SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 18, 2018

INSS: Aposentados já podem consultar valor da primeira parcela do 13º

economia-previdencia-social-inss-20170317-001

PREVIDÊNCIA SOCIAL: DECRETO QUE AUTORIZA A ANTECIPAÇÃO DO 13º A APOSENTADOS FOI ASSINADO PELO PRESIDENTE MICHEL TEMER EM 16 DE JULHO (FOTO:AGÊNCIA BRASIL)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a liberar nesta sexta-feira (17) a consulta à primeira parcela do 13º salário de pensionistas e aposentados. A atualização dos extratos vai ser feita gradativamente, começando pelos benefícios iguais ao piso.

O pagamento da primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas começa no dia 27 de agosto e termina no dia 10 de setembro, respeitando um calendário que tem como base o número final do benefício, sem o dígito.

O decreto que autoriza a antecipação do 13º a aposentados foi assinado pelo presidente Michel Temer em 16 de julho e publicado no dia seguinte. A antecipação do benefício tem sido aprovada pelo governo todos os anos desde 2006.

O valor da antecipação é de até 50% do 13º e a cobrança do Imposto de Renda será feita somente no pagamento da segunda parcela, que vai acontecer em novembro.

Tem direito ao benefício quem recebeu durante este ano aposentadoria; pensão por morte; auxílio-doença; auxílio-acidente; auxílio-reclusão; ou salário-maternidade.

O pagamento do 13º para quem recebeu auxílio-doença e salário-maternidade será proporcional ao período em que a pessoa obteve o benefício. Não tem direito ao 13º quem recebeu benefícios assistenciais (LOAS) durante o ano.

Confira o calendário do INSS

A data do pagamento é feita com base no número final do benefício, sem considerar o dígito.

Para quem ganha até um salário mínimo (até R$ 954):

Final Data do pagamento
1 27/08/18
2 28/08/18
3 29/08/18
4 30/08/18
5 31/08/18
6 03/09/18
7 04/09/18
8 05/09/18
9 06/09/18
0 10/09/18

Para quem ganha mais de um salário mínimo (acima de R$ 954):

Finais Data do pagamento
1 e 6 03/09/18
2 e 7 04/09/18
3 e 8 05/09/18
4 e 9 06/09/18
5 e 0 10/09/18

Fonte: Exame

Policial argentina que amamentou bebê abandonado é promovida

Policial, ainda fardada, amamentando um bebê em hospital

POLICIAL, AINDA FARDADA, AMAMENTANDO UM BEBÊ EM HOSPITAL (REPRODUÇÃO/FACEBOOK)

O ministro de Segurança da província de Buenos Aires, Cristian Ritondo, promoveu a policial Celeste Ayala, que em serviço amamentou um bebê que tinha sido abandonado e não parava de chorar no Hospital Infantil de La Plata, informaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes oficiais.

A agente trabalha no Comando de Patrulhas do município de Berisso, próximo à cidade de La Plata – capital da província de Buenos Aires -, e na noite da última terça-feira estava fazendo hora extra no hospital quando escutou o choro de um bebê e pediu permissão à equipe de pediatria para alimentá-lo.

Uma colega sua fotografou a cena, que viralizou nas redes sociais e foi divulgada em veículos de imprensa de vários países.

Segundo o Ministério de Segurança da província, o bebê foi abandonado pela mãe e tinha sido internado no hospital infantil junto aos seus irmãos.

Nesta sexta-feira, Ritondo e o chefe da polícia de Buenos Aires, Fabián Perroni, receberam a oficial e anunciaram que ela seria promovida a sargento por avaliarem que o ato foi um “gesto de amor” que devem ser “agradecido”.

Celeste, mãe de duas meninas de sete e um ano e oficial da polícia há três, disse que “não esperava a repercussão” que sua atitude teve, já que foi um ato “totalmente espontâneo”.

Fonte: R7

STF julga na próxima terça-feira se mantém liberdade concedida a José Dirceu

(FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir na próxima terça-feira (20) se mantém a decisão de libertar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Em documento enviado à Suprema Corte nesta sexta (20), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu que os ministros revejam a decisão.

No fim de junho, por três votos a um, a turma decidiu soltar o ex-ministro petista, com condenação confirmada em segunda instância a mais de 30 anos de prisão. Ele começou a cumprir pena em maio por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa na Operação Lava Jato, mas foi solto um mês depois por ordem do STF.

Na ocasião, o ministro Dias Toffoli, relator do caso, votou para liberação do ex-ministro até o julgamento de recurso contra a condenação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em razão da “plausibilidade jurídica” do recurso, ou seja, por considerar que a argumentação do recurso poderia levar a uma revisão da condenação, mesmo que somente na redução da pena.

Relator da Lava Jato, o ministro Luiz Edson Fachin pediu vista, mais tempo para analisar a questão.

Mesmo diante do pedido de vista, os outros três ministros da turma – Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski – decidiram conceder liberdade a Dirceu pelo menos até que Fachin devolvesse o processo para julgamento na turma.

Agora, a Segunda Turma vai decidir se concorda com o voto de Toffoli e autoriza que ele aguarde o resultado do recurso ao STJ em liberdade, ou se manda prender Dirceu novamente porque ele tem condenação confirmada em segunda instância.

Na prática, a Segunda Turma pode confirmar uma exceção na prisão após condenação em segunda instância se houver fundamento no recurso apresentado aos tribunais superiores.

Raquel Dodge pediu que a turma reconsidere a decisão porque, segundo ela, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região somente enviou para o Superior Tribunal de Justiça o recurso que trata sobre os valores a serem devolvidos e isso não tem o condão de levar a uma redução da pena, conforme argumentou a defesa.

Cabe aos tribunais de segunda instância fazerem uma avaliação sobre a admissibilidade dos recursos contra condenações, ou seja, cabe a eles avaliar se enviam ou não os recursos para os tribunais superiores.

FONTE: G1

Acesse a Postagem Original: http://www.blogdobg.com.br/#ixzz5OY4ImjGr

Em Mossoró, Carlos Eduardo afirma que UERN é fundamental para o Estado

O CANDIDATO DESTACOU A NECESSIDADE DE A UERN COLABORAR COM O ESTADO NA EDUCAÇÃO, NA SAÚDE E NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O candidato a governador pela coligação 100%RN (PDT/PP/MDB/Podemos/DEM), ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), garantiu em Mossoró que em sua gestão, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), será prestigiada pela qualidade do ensino e será uma parceira na construção do desenvolvimento sustentável.

O candidato destacou a necessidade de a UERN colaborar com o Estado na educação, na saúde e na ciência e tecnologia. “A UERN é patrimônio do Rio Grande do Norte e vai ser prioridade em nosso governo, sem esquecer da autonomia financeira”, declarou o candidato.

Carlos Eduardo se reuniu sexta-feira (17/08) com a Frente Parlamentar em Defesa da UERN, com educadores e estudantes, acompanhado do seu candidato a vice, Kadu Ciarlini, da prefeita Rosalba Ciarlini, do deputado federal Beto Rosado, da deputada Larissa Rosado e da vereadora Sandra Rosado.

Zenaide recebe grupo político de Nova Cruz que declara apoio a sua candidatura

ZENAIDE RECEBE APOIOS

A candidata ao Senado, Zenaide (PHS), esteve na tarde desta sexta-feira (17) em Natal, com o grupo político de Nova Cruz, formado pelo vereador César de Augustino, vereadora Patrícia e seu esposo Luis Rico, vereador Valdo Salú, Ex-vereador Antônio Gomes, Ex-vereador Nia Salú e a liderança Valmir Júnior. Todos eles declaram apoio a sua candidatura.

O vereador Fernando Bezerra, não pode estar presente, mas também declarou o apoio a candidatura de Zenaide. “Eu estou hoje aqui para assumir meu apoio a Zenaide, pois ela foi a favor de Dilma, e a favor do povo, do contrário eu não apoiaria”, declarou Antônio Gomes.

Fetarn entrega propostas da agricultura familiar a candidatos ao governo

Resultado de imagem para Fetarn entrega propostas da agricultura familiar a candidatos ao governo

A FETARN, QUE TEM COMO MISSÃO REPRESENTAR, COORDENAR E DEFENDER OS INTERESSES DOS AGRICULTORES FAMILIARES E DOS TRABALHADORES RURAIS

A Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do RN (Fetarn) irá promover, na próxima segunda-feira (20), o ato de entrega do documento “Plataforma da Agricultura Familiar: Por um Rio Grande do Norte com Desenvolvimento Sustentável e Solidário” aos oito candidatos ao governo do estado no pleito de 2018. O evento será realizado no Monza Palace Hotel, em Natal, das 9h às 18h. Todos os candidatos confirmaram presença.

A Fetarn, que tem como missão representar, coordenar e defender os interesses dos agricultores familiares e dos trabalhadores rurais entrega, tradicionalmente em todas as campanhas para governo do estado, um documento com propostas contendo um modelo de desenvolvimento sustentável e solidário para a agricultura familiar do Rio Grande do Norte.

Esta edição do documento aborda a implantação de um modelo de produção e de organização dos trabalhadores rurais e agricultores familiares, com garantia da soberania alimentar e nutricional, de renda, qualidade de vida e emancipação dos sujeitos políticos em um projeto de desenvolvimento da sociedade e dos territórios que compõem o nosso estado.

Para o presidente da Fetarn, Manoel Cândido, este documento é importante para que os candidatos conheçam a temática da agricultura familiar e possam elaborar políticas públicas para a categoria. O documento apresenta propostas de desenvolvimento agrícola e agrário; recursos hídricos; segurança pública no campo; mulheres rurais; juventude rural; marcha das margaridas; terceira idade; saúde; e educação.

PROGRAMAÇÃO

 

09h

BRENNO QUEIROGA

10h

PROFESSOR CARLOS ALBERTO MEDEIROS

11h

CARLOS EDUARDO ALVES

12h

INTERVALO

13h

DÁRIO BARBOSA

14h

FÁTIMA BEZERRA

15h

FREITAS JÚNIOR

16h

HERÓ BEZERRA

17h

ROBINSON FARIAS

Programa de Bolsonaro: renda mínima, privatizações e linha dura com presos

(FOTO: SERGIO LIMA)

O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, protocolou na 3ª feira (14.ago.2018) seu plano de governo caso seja eleito para o Planalto. O documento, de 81 páginas, propõe a criação de uma renda mínima universal –cada brasileiro receberia 1 valor igual ou superior ao pago atualmente pelo Bolsa Família.

Também sugere a criação de uma nova opção de carteira de trabalho. Pelo plano, além do modelo atual, a azul, haveria a “carteira de trabalho verde e amarela”, que priorizaria o contrato individual em detrimento da CLT.

Na área de Segurança Pública, Bolsonaro defende a redução de maioridade penal para 16 anos, a extinção da saída de presos e o fim da progressão de penas.

O plano também pede a retomada da discussão do pacote de 10 medidas contra a corrupção sugerido pelo Ministério Público.

Na economia, o candidato pretende fundir 3 ministérios em 1. O “Ministério da Economia” abarcaria Fazenda, Planejamento e MDIC (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), além da Secretaria Executiva do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

O militar reforça a intenção de promover privatizações, intensificar as parcerias do governo com o setor privado, a redução de ministério e a destinação de uma fatia maior de recursos para Estados e municípios.

Bolsonaro também propõe a manutenção do tripé econômico (câmbio flexível, meta de inflação e meta fiscal), a fixação de mandatos para diretores do Banco Central e que preços praticados pela Petrobras sigam os de mercados internacionais.

Leia os principais pontos apresentados por Jair Bolsoanaro em seu plano de governo:

  • Ministério da Economia – volta a existir com a fusão das pastas da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio, além da incorporação da Secretaria Executiva do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos);
  • Escolas militares – construir uma unidade em cada uma das 26 capitais;
  • Previdência Social – criação de 1 sistema com contas individuais de capitalização;
  • Tributação – simplificação e unificação de tributos federais. Criação de 1 “sistema de imposto de renda negativo [o governo paga a quem tem rendimentos abaixo de determinado valor] na direcão de uma renda mínima universal”;
  • Banco Central – mandatos fixos para diretores e “independência formal do Banco Central”;
  • Tripé da economia – “manter o tripé macroeconômico vigente: câmbio flexível, meta de inflação e meta fiscal”;
  • Renda mínima – garantia de renda igual ou superior ao valor pago atualmente pelo Bolsa Família;
  • Nova opção de carteira de trabalho – 2 modelos de carteira: a Azul (regras da atual CLT) e a Verde e Amarela (contrato individual prevalece sobre a CLT);
  • “Balcão Único” – sistema centralizador para abertura e fechamento de empresas;
  • Empresas estatais – “algumas estatais serão extintas, outras privatizadas, e, em sua minoria, pelo caráter estratégico, serão preservadas”;
  • Petrobras e política de preços de combustíveis – “os preços praticados pela Petrobras deverão seguir os mercados internacionais, mas as flutuações de curto prazo deverão ser suavizadas com mecanismos de hedge apropriados”;
  • Óleo e gás – “promover a competição no setor de óleo e gás, beneficiando os consumidores. Para tanto, a Petrobras deve vender parcela substancial de sua capacidade de refino, varejo, transporte e outras atividades onde tenha poder de mercado”;
  • Gás natural – “exercerá papel fundamental na matriz elétrica e energética nacional, propiciando a qualidade e segurança energética para a expansão de forma combinada com as energias fotovoltaica e eólica”;
  • Maioridade penal – redução para 16 anos;
  • Educação sem gênero – “mais matemática, ciências e português, sem doutrinação e sexualização precoce”. A “prioridade inicial precisa ser a educação básica e o ensino médio/técnico”;
  • Educação sem ideologia – expurgar a “ideologia de Paulo Freire, mudando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), impedindo a aprovação automática”;
  • Saúde e escola – “inclusão dos profissionais de educação física no programa de Saúde da Família, com o objetivo de ativar as academias ao ar livre como meio de combater o sedentarismo e a obesidade e suas graves consequências à população como AVC e infarto do miocárdio”;
  • Progressão de penas – eliminar a redução de tempo de prisão hoje possível para vários crimes;
  • Saídas de presos – extinção do benefício;
  • 10 medidas contra a corrupção – ressuscitar as propostas feitas pelo Ministério Público.

Fonte: Poder360

Em visita ao camelódromo do Alecrim, Karla Veruska recebe apoio de informais e garante apoio para melhoria da infraestrutura

KARLA VERUSKA É CANDIDATA A DEPUTADA FEDERAL PELO AVANTE

A candidata a deputada federal Karla Veruska visitou nesta sexta-feira (17) o camelódromo no bairro do Alecrim, em Natal. Saudada pelos comerciantes, a líder do Avante garantiu que como representante potiguar no Congresso trará investimentos em emendas para melhoria do local.

“Precisamos incentivar o comércio, que tanto responde pelos empregos do nosso Estado. Nosso olhar é para todos e não apenas para os grandes comerciantes. Os pequenos comerciantes precisam e têm todo nosso apoio”, destacou Karla Veruska.

Conversando diretamente com os trabalhadores informais, a candidata a deputada federal ressaltou a importância de promover a organização no local para, assim, gerar um fluxo maior de consumidores.

Veja fotos: