27 de junho de 2018 às 18:28
27 de junho de 2018 às 18:28
ADAILZA DOS SANTOS RODRIGUES, 33 ANOS, É FORAGIDA DA JUSTIÇA E HAVIA SIDO CONDENADA PELO CRIME DE HOMICÍDIO OCORRIDO NA CIDADE DE PARNAMIRIM.
Policiais civis da 9º Delegacia de Polícia Civil prenderam, nesta terça-feira (27), Adailza dos Santos Rodrigues, 33 anos, em cumprimento a um mandado de prisão, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal.
Ela é foragida da Justiça e havia sido condenada pelo crime de homicídio ocorrido na cidade de Parnamirim.
27 de junho de 2018 às 18:23
27 de junho de 2018 às 18:23
FORAM APRESENTADAS 119 EMENDAS AO PROJETO DO EXECUTIVO MUNICIPAL, SENDO QUE 81 DESTAS FORAM APROVADAS EM CONSENSO. (FOTO: MARCELO BARROSO)
A Câmara Municipal de Natal inciou nesta quarta-feira (27) a votação da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) que vai embasar a elaboração do orçamento do município para 2019. Foram apresentadas 119 emendas ao projeto do Executivo Municipal, sendo que 81 destas foram aprovadas em consenso. Nesta quinta (28), as 38 emendas não-consensuais começam a ser apreciadas.
“A LDO traz as metas e diretrizes para nortear o orçamento do próximo ano. Não trata de valores, mas sim, como os valores serão utilizados, em que proporção e áreas serão investidos. As emendas trouxeram mudanças nessas metas e critérios, que devem ser obedecidos na elaboração do orçamento”, explicou o vereador Felipe Alves (MDB), presidente da Comissão de Justiça da Casa.
Entre as emendas consensuais, destacam-se as da vereadora Natália Bonavides (PT) que inclui investimentos em políticas públicas para a população LGBT e para a população de rua; as das vereadoras Eleika Bezerra (PSL), Ana Paula (PSDC), Sueldo Medeiros (PHS) e Nina Souza (PDT) voltadas para melhoria da qualidade da saúde e educação, inclusive implementando a tecnologia nestas áreas; da vereadora Eudiane Macedo (PTC) incluindo localidades da zona Norte da cidade como destino para equipamentos públicos urbanos; dos vereadores Aroldo Alves (PSDB) e Raniere Barbosa (Avante), na melhoria dos equipamentos e serviços urbanos.
Neste último, uma emenda de Raniere inclui o Plano de Salários dos servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur). O parlamentar destacou a forma ordenada como a Casa está agilizando as discussões da LDO. “As bancadas consensualizaram sozinhas as emendas, sem a interferência do Executivo que nos faria ficar na dependência, esperando que o governo dissesse o que seria consensual. Isso torna a Câmara mais independente e autônoma. Amanhã teremos um debate mais intenso porque trata das emendas não-consensuais que requerem a justificativa e discussão do conteúdo e do mérito”, explicou o presidente da Casa. A expectativa é concluir a votação nesta quinta, caso contrário será preciso convocar sessões extraordinárias já que a Câmara entra em recesso parlamentar, mas precisa votar a LDO antes.
Projetos
Antes que a LDO começasse a ser votada, os vereadores aprovaram Projeto de Lei nº 035/18, de autoria do vereador Maurício Gurgel, subscrito pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), que revoga a Lei Municipal Promulgada nº 159/99, permitindo, dentro de algumas condições, a livre circulação de animais pets nas praias de Natal.
“Natal será a primeira capital com uma lei que estabelece critérios e exigências, permitindo a convivência harmônica dos animais com a população nas praias. Além disso, aprovamos também a lei 072/18, que institui o Novembro Azul Pet”, explicou Pimentel.
Na sessão também foi aprovado o Projeto de Lei 020/18, de autoria do vereador Dinarte Torres (PMB), que reconhece como Utilidade Pública Municipal a Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas – ANEPCP.
27 de junho de 2018 às 18:18
27 de junho de 2018 às 18:18
NO TOTAL SERÃO 25 ARRAIÁS A SEREM CONTEMPLADOS COM O VALOR INDIVIDUAL DE R$ 2.500,00.
A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), publica no Diário Oficial do Município, o processo de seleção de Arraiás de Rua para a programação dos Festejos Juninos 2018. No total serão 25 arraiás a serem contemplados com o valor individual de R$ 2.500,00.
A seleção segue as especificações e condições constantes no Regulamento, contemplando os critérios técnicos definidos pela Comissão de Credenciamento e Seleção. Poderão participar Pessoas Físicas e Jurídicas, com proposta adequada, com sede e foro somente no Município de Natal, que deverão comprovar a natureza da atividade com portfólio (histórico, fotos, recortes de jornais, material de mídia e outros).
O período determinado para as apresentações dos Arraiás de Rua será até 15 de agosto. Os Arraiás de Rua deverão apresentar no ato da inscrição documento comprovando a afetividade das atividades realizadas pelo período de, no mínimo 3 (três) anos de existência, entre outras exigências constantes no edital.
O ato de inscrição para o processo de seleção se dará através do preenchimento de formulário disponibilizado no endereço eletrônico www.blogdafuncarte.com.br publicado no DOM, e entregue na Biblioteca Esmeraldo Siqueira (Secult/Funcarte), no horário das 9h às 14h.
27 de junho de 2018 às 18:09
27 de junho de 2018 às 18:09
THIAGO SILVA MARCA O SEGUNDO GOL DO BRASIL NA VITÓRIA SOBRE A SÉRVIA (MAXIMHEMETOV/REUTERS/DIREITOS RESERVADOS)
Em sua melhor atuação na Copa, até agora, a seleção brasileira venceu a Sérvia por 2 x 0 em Moscou. Com a vantagem do empate para se classificar, o Brasil teve paciência para tocar a bola, arriscar pouco e não ceder contra-ataques ao adversário. A defesa brasileira saiu-se bem contra os atacantes sérvios que, embora mais altos e fortes, tiveram poucas chances de gol.
Foi uma vitória sem sustos, em que o “jogo seguro” prevaleceu sobre o “jogo bonito”. Com gols de Paulinho e Thiago Silva, o Brasil soube se defender bem e aproveitar as falhas da defesa sérvia.
Na entrevista após a partida, Thiago Silva afirmou que a seleção teve paciência e aplicação durante o jogo e “soube sofrer”.
“Desde o primeiro jogo até aqui, tivemos dificuldades em alguns momentos. O mais importante foi que a equipe soube sofrer. O outro lado também tem qualidades.” O Brasil não foi para cima da Sérvia, buscando o gol o mais rápido possível, como alguns poderiam esperar. Neymar usou pouco seu repertório de dribles e fez um jogo mais voltado para o coletivo.
O jogo
Aos 7 minutos do primeiro tempo, o lateral Marcelo sentiu uma lesão e pediu para ser substituído. O lateral é um dos líderes do time em campo e lamentou muito a saída precoce do jogo. Com Felipe Luís em seu lugar, o Brasil continuou jogando muito pelo lado esquerdo. Neymar jogava próximo do lateral substituto, trocando muitos passes.
A seleção abusou dos passes para o lado e inversões de jogo. Com o empate a seu favor, a seleção esperava a marcação sérvia abrir espaços naturalmente. Enquanto isso não acontecia, o Brasil trocava passes pacientemente de um lado para o outro. Essa postura da seleção chegou a irritar a torcida, que, em alguns momentos, vaiou a falta de objetividade do time. No primeiro tempo, foram 255 passes do time brasileiro contra 138 dos sérvios.
A Sérvia apostava em jogadas pelo alto com os atacantes aproveitando a vantagem da boa estatur para escorar bolas para os que vinham de trás. Entretanto, eles erraram muitos passes, principalmente na entrada da área brasileira. As jogadas mais perigosas do time europeu eram em cobranças de escanteio, mas o goleiro Alisson neutralizava as bolas aéreas com um soco.
Aos 24 minutos, finalmente o Brasil chegou com perigo à área. Neymar entrou tabelando com Gabriel Jesus e bateu cruzado, mas Stojkovic fez a defesa. Aos 29 minutos, outra boa chance: Neymar aproveitou que a defesa da Sérvia estava adiantada e deu um bom passe para Gabriel Jesus. Sem impedimento no lance, este entrou na área e bateu para o gol, mas a defesa cortou para escanteio.
Aos 35 minutos, o Brasil abriu o placar. Philippe Coutinho recebeu na intermediária do ataque e viu Paulinho entrando pela defesa com velocidade. Coutinho fez um bom passe por cima e encontrou o volante brasileiro, que deu um toque sutil na saída do goleiro. O gol foi no melhor estilo da seleção que Tite comandou nas eliminatórias, com Paulinho participando do ataque como elemento surpresa.
Após o gol, a Sérvia tentou ter mais posse de bola, enquanto o Brasil continuou trocando passes de um lado para o outro, com calma.
Segundo tempo
Aos 10 minutos, a Sérvia assustou a defesa brasileira. O jogador de número 22 cruzou na área e Miranda afastou com um chute para trás, por cima do próprio gol.
Na cobrança de escanteio, o Brasil conseguiu roubar a bola e sair em velocidade no contra-ataque. Coutinho tocou para Neymar, que entrou na área e chutou, mas o goleiro defendeu. Foi uma das poucas jogadas de contra-ataque em velocidade do Brasil no jogo.
Aos 15 minutos, quase o empate sérvio. Após cruzamento à meia altura na área, o goleiro Alisson socou mal a bola, em cima de Mitrovic. A bola bateu no centroavante e só não entrou porque Thiago Silva salvou. O lance animou a Sérvia, que começou a chegar com perigo na área pela primeira vez com consistência. Aos 19 minutos, Mitrovic aproveitou um bom cruzamento pela direita e cabeceou firme, mas no meio do gol. Alisson defendeu com tranquilidade.
Quando a torcida sérvia se animava nas arquibancadas, o Brasil marcou o segundo gol. E na especialidade do adversário. Em cobrança de escanteio, Miranda neutralizou o marcador e Thiago Silva subiu para ampliar. O segundo gol deu mais tranquilidade aos brasileiros e deixou o time sérvio mais desajustado na defesa. Com isso, ofereceu mais espaços para o toque de bola brasileiro, que continuava paciente. Nos últimos minutos, com a Sérvia já abatida em campo, o Brasil teve chance de ampliar o placar duas vezes, ambas com Neymar, mas o camisa 10 parou no goleiro Stojkovic.
Oitavas de final
Com a vítória de hoje e o empate entre Costa Rica e Suíça, o Brasil termina a fase de grupos em primeiro lugar e enfrenta o México nas oitavas de final. A partida entre brasileiros e mexicanos será na próxima segunda-feira (2), às 11h, em Samara.
Primeira colocada no F, a Suécia enfrentará a Suíça, segunda colocada no Grupo E, do Brasil, também no sábado. O jogo será às 11h, em São Petersburgo.
27 de junho de 2018 às 18:01
27 de junho de 2018 às 18:01
DE AUTORIA DO DEPUTADO GUSTAVO FERNANDES, O DISPOSITIVO IMPEDE A FIXAÇÃO DE TERCEIRO DÍGITO NA CASA DECIMAL DOS CENTAVOS SOBRE O PREÇO DA GASOLINA PRATICADO NAS BOMBAS
O consumidor potiguar deverá experimentar um impacto positivo nos gastos com combustível em razão de lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado. De autoria do deputado Gustavo Fernandes (PSDB), o dispositivo impede a fixação de terceiro dígito na casa decimal dos centavos sobre o preço da gasolina praticado nas bombas de combustíveis.
Para ilustrar com um exemplo, um posto de combustível que tenha litro da gasolina fixado em R$ 4,449 teria que retirar a última casa decimal, para R$ 4,44. O impacto financeiro seria o seguinte: um tanque de 50 litros custaria R$ 222,45 no primeiro caso e R$ 222 no segundo. Em um ano, a economia poderia chegar a R$ 20.
“Não se pratica terceiro dígito em nenhuma outra mercadoria. Por que precisamos ter esse modelo para combustíveis, um bem tão essencial ao consumidor? A resposta é que não precisamos. Essa lei traz mais transparência para o consumidor e, apesar de pequena, gera economia”, defendeu o deputado Gustavo Fernandes.
O padrão atual remonta à década de 1990, quando foi decidido pelos três dígitos como forma de melhor absorver o processo de produção, distribuição e venda dos combustíveis. A partir da sanção da lei, em 26 de junho, o dispositivo passa a valer no Rio Grande do Norte dentro de 90 dias.
27 de junho de 2018 às 17:53
27 de junho de 2018 às 17:53
MARCELO FAZ CARA DE DOR NA SAÍDA DO GRAMADO (FOTO: REUTERS/MAXIM SHEMETOV)
Marcelo é mais uma preocupação para a comissão técnica da Seleção na Copa do Mundo. O lateral-esquerdo, um dos líderes do grupo de Tite, teve um espasmo na coluna logo no início da partida contra a Sérvia. O camisa 12 deixou o campo mancando, amparado pelo médico Rodrigo Lasmar.
Aos seis minutos do 1º tempo, Marcelo colocou as mãos nas costas e ajoelhou na grande área. Aos poucos o jogador foi se encaminhando para a linha lateral, próximo ao banco, e repetiu as palavras “não dá, não dá”. Neymar chegou perto do companheiro e fez rápido sinal para Filipe Luís aquecer – ele entrou no lugar do jogador do Real Madrid.
Marcelo é o terceiro jogador convocado para o Mundial da Rússia que sofre com problema de lesão com a competição em andamento. Além dele, Danilo e Douglas Costa também desfalcaram: o lateral-direito (lesão no quadril) logo após o primeiro jogo, e o meia-atacante (lesão muscular na coxa direita) após a vitória contra a Costa Rica.
Vale lembrar que outros dois jogadores tiveram problemas antes do início da Copa: Renato Augusto teve dores no joelho esquerdo, ficou fora dos amistosos pré-Copa, mas chegou em condições de jogo; Fred, em recuperação após pancada no tornozelo direito durante treinamento, não foi relacionado para a estreia contra a Suíça.
27 de junho de 2018 às 17:42
27 de junho de 2018 às 17:42
LUIS FAUSTO ERA FILHO DO TAMBÉM JORNALISTA DORIAN JORGE FREIRE.
Morreu hoje (27) por volta do meio-dia, em Brasília, o jornalista Luis Fausto.Vítima de uma parada cardíaca, Luis Fausto tinha 59 anos.
Filho do também jornalista Dorian Jorge Freire, Luis teve atuação em jornais de Natal e Brasília, além de assessorias de imprensa. Deixa três filhos – Lucas, Luísa e Marina e vários amigos.
27 de junho de 2018 às 17:32
27 de junho de 2018 às 17:32
GRANDE REUNIÃO COM O GRUPO DO VEREADOR JOSÉ DE ALMEIDA (PSB)
Pré-candidata a deputada federal, Karla Veruska, presidente estadual do Avante, cumpriu intensa agenda na cidade de Triunfo Potiguar e consolidou alianças para o pleito de 2018.Em uma grande reunião com o grupo do vereador José de Almeida (PSB), que está no quarto mandato, a líder do Avante falou sobre o momento de transição na política potiguar e destacou a necessidade de renovação.
“Chego como pré-candidata a deputada federal atendendo a um apelo dos amigos, que ecoam o próprio grito do povo potiguar de renovação na política. As pessoas querem uma representação política que, efetivamente, trabalhe pelo nosso Estado”, afirmou Karla Veruska, ao lado do pré-candidato a deputado estadual Marcos Almeida, do suplente de vereador Lidione Atanásio e do conselheiro Tutelar Isaac Almeida, que foi o mais votado no município.
Após o encontro, Karla participou das festividades de emancipação política da cidade, onde foi muito saudada pela população.
Comentários