SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 26, 2018

OAB realiza blitz nesta sexta contra cobrança de bagagens nos aeroportos

OS AEROPORTOS DAS 27 CAPITAIS TERÃO ATOS.

A OAB Nacional prepara para esta sexta-feira (27), a segunda edição do ato contra a cobrança ilegal pelo despacho de bagagens. “Todas as 27 seccionais da OAB nos Estados vão organizar os atos nos principais aeroportos do país para esclarecer os passageiros sobre os direitos que estão sendo violados pelas empresas aéreas e com aval da Anac”, afirma o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

“A OAB chama atenção para a ilegalidade que representa a permissão dada pela Anac para as empresas aéreas cobrarem a mais pelo despacho de bagagens”, disse. “A agência reguladora da aviação civil deveria defender os interesses da sociedade e fiscalizar o setor aéreo. Mas, o que vemos, é a agência atuando em favor das empresas e contra os consumidores”, completa o presidente.

Além das seccionais da OAB, Lamachia conseguiu o apoio da Associação Brasileira de Procons, da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor, do Instituto Defesa Coletiva, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e de outras entidades, totalizando 20 entidades que apoiam e participam do ato da OAB.

Corroborando o posicionamento, a presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB Nacional, Marié Miranda, cobrou mais firmeza da Anac. “É inadmissível que a Agência trabalhe contra o consumidor. A anunciada e prometida redução no preço das passagens nunca veio, da mesma forma melhores condições aos usuários de transportes aéreos. O serviço de alimentação a bordo, por exemplo, é caríssimo e de péssima qualidade. O consumidor precisa ter a noção exata do quanto é lesado”, enumerou.

Mobilização nacional

Os aeroportos das 27 capitais terão atos. Além deles, outros estados sediarão a blitz também em aeroportos fora das capitais: Porto Seguro, Barreiras, Vitória da Conquista e Ilhéus, na Bahia; Ipatinga, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais; Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Linha do tempo

Desde que a Anac aventou a possibilidade de atender o pleito das empresas aéreas por cobrar uma taxa extra para despacho de bagagens, a OAB Nacional se manifestou explicando o por que a medida seria ilegal e prejudicial aos consumidores. Na época, a Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB Nacional fez um estudo e apresentou um parecer que indicava que a nova cobrança seria desvantajosa para os clientes em relação às companhias aéreas.

A OAB também explicou que nem a Anac nem as empresas aéreas poderiam dar garantias de que cumpririam a promessa de diminuir os preços das passagens aéreas por causa do início da cobrança pelo despacho de bagagens.

Em 22 de dezembro de 2012, a OAB apresentou à Justiça Federal uma ação contra a norma editada pela Anac com a autorização para as empresas efetuarem a cobrança extra. A regra passou a vigorar em maio de 2017 e segue vigente até hoje.

Em 2018, a própria Anac divulgou números que mostram o lucro recorde das maiores empresas aéreas e também que o preço da passagem não caiu. A OAB foi à Justiça, novamente, desta vez para contestar o aumento na taxa de despacho de bagagem.

Site OAB-RN

Adolescente morre e outro é apreendido após praticarem assalto a uma clínica de estética no Tirol

CLÍNICA DE ESTÉTICA FICA NO BAIRRO TIROL, ZONA LESTE DE NATAL (FOTO: CLÁUDIA ANGÉLICA/INTER TV CABUGI )

Um assaltante morreu e outro foi apreendido, na tarde desta quinta-feira (26), após uma tentativa de assalto a uma clínica, na rua Ezequias Pegado, no bairro Tirol, zona Leste de Natal. De acordo com a Polícia Militar um desconhecido flagrou o assalto e atirou atingindo um dos autores.

De acordo com informações da Polícia, o assaltante que morreu ainda foi socorrido possivelmente por um terceiro comparsa. “Quando nossa equipe chegou conseguiu apreender um deles, mas o outro já tinha fugido baleado”, disse.

O oficial ainda informou que o suspeito morto foi identificado como Alykson Jackson Vieira da Costa, de 16 anos e o apreendido também tem a mesma idade. Um revólver e um simulacro foram apreendidos pelos policiais militares. O autor dos disparos que atingiram o assaltante não foi localizado nem identificado.

Com informações do Portal BO

Justiça do RN determina que Beach Park reembolse estudante depois de negada meia-entrada

PARQUE AQUÁTICO NEGOU O DIREITO DO ESTUDANTE A PAGAR MEIA-ENTRADA SOB A ALEGAÇÃO QUE A CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO ESTUDANTIL FOI FEITA EM OUTRO ESTADO.

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou o Beach Park Hoteis e Turismo, empreendimento localizado em Aquiraz, na área metropolitana de Fortaleza no Ceará, a reembolsar o valor igual ao dobro do que uma advogada pagou em excesso, equivalente a R$ 195,00, quando lá esteve para comemorar o aniversário do seu filho menor de idade.

Na ocasião, o parque aquático negou o direito do estudante a pagar meia-entrada sob a alegação que a carteira de identificação estudantil foi feita em outro Estado. O valor deverá ser corrigido monetariamente e acrescido de juros de mora. A sentença foi do juiz André Pereira, da 16ª Vara Cível de Natal, que entende que a lei da meia-entrada tem alcance nacional.

Na ação movida contra o Beach Park Hoteis e Turismo, o garoto foi representado por sua mãe, advogada, que afirmou que o filho completou ano em 14 de setembro de 2016 e pediu aos seus pais uma viagem em família para Fortaleza, para passar o dia no Beach Park, o que aconteceu em 16 de setembro de 2016.

Beach Park

A empresa responsável pelo parque alegou que cumpriu a lei ao negar o benefício da meia-entrada estudantil à autora tendo em vista possuir carteira de identificação emitida por instituição de ensino localizada no Estado do Rio Grande do Norte, o que impossibilita a concessão de tal benesse no Estado do Ceará.

O Beach Park sustentou que a legislação estadual restringe o benefício discutido aos “estudantes devidamente matriculados em estabelecimentos de ensino público ou da rede particular, dos primeiro, segundo e terceiro graus do Estado do Ceará”, o que leva a entender não existir a obrigação de, estender aos estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino de outros estados.

Defendeu a inaplicabilidade da Lei nº 12.933/13 à atividade que desenvolve e inexistência de ato ilícito, defeito do serviço e dano moral. Requereu a improcedência total da ação ou, alternativamente, a fixação moderada da indenização pleiteada.

Decisão judicial

Quando analisou o caso, o magistrado entendeu se tratar de típica relação consumerista, submetida, portanto, ao Código de Defesa do Consumidor, uma vez que o objeto do negócio em discussão é um serviço fornecido no mercado de entretenimento, amoldando-se a autora ao conceito legal de consumidor, ao mesmo tempo que a parte ré se amolda ao conceito legal de fornecedor.

Esclareceu que, com o advento da Lei nº 12.933/13, os estudantes tiveram assegurado o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral e comprovação da condição através de documento emitido com a finalidade precípua de atestar a matrícula regular nos níveis e modalidades de educação e ensino.

“A meia-entrada estudantil foi imposta à nível nacional, devendo ser atendida pelas mais variadas categorias de serviços de entretenimento, destacadamente porque, em sendo patente a relação consumerista, marcada pela hipossuficiência do consumidor, este deve ser beneficiado pela legislação forma que lhe for mais favorável”, comentou.

Para o juiz, não há que se falar em inaplicabilidade da Lei nº 12.933/13 ao Beach Park, posto que disponibiliza serviço de lazer/entretenimento incluso, por analogia, no rol legal de acesso através da meia-entrada, o qual deve ser interpretado extensivamente, para beneficiar estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens carentes de todo o Brasil, tratando-se de norma geral expressa através de lei federal superveniente, a suspender a eficácia de leis estaduais contrárias, de acordo com o determina o art. 24, §4º, da Constituição Federal sobre a competência legislativa concorrente em matéria consumerista.

Fofão do vôlei lança biografia e realiza palestra em Natal

A EX-JOGADORA ESTARÁ NA CAPITAL POTIGUAR, NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (31), PARA MINISTRAR PALESTRA NA ESTÁCIO NATAL. O EVENTO TEM VAGAS PARA O PÚBLICO EXTERNO

A ex-levantadora de vôlei Fofão, campeã olímpica em Pequim 2008 e bronze nos Jogos de Atlanta 1996 e Sydney 2000, mostra toda a sua bagagem de competições e vitórias em evento promovido pela Estácio Natal. Aluna da Estácio no curso de Marketing EaD, Fofão fará a palestra ‘Toque de Gênio – A história e os exemplos de Fofão’, que também é o nome de seu livro biográfico. O evento será realizado nesta terça-feira (31), às 10h30, na Cinépolis – Natal Shopping, e é aberto ao público externo. Na ocasião, ela vai contar sua trajetória para chegar ao Time Brasil, para inspirar os estudantes em suas carreiras profissionais.

Assuntos como o surgimento do apelido Fofão, a rivalidade com as cubanas, sua relação com os técnicos Bernardinho e José Roberto Guimarães, a reserva na seleção e a revelação de segredos de bastidores estão no livro da ex-levantadora e serão também destacados na palestra. Em seguida, Fofão fará sessão de autógrafos.

‘Toque de Gênio – A história e os exemplos de Fofão’, lançado em maio deste ano, foi escrito pelo jornalista Rodrigo Grilo e pela professora do Grupo de Estudos Olímpicos da USP, Kátia Rubio. Além da publicação, a atleta também se tornou tema de um documentário intitulado “Brilhante”. Campeã olímpica em 2008 pela seleção brasileira de vôlei, a levantadora Fofão se aposentou das quadras em 2015 com 45 anos, após 30 anos no esporte, a maioria deles atuando pela equipe nacional. A ex-jogadora se manteve na seleção por 17 anos consecutivos.

“A vida de Fofão, de onde ela começou e como alcançou tanto destaque, é exemplo para todos nós. Conhecer a sua história de perto e a maneira com que enfrentou todas as dificuldades é uma grande oportunidade para demonstrar a capacidade de transformação e superação, tanto pessoal, quanto profissional, para os nossos alunos. Ela é uma das principais atletas e orgulho para o nosso país, líder de uma seleção feminina de vôlei que rompeu barreiras e nos ensinou como buscar e conquistar vitórias”, analisa o diretor da Estácio Natal, André Samora.

Em 2017, a Estácio iniciou uma parceria com o Time Brasil, que é uma marca criada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e que reúne os atletas brasileiros de todas as modalidades. A Estácio é a Instituição de Ensino Oficial do Time Brasil.

As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas na hora do evento, respeitando o limite de vagas. Para alunos da faculdade Estácio as inscrições devem ser realizadas pelo sistema interno da instituição, o SIA.

Justiça acata pedido de Sindicato e marca audiência para cumprir implementação do plano geral dos servidores de Natal

Atendendo uma ação judicial movida pelo Sindicato dos Servidores de Natal (SINSENAT), a Justiça do RN intimou representantes da Prefeitura Municipal de Natal, para uma audiência de execução. Na ocasião, será discutido o cumprimento da sentença que define a implementação do plano geral de cargos e salários dos servidores.

Marcada para o dia 16 de agosto , estão intimados a comparecer na audiência o Procurador, Carlos Castim, a Secretária da Semad, Adamires França e o Prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Leia o despacho:

 

 

 

PCC planeja atacar fóruns de todo o país em busca de armas, afirma polícia

FACHADA DO FÓRUM DE DIADEMA QUE FOI INVADIDO E TEVE ARSENAL DE ARMAS ROUBADO EM 2017. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Com base em interceptações telefônicas, a Polícia Civil de São Paulo suspeita que integrantes da facção criminosa PCC estejam planejando uma série de ataques a fóruns do país em busca de armas guardadas pela Justiça.

Nas conversas monitoradas, os criminosos falam de ordem dada por chefões do crime para a realização de levantamento de fóruns em todo o território nacional que possam ter estoques de “ferramentas”, maneira como os criminosos chamam as armas.

Tal orientação, segundo o relatório da polícia obtido pela reportagem, teria partido de Presidente Venceslau (interior de São Paulo) onde está presa a cúpula da facção, incluindo Marco Camacho, o Marcola, apontado pela polícia e pela Promotoria como o principal chefe do grupo.

A orientação dada aos subalternos é para que eles levantem informações sobre prédio e endereço e, em seguida, enviem fotos desses locais para auxiliá-los em futuras ações. “Tais informações irão subsidiar ações da facção que visam o roubo das armas em depósitos do Poder Judiciário em todo o Brasil”, diz trecho de documento.

Como o PCC está em guerra declarada desde 2016 contra facções rivais, como o CV (Comando Vermelho), a polícia acredita que o armamento eventualmente roubado venha a ser utilizado para equipar integrantes nos estados.

Um dos principais responsáveis pela cobrança do levantamento, segundo a polícia, era Wanderson Pessoa Lima, o Confusão, que aparece em ligações com comparsas de outros estados em que cobra agilidade na pesquisa. “Expliquei pros parcero lá, bati no salvero, bati na geral da capital, geral da rua, expliquei pros parcero que o trampo dos fórum é determinação, o barato tem que acontece, tá ligado meu?”, diz, em conversa com um homem de Roraima.

Apesar da prisão de Wanderson, ocorrida no final do ano passado, delegados ouvidos pela Folha afirmam que o plano de ataque aos fóruns está em “andamento” e pode ocorrer a qualquer momento. Se confirmados, acreditam os policiais, esses roubos devem ser semelhantes aos já ocorridos em São Paulo em junho do ano passado, quando criminosos levaram 566 armas dos fóruns de Guarujá e Diadema (Grande SP).

Nesses roubos, segundo o Tribunal de Justiça paulista, os criminosos demonstraram planejamento e chegaram a utilizar até dez homens em cada uma dessas ações.“Eles agiram do mesmo modo nos dois casos e conheciam profundamente a rotina dos espaços”, afirmou à época o presidente do Tribunal, Paulo Dimas Mascaretti.

Depois desses megarroubos, o TJ paulista criou medidas de segurança e, entre elas, de não mais receber armas para guardar em seus prédios. “Após a perícia [pela polícia], são remetidas para destruição ou para melhor equipar as forças de segurança”, diz nota do tribunal paulista.

Para os policiais, esses roubos de São Paulo não fazem parte, porém, da operação iniciada por ordem da cúpula, porque o levantamento teve início no final deste ano. As gravações feitas pela polícia ocorreram na chamada operação Echelon (do grego escalão) e que culminou na denúncia de 75 pessoas, não apenas do estado de SP.

A investigação teve início após apreensão, pela Secretaria da Administração Penitenciária, de bilhetes que presos tentavam se livrar pela descarga sanitária durante revistas de agentes. No meio da investigação, a polícia passou a monitorar ligações telefônicas de criminosos, incluindo alguns deles em presídios com bloqueadores de sinal.

Uma das informações que mais chamaram a atenção dos policiais foi, conforme a Folha revelou, a apreensão de celulares de pessoas suspeitas de contabilizar as mortes ordenadas pela facção. Pela quantidade de imagens, milhares de fotos e vídeos, os delegados passaram a afirmar que o PCC realiza um genocídio no país.

Folha de São Paulo

PTC realiza convenção no próximo sábado (28)

O VEREADOR UBALDO FERNANDES (PTC DESPONTA COMO UMA DAS GRANDES APOSTAS DO PARTIDO.

A convenção do Partido Trabalhista Cristão (PTC) será no próximo sábado (28), às 9 horas, No Kintal II Casa Show, na Zona Norte de Natal. Serão 30 candidatos concorrendo aos cargos de deputado estadual e 15 a deputado federal.

O vereador Ubaldo Fernandes (PTC), que foi o terceiro candidato mais votado na última eleição para a Câmara Municipal de Natal, desponta como uma das grandes apostas do partido. “Quero aproveitar minha experiência e trabalho durante os dois mandatos como vereador, para expandir minhas ações para todo o Estado. Acredito que eleitorado saberá reconhecer quem faz política séria e com propostas concretas”, afirma Ubaldo.

O nome da Coligação será definido na convenção, assim como a formação do bloco para deputado federal. Para deputado estadual, a chapa contará com os partidos PTC, PTB, PPS, PRP e PMN.

Guarda Municipal apreende menores portando facão em trilha do Parque da Cidade

OS SUSPEITOS FORAM VISUALIZADOS PELOS GUARDAS MUNICIPAIS EM UMA DAS TRILHAS DO PARQUE DA CIDADE

 

O serviço de patrulhamento ostensivo realizado pelos agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) deeteve nesse terça-feira (25) dois menores que circulavam nas trilhas do Parque da Cidade, portando um facão, possivelmente para cometer assaltos.

Os suspeitos foram visualizados pelos guardas municipais em uma das trilhas do Parque. No momento, foi acionada uma viatura e os dois menores foram perseguidos e abordados pelos guardas. Na revista pessoal foi encontrado um facão na posse dos suspeitos.Os menores foram identificados e em separado os guardas municipais realizaram alguns questionamentos que apontaram no depoimento várias informações desencontradas.

“Um relatou que vinham do bairro de Ponta Negra onde estavam realizando serviço de capinação, já o outro contou que eles estavam fazendo malabarismo no semáforo, o que demonstrou que estavam mentido para a guarnição”, contou um dos agentes.

A coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria, disse acreditar que os menores estavam aguardando uma oportunidade para realizar assaltos contra os frequentadores do Parque. “O Grupamento Ambiental realiza regularmente abordagens a suspeitos na área do Parque da Cidade. Muitos desses abordados são interceptados antes de cometer delitos graças a esse serviço preventivo feito pelos guardas municipais”, declarou.

Entre as responsabilidades dos guardas municipais lotados no Grupamento de Ação Ambiental da GMN está a segurança preventiva dos frequentadores do Parque da Cidade, para isso é disposto um efetivo operacional no local durante todos os dias da semana onde são efetuadas rondas regularmente nas trilhas naturais e pavimentadas da unidade de preservação ambiental. “Estamos aqui para proteger a Zona de Proteção Ambiental e, principalmente, zelar pela segurança do cidadão que visita o Parque da Cidade”, concluiu coordenadora do Gaam/GMN.