EX-PREFEITO DE LAJES, BENES LEOCÁDIO É CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL
O filho do ex-prefeito de Lajes, Benes Leocádio, foi vítima de um sequestro relâmpago e morreu após ser baleado em uma perseguição policial, na tarde desta quarta-feira (15) em Natal.
Benes Junior, de 16 anos, estava no escritório do paí, no bairro do Tirol, e Natal, quando foi abordado pelos criminosos e colocado dentro do carro. Iniciou então uma perseguição policial que terminou na avenida Moema Tinôco, na zona Norte de Natal, houve troca de tiros e Benes Junior foi atingido. Ele ainda foi socorrido ao hospital, mas não resistiu e morreu.
O SEQUSTRO TERMINOU COM UMA PERSEGUIÇÃO POLICIAL E TROCA DE TIROS NA ZONA NORTE DE NATAL
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) liberou um áudio que mostra um diálogo entre os vereadores Zaqueu Fernandes e Raimundo Inácio Filho, o “Lobão”. O pedido de prisão preventiva ajuizado pelo MPRN, que resultou na operação Tubérculo, deflagrada na terça-feira (14), mostra que Zaqueu tinha sido procurado por Lobão para que votasse a favor do prefeito Robson Batata na Comissão Especial de Inquérito (CEI) que foi instalada para apurar a responsabilidade de todas as gestões públicas municipais desde a criação da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip). Zaqueu gravou a conversa e entregou ao Ministério Público.
No diálogo, Lobão oferece a Zaqueu o valor de R$ 30 mil e até cinco cargos na administração municipal. A oferta é realizada em nome do prefeito. Confira acima.
A operação do MPRN prendeu nesta terça-feira (14) o prefeito de Caicó, um vereador da cidade e ainda um lobista suspeitos de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e dispensa indevida de licitação. A operação Tubérculo cumpriu três mandados de prisão, e outros seis mandados de busca e apreensão na cidade seridoense e em Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito Robson de Araújo e o vereador Raimundo Inácio Filho foram afastados dos cargos. O lobista Edvaldo Pessoa de Farias teve prisão temporária decretada.
A operação Tubérculo é desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que desvendou um esquema criminoso instalado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apurou superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.
Pedido de proteção
Na manhã desta quarta-feira (15), a Procuradoria-Geral de Justiça recebeu três vereadores de Caicó, que buscaram o órgão para pedir proteção pessoal. Zaqueu Fernandes Gomes, Rosângela Maria da Silva e Frankslâneo Diogo da Silva fizeram a solicitação diretamente ao procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite, e a medida foi concedida. A partir de agora, será disponibilizada escolta armada para garantir a segurança dos edis. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do MPRN está tomando as providências para tal segurança.
NINA SOUZA IRÁ SE DEDICAR A CAMPANHA DE DEPUTADA ESTADUAL.(FOTO: ELPÍDIO JUNIOR)
A vereadora de Natal, Nina Souza (PDT), que vai disputar uma cadeira de deputada estadual, decidiu se licenciar do mandato para se dedicar à campanha. Em seu lugar, assume o suplente Sérgio Pinheiro, já a partir desta sexta-feira (17).
Em seu mandato como vereadora, Nina Souza se destacou por ter sido a primeira mulher a ocupar o posto de líder de um prefeito na Câmara Municipal e também pela autoria do Projeto Bairro Seguro, que permite aos natalenses o bloqueio de ruas em horários específicos, com o obejtivo de reduzir índices de violência na capital potiguar.
FOI ENTREGUE UMA RELAÇÃO COM 18 SUGESTÕES DE MELHORIAS PARA A REGIÃO
Com um universo de mais de 6.000 empresas ativas, o Alecrim é o maior bairro comercial da capital potiguar. Gerador de emprego e renda, respira negócios em praticamente todas as suas ruas. Visando o desenvolvimento constante do local, o prefeito de Natal Álvaro Dias, juntamente com representantes da SEMSUR, SEMURB, URBANA, SEMOV E STTU recebeu na tarde desta quarta (15), uma comissão da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA).
Na oportunidade, o chefe do executivo municipal recebeu dos empresários uma relação com 18 sugestões de melhorias para a região e todos foram debatidos com as respetivas secretarias.
“Este encontro é importante. Debatemos a situação com quem vive o dia a dia do bairro e a Prefeitura fará o que estiver ao alcance para implantar o que foi demandado, melhorando a vida não só do empresário mas da população como um todo”, disse o prefeito.
Já o presidente da AEBA, Pedro Campos, ficou satisfeito com o encontro. “O prefeito tem mostrado bastante interesse no Alecrim e nós saímos muito felizes daqui. Isso nos deixa fortalecidos para que o trabalho seja feito o quanto antes”.
As melhorias já começam a ser aplicadas nesta quinta (16), com a implantação de 40 lixeiras em diversos pontos do bairro.
O PRÊMIO APONTA OS MELHORES CONGRESSISTAS INDICADOS PELO JÚRI, JORNALISTAS E VOTO POPULAR.
A deputada federal Zenaide (PHS) foi muito bem votada no Prêmio Congresso em Foco 2018. O prêmio é uma iniciativa do site Congresso em Foco, jornal online especializado em política nacional e tem como objetivo distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional. O prêmio aponta os melhores congressistas indicados pelo júri, jornalistas e voto popular.
Zenaide foi uma das deputadas mais bem avaliada em 4 categorias e se destacou com a indicação na categoria “Melhores Deputados pelo voto popular”, aparecendo entre os 26 primeiros nomes, sendo a número 1 no Rio Grande do Norte. Na categoria “Destaque no Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, a deputada teve destaque em 37º lugar, em todo País. O nome de Zenaide também é citado com ênfase nas categorias “Destaque na Redução das Desigualdades Sociais”; “Defesa da Agropecuária” e “Defesa da Advocacia Pública”.
Para Zenaide, o prêmio veio como mais um reconhecimento do seu trabalho na Câmara dos Deputados. No ano passado, a deputada também esteve na lista entre os melhores parlamentares de 2017.
O Prêmio Congresso em Foco também estimula a população a acompanhar os representantes de modo ativo e participativo na política do País.
O SENADOR QUER INCLUIR O SEU TRABALHO EM FAVOR DA DUPLICAÇÃO À RELAÇÃO DE OBRAS QUE ENTREGOU A MOSSORÓ DURANTE SUA VIDA PÚBLICA. (FOTO: JEFFERSON RUDY)
Viabilizar a duplicação do trecho de 380 quilômetros da BR-304 – que vai do entroncamento da BR-226 até o entroncamento da BR-116, no Ceará – é um dos motivos para o senador Garibaldi Filho disputar a reeleição. Nos últimos dois anos, ele tomou iniciativas importantes para garantir a execução do projeto, mas seu objetivo não foi obtido devido à grave crise econômica que atinge o Brasil.
Quando presidiu a Comissão de Serviços de Infraestrutura, Garibaldi conseguiu aprovar como emenda da CI ao Orçamento da União de 2017, R$ 300 milhões para viabilizar a duplicação da rodovia. A falta de verbas obrigou o governo federal a contingenciar a liberação dos recursos, apesar das várias gestões que o senador fez junto ao DNIT e ao Ministério dos Transportes.
“Não desistirei, pois sei da importância macroeconômica dessa obra para o Rio Grande do Norte. Ela é fundamental para o escoamento dos produtos fabricados no Rio Grande do Norte, especialmente em Natal e Mossoró. A duplicação também contribuirá para a segurança de todos os que trafegam por aquela estrada”, explicou Garibaldi Filho.
O senador quer incluir o seu trabalho em favor da duplicação à relação de obras que entregou a Mossoró durante sua vida pública. Entre elas, destacam-se, no período de governador, a construção do Complexo Viário Vingt Rosado, da Adutora Jerônimo Rosado e o início da implantação do curso de medicina da UERN. No Orçamento de 2018, o senador Garibaldi incluiu recursos para a construção do hospital universitário da UFERSA e também para a Liga Mossoroense Contra o Câncer.
O OBJETIVO É CONSTITUIR RESERVA TÉCNICA DE DOCENTES PARA FUTURAS CONTRATAÇÕES E ATUAÇÃO NA INSTITUIÇÃO. (FOTO: JOÃO GILBERTO)
A Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte publicou o Chamamento Público para o cadastramento de professores para a manutenção do Banco de Talentos da Escola. O objetivo é constituir reserva técnica de docentes para futuras contratações e atuação na instituição. As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (15).
De acordo com a publicação, poderão cadastrar junto à Escola da Assembleia todos os profissionais acadêmicos e técnicos especializados, para que componha, em caráter eventual, por período certo e sem prejuízo do exercício das competências inerentes ao seu cargo, equipe constituída para ministrar curso de formação, desenvolvimento ou capacitação de servidores.
As inscrições serão realizadas até 15 de novembro, das 8h às 18h, na sede da Escola, e poderão ser feitas pessoalmente ou por procurador legalmente constituído.
Formado em 2017, o Banco de Talentos da Escola auxilia no processo de seleção de capacitação profissional nos colaboradores e membros atuantes para melhoria na qualidade do serviço público prestado por estes à população.
Para isso, os docentes interessados contribuirão com a apresentação de documentos que comprovem as áreas de conhecimento e os respectivos cursos com o intuito de compor uma hierarquia conceitual acadêmica preliminar relacionados nos tópicos abaixo:
• ÁREA CIENTÍFICA GRUPO BIOCIÊNCIAS Biomedicina, biologia, ecologia, aquicultura, agronomia, engenharia florestal, zootecnia.
• CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Ciências atuariais, estatística, física, astronomia, meteorologia, geofísica, geologia, matemática, meteorologia, química, química do petróleo.
• CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES Artes visuais, ciências sociais, comunicação social, publicidade e propaganda, marketing, dança, design, filosofia, geografia, gestão pública, história, jornalismo, letras, moda, psicologia, teatro.
• CIÊNCIAS DA SAÚDE Educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, gestão em sistemas e serviços de saúde, medicina, nutrição, odontologia, gestão hospitalar, psicologia.
• TECNOLOGIA Arquitetura e urbanismo, ciência da computação, tecnologia da informação, engenharia de software, engenharia ambiental, engenharia biomédica, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de materiais, engenharia de petróleo, engenharia de produção, engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia mecatrônica, engenharia química, engenharia têxtil.
A divulgação dos habilitados acontecerá por meio de portaria, publicado no Diário Oficial Eletrônico (http://www.al.rn.gov.br/portal/p/diario-oficial-eletronico) dos docentes habilitados para lecionar, mediante contratação, em caráter eventual, regida pelo Ato de Mesa vigente, que estarão elegíveis para contratação até novo chamamento público. A Escola da Assembleia ainda disponibilizará o resultado no sítio eletrônico até 21 de dezembro de 2018.
DENUNCIADO INDICOU TRATAMENTO NÃO COBERTO PELO SUS, A SER PAGO DIRETAMENTE A ELE
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou à Justiça potiguar um médico por ter exigido vantagem indevida, em razão de sua função pública no Município de Ceará-Mirim. A denúncia, formulada pela 3ª Promotoria de Justiça da comarca após investigações narra que o profissional, após realizar consulta em uma paciente, condicionou tratamento cirúrgico à realização de um procedimento mais oneroso e em estabelecimento particular.
O médico exigiu, para si e para outros, os honorários e custos da cirurgia particular no valor aproximado de R$ 21 mil. Desse total, R$ 3 mil seriam destinados ao próprio denunciado. O fato ocorreu no dia 5 de outubro de 2010, no Hospital Percílio Alves, da Prefeitura de Ceará-Mirim.
O procedimento seria a osteotomia (um tipo de cirurgia no osso). Para a paciente, no caso a vítima dessa situação, o médico deixou claro que não poderia fazer a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele acrescentou ainda que “talvez o SUS até tivesse outro material, mas era o que ele considerava adequado” e que “se a declarante quisesse fazer com material diferente, ela poderia ficar à vontade para procurar outro médico” – conforme descrito na denúncia ministerial.
Além dessas declarações, o acusado ainda emitiu atestado, assinado por ele, informando que, em virtude dos baixos honorários pagos pela Tabela do SUS, o procedimento médico deveria ter os valores de honorários para o cirurgião previamente acordados ( veja imagem acima).
Comentários