SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 19, 2018

PM abre processo contra tenente envolvido em assédio na Rússia

VÍDEO: NO VÍDEO, GRUPO DE HOMENS VESTINDO A CAMISA DO BRASIL APARECE AO LADO DE MULHER QUE PASSA A IMPRESSÃO DE NÃO COMPREENDER SENTIDO SEXISTA DAS FRASES GRITADAS (TWITTER/REPRODUÇÃO)

Após a repercussão negativa alcançada pelo vídeo em que um grupo de brasileiros é filmado assediando uma mulher durante as comemorações da Copa do Mundo, a Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) decidiu instaurar processo administrativo disciplinar contra um tenente reconhecido entre os torcedores brasileiros.

De acordo com a PM, o oficial filmado desrespeitando a mulher não identificada trabalha em Lages (SC) e está de férias. Em nota, a instituição afirma não respaldar o comportamento do grupo de turistas, sobretudo quando tais atos são praticados por um militar.

“Este tipo de atitude é incompatível com a profissão e o decoro da classe, previsto no Regulamento Disciplinar e no Estatuto da PMSC, independentemente de [o militar] estar em período de férias, folga ou qualquer outra situação de afastamento”, sustenta a corporação, garantindo que, assim que retornar ao trabalho, o tenente deverá responder por sua atitude.

No vídeo, um grupo de homens vestindo a camisa da seleção brasileira aparece ao lado de uma mulher não identificada que passa a impressão de não compreender o sentido sexista das frases que o grupo grita, em coro e em português.

OAB

Um segundo torcedor filmado foi identificado como sendo um advogado de Pernambuco. Em nota pública em que classifica o episódio como lamentável, a seccional estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) repudia “veementemente” o conteúdo do vídeo que circulou nas redes sociais, chegando a ser veiculado pela imprensa de outros países.

“A preconceituosa atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher”, sustenta a entidade.

A OAB lembra que, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três mulheres é ou será vítima de violência de gênero no mundo, sendo o Brasil o 5º país no ranking mundial de violência contra as mulheres.

“As estatísticas são alarmantes e nos levam a uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma mudança urgente da cultura machista e patriarcalista em que nossa sociedade ainda está, infelizmente, inserida”, acrescentam os autores da nota.

Diante da dificuldade de contatar o tenente e o advogado, e como, até o momento, nem todos os brasileiros filmados foram identificados, a Agência Brasil optou por não divulgar os nomes dos envolvidos.

Repercussões

Mais cedo, o Ministério do Turismo já tinha condenado a atitude do grupo de brasileiros, afirmando que o machismo e a misoginia não são aceitáveis sob nenhum aspecto, muito menos em um evento como a Copa do Mundo, realizado, segundo a pasta, para “promover a integração entre povos e culturas do mundo todo”.

Além disso, a embaixada brasileira na Rússia informou ter recebido, pela internet, manifestações informais de brasileiros repudiando o comportamento dos torcedores. A embaixada brasileira na Rússia recomendou aos torcedores que mantenham comportamento cordial e respeitoso.

O Itamaraty, por sua vez, lembrou que divulgou uma cartilha elaborada junto com o Ministério do Esporte. Disponível na internet, o guia contém recomendações contra possíveis atos que possam insultar ou humilhar outras pessoas em razão de gênero, raça, etnia, origem social, religião ou orientação sexual.

A cartilha alerta para o fato de que, na Rússia, qualquer comportamento interpretado como assédio sexual pode ser punido com multa ou prisão de até um ano. Segundo o documento, caso cometam alguma conduta considerada grave, como violência ou comportamento desrespeitosos, os infratores responderão às autoridades policiais russas, ficando sujeitas a serem banidas dos estádios, multa ou prisão.

 

Exame

Mais 9,5 milhões ainda não se vacinaram contra a gripe

CAMPANHA NACIONAL TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA (FOTO: MINISTÉRIO DA SAÚDE/DIVULGAÇÃO)

Com apenas três dias para o fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que termina nesta sexta-feira (22), o Ministério da Saúde informou que 9,5 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo ainda não se vacinaram. Deste total, 4,4 milhões são crianças menores de cinco anos. Por causa da baixa cobertura, o governo já havia prorrogado a campanha por mais uma semana. A meta do governo é atingir 90% do público prioritário, que totaliza 54,4 milhões de pessoas, mas o índice de cobertura alcançado até agora foi 80,7% (44,8 milhões de pessoas).

As crianças de seis meses a cinco anos de idade e as gestantes, um dos grupos prioritários mais vulneráveis à gripe, registram o menor índice de vacinação contra a gripe, com cobertura de apenas 65% e 68,9%, respectivamente. Já o público com maior cobertura da vacina contra a gripe é o de professores, com 95,1%, seguido pelas puérperas – mulheres que deram à luz em até 45 dias -, com 94,1%. Os idosos, cujo índice de cobertura é de 88,7% e a população indígena, com 88,5% de vacinação, aparecem em seguida entre os públicos imunizados. Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura de vacinação está em 86,8%.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Por região

A região Sudeste é a que tem menor cobertura vacinal contra a gripe até o momento, com 74,62% do público-alvo imunizado. Em seguida estão as regiões Norte (74,67%), Sul (83,4%), Nordeste (86,8%) e Centro-Oeste, com a melhor cobertura até agora: de 95,4%. Entre os estados, Goiás, Amapá, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo e Alagoas possuem cobertura vacinal contra a gripe acima de 90%. Os estados com as taxas mais baixas de vacinação contra a gripe são Roraima, com 56% e Rio de Janeiro, com 61,1%, informou o ministério.

Disponibilidade

Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação contra a gripe poderá ser ampliada para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. Em nota, o Ministério da Saúde reforçou a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar contra a gripe os grupos prioritários, em especial crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.

A região Sudeste é a que tem menor cobertura vacinal contra a gripe até o momento, com 74,62%. Em seguida estão as regiões Norte (74,67%), Sul (83,4%), Nordeste (86,8%) e Centro-Oeste, com a melhor cobertura: 95,4%. Entre os estados, Goiás, Amapá, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo e Alagoas possuem cobertura vacinal contra a gripe acima de 90%. Os estados com as taxas mais baixas de vacinação contra a gripe são Roraima, com 56% e Rio de Janeiro, com 61,1%.

Números da gripe

O último boletim de influenza do Ministério da Saúde aponta que, até 9 de junho, foram registrados 2.715 casos em todo o país, com 446 óbitos. Do total, 1.619 casos e 284 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 563 casos e 87 óbitos. Além disso, foram 259 registros de influenza B, com 30 óbitos e os outros 274 de influenza A não subtipado, com 45 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 1.227 casos e 204 óbitos por complicações relacionadas à gripe.

Entre as mortes em decorrência dos vírus da influenza, a média de idade foi 52 anos. A taxa de mortalidade por influenza no Brasil está em 0,18% para cada 100 mil habitantes, segundo dados do ministério. Dos 374 indivíduos que foram a óbito por influenza, 267 (71,4%) apresentaram pelo menos um fator de risco para complicação, com destaque para adultos maiores de 60 anos: cardiopatas, diabetes mellitus e pneumopatas. Esse público é considerado de risco para a doença, por isso a vacina contra a gripe é garantida gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Agência Brasil

Rússia vence o Egito e garante classificação para as oitavas de final

EQUIPE DA RÚSSIA COMEMORA O TERCEIRO GOL (PILAR OLIVARES/REUTERS/DIREITOS RESERVADOS)

Os donos da casa são os primeiros a se classificarem para as oitavas de final da Copa do Mundo. A Rússia venceu o Egito por 3 a 1 hoje (19), em São Petersburgo, e chegou a 6 pontos. Ela pode até ser ultrapassada pelo Uruguai, que tem três pontos e joga contra a Arábia Saudita amanhã (20), mas está garantida pelo menos em segundo lugar no grupo.

A vitória veio após um primeiro tempo amarrado, sem grandes oportunidades de gol. A torcida russa só pode festejar no segundo tempo, quando a seleção fez três gols e garantiu a vitória. Cheryshev, que substituiu Dzagoev na primeira partida e fez dois gols, voltou a marcar hoje. Na última rodada da primeira fase, a Rússia enfrenta o Uruguai e o Egito enfrenta os sauditas.

O jogo

O primeiro tempo trouxe russos e egípcios para mais próximos da realidade de cada seleção. Os 45 minutos iniciais mostraram que a Rússia não era tão boa quanto parecia ao golear a Arábia Saudita no primeiro jogo. Da mesma forma, foi possível ver as armas ofensivas do Egito, nulas contra o Uruguai, na última sexta-feira (15).

A presença de Mohamed Salah, ausente do primeiro jogo, deu mais qualidade no toque de bola e presença no ataque. Mas mesmo assim foram poucas chances de marcar. A Rússia, por sua vez, encontrou dificuldades para furar a defesa. O ferrolho egípcio só cedeu no segundo tempo.

Segundo tempo

O gol russo, tão aguardado pela torcida, saiu logo no segundo minuto. Mas foi mais por azar do Fathi, camisa 7 egípcio, do que por mérito do ataque. O russo Zobnin deu um chute a gol completamente torto, mas Fathi tentou afastar a bola e acabou colocando no canto do goleiro El-Shenawy.

Aos 13 minutos, Cheryshev mostrou que tem estrela. Recebeu um bom passe de Mário Fernandes na linha de fundo e bateu para o gol. A tão sonhada classificação às oitavas de final estava mais próxima. E três minutos depois, veio o terceiro gol. Dzyuba recebeu um lançamento longo vindo da defesa, usou seu 1,96 m de altura para dominar, proteger a bola e girar para, em seguida, bater no canto esquerdo do goleiro.

A partir daí, o jogo, que já estava difícil, ficou desesperador para a seleção africana. Tentando pressionar a defesa russa, ainda que sem organização, os egípcios conseguiram um pênalti a seu favor. Aos 26 minutos, Salah foi derrubado dentro da área. Inicialmente, o árbitro marcou falta fora da área, mas a arbitragem de vídeo alertou sobre o pênalti. Salah bateu forte, sem chances para o goleiro. Foi o gol de honra.

A derrota não elimina os egípcios, mas eles dependem de uma vitória da Arábia Saudita sobre o Uruguai amanhã, em um resultado que, se acontecer, é considerado uma zebra.

 

Agência Brasil

Oportunidade: Prefeitura do Natal abre mais de 400 vagas para Cursos Gratuitos de Qualificação Profissional

OS CURSOS TÊM A CARGA HORÁRIA COMPOSTA POR ATÉ 200 HORAS/AULAS, NOS TURNOS DA MANHÃ E DA TARDE

A partir da próxima terça-feira (26) até 20 de julho, das 08h às 12h e das 13h às 17h, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), abre inscrições para os Cursos Gratuitos de Qualificação Profissional.

São 311 vagas distribuídas nos cursos de Iniciação à Informática; Doces Gourmet; Design de Sobrancelhas, Libras, Corte de Cabelo; Escovas e Penteados; Bordado Crivo; Rotinas Administrativas; Garçom; Qualidade no Atendimento; Espanhol para Recepção; Artesanato em Feltro; Camareira e Auxiliar de Limpeza, destinadas às pessoas que encontram-se em situação de desemprego, jovens (a partir de 15 anos) e idosos que almejam a inserção no mercado de trabalho.

Além dessas, a Prefeitura também ofertou 111 vagas para usuários da rede socioassistencial (acompanhados pelas unidades descentralizadas da Semtas).

Administrados pelo Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP), os cursos têm a carga horária composta por até 200 horas/aulas, nos turnos da manhã e da tarde. As aulas começam no próximo mês de julho.

No ato da inscrição é necessário levar:

  • Identidade
  • CPF
  • PIS
  • NIS (Número de Inscrição Social)
  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de Residência (últimos dois meses)
  • Comprovante de Escolaridade
  • Comprovação de Conhecimentos Técnicos se o curso exigir

 

Vai de Robinson: em mensagem de áudio, Júlio Protásio ataca atual prefeito de Natal e diz que seu grupo político não vai votar no ex, Carlos Eduardo

o ex-vereador de Natal, Júlio Protásio, anunciou na tarde desta terça-feira (19), através de mensagem de áudio divulgada em grupo de WhatsApp, que ele e sua esposa, a vereadora Ana Paula (PSDC), assim como lideranças políticas ligadas a ambos, não vão votar na candidatura ao governo do Estado encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, de quem, aliás, o próprio Protásio foi líder na Câmara Municipal de Natal.

Em suas declarações, Júlio Protásio diz que o seu grupo político irá se incorporar à campanha de reeleição do governador Robinson Faria (PSD), e tenta responsabilizar o prefeito Álvaro Dias como sendo o pivô da sua decisão de não votar em Carlos Eduardo.

“Vamos aderir ao governador Robinson Faria e descontar toda essa injustiça que Álvaro Dias fez conosco com a conivência (de Carlos Eduardo), porque não houve nenhuma proteção do ex-prefeito Carlos Eduardo”, declarou.

Protásio deixa claro que, ao apoiar o governador Robinson Faria, os componentes de seu grupo político, demitidos da Prefeitura por Álvaro Dias, serão alojados em cargos da administração estadual. “Eu e Ana Paula estaremos anunciando até sexta-feira o apoio ao governador e levando as nossas pessoas que forem exoneradas da Prefeitura, para o Governo do Estado, se Deus quiser”, revela.

ATAQUES

Em sua fala, gravada em um áudio, Júlio ataca Álvaro Dias, acusando o prefeito de “tentar humilhar” a esposa, pressionando-a para votar em “tudo o que ele quer”, além de impor o apoio à candidatura do filho, Adjuto Dias, que disputa uma cadeira de deputado estadual.

Entre os ‘títulos injuriosos’ que ele destinou ao prefeito Álvaro Dias, destacam-se os adjetivos de “coronel travestido de prefeito”, “prefeito de plantão” e “ditador disfarçado”.

Miliciano suspeito de envolvimento no caso Marielle é transferido para o presídio de Mossoró-RN

ORLANDO CURICICA FOI ENVOLVIDO POR TESTEMUNHAS NA MORTE DE MARIELLE FRANCO E ANDERSON GOMES. (FOTO: REPRODUÇÃO)

 O ex-PM Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando Curicica, foi transferido na manhã desta terça-feira (19) para o presídio Federal de Mossoró, de segurança máxima, conforme determinação judicial.Orlando, que seria chefe de uma milícia na Zona Oeste, foi apontado por um delator como suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Ele estava preso desde outubro do ano passado na Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu I), na Zona Oeste do Rio. O advogado do ex-PM entrou com um pedido de habeas corpus para que ele responda pelos crimes em liberdade. O julgamento do habeas corpus está marcado para a tarde desta terça-feira.

Orlando foi preso pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ele é acusado de mandar matar, em 2015, o presidente da escola de samba União do Parque Curicica, Wagner Raphael de Souza, conhecido como Dádi. Ao todo, 12 tiros atingiram o carro da vítima.

A testemunha do caso Marielle teria contado à Polícia Federal que o vereador Marcelo Siciliano e o ex-PM Orlando Araújo queriam a morte da vereadora Marielle Franco. A motivação do crime, de acordo com o depoimento do delator, foi o avanço de ações comunitárias de Marielle em áreas de interesse da milícia na Zona Oeste.

A Secretaria Estadual de Segurança (Seseg) solicitou à Justiça a transferência de Orlando para um presídio federal de segurança máxima, 11 dias após a morte da vereadora.

O ex-policial também responde a processo por organização criminosa e mais uma acusação por porte ilegal de arma. Uma pistola foi encontrada na casa dele no dia da prisão. A polícia acredita que mesmo de dentro da cadeia, Orlando comanda uma das principais milícias da Zona Oeste.

G1 RN

PROCON NATAL constata redução no preço do milho verde em relação ao ano passado

O PROCON ORIENTA QUE O CONSUMIDOR QUE PUDER ANTECIPAR A COMPRA DEVE FAZÊ-LO, POIS QUANTO MAIS PERTO DO SÃO JOÃO, MAIOR É A PROCURA PELO MILHO

 

O PROCON Natal  realizou neste mês de junho uma pesquisa para medir o preço do milho verde para o consumidor final. A pesquisa foi realizada de 04 a 07 e na segunda semana de 11 a 14. Foram pesquisados 08 (oito) tradicionais feiras da cidade (Alecrim, Santa Catarina, Conjunto Pirangi, Igapó, Nova Natal, Cidade da Esperança, Carrasco), Ceasa, Centro de Agricultura da Família , além de Supermercados e Mercadinhos.

A variação em comparação com o ano passado apontou uma queda. A unidade teve uma redução de (-8,55%) nas feiras livres e de (-13,44%) nos canteiros de vendas. A mão com 50 unidades seguiu a mesma tendência de queda em relação ao ano anterior de (-8,79%) para as feiras e (12,87%) nos canteiros de venda na cidade, o cento desse produto ficou com uma redução de (-8,09%) e (-13,31%) para feiras e canteiros de venda respectivamente.

A redução nos preços se deve, entre outros fatores, às dificuldades na economia sentidas atualmente e os pesquisadores observaram que na compra de maiores quantidades, os comerciantes ofereceram bons descontos para fechar a venda. O PROCON orienta que o consumidor que puder antecipar a compra deve fazê-lo, pois quanto mais perto do são João, maior é a procura pelo milho, e o ideal é que o consumidor não deixe para comprar na véspera, correndo o risco de ter dificuldades para encontrar tendo que pagar mais caro

A pesquisa na íntegra está disponível no site do PROCON NATAL:  www.natal.rn.gov.br/procon .

Polícia Civil prende suspeitos de tráfico de drogas em Nova Parnamirim

 

GILSON ALVES DA SILVA JÚNIOR E MARCELO NASCIMENTO DE FRANÇA, SUSPEITOS PELA PRÁTICA DO CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS

Uma equipe de policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim prendeu, na tarde desta terça-feira (19), Gilson Alves da Silva Júnior e Marcelo Nascimento de França, suspeitos pela prática do crime de tráfico de drogas no bairro de Nova Parnamirim.

Gilson estava traficando em sua própria residência e no momento da abordagem policial, ele estava vendendo drogas a um popular que ali se encontrava. Na ação foi apreendido R$ 1.042,00 (mil e quarenta e dois reais), uma quantidade de drogas e balança de precisão.

A 2ª DP de Parnamirim conta com o apoio da população local para elucidar crimes de tráfico de drogas, homicídios, roubos e outros crimes de maior gravidade. A população pode usar um serviço próprio de “Disk Denúncia”, através do aplicativo What’s App pelo número (84) 9 8135-6724, sendo garantida a preservação do anonimato do denunciante.