A PARTIR DESTE MÊS, TODAS AS TERÇAS-FEIRAS, A UNIDADE MÓVEL DA INSTITUIÇÃO ESTARÁ COLETANDO DOAÇÕES E CADASTRANDO NOVOS DOADORES.
Doar sangue é um ato de solidariedade, que ajuda a salvar vidas. Nesse pensamento, em apoio ao banco de sangue do Hemocentro do Rio Grande do Norte, o Partage Norte Shopping passa a ser um ponto fixo de coletas na Zona Norte.
A partir deste mês, todas as terças-feiras, a unidade móvel da instituição estará coletando doações e cadastrando novos doadores. O veículo ficará estacionado na entrada do empreendimento, na Avenida João Medeiros Filho, das 08h às 17h.
Na hora de doar, é necessário passar por uma breve entrevista, que tem como objetivo dar mais segurança aos doadores e pacientes que receberão a doação. É importante a sinceridade nas respostas. Tudo que foi respondido será mantido em sigilo.
Requisitos para doar:
Ø Sentir-se bem, com saúde;
Ø Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;
Ø Pesar acima de 50 kg;
Ø Ter entre 16 e 67 anos;
Ø Não estar em jejum;
Ø Ter dormido, no mínimo, 6 horas na noite anterior;
Ø Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
Ø Evitar fumar por 2 dias;
Ø Evitar alimentos gordurosos.
Serviço:
Doação de Sangue
Data: Todas as terças-feiras
Local: Estacionamento do Partage Norte Shopping – Entrada C&A
O CURSO, QUE É GRATUITO, TEM A DURAÇÃO DE 30 HORAS AULA E JÁ FOI REALIZADO EM MAIS DE 900 CÂMARAS EM TODO O BRASIL
Servidores das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte receberão, entre os dias 18 a 21, na Faculdade Maurício de Nassau, Ponta Negra, curso de capacitação para informatizar o processo legislativo em suas respectivas Casas Parlamentares. O Programa Interlegis, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) , do Senado Federal, em parcerias com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam) e Câmara Municipal de Natal, visa informatizar o processo legislativo com a inserção de dados sobre a tramitação de Projetos de Lei até a organização e acompanhamento de plenárias.
“Através da ferramenta SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, as Câmaras Municipais passarão a ter um controle maior sobre os processos legislativos, sobre as matérias executadas na instituição. O software também oferece um painel eletrônico digital para votações em plenário”, explicou o instrutor do curso, Adalberto Oliveira.
Outro benefício oferecido pelo software SAPL é a participação da população no acompanhamento dos trabalhos desempenhado nas Câmaras Municipais. “Com a instalação do Sistema o cidadão poderá acompanhar digitalmente o andamento dos trabalhos da Casa, quais Projetos de Lei foram aprovados, em qual Comissão ele está tramitando e quando ele foi votado”, disse Adalberto.
O curso, que é gratuito, tem a duração de 30 horas aula e já foi realizado em mais de 900 Câmaras em todo o Brasil. “É um curso que está sendo ofertado em todo o Brasil para modernizar o nosso legislativo e proporcionar transparência no sistema de apoio ao processo legislativo”, destacou Dalva Dutra, coordenadora de eventos do ILB.
O Presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (AVANTE), ressaltou que a transparência do sistema vai gerar eficiência nos resultados dos trabalhos legislativos. “A transparência é a base de uma instituição pública, temos a Lei do acesso à informação, assim como uma cobrança maior da população pela transparência. Através dessa capacitação nós traremos mais uma ferramenta para simplificar a operacionalidade das Câmaras e gerar mais eficiência”, comentou Raniere.
“A ferramenta é maravilhosa porque em algumas Câmaras, principalmente as menores, o processo não é digital e não conta com a participação da população. O novo sistema vai facilitar o acesso da população, pela internet, de todos os trabalhos realizados nas Câmaras”, afirmou Juliane Rufino, servidora da Câmara Municipal de Santana do Seridó.
O curso vai até quarta-feira, 20. Já no dia 21 ocorre o Encontro Regional Interlegis, que vai reunir servidores, gestores e parlamentares das diferentes esferas, na Escola de Governo do Estado, no Centro Administrativo, em palestras e debates sobre capacitação, modernização do legislativo e eleições.
Nesta terça-feira (19), dia em que o GACC-RN celebra 29 anos, a instituição apresentará um projeto de financiamento coletivo para a gravação do CD infantil “Flor deCactos”, com 10 faixas compostas e interpretadas por crianças atendidas pela instituição. O Grupo receberá colaboradores, parceiros e imprensa para falar sobre o projeto e anunciar a data de abertura da campanha junto ao público. O objetivo é engajar jornalistas, formadores de opinião e iniciativa privada na divulgação e concretização do projeto.
O projeto de financiamento coletivo contempla a realização de oficinas de preparação e formação musical (canto, percussão, ritmos, poesia e harmonia), a gravação do CD e possivelmente a realização de um show de lançamento. A instituição irá convidar artistas da música potiguar para participar da gravação do disco, promovendo uma troca de experiências entre os artistas e as crianças compositoras. Após o lançamento, o CD será disponibilizado nas plataformas digitais e distribuído para rádios comunitárias do RN.
As composições são fruto do trabalho da artista Rafaela Brito em suas oficinas de arte, percussão e poesia, junto às crianças atendidas pelo GACC RN. Todas as faixas são composições originais e tratam de temas infantis vividos pelas crianças.
Sobre o projeto Flor de Cactos
Durante as oficinas de música, realizadas no GACC- RN, as crianças aprendem a confeccionar instrumentos com materiais reciclados e são incentivadas a criar suas próprias composições através de suas histórias, descrevendo seus sonhos e sentimentos em versos e melodias. No início do processo, surgiu a “Bandinha do GACC”, que realizou uma apresentação pública no Parque das Dunas no Setembro Dourado de 2017.
Com o aperfeiçoamento do projeto, a bandinha das crianças ganhou o nome “Flor de Cactos”, em alusão à beleza que surge em meio às adversidades. O nome faz uma analogia entre o enfrentamento do câncer e os espinhos do cactos, entre a flor e a arte das crianças.
O potencial desta atividade é restaurador, um processo importante para a elevação da autoestima das crianças, além de aguçar a sensibilidade musical, a criatividade, o intelecto, o físico, a concentração, o equilíbrio emocional e a autoconfiança. Assim nasceu o projeto “Flor de Cactos”, um projeto artístico, com a linguagem musical e o objetivo de estimular a criatividade, ampliar as possibilidades de expressão e apresentar obras musicais compostas e interpretadas por crianças e para crianças.
SERVIÇO
Lançamento da campanha de financimento coletivo para execução do projeto “Flor de Cactos”
19 de junho, terça-feira, com apresentações às 10h, 11h e 12h
O SHOW SERÁ INTERPRETADO POR NARA COM O ACOMPANHAMENTO DA ORQUESTRA SANFÔNICA POTIGUAR
Este ano a cantora potiguar Nara Costa completa 30 anos de carreira, e para celebrar este momento importante no seu trabalho a cantora apresenta o show “Nordestinamente” no dia 29 de junho no anfiteatro da UFRN, dentro da programação cultural da XXIV CIENTEC.
O show, repleto de boa e autêntica música nordestina, será interpretado por Nara com o acompanhamento da Orquestra Sanfônica Potiguar, regida pelo maestro Roberto Silva, além dos músicos Darlan Marley (bateria), Wallysson Santos (guitarra), Nael Lima (contrabaixo) e Lipe Guedes (sanfona).
O repertório será um resgate a música nordestina e trará também a valorização da música potiguar com obras de compositores como: Pedro Mendes, Tico da Costa, Itanildo Medeiros, Marcondes Brasil, Zeca Brasil, Mário Lúcio, Daniel freire e claro Elino Julião.
A apresentação tem o patrocínio da Broker Prestígio, através da Prefeitura Municipal do Natal, por meio do programa de incentivo à cultura Djalma Maranhão.
Sobre Nara Costa
Nara Costa tem 30 anos de carreira musical Potiguar, cinco CDs gravados e alguns prêmios reconhecidos. Ela já levou a música potiguar para todo o nordeste e para algumas cidades do Brasil como Ponta Porã no Mato Grosso do Sul, junto com a Orquestra Sanfônica Potiguar. Cantou também fora do país quando esteve divulgando seu álbum “Em Cena” na Itália, CD este com a participação especial de Margareth Menezes na canção “Abraço do mar” do compositor Potiguar Arcésio Andrade. Em 2017 lançou seu último álbum CD e DVD “Gonzaguinha 70 anos” no teatro Riachuelo em Natal com a participação de Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha. O show teve grande aceitação de público e crítica, e Nara o reapresentou no 6ª MPB Jazz. Ainda em 2017 participou da campanha “Música Potiguar Nosso Som tem Valor” como forma de fortalecer e fomentar a música produzida no estado do RN. Este ano celebra 30 anos de carreira com o show “Nordestinamente”.
SERVIÇO
Nara Costa – Nordestinamente
Dia 29 de junho, às 21h.
Local: Anfiteatro da UFRN
Acesso gratuito
Patrocínio: Broker Prestígio, através da Prefeitura Municipal do Natal, por meio do programa de incentivo à cultura Djalma Maranhão.
A MULTINACIONAL KIMBERLY-CLARK, NÃO SEGUIU ADEQUADAMENTE OS PROCEDIMENTOS QUE GARANTIRIAM QUE O MATERIAL DO PRODUTO É ATÓXICO E SEGURO PARA BEBÊS
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (18), em resolução publicada no Diário Oficial da União, a suspensão da venda de parte dos lotes de fraldas descartáveis do modelo Tripla Proteção, da marca Huggies Turma da Mônica, recomendando que os consumidores que já tenham comprado unidades consideradas irregulares evitem utilizá-las.
A medida, que determina o recolhimento dos estoques disponíveis no mercado, está sendo tomada porque a fabricante, a multinacional Kimberly-Clark, não seguiu adequadamente os procedimentos que garantiriam que o material do produto é atóxico e seguro para bebês, de acordo com a Agência.
Segundo a Anvisa, a empresa deixou pendentes os exames de irritações cutâneas primárias e cumulativas e de sensibilização, capazes de detectar se o produto pode causar alergias. Atualmente, a legislação brasileira prevê que fabricantes de fraldas e absorventes higiênicos repitam esses testes, chamados de pré-clínicos, toda vez que alterem algo em sua cadeia de produção. As marcas também são obrigadas a elaborar um estudo de estabilidade dos produtos, registrando, além dos resultados dos testes, metodologias analíticas, condições de conservação da amostra, periodicidade de análise e data de vencimento.
Venda suspensa
Em nota enviada à Agência Brasil, a Kimberly-Clark informou que já suspendeu a comercialização dos lotes afetados, mas que irá recorrer da decisão, por discordar de seu teor. De acordo com a empresa, as fraldas dos lotes interditados pela Anvisa podem apresentar escurecimento, em decorrência da oxidação do polímero (gel superabsorvente).
Caso o consumidor tenha adquirido um item desses lotes e queira buscar esclarecimentos, a orientação da fabricante é de que entre em contato com seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo telefone 0800 709 5599.
Assegurando que nenhum outro produto da linha Huggies Turma da Mônica foi afetado, a Kimberly-Clark reiterou em seu comunicado que o produto não causa dano à saúde dos consumidores e que sua qualidade tem sido comprovada por exames toxicológicos e dermatológicos, realizados em laboratórios externos, idôneos e independentes.
Lotes
Os lotes mencionados pela Anvisa na resolução são os seguintes:
SZ LOTE NA FAB: 01/06/2015 a SZ LOTE NC FAB: 30/06/2015
SZ LOTE OB FAB: 01/06/2015 a SZ LOTE OC FAB: 30/06/2015
SZ LOTE PA FAB: 15/06/2015 a SZ LOTE PC FAB: 30/06/2015
CENA DO VÍDEO QUE REPERCUTIU NAS REDES (TWITTER/REPRODUÇÃO)
Um vídeo no qual torcedores brasileiros aparecem ao lado de uma jovem na Copa do Mundo da Rússia viralizou nas redes sociais e no WhatsApp neste fim de semana.
Nas imagens, o grupo de ao menos cinco homens, alguns com a camisa da seleção brasileira, tenta convencer a moça a gritar uma frase impublicável, uma referência constrangedora a ela própria. Trata-se da velha piada de mau gosto de fazer estrangeiros repetirem termos chulos em português. Claramente sem entender o significado do que é dito, ela tenta acompanhar os torcedores.
Um dos torcedores brasileiros presentes no vídeo foi identificado: Diego Valença Jatobá, que foi secretário de Turismo de Ipojuca (PE), onde está a praia de Porto de Galinhas, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Jatobá é conhecido no Nordeste e recebeu apoio de diversos famosos (como Bruno Gagliasso e Grazi Massafera) em um projeto social, o Por Causa, no qual cofrinhos em forma de porco são usados para colher doações destinadas a projetos de educação.
DIEGO VALENÇA JATOBÁ ,EX- SECRETÁRIO DE TURISMO DE IPOJUCA (PE), É UM DOS TORCEDORES QUE APARECE NO VÍDEO.
Nas redes sociais, diversas postagens acusam o grupo de assédio.
“A desculpa, como sempre, “é que é só brincadeira”. Machismo/assédio não é brincadeira”, publicou o perfil Quebrando o Tabu.
“Cadê os amigos ‘mas eu não sou machista’ falando desses homenzinhos de merda sacaneando a mina russa? Que nojo. É contra esse tipo de coisa que a gente espera que vocês se coloquem, sabe? É o mínimo. Dar risadinha é compactuar”, postou a escritora Clara Averbuck.
A Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim (SESAD) públicou no Diário Oficial do Município, um edital de Chamamento Público para credenciamento de pessoas jurídicas da área de saúde nas especialidades de Fisioterapia, Cardiologia, Oftalmologia, Laboratório Clínico, Radiologia, Ultrassonografia, Tomografia, Ressonância magnética, Biópsias, Ortopedia, Traumatologia, Angiologia e outras, para atendimento, em caráter complementar, aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.
O período para o credenciamento das propostas começa hoje, segunda-feira (18) e segue até o dia 25 de junho de 2018, segunda-feira da próxima semana. Os interessados devem procurar a SESAD, situada à Rua Altino Vicente de Paiva, 210, Edifício Cartier, Monte Castelo, na sala da Comissão Permanente de Licitação da SESAD, 3º andar, sala n° 309, de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h.
“Todos as pessoas jurídicas interessadas em prestar serviços ao SUS deverão participar deste chamamento público, inclusive as unidades já credenciadas, devendo encaminhar a documentação exigida e cumprindo os requisitos deste edital”, diz o Secretário de Saúde, Dr. Júnior Azevedo.
Os serviços deverão ser prestados, necessariamente, dentro do limite territorial do Município de Parnamirim e as unidades inscritas deverão dispor de acesso específico para as pessoas portadoras de deficiência física.
A Comissão Permanente de Licitação da SESAD publicará a relação das instituições consideradas habilitadas a este edital de chamada pública em data a ser divulgada posteriormente, no Diário Oficial do Município.
Para saber mais sobre os critérios de participação nesta chamada pública e ter acesso aos documentos necessários para inscrição, clique AQUI.
RENATO TAPIA TEVE DE SER SUBSTITUÍDO POR CAUSA DE UM CHOQUE DE CABEÇA. (FOTO: MAX ROSSI/REUTERS)
Após sofrer uma pancada no jogo contra a Dinamarca no sábado (16), o meia da seleção do Peru, Renato Tapia, não lembra da partida. O jogo marcou o retorno do Peru a uma Copa do Mundo depois de 36 anos
Após um choque de cabeça com Delaney, da Dinamarca, Tapia desabou no chão, “apagou” e teve de ser substituído – Pedro Aquino entrou em seu lugar. Numa rede social, Tapia tranquilizou a torcida peruana, mas admitiu não ter qualquer lembrança do jogo de sábado, que o Peru perdeu por 1 a 0.
– Com mais tranquilidade depois do golpe que tive. Não me lembro de nada do dia de ontem. Só sei que foi um dia especial e amo ainda mais o meu país – disse o meia.
Renato Tapia ainda é dúvida do técnico Ricardo Gareca para a partida contra a França, nesta quarta-feira, às 12h (de Brasília), em Ecaterimburgo. Se não puder jogar, Pedro Aquino deve ser titular.
Guerrero titular?
Tapia não treinou nesta segunda-feira, enquanto Paolo Guerrero trabalhou com bola e tem boas chances de sair jogando. Entrevistado do dia, o lateral-esquerdo Miguel Trauco, do Flamengo, espera ter o apoio da torcida no duelo com os franceses.
– Agradecemos a quem torce por nós e faz com que nos sintamos em casa, esperamos agradecer a todos com uma vitória – destacou Trauco.
Comentários