SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 26, 2018

Torneio da SETEL chama atenção para o Dia de Combate às Drogas

Alunos da escola pública municipal em Parnamirim tiveram hoje (26) uma manhã diferente, planejada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SETEL), por meio da Escola Municipal de Esportes de Parnamirim (EMEP) para marcar o Dia Nacional e Internacional de Combate às Drogas, no Potiguar Esporte Clube.

“O esporte, além de promover a saúde, abre uma janela para a profissionalização e afasta crianças e jovens de problemas sociais como a violência e as drogas. Há evolução no comportamento social, na obediência em casa, no desempenho escolar, disciplina e responsabilidade, por isso, temos muito o que comemorar”, disse o Secretário da SETEL, Ricardo Wagner.

O Coordenador Geral da EMEP, Ronildo Batista, disse que atualmente há 180 alunos inscritos para as aulas de futebol no Potiguar Esporte Clube. “Mas, estamos com novas inscrições abertas para futebol de campo no novo polo da EMEP, localizado no bairro Liberdade e para natação, no polo IFRN”, disse o Coordenador.

João Bosco é morador do bairro Parque de Exposições e acompanha o filho João Rafael, 10 anos, toda semana nas aulinhas de futebol da EMEP. Ele aprova e incentiva a atuação da Prefeitura na promoção do esporte e no prevenção às drogas em Parnamirim.

“Esse trabalho é excelente, espero que nunca deixe de existir, porque a criança dedica parte do seu tempo para o esporte, cuida da saúde e fica longe dos problemas que a rua oferece”, disse o pai, Bosco, satisfeito com o desempenho do filho, Rafael, que diz já ter evoluído no futebol desde que começou a treinar com a EMEP, no ano passado.

INSTRUTORES DA EMEP INSPIRAM JOVENS TALENTOS DO FUTEBOL

Para se prevenir das drogas, nada melhor que um bom exemplo para servir de inspiração e orientação. Em campo, os alunos ouviam com atenção as recomendações de um dos maiores craques da história do futebol do RN, Reinaldo Oliveira, professor da EMEP. O eterno craque é campeão mundial pelo Flamengo, estadual pelo ABC e América e foi um dos escolhidos para carregar a tocha olímpica das Olimpíadas Rio 2016, há dois anos em Parnamirim.

“Esse trabalho reúne alunos de três faixas etárias, 8 a 11, 12 a 14 e 15 a 17 anos, com acompanhamento e apoio das famílias, duas vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino, para treinos esportivos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura”, explicou o consagrado atleta Reinaldo Oliveira.

Outra fera da história do futebol, Severo Dias, que também carregou a tocha olímpica em 2016, tem experiência em clubes nacionais e até mesmo internacionalmente, sendo craque da história do ABC e do América de Natal, é um entusiasta do projeto desenvolvido pela EMEP.

“De vez em quando, eu levo os alunos ao América Futebol Clube para ver que o trabalho de excelência que é oferecido lá, com custos, também é oferecido aqui, gratuitamente. É um prazer realizar esse trabalho encabeçado pela Prefeitura”, diz o professor Severo, que também é coordenador do futebol das categorias de base do AFC.

O trabalho também tem o apoio dos professores auxiliares Elves Silva e Manoel Souza. Outro núcleo de instrutores está sendo planejado para acompanhar a expansão das atividades oferecidas pela EMEP.

A SETEL informa que para realizar a inscrição nas aulas da EMEP, para futebol e natação, os interessados devem se dirigir à sede da secretaria, localizada na Avenida Tenente Medeiros, 83, bairro Centro, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h. Para saber mais detalhes, clique AQUI.

Antônio Jácome usa redes sociais para desabafar e diz que filho Jacó foi injustiçado pelo PSD

PUBLICAÇÃO FOI FEITA NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA (26)

O deputado federal Antônio Jácome (Podemos), usou seu perfil no Instagram para divulgar uma carta ao filho, o deputado estadual Jacó (PSD).

Pré-candidato ao Senado, Jácome parabenizou Jacó pelo nascimento do primeiro filho, que aconteceu ontem (25), mesmo dia que, segundo o texto, Jacó teria sido ” injustiçado e hostilizado por quem jamais esperava”, desabafou.

Nos bastidores, os comentários são de que Jacó teria sofrido uma ameaça do PSD local, liderado pelo governador Robinson Faria, que se Jácome aceitasse ir disputar o Senado na chapa de Carlos Eduardo (PDT) não lhe seria dada a legenda para disputar a reeleição.

Leia a postagem:

“Meu filho, que agora também é pai! Que dia esse? Uma data que já é inesquecível por ser a data natalícia de sua mãe, hoje, nasceu João Antônio. Tão esperado, tão desejado. Não era hoje o dia previsto, mas, Deus muda o tempo e as circunstâncias.

Logo hoje, no dia em que vc foi injustiçado, hostilizado por quem vc jamais esperava; por quem vc acreditou ao ponto de deixar de se filiar ao partido de seu pai.

Como é difícil estar na vida pública sem ser subserviente e sem se prestar às manobras dos que, no poder, para se perpetuar, querem levar os aliados ao suicídio político coletivo. Vc sabe o preço que eu já paguei pra cumprir a missão que Deus me confiou.

Com vc não seria diferente. É doloroso pra mim, seu pai, que conhece sua índole, seu caráter, sua vocação e dedicação à coisa pública, vê-lo sofrendo, mesmo sem ter cometido nenhuma deslealdade, nenhuma traição. Mas vc sabe que Deus não tolera a injustiça. E no dia que parecia ser o mais difícil de sua vida pública, pelo terrorismo psicológico perpetrado por abutres alugados, remunerados pelo erário público, eis que Deus reverte o quadro e lhe proporciona a maior emoção de sua vida: a chegada de seu primeiro filho.

Ele será, ao lado de sua Marianna, um bálsamo, um refrigério para contrapor a aridez do dia. Deus é contigo, meu filho e lhe fará prosperar, levando-o a ocupar as maiores e mais honrosas funções. Deus te abençoe!! Seu pai”.

Ações diferenciadas marcam campanha publicitária do Detran-RN

TUDO FAZ PARTE DA CAMPANHA “SUA ATITUDE VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS”

A atual campanha de educação no trânsito do Governo do Estado, por meio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), continua chamando atenção pelo inovação e nível alto de realidade apresentada em cada peça.  A ação, que conta com peças instaladas em pontos estratégicos do RN com carros e motos instalados em outdoors, é assinada pela Agência Executiva Comunicação.

São intervenções nas paradas de ônibus e projeto especial de outddor que ganharam as ruas da cidade e chamam a atenção da população para o uso de álcool e direção, uso de celular ao dirigir e excesso de velocidade.

Tudo faz parte da campanha “Sua atitude vale mais que mil palavras”, com objetivo de salvar vidas, reduzindo cada vez mais o número de acidentes. O foco está cada vez mais presentes na lei seca, os cuidados com o excesso de velocidade e o uso do celular. O conceito foi baseado em parte de um dito popular, facilitando a absorção e compreensão das pessoas, dialogando com quem valoriza a teoria, mas prioriza a prática de boas atitudes na vida e no trânsito.

AÇÃO CHAMA ATENÇÃO DE MOTOCICLISTAS.

Ação da Polícia Federal impede assalto de carros-fortes na BR 304

POLÍCIA CONSEGUIU IMPEDIR UM ASSALTO A DOIS CARROS-FORTES QUE SEGUIAM DE MOSSORÓ COM DESTINO A FORTALEZA. (FOTO: DIVULGAÇÃO/PF)

Na noite desta segunda-feira, 25, a polícia conseguiu impedir um assalto a dois carros-fortes que seguiam de Mossoró com destino a Fortaleza, no Ceará, e foram interceptados por criminosos na BR 304, na altura de Aracati, no mesmo Estado. A ação  contou com policiais federais da Delegacia de Mossoró, juntamente com policiais militares do Comando Tático Rural (COTAR) e  grupos táticos de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal no Rio Grande do Norte e no Ceará.

Segundo a polícia, cerca de oito homens fortemente armados renderam os vigilantes e chegaram a explodir um dos carros-fortes com dinamite, porém não conseguiram retirar os valores do veículo. Em seguida foram confrontados pelas equipes policiais, houve intensa troca de tiros e os suspeitos conseguiram fugir. Os vigilantes não se feriram.

Foram apreendidas na ação uma arma de fabricação artesanal, uma espingarda calibre 12, que havia sido tomada dos seguranças e dois veículos. Material foi encaminhado para os procedimentos legais na Delegacia da PF.

Segundo a PF, a ação em conjunto foi  resultado de uma investigação iniciada ainda em 2017.

Inadimplentes com o Fies poderão renegociar dívida no segundo semestre

SEGUNDO O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), 453 MIL ESTUDANTES ESTÃO INADIMPLENTES

Estudantes que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e não estão conseguindo pagar o financiamento em dia, poderão renegociar as dívidas a partir do segundo semestre deste ano. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 453 mil estudantes estão inadimplentes. Juntos, eles devem R$ 10 bilhões.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Atualmente, 2,7 milhões de estudantes são beneficiados.

As regras para a renegociação ainda serão definidas pelo Comitê Gestor do Fies. A previsão é que isso seja feita em agosto. Os estudantes poderão então procurar a Caixa Econômica Federal e normalizar a situação com o Fies.

O MEC informou que, no momento, 826 mil estudantes estão em situação de amortização e ainda começarão a quitar o empréstimo, respeitados os prazos definidos para o início do pagamento.

Dívidas

Em maio, o MEC publicou as regras para a renegociação das dívidas dos estudantes beneficiados pelo Fies junto às instituições de ensino. As regras valem para aqueles que não tem financiamento de 100% e atrasaram o pagamento da parte da mensalidade devida às instituições de ensino nas quais estão matriculados. Essa dívida poderá ser parcelada em até 18 meses.

Inadimplência

A alta taxa da inadimplência foi um dos motivos que fez com que o governo revisse as regras do Fies. Em 2014, mais de 700 mil contratos foram firmados. Esse número caiu. A previsão para este ano é de 100 mil contratos no chamado Fies público, bancado pelo governo.

Para tornar o programa mais sustentável, segundo o governo, a intenção agora é que o setor privado complemente a oferta com 210 mil vagas financiadas com recursos de fundos constitucionais regionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nessas modalidades, o risco de crédito é assumido pelos bancos.

Segundo o último balanço, pouco mais de um terço das vagas ofertadas pelo Fies público foram preenchidas no primeiro semestre enquanto foram ocupadas menos de 1 mil vagas do Fies privado.

Agência Brasil

2ª Turma do STF concede liminar e tira José Dirceu da prisão

CONDENADO A 30 ANOS E 9 MESES DE PRISÃO, NA OPERAÇÃO LAVA JATO, JOSE DIRCEU CUMPRE PENA DESDE MAIO NO PRESÍDIO DA PAPUDA.

 

Por 3 votos a 1, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta terça-feira (26) liminar em habeas corpus para suspender a execução da pena do ex-ministro José Dirceu (PT). Com isso, ele pode aguardar em liberdade o julgamento de todos os seus recursos nas instâncias superiores.

Segundo informações da assessoria de imprensa do STF, a suspensão da execução da pena não é definitiva e vale até que seja analisado o mérito da reclamação apresentada pela defesa do petista.

Condenado pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) a 30 anos e 9 meses de prisão, no âmbito da Operação Lava Jato, ele cumpre pena desde maio no presídio da Papuda.

O caso é semelhante ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que hoje teria recurso analisado também pela Segunda Turma, mas cujo julgamento foi adiado. Como o ex-presidente, Dirceu foi preso após a condenação em segunda instância — portanto, antes do esgotamento de todos os recursos em todas as instâncias.

A base da reclamação dos advogados do petista é exatamente essa: eles argumentam que o ex-ministro não poderia cumprir pena sem que o caso fosse apreciado por instâncias superiores. A defesa de Dirceu também questiona a súmula do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) de que a prisão após segunda instância deve ser automática. Para eles, mesmo nesse caso, a determinação de uma prisão deve ser fundamentada.

A iniciativa para soltar Dirceu agora foi do relator do caso, Dias Toffoli, acompanhado por Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Ficou vencido o ministro relator da Lava Jato, Edson Fachin. O decano Celso de Mello não estava presente na sessão.

Após o voto do ministro Toffoli, que entendeu que havia problemas na dosimetria da pena de Dirceu, o ministro Edson Fachin pediu vista (mais tempo de análise). Com isso, Toffoli sugeriu que a turma votasse um habeas corpus de “ofício” ao ex-ministro, visto que esta é a última semana de atividades do judiciário antes do recesso.

Toffoli foi acompanhado por Lewandowski e Gilmar para que Dirceu fique solto até que Fachin devolva a vista do processo.

No julgamento, Fachin criticou a decisão de Toffoli, afirmando que ela vai contra entendimento do plenário da Corte, que autorizou, em 2016, o cumprimento da pena após condenação em segunda instância.

Segundo Toffoli, a liberdade de Dirceu não diz respeito a sua posição sobre prisão em segunda instância, frisando que não estaria contrariando o entendimento do STF, que permite prisão após condenação em segundo grau.

Toffoli afirmou que sua decisão foi tomada a partir da argumentação da defesa em torno de questões de prescrição e dosimetria da pena no processo do ex-ministro.

Estadão

Defendendo a renovação política na Assembleia Legislativa, advogado lança neste sábado sua pré-candidatura a deputado estadual

JORGE GUIMARAES: “PRETENDO LUTAR PELA IGUALDADE E OPORTUNIDADE DE DIREITOS PARA TODOS”

Defendendo a renovação na Assembleia Legislativa e o corte dos inúmeros benefícios destinados aos parlamentares, o advogado Jorge Guimaraes fará neste sábado, 30, a partir das 16 horas, o lançamento da sua pré-candidatura a deputado estadual pelo ‘Avante’. O evento político vai acontecer na Rua São Januário 1763, no bairro da Candelária, onde Guimaraes irá receberá os seus apoiadores.

“Pretendo lutar pela igualdade e oportunidade de direitos para todos”, diz o pré-candidato, que também afirma que colocará o seu eventual mandato para representar a classe dos advogados criminalistas do Rio Grande do Norte.

Para Jorge Guimaraes, o eleitor deverá, no pleito de outubro próximo, procurar votar em candidatos novos e que tenham visão política, além de projetos para o Rio Grande do Norte. Segundo ele, se eleito, irá cortar todos os benefícios parlamentares e implantar projetos sociais, como o “Luz é Cidadania Todo Dia”.

Outros pré-candidatos também movimentam suas bases neste mês de junho, aproveitando os festejos juninos para dar o pontapé inicial das suas candidaturas.

Temer se dispõe a mandar buscar crianças brasileiras retidas nos EUA

ABRIGOS PARA CRIANÇAS SEPARADAS DOS PAIS NOS ESTADOS UNIDOS – (MIKE BLAKE/REUTERS/DIREITOS RESERVADOS)

 

O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sergio Amaral, afirmou nesta terça-feira (26), após participar do almoço de recepção ao vice-presidente do EUA, Mike Pence, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, que o presidente Michel Temer falou sobre a possibilidade de buscar as crianças brasileiras que estão em abrigos norte-americanos, após entrarem ilegalmente com seus pais pela fronteira do país com o México.

“Ele falou que, dentro dos limites dessa legislação [sobre imigração dos EUA], que estava disposto, se fosse necessário, a mandar buscar as crianças”, declarou Amaral em conversa com jornalistas, pouco antes da declaração conjunta de imprensa que Temer e Pence darão durante a tarde, no Itamaraty.

De acordo com o embaixador, o governo federal tem a confirmação de que 51 crianças brasileiras estão separadas dos pais em abrigos dos EUA, mas que esse número pode ser até maior. Amaral acrescentou que Mike Pence agradeceu a possibilidade de colaboração oferecida por Temer, que já existe entre as duas nações, mas não deu uma resposta definitiva sobre a possibilidade do governo brasileiro enviar um avião da Força Aérea Brasileira para retirar as crianças retidas no país.

O tema das crianças brasileiras em abrigos, embora não esteja oficialmente na pauta de reuniões, foi tratado no encontro entre Pence, o presidente Michel Temer e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.

Ontem (25), o cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, informou à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que 51 crianças brasileiras estavam em abrigos, separadas dos pais, assim como milhares de crianças e adolescentes de outras nacionalidades que tentaram ingressar no país sem os documentos oficiais

Desde maio, a política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tolerância zero com a imigração ilegal, levou à separação de mais de 2 mil crianças de suas famílias ao cruzar ilegalmente a fronteira entre México e Estados Unidos. Na quarta-feira (20), depois de muita pressão doméstica e internacional, Trump assinou um decreto executivo que poria fim à separação das famílias. O decreto, no entanto, só se aplica a novos casos.

Em declaração à imprensa no Palácio Itamaraty, o presidente Michel Temer disse que conversou com o vice-presidente Pence sobre a questão dos menores brasileiros que separados de seus pais nos Estados Unidos.

“Disse que se trata de questão extremamente sensível para a sociedade e o governo brasileiro. Pedi, por isso, mesmo, sua especial atenção para assegurar a rápida reunião das famílias. Agradeço ao vice-presidente Pence a disposição que me indicou para trabalharmos juntos em busca de uma solução,” disse o presidente.

Ele afirmou que o governo brasileiro está pronto para colaborar com o transporte dos menores brasileiros de volta ao Brasil “se esse for o desejo das famílias”. “As autoridades dos dois países continuarão em contato sobre esse tema”, acrescentou.

Agência Brasil