SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 10, 2018

Em Parnamirim, Semop avança com cronograma de obras do saneamento básico

EQUIPES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS (SEMOP) ESTÃO EM CAMPO SEGUINDO O CRONOGRAMA DE OBRAS.

As obras de saneamento básico em Parnamirim estão a todo vapor. Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) estão em campo seguindo o cronograma de obras.

De acordo com o calendário de obras da secretaria, várias ruas já estão com serviços executados. Na bacia 1, localizada no bairro de Emaús, as ruas Aeroporto Antônio Carlos Jobim, Aeroporto de Vitória e Aeroporto Santos Dumont, os serviços já foram realizados.

N Bacia 7, no Centro, as ruas Otávio Gomes de Castro, Capitão César e Jacy Ferreira, também já foram contempladas. Na bacia 12, em Nova Parnamirim, as ruas Praia de Pititinga, Rua dos Pardais e a Capitão Aviador Eraldo Cunha de Martinho, já estão com as tubulações instaladas.

Para esta semana o cronograma irá abranger as ruas Aeroporto Crizeiro do Sul, Aeroporto Florianópolis, Otávio Gomes de Castro, Capitão César, Jacy Ferreira, Aviador Heraldo Cunha de Martinho e Pitangueira.

CNJ abre investigação preliminar contra Favreto, Moro e Gebran Neto

SEGUNDO O CNJ, AS OITO RECLAMAÇÕES QUE CHEGARAM CONTRA FAVRETO E DUAS CONTRA MORO SERÃO APENSADAS UMA INVESTIGAÇÃO MAIS AMPLA SOBRE O CASO

O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, decidiu hoje (10) abrir os 10 pedidos preliminares de investigação que chegaram ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra os desembargadores Rogério Favreto, João Pedro Gebran Neto e o juiz federal Sérgio Moro.

As reclamações disciplinares foram protocoladas ontem (9) após as decisões conflitantes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no último fim de semana, sobre a concessão de liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o CNJ, as oito reclamações que chegaram contra Favreto e duas contra Moro serão apensadas uma investigação mais ampla sobre o caso. O trabalho de apuração terá início imediato, segundo o conselho. Da análise dos processos, pode ser aberto um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os magistrados, que, por sua vez, pode culminar em punição, desde advertência até aposentadoria compulsória.

Entenda

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril, por determinação do juiz Sérgio Moro, que ordenou a execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex em Guarujá (SP). A prisão foi executada com base na decisão do STF que autorizou prisões após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.

No domingo (8), o desembargador Rogerio Favreto atendeu a um pedido de liberdade feito por deputados do PT em favor de Lula. Em seguida, o juiz Sergio Moro e o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Gebran Neto, ambos relatores dos processos da Operação Lava Jato, derrubaram a decisão de Favreto por entenderam que o magistrado não tinha competência para decidir a questão. No mesmo dia, o entendimento foi confirmado pelo presidente do TRF, Thompson Flores.

Agência Brasil

Copa do Mundo: França bate a Bélgica e avança à final

UMTITI E GRIEZMANN, DA SELEÇÃO FRANCESA, COMEMORAM O GOL DA EQUIPE CONTRA A BÉLGICA NA COPA DE 2018. (FOTO: GETTY IMAGES)

A França é a primeira finalista da Copa do Mundo de 2018. No duelo de ‘ótimas gerações’, os Bleus levaram a melhor e venceram a Bélgica por 1 a 0 em São Petersburgo para se garantirem na grande decisão.

O único gol do jogo foi marcado por Umtiti, no começo do segundo tempo, aproveitando ótima cobrança de escanteio de Griezmann.

Será a terceira final da história da França em Copas do Mundo. A seleção azul foi campeã na primeira vez que chegou, em 1998, mas perdeu a segunda, em 2006, para a Itália.

Agora, a seleção de Didier Deschamps aguarda o duelo entre Inglaterra e Croácia nesta quarta-feira para conhecer a sua adversária.

A final está marcada para o domingo (15), às 12h (de Brasília), em Moscou.

Já a Bélgica se despede após eliminar a seleção brasileira. Alcançar às semifinais iguala a melhor campanha belga da história. Se conquistar o terceiro lugar, supera o que fez em 1986, quando terminou em quarto.

A disputa de terceiro acontece no sábado (14), às 11h (de Brasília), de novo em São Petersburgo.

ESPN

Câmara, Sindfern e Fecam vão interiorizar debate sobre Reforma Tributária

O PRESIDENTE DA CMN, VEREADOR RANIERE BABOSA , QUE TAMBÉM PRESIDE A FECAM-RN, FIRMOU UMA PARCERIA PARA A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E ENCONTROS REGIONAIS

Em reunião na manhã desta terça-feira (10) com membros da diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado (Sindfern), o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Babosa (Avante), que também preside a Federação das Câmaras Municipal do Estado (Fecam-RN), firmou uma parceria para a realização de audiências públicas e encontros regionais na intenção de popularizar o debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 293/04, conhecida como Reforma Tributária.
A Câmara de Natal deverá, segundo Raniere, acolher alguns eventos sobre o tema, mas a ideia é levar a discussão para todas as regiões do estado. “Vamos tentar estender para as câmaras das outras cidades e convidar a Federação dos Municípios (Femurn) para entrar nessa parceria que vai resultar em audiências públicas e encontros regionais. Para levantar essa causa devemos começar pelos municípios”, destaca Raniere Barbosa.
Ainda nesta semana, diz, a Fecam deverá realizar uma reunião técnica para desenvolver um planejamento dos eventos. “Em todo o estado queremos formar uma corrente em favor dessa reforma. Entendemos que desonerar a questão da carga tributária dentro da Reforma Tributária vai redistribuir renda no país”, disse.  A proposta de reforma tributária tramita na Câmara dos Deputados numa comissão especial e estabelece mecanismos para repartição da receita tributária.
De acordo com presidente do Sindfern, Fernando Freitas, os principais pontos defendidos pelos auditores fiscais é o fim da cobrança de tributos sobre produtos e mercadorias, para que se cobre em cima da renda do patrimônio e grandes fortunas. “Isso diminuiria os preços das mercadorias, facilitando o acesso aos produtos e aquecendo a economia como um todo. Contudo, a proposta tem que nascer de baixo para cima, com envolvimento da sociedade e por isso queremos levar essa discussão para a base e para perto do povo. Se a gente conseguir fazer essa soma de esforços, vamos crescer muito nessa discussão nos próximos meses e criar as condições de fazer uma reforma tributária solidária no país”, enfatizou.
O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da matéria na Câmara Federal, já anunciou que apresentará um substitutivo à PEC, reunindo medidas apresentadas por ele em agosto de 2017 em uma comissão de estudos. Entre outros pontos, esse texto propõe a simplificação do sistema, unificando tributos sobre o consumo de modo que a carga tributária não aumente e União, estados e municípios não percam arrecadação.

Abastecimento de água será suspenso nesta quinta-feira (12) em Nova Parnamirim

ABASTECIMENTO SERÁ RETOMADO IMEDIATAMENTE APÓS A FINALIZAÇÃO DA INTERLIGAÇÃO DE REDES

Dando continuidade à obra de ampliação do abastecimento de Nova Parnamirim, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza uma parada no abastecimento do bairro nesta quinta-feira (12). A Companhia já concluiu 31% da obra.

Serão afetadas as principais ruas e avenidas como Mahatma Gandhi, Adeodato José dos Reis, Abel Cabral, Maria Lacerda Montenegro e Adail Pamplona de Menezes. Ou seja, áreas próximas ao McDonald’s, Ki-Pão Seridó, Boulevard Recepções, colégios Salesiano e Contemporâneo e supermercado Extra.

O sistema de abastecimento será retomado imediatamente após a finalização da interligação de redes, sendo normalizado em até 72 horas, de acordo com a pressurização da rede de água.

Servidores da Educação e dos órgãos com recursos próprios recebem parcela do décimo terceiro de 2018

SEDE DO GOVERNO DO RN

Os 23 mil servidores da Educação e dos órgãos da Administração Indireta que possuem recursos próprios receberam hoje, 10, a antecipação de 40% do décimo terceiro de 2018.

Com relação ao restante do 13º, referente a 2017, o Governo do RN segue acompanhando as arrecadações de ICMS e das transferências federais para em breve anunciar a data de pagamento.

Detran realizará sinalização e ações educativas durante festa de Sant’Ana

AÇÕES FORAM DISCUTIDAS DURANTE REUNIÃO NA MANHÃ DE HOJE (10). ( FOTO: DETRAN-RN)

Na manhã dessa terça-feira (10), o gabinete do Detran recebeu o prefeito da cidade de Caicó, Robson de Araújo (Batata) juntamente com o secretário Marcelo Coelho e o vereador Lobão Filho, a reunião teve como objetivo principal, discutir  ações de sinalização , blitz educativa e fiscalização durante a tradicional Festa de Sant’Ana que, esse ano, ocorrerá  de 25 a 29 de Julho.

O coordenador de operações Evandro Fernandes, também presente na reunião, debateu a possibilidade de realizar a sinalização para reforço da segurança viária na cidade, que recebe pessoas de todo o Estado e aumenta consideravelmente o fluxo do trânsito nesse período.

Além disso, a direção do Detran disponibilizará, de acordo com as demandas pleiteadas, equipe de educação e fiscalização para atuarem nos festejos. “Estamos sempre disponíveis para participar dos eventos do Estado e para atender as demandas dos municípios”, considerou Eduardo Machado, diretor do Detran.

Outro ponto debatido foi a entrega dos certificados para os vinte e quatro  concluintes do Curso de mototaxista e motofretista , realizado pelo órgão, através da Escola Pública de Trânsito (Eptran).

Brasil fica em 64º lugar em ranking mundial de inovação

O PAÍS GANHOU CINCO POSIÇÕES EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR, QUANDO FICOU EM 69º NA LISTAGEM MUNDIAL

O Brasil ocupou o 64º lugar no ranking mundial de inovação. O país ganhou cinco posições em relação ao ano anterior, quando ficou em 69º na listagem mundial. O índice é calculado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual e tem como parceiro local a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A liderança do ranking ficou com a Suíça. O país foi seguido por Países Baixos, Suécia, Reino Unido, Cingapura, Estados Unidos, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Irlanda. Entre os países de renda média-alta, o destaque foi da China, seguida por Malásia, Bulgária, Croácia e Tailândia. Entre os de renda média-baixa, os mais bem posicionados foram Ucrânia, Vietnã e Moldávia. Já nos países de renda baixa, alcançaram melhor desempenho Tanzânia, Ruanda e Senegal.

O Brasil foi classificado na categoria das nações de renda média-alta, ocupando a 15ª posição neste grupo. Dentro da região latino-americana, o país ficou na 6ª colocação.

Insumos e condições institucionais

O Brasil subiu no ranking quando considerados os chamados insumos de inovação, ficando na 58ª posição. Neste indicador, são levados em consideração itens como instituições, capital humano, pesquisa, infraestrutura e sofisticação de mercado e negócio. No ano anterior, havia ficado em 60º lugar.

Os melhores índices registrados no país foram nos quesitos de gastos em educação (23º colocado) , investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (27º), dispêndio de empresas em P&D (22º) e qualidade das universidades (27º). Os autores também destacaram a capacidade de absorção de conhecimento (31º), pagamentos em propriedade intelectual (10º), importações de alta tecnologia (23º) e escala de mercado (8º).

Já os pontos fracos foram apontados pelo relatório nas instituições (82º), ambiente de negócios (110º), facilidade de abertura de negócios (123º), graduados em engenharias e ciências (79º), crédito (104º) e a formação de capital bruto (104º).

Produtos e inovação

Já nos produtos da inovação, o Brasil foi para o 70º lugar. Nessa categoria são considerados produtos científicos e tecnológicos e indicadores relacionados a eles, como patentes e publicações em revistas e periódicos acadêmicos. O índice subiu em relação ao ano anterior, quando ficou na 80ª colocação.

No índice de eficiência de inovação, o Brasil pulou para a 85ª posição. Esse indicador mede o quanto um país consegue produzir tecnologia frente aos insumos, condições institucionais e estrutura de capital humano e pesquisa. Neste quesito foi registrada a maior diferente na comparação com 2017, quando a posição conquistada foi a de número 100.

 

Agência Brasil