINGO (2) (FOTO: FERNANDO SOUZA /ADUFRJ)

A vice-diretora do Museu Nacional, Cristiana Serejo, disse em coletiva na tarde desta segunda-feira (3) que apenas 10% do acervo resistiram ao incêndio de domingo (2).

Serejo afirmou ainda que o detector de fumaça do museu não estava funcionando e que serão necessários, a princípio, R$ 15 milhões para a recuperação do museu.

Segundo a vice-diretora, foram preservados:

  • meteorito Bendegó
  • parte da coleção de zoologia
  • biblioteca central do museu, outros minerais e algumas cerâmicas.
  • herbário
  • departamento de zoologia de vertebrados
  • Foram destruídos:

    • tudo que estava no prédio principal, exceto meteoritos
    • acervo mobiliário do 1º reinado
    • peças herdadas da família imperial

     

Ainda segundo a vice-diretora, o incêndio teria começado no segundo andar, mas o laudo só estará pronto dentro de 48 horas.

A Defesa Civil interditou o palácio. Técnicos do órgão identificaram que “existe um grande risco de desabamento, que pode ocorrer com a queda de trechos remanescentes de laje, parte do telhado que caiu e paredes divisórias do prédio”.

Na área externa, no entanto, a avaliação destaca que “devido à espessura das fachadas, não há risco iminente”. Mesmo assim, “foram constatados problemas pontuais, como queda de revestimento, adornos e materiais decorativos (estátuas) fazendo com que a área de projeção das fachadas também permaneça isolada”.

G1 Rio

Carlos Eduardo na TV Ponta Negra: “Só capacidade de gestão tira o Rio Grande do Norte do caos

O CANDIDATO AO GOVERNO DO RN FOI ENTREVISTADO HOJE (03) PELA JORNALISTA MARGOT FERREIRA NO PROGRAMA JORNAL DO DIA, DA TV PONTA NEGRA, AFILIADA LOCAL DO SBT

“Temos capacidade de gestão e com ela vamos recuperar investimentos e serviços essenciais no Rio Grande do Norte.”Com esta declaração, o ex-prefeito de Natal e o candidato a governador Carlos Eduardo(PDT) resumiu seus objetivos para comandar o Estado respaldado pela experiência administrativa na capital. Ele foi entrevistado nesta segunda-feira(03/09), pela jornalista Margot Ferreira no programa Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, afiliada local do SBT.

Em 12 minutos, Carlos Eduardo sintetizou seu programa de governo deixando claro que é necessário gestão firme. “Fui eleito, reeleito, eleito, reeleito em Natal e isso não aconteceu à toa nem estou usando de soberba, estou dando um exemplo de que o povo reelege quem trabalha, quem não trabalha, o povo bota para fora.”

Na segurança pública, destacou a prioridade na retomada do controle pela polícia, que trabalhará equipada, motivada(até mesmo com gratificação ou bônus operacional), com tecnologia, inteligência e respaldo do governador. Quem tem que ter medo são os bandidos, o policial merece respeito e incentivo”.

Falou ainda sobre programas culturais e esportivos como complementação à política de segurança pública, de forma a tirar os jovens da tentação do tráfico de drogas. “Atividades complementares na escola são fundamentais”, assinalou.

O candidato do PDT também afirmou que saúde, “hoje abandonada,sucateada e desumana”e o turismo terão foco permanente do seu governo.”Como é que o turista vem ao nosso Estado que é hoje o mais violento do país?  como é que se pode falar em saúde pública sem atacar o

problema com soluções realistas e firmes, dotando o interior de estrutura para que não prossiga o desolador cenário do Walfredo Gurgel transformado em hospital de guerra?  Fiz o Hospital de Natal, que felizmente, desafoga o caos que esse governo implantou”.

EM 12 MINUTOS, CARLOS EDUARDO SINTETIZOU SEU PROGRAMA DE GOVERNO DEIXANDO CLARO QUE É NECESSÁRIO GESTÃO FIRME

Prefeitura incentiva vinda de instituição de ensino superior para Parnamirim

A PROJEÇÃO É DE QUE EM JANEIRO DE 2020 ACONTEÇA O PRIMEIRO VESTIBULAR PRESENCIAL DA CATÓLICA DO RIO GRANDE DO NORTE

Parnamirim receberá nesta terça-feira, 04, às 19 horas, no Parque das Árvores, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Católica Rio Grande do Norte. Um marco para a educação superior no Estado,  que reflete uma gestão comprometida com o desenvolvimento industrial, econômico e social. “Criamos incentivos fiscais para atrair empresas e instituições que irão gerar emprego e ofertar educação de qualidade”, disse o prefeito Rosano Taveira.

As empresas que estão se estabelecendo em Parnamirim recebem isenção total do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) com validade de 5 anos a partir do início da obra ou construção do imóvel.

Para fazer jus aos incentivos, as empresas que se enquadram nos critérios previstos em lei, devem obrigatoriamente, alocar mão de obra aproveitando pessoas residentes no Município de Parnamirim-RN, na proporção de pelo menos 70% da que utilizar para o total dos serviços a ser desenvolvido.

A Instituição de Ensino Superior faz parte do projeto de expansão Norte-Nordeste do grupo UBEC – União Brasileira de Educação Católica, que tem sede em Brasília/DF, e é mantenedor de instituições de educação básica, superior e técnica distribuídas nos estados de Pernambuco, Tocantins, Minas Gerais e também na capital federal, além de polos EAD (Ensino à Distância) em todo Brasil e no exterior: Angola, Japão e Estados Unidos.

As instalações da futura Católica têm 68 mil m² de terreno, sendo 3 mil m² de área a ser construída, um prédio com quatro pavimentos que irão comportar mais de 40 alunos por sala, laboratórios e uma biblioteca com mais de 40 mil títulos, além de amplo estacionamento. A projeção é de que em janeiro de 2020 aconteça o primeiro vestibular presencial da Católica do Rio Grande do Norte e já em julho de 2019, tenham início as atividades do superpolo EAD e cursos híbridos.

A UBEC foi fundada em 1972 pela união de cinco Províncias Religiosas e uma Diocese: Província La Salle Brasil-Chile; Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Padres e Irmãos Estigmatinos; Província Marista do Centro Norte do Brasil – Irmãos Maristas; Inspetoria São João Bosco – Salesianos de Dom Bosco; Inspetoria Madre Mazzarello – Irmãs Salesianas, e a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. A UBEC é mantenedora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Católica EAD, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG), Colégio Padre de Man (CPM).

SERVIÇO

Lançamento da pedra fundamental da Católica Rio Grande do Norte

Data: 4/09/2018

Hora: 19h

Local: Rua Parque das Rosas / Parque das Árvores – Lt 07-A, Esquina com a Estrada da Lagoa Seca, Parnamirim/RN (por trás do antigo aeroporto de Parnamirim)

FOTOS: Divulgação (UBEC)

Ministro do TSE suspende propaganda do PT com Lula candidato

Resultado de imagem para Ministro do TSE suspende propaganda do PT com Lula candidato

NA DECISÃO LIMINAR (PROVISÓRIA) ELE ESTIPULOU MULTA DE R$ 500 MIL EM CASO DE DESCUMPRIMENTO.

O ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o PT suspensa a veiculação de propaganda no horário eleitoral que apresenta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República. Na decisão liminar (provisória) ele estipulou multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento.

Na decisão, o ministro aceitou os argumentos do Partido Novo, de que a propaganda do PT descumpriu decisão do plenário do TSE, que proibiu o partido de apresentar Lula como candidato, uma vez que ele teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral.

“As transcrições do programa de rádio veiculado não parecem deixar margem a dúvidas, no sentido de que estão sendo descumpridas as deliberações do colegiado”, escreveu Salomão.

No rádio, a propaganda eleitoral do PT do último sábado (1º) veiculou na voz do locutor a expressão “começa agora o programa Lula presidente, Haddad vice” e “Lula é candidato a presidente, sim”.

Candidatura barrada

Por 6 votos a 1, o plenário do TSE decidiu barrar a candidatura de Lula por considerá-lo ficha-suja em decorrência de sua condenação em segunda instância pela Justiça Federal. Desde 7 de abril, o ex-presidente cumpre, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, a pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, imposta a ele pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no caso do triplex em Guarujá (SP).

No mesmo dia, em decisão tomada a portas fechadas, o TSE decidiu que o PT poderia manter sua propaganda no horário eleitoral de rádio e TV, mas não poderia usar Lula como candidato. Com base nesta decisão, Salomão concedeu a liminar desta segunda-feira.

“A Justiça Eleitoral foi criada e existe justamente para garantir segurança jurídica e transparência ao processo democrático, e, por isso, cumprindo seu papel, a partir do momento em que houve a deliberação quanto ao registro da candidatura e definido que não haverá mais propaganda com o candidato a presidente Lula, tal decisão há de ser cumprida integralmente, sob pena de descrédito da determinação da Corte”, escreveu o ministro.

Agência Brasil

Justiça cassa aposentadorias de José Agripino e Lavoisier Maia

Resultado de imagem para Justiça cassa pensões de José Agripino e Lavoisier Maia

JOSÉ AGRIPINO E LAVOISER MAIA RECEBERAM EM JULHO O VALOR BRUTO DE R$ 21.914,76.

O juiz de Direito Bruno Montenegro Ribeiro Dantas cassou as aposentadorias dos ex-governadores José Agripino Maia e Lavoisier Maia. As aposentadorias que os dois recebem atualmente, por terem exercido o cargo do governador do RN, correspondem ao valor bruto de R$ 21.914,76.

O Governo do Estado tem 30 dias para cumprir a decisão sob pena de pagar multa de R$ 30 mil para cada pagamento realizado a José Agripino Maia e Lavoisier Maia.

Autor da ação que pedia a invalidação do decreto, o Ministério Publico Estadual foi intimado nesta segunda-feira (3). A ação foi ajuizada em fevereiro de 2011. O decreto regulamentado previa o recebimento de pensão mensal e vitalícia.

Lavoisier foi governador biônico do Estado, indicado pela ditadura militar, entre 1979 e 1983. José Agripino exerceu dois mandatos, sendo o primeiro entre março de 1983 e maio de 1986 e o segundo entre 1991 e 1994.

Com informações da Tribuna do Norte

Transportes turísticos poderão transitar na faixa exclusiva dos ônibus

PROJETO FOI APROVADO HOJE NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL DA CMN. (FOTO: MARCELO BARROSO)

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final aprovou, nesta segunda-feira (03), o Projeto de Lei que autoriza que os transportes turísticos transitem na faixa exclusiva de ônibus nas ruas de Natal. De autoria do vereador Ney Lopes Júnior (PSD), o Projeto 110/2018, dispõe sobre vans, ônibus e microônibus turísticos.

“Nosso Projeto visa uma maior fluidez no trânsito para a categoria do transporte turístico porque, muitas vezes, há uma grande dificuldade de se chegar ao aeroporto devido ao trânsito intenso na cidade”, afirmou Ney Lopes Júnior.

Também foi aprovada a matéria do vereador Chagas Catarino (PDT) que dispõe sobre a implantação de cadeira infantil em estabelecimentos como bares e restaurantes. “Nós acrescentamos um parágrafo onde estabelecemos uma proposição de a cada doze cadeiras no estabelecimento comercial, uma seja cadeira de criança. É um número que entendemos ser mediano para que haja uma fiscalização dos órgãos municipais”, explicou o vereador Sérgio Pinheiro (PATRIOTAS).

A Comissão rejeitou o Projeto 179/2018, do vereador Bispo Francisco de Assis (PRB), que proíbe  mendicâncias e atividades de malabarismo com facas e fogo nos cruzamentos e semáforos urbanos da cidade.

“São, na sua maioria, artistas de circo que estão no semáforo mostrando sua arte e tentando ganhar a vida de maneira digna. Não vejo problema com a atividade, assim como o código penal brasileiro não veda”, disse o vereador Preto Aquino (PATRIOTAS).

Durante a reunião a Comissão de Justiça recebeu a visita dos alunos do curso de Direito do Centro Universitário UNI-RN. A turma acompanhou os trabalhos e a dinâmica da Comissão. “Nós tivemos um bate-papo com os alunos, mostramos o funcionamento da Comissão de Justiça e como se dá a tramitação dos Projetos. Eles assistiram a reunião que foi bastante movimentada, com Projetos aprovados, rejeitados e alguns vetos. Espero que a gente tenha contribuído para o conhecimento da turma”, afirmou o vereador Felipe Alves (MDB), presidente da Comissão.

 Rebeca Gomes, aluna do 2º período de Direito do UNI-RN,  falou sobre a experiência de vivenciar o dia a dia dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal. “Nós vimos na prática o que estudamos na teoria, os limites da aplicação dessa teoria. Foi bastante interessante participar e aprender um pouco mais da dinâmica da Casa”, disse Rebeca.

Rafael Motta destaca emendas na saúde e segurança durante agenda em Natal

RAFAEL MOTTA TAMBÉM RESSALTOU OS MAIS DE R$ 3 MILHÕES EM EMENDAS DESTINADAS POR ELE PARA A SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO DA CAPITAL DO ESTADO.

Depois de cumprir mais de mil quilômetros de agenda no interior do Rio Grande do Norte no sábado, 1ª, o deputado federal Rafael Motta, candidato à reeleição pelo PSB, dedicou o domingo, 2, a encontros e reuniões em Natal, falando da sua atuação na Câmara dos Deputados. Nos eventos, além de reafirmar o posicionamento contrário as reformas trabalhista e previdenciária, Rafael Motta também ressaltou os mais de R$ 3 milhões em emendas destinadas por ele para a saúde, segurança e educação da capital do Estado.
“Foram vários os recursos, a grande maioria já liberados, para esses setores em Natal, que são os que a população mais tem cobrado por melhorias. Para a segurança, além dessas emendas individuais, também destinamos R$ 40 milhões em emendas coletivas para a instalação de uma central de videomonitoramento da Grande Natal, que vai ajudar a desvendar e coibir crimes”, afirmou o parlamentar.
O dia começou na Redinha prestigiando a tradicional cavalgada realizada na praia do litoral Norte do estado e a oportunidade de reencontrar os amigos Gilvan e Waugia. Ainda no percurso, Motta conversou com Senhorinha e Fátima.
Em Lagoa Nova, o deputado se reuniu com grupo de amigos para prestar contas do trabalho na Câmara Federal e debater sobre assuntos atuais na cidade. Rafael Motta também teve encontro com padre Agostinho, pároco de Cidade da Esperança.
Já em Mãe Luiza, a agenda foi com o grupo de amigos de Eder e de Ventura, liderança no bairro da zona Leste de Natal. E a agenda do domingo terminou em Ponta Negra com o ex-vereador Manoel do Cação, liderança na região, que reuniu moradores para ouvir a respeito do trabalho de Rafael Motta.