25 de junho de 2018 às 20:06
14 de julho de 2018 às 15:00
O MARCO INICIAL DESSA TRANSFORMAÇÃO FOI A PUBLICAÇÃO DA RELAÇÃO DE MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (REMUME).
Com o objetivo de melhor atender a população, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) está realizando o processo de reorganização da Assistência Farmacêutica (AF) no município. O marco inicial dessa transformação foi a publicação da Relação de Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME).
Principal mudança dentro das farmácias das UBS será na lista de Medicamentos disponíveis: Farmácias Pólos continuarão com a mesma lista que já dispensam e terá acrescidos medicamentos de programas especializados, como SAE e pós-Bariátrico; já as farmácias satélites terão apenas medicamentos de uso contínuo, como contraceptivos e do programa HIPERDIA.
As farmácias pólos estarão nas UBS com maior volume de atendimentos, melhor acessibilidade pra população e infraestrutura mais adequada.
De acordo com Márcia Suely, farmacêutica da Central de Medicamentos do município (setor logístico), o Projeto Farmácias Pólos está inserido no processo de desenvolvimento da AF e irá proporcionar melhorias na estrutura, organização e promoção do Uso Racional de Medicamentos das farmácias das UBS.
“A reorganização das farmácias da Atenção Primária do munícipio facilitará o acesso da população a produtos de média complexidade, antes centralizados nos núcleos de Assistência Especializada, além de concentrar investimentos compatíveis aos recursos do município na capacitação de seus profissionais e na melhoria da gestão e dispensação de medicamentos”, justificou.
25 de junho de 2018 às 19:04
25 de junho de 2018 às 19:04
ALÉM DOS SHOTS GRATUITOS DURANTE O JOGO, O BAR DARÁ UMA HORA DE CHOPP GRÁTIS A CADA QUEDA DO CRAQUE DA SELEÇÃO BRASILEIRA. (FOTO: AFP)
Bar de Fortaleza dará shots de bebidas a cada vez que Neymar levar um tombo durante a próxima partida da Copa do Mundo. A ação acontecerá no Boteco do Imprensa, no Imprensa Food Square, durante o jogo desta quarta-feira, 27, a partir das 15 horas. A Seleção Brasileira jogará contra a Sérvia.
O esquenta para a partida começa um pouco antes do jogo, ao meio-dia, com algumas atrações. Além dos shots gratuitos durante o jogo, o bar dará uma hora de chopp grátis. A promoção acontece das 12 às 13 horas. Para ter direito a todas estas ações, é preciso adquirir a pulseira, no valor de R$ 20. O passaporte dá direito também a sorteio de brindes, couvert artístico e estacionamento inclusos.
No Rio de Janeiro, ação semelhante acontecerá no bar Sir Walter Pub. O estabelecimento decidiu aproveitar a repercussão das quedas de Neymar durante os jogos da Copa do Mundo para fazer uma promoção. Durante a partida Brasil x Sérvia na próxima quarta-feira, 27, o espaço fará rodadas de shot gratuitamente cada vez que o atacante for ao chão.
Se o Brasil ganhar ou empatar no próximo jogo, já estará classificado para a próxima etapa, na disputa pelo hexa. Se perder a partida, as chances de voltar para casa são grandes. No último jogo, dia 22, o Brasil ganhou por 2 x 0, em partida contra a Costa Rica.
25 de junho de 2018 às 18:51
25 de junho de 2018 às 18:53
COPA 2018: IRÃ E PORTUGAL. KARIM ANSARIFARD, DO IRÃ, MARCA OPRIMEIRO GOL DA EQUIPE. – LUCY NICHOLSON/REUTERS/DIREITOS RESERVADOS
Ao empatar em 1 a 1 com a seleção do Irã, em partida disputada, na Mordovia Arena, em Saransk, Portugal ficou em segundo lugar no grupo B e vai enfrentar nas oitavas de final a Seleção do Uruguai, a primeira colocada no grupo A. A Espanha, que empatou com Marrocos em 2 a 2, ficou em primeiro no grupo B e vai jogar nas oitavas contra a Rússia.
As seleções de Portugal e do Irã iniciaram a partida com muita disputa pela bola no meio de campo e velocidade no ataque. A primeira jogada perigosa aconteceu, aos três minutos, com Cristiano Ronaldo, que pelo lado esquerdo da área iraniana, chutou forte para a defesa em dois tempos do goleiro Alireza Beiranvand.
Dois minutos depois, o ataque iraniano consegue uma jogada perigosa, com uma infiltração pelo lado direito. A bola chega dividida para o goleiro Rui Patrício, que faz uma defesa corajosa bloqueando o chute do atacante do Irã. Aos 11 minutos, o ataque do Irã escapa pela direita com Jahanbakhsh. Ele passa a bola para Amiri, que finaliza para fora.
Na maior parte do tempo, as duas seleções tentam chegar ao gol em jogadas pelos lados do campo. Aos 17 minutos, Quaresma bate escanteio pelo lado esquerdo, William Carvalho ajeita a bola de cabeça pra Fonte, o zagueiro chuta da entrada da área, mas a bola é bloqueada por Hosseini.
O ataque do Irã responde com uma falta batida da entrada da área por Ramin, a bola passa da barreira de Portugal, mas sai ao do gol de Rui Patrício. O jogo segue igual, com as duas seleções trabalhando a bola até encontrar o melhor momento para ir ao ataque. Cristiano Ronaldo tem se movimentado por vários setores do ataque, procurando confundir a forte marcação da defesa iraniana.
Preocupado em marcar Cristiano Ronaldo, a defesa iraniana esquece livre Quaresma pelo lado direito. É nessa situação que, aos 44 minutos, ele recebe um passe de Adrien Silva. O atacante avança e, da entrada da área, bate forte no canto direito do goleiro Beiranvand, que salta, mas não consegue evitar o primeiro gol de Portugal. Um minuto depois, o árbitro Enrique Cáceres apitou o fim do primeiro tempo.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com uma tentativa de Cristiano Ronaldo de chegar na área iraniana, mas foi neutralizado pela defesa adversária. Com 1 a 0 a seu favor, a seleção portuguesa trabalhava mais a bola no meio de campo, procurando o melhor momento de atacar.
O que aconteceu aos seis minutos: Cristiano avançou pelo lado direito, entrou em velocidade na área, mas foi derrubado. O árbitro de vídeo é consultado e confirma o pênalti. Cristiano Ronaldo bate no canto esquerdo de Beiranvand que defendeu, impedindo o quarto gol do craque português na Copa da Rússia.
REAÇÃO DE CRISTIANO RONALDO DEPOIS DE PERDER O PÊNALTI EM IRÃ X PORTUGAL (FOTO: REUTERS/IVAN ALVARADO)
Logo depois, em duas jogadas do ataque iraniano, os atacantes caem na área, mas arbitragem manda seguir o jogo sob o protesto dos torcedores iranianos que pediam pênalti. Em seguida, Jahanbakhsh recebeu pela direita, cruzou rasteiro e Pepe chegou na jogada colocando a bola para escanteio. Aos 11 minutos, Carlos Queiroz fez a primeira mudança na equipe do Irã: tirou Haji Safi e colocou Mohammadi.
Passados 20 minutos de bola rolando no segundo tempo, os jogadores portugueses trabalhavam a bola ritmo mais lento, com toques pelas laterais do campo, na tentativa de abrir a defesa do Irã. O jogo caiu em qualidade. Aos 11 minutos, Fernando Santos substitui Quaresma por Bernardo Silva. Pelo lado do Irã, Carlos Queiroz também mexeu no time: saía Jahanbakhsh e entrava Ghoddos.
Aos 26 minutos, Ghoddos, que tinha acabado de entrar, fez uma jogada rápida pela direita e da entrada da área chutou forte: a bola passou perigosamente pelo canto direito do goleiro Rui Patrício. Logo depois, o Irã fez nova mudança: Ansarifard entrou no lugar de Ezatolahi.
Depois dos 30 minutos, o jogo ficou amarrado no meio de campo, com os jogadores dos dois times discutindo em campo. Numa jogada mais ríspida, Cristiano Ronaldo acabou recebendo o cartão amarelo, após o árbitro de campo consultar o vídeo do lance. Oito minutos depois, Fernando Santos trocou joão Mário por João Moutinho.
os 45 minutos, após uma jogada confusa na área de Portugal, em que a bola teria tocado no braço de um defensor, o juiz consultou o árbitro de vídeo e marcou o pênalti contra a seleção portuguesa. Ansarifard bate e fez o gol de empate. Logo depois, o Irã quase fez 2 a 1. Numa jogada rápida pela esquerda, Taremi teve a chance da virada, mas chutou a bola para fora. Aos 57 minutos, o árbitro Enrique Cáceres apitou o fim do jogo. Nas arquibancadas a torcida iraniana aplaudia a sua seleção.
25 de junho de 2018 às 18:36
25 de junho de 2018 às 18:36
OS CRIMINOSOS ENTRARAM PELO ESPAÇO DO AR-CONDICIONADO DA SALA DE INVESTIGAÇÃO. (FOTO: CEDIDA)
A polícia ainda não sabe quantos criminosos arrombaram o prédio do 6° Distrito Policial, na madrugada desta segunda-feira (25), no bairro Pajuçara levando da unidade várias armas que estavam no arquivo do cartório. Os bandidos entraram pelo espaço do ar-condicionado da sala de investigação.
No final da manhã uma equipe de peritos do ITEP esteve na delegacia para dar início as apurações do ocorrido, mas o número de armas levadas não foi revelado. A Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal assumirá as investigações.
25 de junho de 2018 às 18:28
25 de junho de 2018 às 18:28
IZOLDA CLAUDINO DE ALMEIDA TINHA 53 ANOS E FOI ASSASSINADA NO DIA 19 DE MARÇO DESTE ANO NA ZONA NORTE DE NATAL (FOTO: CEDIDA)
A juíza Ingrid Farias Sandes, em processo da 1ª Vara Criminal de Natal, julgou procedente a denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual contra José Cândido de Melo, acusado de matar a facadas sua ex-esposa Izolda Claudino de Almeida Melo, no último dia 19 de março, no bairro Potengi, em Natal. Assim, o réu foi pronunciado pela suposta prática do crime de homicídio (artigo 121 §2º, incisos II, IV e VI do Código Penal) e será submetido ao Tribunal do Júri Popular. A magistrada também manteve a prisão cautelar do réu até o julgamento.
Segundo a denúncia, a vítima e o denunciado estavam em processo de separação, sendo isso decorrência das diversas agressões físicas e verbais sofridas por Izolda ao longo período de 30 anos de casamento com o acusado José Cândido. Inconformado com o divórcio, o acusado já havia, anteriormente, ameaçado a vítima.
A magistrada considerou que pelas provas existentes e os depoimentos colhidos, infere-se a existência de fortes indícios de autoria a apontar o denunciado José Cândido de Melo como o autor do homicídio de sua ex-esposa.
Ao corpo de jurados caberá analisar, por exemplo, as três qualificadoras apontadas na denúncia do Ministério Público: motivo fútil; recurso que dificultou/impossibilitou a defesa da vítima; e homicídio praticado contra mulher por razões da condição de sexo feminino.
Para a manutenção da prisão cautelar, a juíza Ingrid Farias Sandes entendeu que a gravidade concreta do crime aliada à periculosidade social do réu, ratifica a necessidade de manutenção de sua custódia cautelar, para fins de garantir a ordem pública e a manutenção da paz social.
25 de junho de 2018 às 17:02
25 de junho de 2018 às 17:02
FICOU AGENDADA PARA O INÍCIO DE AGOSTO A CONVENÇÃO ESTADUAL DO PSDB, QUE HOMOLOGARÁ TODOS OS CANDIDATOS E AS COLIGAÇÕES.
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) uma reunião com todos os pré-candidatos do PSDB, na Presidência do Partido, que fica no bairro Tirol. A pauta do encontro discutiu as nominatas que o PSDB lançará para a chapa proporcional de estadual e federal, além do nome de Geraldo Melo, como postulante ao Senado. Ficou agendada para o início de agosto a Convenção Estadual do PSDB, que homologará todos os candidatos e as coligações.
“Estamos ouvindo todos os deputados, pré-candidatos, prefeitos e lideranças que fazem do PSDB um partido forte e respeitado em todo Estado. Estamos sendo democráticos e todos juntos pensando no fortalecimento da legenda. Até a sexta-feira, vamos convocar a Executiva Estadual para encaminhamos a posição do partido a Convenção Estadual”, afirma o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente Estadual do PSDB Potiguar.
Também foi discutida a visita do pré-candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, que cumprirá agenda no Rio Grande do Norte no próximo mês de julho.
Participaram das discussões o deputado federal Rogério Marinho, o ex-senador Geraldo Melo, os deputados estaduais Gustavo Carvalho, Larissa Rosado, Márcia Maia, Raimundo Fernandes, Tomba Farias, José Dias e Ezequiel Ferreira. Os pré-candidatos Sandra Rosado (federal) e Dr. Tiago Almeida (Estadual), além do empresário Haroldo Azevedo, postulante a uma das suplências de senador, também estavam na sede do PSDB Potiguar.
25 de junho de 2018 às 16:49
25 de junho de 2018 às 16:49
ATÉ O MOMENTO, 198.515 MIL PESSOAS JÁ FORAM IMUNIZADAS NA CAPITAL POTIGUAR
A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza encerrou-se na última sexta-feira (22), no entanto a vacina segue disponível nas unidades de saúde de Natal enquanto durarem os estoques exclusivamente para as pessoas que integram os grupos prioritários.
Fazem parte desse público-alvo definido pelo Ministério da Saúde: gestantes; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos; crianças entre 6 meses e menores de cinco anos; trabalhadores da saúde; indígenas; professores; população privada de liberdade; profissionais do sistema prisional; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais (DCNTs).
Até o momento, 198.515 mil pessoas já foram imunizadas na capital potiguar, sendo os idosos (77.351), DCNTs (39.039), crianças (32.462) e trabalhadores da saúde (28.993) os grupos com maior quantidade de registros.
Para receber a dose da vacina é preciso apresentar documento de identificação com foto; cartão de vacinação (caso não tenha, um novo será feito na unidade); se for necessário, documento que ateste fazer parte do grupo de risco, como receituário ou comprovante médico no caso de portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
25 de junho de 2018 às 16:19
25 de junho de 2018 às 16:19
O VEREADOR SUELDO MEDEIROS (PHS) RELATOU A MATÉRIA DANDO PARECER FAVORÁVEL E FOI SEGUIDO PELOS DEMAIS VEREADORES.
Reunida na manhã desta segunda-feira (25), a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal apreciou treze projetos de Lei e entre os aprovados está o que altera o Código de Meio Ambiente e o que permite que casais em união homoafetiva possam se cadastrar como unidade familiar em projetos habitacionais do município, tendo assim direito a adquirir um imóvel.
Este último é o Projeto de Lei 134/18, de autoria do vereador Dickson Júnior (PSDB), que versa sobre a permissão para que casais homoafetivos, em união civil ou estável, possam se inscrever como unidade familiar em programas habitacionais desenvolvidos pela Secretaria de Habitação do município (Seharpe). O vereador Sueldo Medeiros (PHS) relatou a matéria dando parecer favorável e foi seguido pelos demais vereadores.
Comentários