30 de agosto de 2018 às 18:02
30 de agosto de 2018 às 18:02
A candidata ao governo do RN, Senadora Fátima Bezerra realizou hoje uma carreata pelos municípios de Monte das gameleiras, SãoBento, Passa e Fica, Lagoa Danta, São Jose de Campestre, Tangará, Santa Cruz e Currais Novos. Um leitor do Blog do FM enviou fotos, fazendo questão de comentar a “mobilização da candidata. Veja:
30 de agosto de 2018 às 17:21
30 de agosto de 2018 às 17:21
MOSTRA SEMPRE FOI SINÔNIMO DE SUCESSO NA CIDADE.
A Multifeira Brasil Mostra Brasil volta a Natal com a 24ª edição do evento, entre os dias 31 de agosto e 09 de setembro, na Arena das Dunas. Atraindo milhares de potiguares, a mostra sempre foi sinônimo de sucesso na cidade, e neste ano amplia em mais de 10% sua área de exposição.
“No primeiro ano na Arena das Dunas (2015), em nossa 20a edição, tivemos um aumento de 50% na área do evento em relação as edições realizadas no Centro de Convenções, com um espaço de 7.500m². Em 2016 crescemos mais de 15% em relação ao ano anterior, com 9.000m² de área de exposição. No ano seguinte, a Multifeira alcançou 10.000m². Em 2018 o evento terá cerca de 11.000m² de área de exposição e mais de 12.000m² de área total de evento, o que equivale a um crescimento de 10%”, afirma o diretor da Brasil Mostra Brasil, Wilson Martinez.
Além da área física, a Multifeira ampliou também o número de expositores, superando a marca de 350 empresas participando nos dez dias de evento. “A cada edição conseguimos envolver uma parcela maior de parceiros, sempre com nosso foco voltado para o mercado local. Nossa intenção é cada vez mais trazer o empresário potiguar para o evento”, garante Wilson Martinez. Este ano, a grande novidade é a realização da 8ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), que acontecerá junto com a Multifeira Brasil Mostra Brasil, e que contará com mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas. Serão palestras, debates, cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, games, robótica, sessões de autógrafos e apresentações artísticas.
A Multifeira é consagrada pelas diversas opções de produtos expostos. Com expositores nacionais e internacionais, são inúmeros segmentos representados, entre eles móveis, roupas, eletrônicos, artigos de decoração, utilidades domésticas, calçados, eletrodomésticos, artesanato, automóveis, dentre outros.
Assim como em anos anteriores, a Brasil Mostra Brasil cresce cada vez mais em público: neste ano, a expectativa dos organizadores é de receber mais de 100 mil pessoas. Os visitantes poderão contar ainda com estacionamento rotativo de três mil vagas e praça de alimentação. A Brasil Mostra Brasil deve gerar cerca de 700 empregos diretos e indiretos.
Histórico
O evento acontece em Natal desde o ano de 1995 e insere a capital potiguar no contexto das feiras de âmbito nacional. Tem no seu público consumidor o maior destaque, pela fidelidade à MULTIFEIRA. Diversas instituições apoiam sua realização que bate ano a ano recordes de visitação. É o maior evento do segmento na capital potiguar.
30 de agosto de 2018 às 16:48
30 de agosto de 2018 às 16:48
O GOVERNADOR PARTICIPOU DE SÉRIE DE ENTREVISTA NA TV PONTA NEGRA.(REPRODUÇÃO/TV PONTA NEGRA)
A solução para frear a onda de violência que assola os estados brasileiros, inclusive o Rio Grande do Norte, passa necessariamente por um pacto federativo, em que todos os entes se unam para combater facções criminosas que atuam no país. Isso foi o que defendeu o candidato à reeleição para governador Robinson Faria (PSD), durante a série de entrevistas com os candidatos promovida pela TV Ponta Negra no Jornal do Dia, nesta quinta-feira (30).
Na visão do candidato, a segurança é um problema nacional e, por isso, precisa ser tratado na esfera federal por todos os estados, de forma integrada entre os entes dos municípios, estados e união. Ele afirmou que, se eleito, vai propor audiências em Brasília que promovam uma discussão ampla sobre legislação e integração. “A segurança sempre será a minha bandeira”, respondeu quando questionado pela jornalista e apresentadora do JD, Margot Ferreira, se a segurança continuaria sendo sua bandeira como no primeiro mandato.
Robinson Faria explicou a origem do cenário violento no Rio Grande do Norte, entretanto, fez questão de frisar os investimentos do seu governo no setor. Um deles, considerado um dos mais relevantes, foi devolver a autoestima do policial, dando promoções que há 20 anos eram esperadas pela categoria. Além disso, ampliou para 20% as verbas do estado direcionadas à segurança. “Resolvi uma demanda de décadas, herdada por falta de investimentos no passado. Fiz minha parte e não recuei. Tínhamos cadeias de papelão e hoje é modelo”, ironiza, referindo-se à Penitenciaria Estadual de Alcaçuz, que foi construída em terreno de dunas, o que favorecia as fugas.
Educação e saúde
Na visão do candidato do PSD, segurança, no entanto, não está relacionada somente ao policiamento e sistema prisional. Passa também pela educação, desemprego e desigualdade social. Nesse sentido, ele implantou as escolas de tempo integral, que dão a oportunidade de 12 mil jovens permanecerem na escola durante todo o dia. E, para aqueles com situação financeira fragilizada, criou os restaurante populares, que fornecem refeições nutritivas a baixo custo.
Margot Ferreira reconheceu os esforços de Robinson Faria na área da saúde, declarando: “houve investimentos na interiorização da saúde, justiça seja feita”, admitiu a jornalista. Isso porque o governo Robinson deu prioridade à descentralização do atendimento aos pacientes do SUS, visando desafogar o atendimento em Natal e dando mais agilidade para acolhimento desses pacientes nas cidades polo do interior. Os investimentos deram condições a hospitais regionais, como os de Mossoró, Pau dos Ferros, Parnamirim, Caicó e Currais Novos, atenderem melhor, inclusive com modernas UTIs.
Perguntado sobre as soluções para a crise financeira, Robinson Faria também lembrou de legislações importantes para setores emblemáticos da economia potiguar, como a Lei da Carcinicultura e a Lei do Queijo Artesanal. “São ações que dão segurança jurídica para os empresários. Criamos um ambiente favorável para atração de empresas. São medidas inovadoras que tanto sonho para o Rio Grande do Norte”. Ele esclareceu que as ações deixaram o estado em condições de receber novos investimentos e, por isso, quer dar continuidade ao trabalho como governador.
30 de agosto de 2018 às 16:00
30 de agosto de 2018 às 16:00
Um vídeo, com apenas 1 minuto e 49 segundos de duração foi o responsável por aprofundar a crise existente entre o capitão Styvenson Valentin e os dirigentes do partido Rede Sustentabilidade.
As imagens são de uma “live” feita nesta quarta-feira, em São Gonçalo do Amarante, e veiculadas no “Momento Metropolitano”, que é uma página de Facebook. A “live” rendeu mais de 25 mil visualizações.
NA GRAVAÇÃO, STYVENSON VALETIM NÃO REVELA O NOME DO SEU VERDADEIRO SUPLENTE
Nela Styvenson afirma que é “um candidato independente” e que decidiu se candidatar “isoladamente”, Mais adiante, o militar enfatiza que o partido Rede lhe deu liberdade de “não subir em palanque, não dar apoio, nem falar em nome de político”.
– E diz ainda: “o político que aparecer dizendo que está comigo é mentira, eu estão só, só com vocês”. O militar disse ainda que a sua liberdade teve um preço – abrir mão de dinheiro público, estrutura e tempo de TV.
Styvenson Valentim, no entanto, disse no vídeo que o seu suplente é a Coronel Margarida. No entanto, segundo dirigentes da Rede esse fato não é verdade. Coronel Margarida seria a segunda suplente de Styvenson. O seu suplente imediato seria Alisson Taveira, que foi candidato a prefeito de Touros.
Fica uma pergunta no ar: Porque Styvenson não disse a verdade quando questionado sobre quem seria o seu suplente?
30 de agosto de 2018 às 15:28
30 de agosto de 2018 às 15:28
MESMO COM UMA POPULAÇÃO DESOCUPADA DE 12,9 MILHÕES DE PESSOAS, O NÚMERO SIGNIFICA UMA QUEDA DE 4,1% EM RELAÇÃO AO TRIMESTRE FEVEREIRO-ABRIL
A taxa de desemprego do país caiu 0,6 ponto percentual e fechou o trimestre encerrado em julho em 12,3%, comparativamente ao trimestre imediatamente anterior (12,9%). Ainda assim, o país ainda tem 12,9 milhões de pessoas desempregadas.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando comparada ao trimestre maio-julho do ano passado, quando a taxa de desocupação era de 12,8%, a redução na taxa de desemprego chegou a 0,5 ponto percentual.
Mesmo com uma população desocupada de 12,9 milhões de pessoas, o número significa uma queda de 4,1% em relação ao trimestre fevereiro-abril, quando a população desempregada era de 13,4 milhões. Também é 3,4% menor do que quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, quando havia 13,3 milhões de desocupados.
Subutilização no mercado
A Pnad Contínua constatou a existência, no trimestre móvel encerrado em julho, de uma população subutilizada de 27,6 milhões de pessoas, uma taxa de subutilização de 24,5%, o que mostra estabilidade em relação ao trimestre fevereiro-abril de 2018, quando a taxa de subutilização era de 24,6% (27,5 milhões de pessoas). A taxa composta de subutilização da força de trabalho agrega os desempregados, os subocupados por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial. Em relação a igual trimestre do ano passado, no entanto, quando a subutilização estava em 26,6 milhões, este grupo cresceu 3,4%, um adicional de 913 mil pessoas subutilizadas.
Desalento
Havia, no trimestre maio-julho, 4,8 milhões de pessoas desalentadas, número estável em relação às 4,7 milhões de pessoas nestas condições que constavam na taxa do semestre fevereiro-abril. O número, no entanto, chegou a crescer 17,8%, em relação às 4,09 milhões de pessoas desalentadas existentes em igual trimestre do ano anterior. O desalento engloba as pessoas que estavam fora do mercado de trabalho por uma das seguintes razões: não conseguiam trabalho, ou não tinham experiência, ou eram muito jovens ou idosas, ou não encontraram trabalho na localidade – e que, se tivessem conseguido trabalho, estariam disponíveis para assumir a vaga.
População Ocupada
Segundo os números do IBGE, a população ocupada fechou o trimestre encerrado em julho em 91,7 milhões, um crescimento de 1,0% (mais 928 mil pessoas) em relação ao trimestre móvel anterior.
Em relação ao mesmo trimestre de 2017, quando havia 90,7 milhões integrando a população ocupada, houve crescimento de 1,1%. O nível da ocupação fechou julho em 53,9%, subindo em relação ao trimestre anterior, quando o nível era de 53,6%, mas ficou estável em relação ao mesmo trimestre do ano passado (53,8%).
Emprego formal
O número de empregados com carteira de trabalho assinada ficou estável em 33 milhões de pessoas no trimestre maio-julho tanto na comparação com o trimestre anterior quanto em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
Em compensação, 23,1 milhões de pessoas integravam a categoria dos trabalhadores por conta própria, número estável em relação ao trimestre fevereiro-abril, mas uma alta de 2,1% (mais 483 mil pessoas) em relação a igual trimestre do ano anterior.
O rendimento médio real habitual apurado para o trimestre maio-julho foi de R$ 2.205, registrando estabilidade frente ao trimestre de fevereiro a abril de 2018 (R$ 2.215) e também em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (R$ 2.188).
Já a massa de rendimento real habitual ficou em R$ 197,2 bilhões, valor estável em relação ao trimestre anterior (R$ 195,9 bilhões) e ao mesmo trimestre de 2017 (R$ 193,4 bilhões).
30 de agosto de 2018 às 15:24
30 de agosto de 2018 às 15:24
LAURA HELENA ANUNCIOU NESTA QUINTA-FEIRA RETIRADA DA CANDIDATURA A DEPUTA ESTADUAL
A Advogada Laura Helena (PPS), filha do ex-deputado estadual Wober Júnior, presidente regional do PPS, anunciou no início da tarde desta quinta-feira a sua desistência de disputar um mandato de deputada estadual. Em nota postada em suas fedes sociais, sob o título “A velha forma de fazer política no Rio Grande do Norte impede minha candidatura”, a ex-candidata destaca que a eleição do corrente ano se transformou em “um mercado livre”.
Laura Helena diz ainda que “uma candidata jovem, mulher e de um partido pequeno, sem grande estrutura, dificilmente reúne as condições mínimas para uma disputa justa na conquista de apoio popular e votos”.
Veja abaixo a nota na íntegra:
A velha forma de fazer política no Rio Grande do Norte impede minha candidatura.
Candidata a Deputada Estadual com o melhor propósito, o de fazer da ação política um instrumento em benefício da nossa gente, me deparo com práticas e posturas com as quais eu não concordo, não adoto e desde o começo me posicionei contra.
Só acredito numa representação justa, construída no ambiente republicano, respeitando as instituições, o processo democrático e o direito livre e soberano de escolha.
Essas condições não estão presentes nessa campanha e, assim, não há como transigir diante do mercado livre em que se transformou essa eleição.
Se sempre defendi uma reforma política, agora, então, conhecendo melhor os meandros de uma campanha, é que vou defender com muito mais força e determinação. E aqui me posiciono não por uma discussão entre a velha e a nova política, mas por uma luta pela boa política, aquela capaz de proporcionar transparência, honestidade, métodos e sobretudo isonomia entre os candidatos.
Uma candidata jovem, mulher e de um partido pequeno, sem grande estrutura, dificilmente reúne as condições mínimas para uma disputa justa na conquista de apoio popular e votos.
Essa é a realidade. Infelizmente.
Por vocação, ofereci meu nome ao PPS e dele obtive o melhor apoio.
Por consciência, retiro-me dessa disputa com o sentimento de que voltarei quando as condições forem menos desiguais.
Continuo na política, lutando por um Brasil melhor, por mais justiça social, pela igualdade de gênero, pela erradicação do analfabetismo, a inserção do jovem no mercado de trabalho e a ampliação da democracia.
Saio da disputa eventual, não me retiro e nem nego a boa política.
30 de agosto de 2018 às 13:02
30 de agosto de 2018 às 13:02
A NOVA FERRAMENTA DE ATENDIMENTO POR MEIO DO APLICATIVO DE MENSAGENS WHATSAPP, FOI INSTITUCIONALIZADO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RN PENSANDO EM OUVIR O PASSAGEIRO E FACILITAR O ACESSO À INFORMAÇÃO
A partir do dia 3 de setembro os passageiros de voos nacionais e internacionais que partem ou chegam no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, passam a contar com um serviço inovador oferecido pelo Juizado Especial do Aeroporto. O Juizapp, nova ferramenta de atendimento por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, foi institucionalizado pelo Tribunal de Justiça do RN pensando em ouvir o passageiro e facilitar o acesso à informação de maneira prática, esclarecendo dúvidas e recebendo reclamações extrajudiciais envolvendo falhas nos serviços prestados pelas companhias aéreas. O objetivo é responder, de forma célere, ao usuário que busca os serviços ofertados pelo Juizado do Aeroporto.
A coordenadora do Juizado Especial do Aeroporto, a servidora Maria Amélia Chaves, comenta como o serviço vai agilizar os trâmites de possíveis acordos. “Ao entrar em contato com o Juizapp, o passageiro relata sua dúvida. Caso queira fazer uma queixa ou reclamação extrajudicial, ele é direcionado a preencher um formulário online. A partir desse procedimento, identificado o dano sofrido pelo usuário, entramos em contato com o setor jurídico da empresa e damos início ao processo de conciliação”.
Ela afirma que optar por um acordo extrajudicial é mais simples e rápido. “É uma oportunidade para o consumidor lesado solucionar o problema por meio de conciliação a curto prazo. Em geral, leva cerca de 30 dias para o processo ser finalizado”, explica.
O envio das mensagens para o Juizapp pode ser feito 24h, mas os atendimentos são realizados de acordo com o horário de atendimento ao público, das 8h às 20h. Caso o fato relatado aconteça durante a madrugada, mesmo o Juizado estando fechado, o passageiro pode deixar sua queixa registrada por mensagem.
Maria Amélia Chaves destaca que a iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil, órgão regulador dos serviços de transportes aéreos. “Estabelecemos um acordo com a ANAC. Antes, o prazo para essas reclamações serem formalizadas era de até 24h após o acontecimento, agora o passageiro pode registrar a reclamação em até 30 dias. O prazo era curto e os passageiros deixavam de relatar as reclamações por falta de tempo”.
No ano passado, foram registrados cerca de 1.200 atendimentos pela unidade. Em 2018, o número chega a 970. A quantidade de casos resolvidos sem a necessidade de judicialização do processo chega a 75%. Em sua maioria, os acordos entre os usuários e as companhias aéreas mediados sob a supervisão do Juizado do Aeroporto referem-se aos serviços prestados, como atrasos e cancelamentos de voos, overbooking, extravio e violação de bagagem.
Além das reclamações por danos, o Juizapp pretende ajudar a dar visibilidade a outras informações, desde os direitos que o usuário desse tipo de serviço ainda desconhece até orientações gerais, como documentação. “Muitas vezes o passageiro se desloca até o Juizado para obter informações simples. O Juizapp vai otimizar o tempo desse usuário. Ele terá acesso à informação na palma da mão”, ressalta Maria Amélia Chaves.
30 de agosto de 2018 às 12:55
30 de agosto de 2018 às 12:55
PREFEITURA DE PARNAMIRIM.
A Prefeitura de Parnamirim efetua nesta sexta-feira (29) o pagamento dos salários de 5.884 servidores e estagiários, referente ao mês de agosto. A folha representa cerca de R$ 18,6 milhões. A Prefeitura tem se empenhado para manter em dia o salário dos servidores, respeitando o calendário de pagamento.
Comentários