15 de junho de 2018 às 17:25
15 de junho de 2018 às 17:25
CRISTIANO RONALDO MARCOU OS TRÊS GOLS DE PORTUGAL E GARANTIU O EMPATE (FOTO: HANNAH MCKAY/REUTERS)
Portugal e Espanha ficaram no 3 a 3 na tarde desta sexta-feira, na estreia das seleções na Copa 2018, e foram responsáveis por um momento histórico no Estádio Olímpico de Sochi. De um lado, a genialidade de Cristiano Ronaldo, que marcou três vezes e mostrou o motivo de ser considerado o melhor do mundo pela Fifa. Do outro, o domínio espanhol, coroado com uma bela participação de Diego Costa.
Muito aguardado desde o sorteio da Copa, o clássico ganhou ainda mais destaque após a demissão do técnico espanhol Julen Lopetegui três dias antes da estreia. O motivo foi o anúncio do Real Madrid de que ele seria o comandante merengue após a competição. O fato não foi bem recebido por Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, que rescindiu o contrato do ex-comandante já na Rússia e anunciou Fernando Hierro. Por isso, todos queriam saber como a Espanha entraria em campo para enfrentar Portugal de CR7.
Maior artilheiro da história de Portugal, com 84 gols, Cristiano Ronaldo se iguala a Ferenc Puskás, goleador máximo da Hungria e segundo na lista geral de artilheiros de todas as seleções. O primeiro é Ali Daei, do Irã, com 109 bolas na rede.
15 de junho de 2018 às 16:38
15 de junho de 2018 às 16:38
DE ACORDO COM O PROCON-MG, O GRUPO GPA TAMBÉM INCLUÍA O SEGURO NA VENDA SEM O CONHECIMENTO PRÉVIO DO CONSUMIDOR (CASAS BAHIA/DIVULGAÇÃO)
O Procon-MG multou o Grupo Pão de Açúcar, dono das marcas Extra, Casas Bahia e Pontofrio, em 10,2 milhões de reais por vincular a compra de produtos à aquisição de seguros – prática conhecida como venda casada. De acordo com o órgão de defesa ao consumidor, a empresa também incluía o seguro na venda sem o conhecimento prévio do consumidor.
A atuação foi feita depois de o Procon-MG receber uma série de reclamações. Uma cliente relatou que comprou um celular no supermercado Extra, mas só percebeu a aquisição conjunta do serviço Extra Solução após verificar a nota fiscal. Ela nega ter solicitado a aquisição ou sequer recebido a oferta de forma clara.
O Procon-MG também levou em consideração um relatório do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). “A conduta é extremamente abusiva e dissonante dos princípios do Direito do Consumidor”, afirmou o promotor de Justiça Fernando Ferreira Abreu no relatório. O documento destaca ainda que a prática é generalizada nos estabelecimentos do Grupo Pão de Açúcar.
De acordo com o órgão, a empresa não prestou qualquer esclarecimento dos fatos durante o processo nem compareceu ao Procon para a audiência.
“A reclamada viola o dever de informação enunciado no Código de Defesa do Consumidor ao usar a fraqueza ou ignorância do consumidor tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços”, disse Abreu.
Procurado, o Grupo Pão de Açúcar afirmou que não foi oficialmente intimido da decisão e não comenta casos em andamento.
15 de junho de 2018 às 16:21
15 de junho de 2018 às 16:21
IVAN CARLOS DOS SANTOS, 28 ANOS, VULGO “CARLINHOS”, FORAGIDO DA JUSTIÇA POR ROUBO, E JOSÉ WANDERLEI DA SILVA, 27 ANOS, VULGO “LELECA”, PRESO EM FLAGRANTE POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO.
Um trabalho conjunto entre a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim e a Delegacia Regional de São Paulo do Potengi resultou na prisão nesta quinta-feira (14), de dois suspeitos que planejavam cometer um roubo na cidade de Caiçara do Rio do Vento. Foram presos Ivan Carlos dos Santos, 28 anos, vulgo “Carlinhos”, foragido da Justiça por Roubo, e José Wanderlei da Silva, 27 anos, vulgo “Leleca”, preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Na intenção de prender Ivan Carlos, o Serviço de Inteligência da Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim, descobriu que ele estava indo para a cidade de Caiçara do Rio do Vento, para realizar um roubo na Casa Lotérica da cidade, e seria recebido por um possível comparsa. Após uma troca de informações, a Delegacia Regional de São Paulo do Potengi passou a monitorar a viagem de Carlinhos.
Ao chegar em Caiçara, o foragido foi recebido por José Wanderlei da Silva, o “Leleca”, que seria seu cúmplice na ação. Os agentes da Delegacia Regional realizaram uma abordagem e apreenderam com José Wanderlei duas armas de fogo. A dupla confessou a pretensão em roubar a casa lotérica, assim como, que utilizariam as armas apreendidas pela Polícia, para realizarem o crime.
15 de junho de 2018 às 16:14
15 de junho de 2018 às 16:14
O Dia Mundial da Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa é comemorado nesta sexta-feira (15). De acordo com dados do Disque 100, canal de denúncias nacional, o Rio Grande do Norte contabilizou 784 casos de violência em 2017. Esse número posiciona o RN entre os 10 estados com maior quantidade de registros de denúncias.
Para a promotora de Justiça e coordenadora dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania e de Inclusão, Fladja Souza, a quantidade de denúncias certamente supera o número do Disque 100. “Muitos casos não são denunciados e um agravante é que boa parte das violações de direitos são cometidas por pessoas próximas à vítima”, destacou.
Outro dado alarmante é que das 784 denúncias, foram geradas 1.625 violações de direitos dos idosos. As principais são violência física e psicológica, negligência e abuso financeiro.
Todas as denúncias encaminhadas ao Disque 100 chegam ao conhecimento do MPRN. Ao receber o registro, as Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso instauram procedimentos e seguem nas investigações. “A atuação é focada na busca da solução para o problema, principalmente providenciando a adoção de medidas protetivas, de forma a cessar a violência que estiver ocorrendo”, complementou a promotora de Justiça.
As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente às Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso em todo o Estado, sendo três específicas em Natal, como também às delegacias de polícia.
15 de junho de 2018 às 16:00
15 de junho de 2018 às 16:00
A CAMPANHA FOI IDEALIZADA PELO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO E NACIONALIZADA PELA JUSTIÇA DO TRABALHO, EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO.
A Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa promove nova reunião ampliada nesta segunda-feira (18), às 9 horas, na sede da Casa Legislativa, oportunidade em que será lançada a campanha nacional “Não leve na Brincadeira”, de combate ao trabalho Infantil.
A campanha foi idealizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e nacionalizada pela Justiça do Trabalho, em parceria com o Ministério Público do Trabalho. Faz parte das ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.
Presidente da Frente Parlamentar Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a deputada Márcia Maia (PSDB) destaca a importância da iniciativa e do debate sobre o tema, em razão dos prejuízos à formação cognitiva das crianças e até mesmo lesões causadas pelo trabalho infantil.
“Erradicar o trabalho infantil precisa ser uma ação permanente e esta é a preocupação do nosso mandato e da atuação da Frente Parlamentar na Casa. Essa luta deve ser permanente, assim como a batalha pelo direito à saúde, educação e dignidade. Por isso, mais uma vez, a Frente reforça o debate quanto ao tema”, explica Márcia Maia.
O Brasil possui 2 milhões e 700 mil crianças e adolescentes, na faixa de 5 a 17 anos, trabalhando irregularmente. No Rio Grande do Norte, elas são 40 mil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2016), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A solenidade contará com a presença de representantes da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, da UFRN e de entidades que atuam no combate ao trabalho infantil no Rio Grande do Norte.
Trabalho Infantil
Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, entre 2012 e 2017, foram registrados 15.848 casos envolvendo pessoas com menos de 18 anos, trabalhando em condições de insalubridade, perigosas e de risco.
Entre as atividades consideradas perigosas para crianças e adolescentes estão as de empregados domésticos, do comércio, da agricultura, da construção civil, em oficinas e carvoarias, entre outras. As notificações consideradas graves indicam amputações, traumatismos, fraturas e ferimentos nos membros, principalmente nos superiores.
A campanha “Não Leve na Brincadeira” foi desenvolvida pela Audi Comunicação e doada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). É composta por banners, cartazes, faixas, jornal, outdoors, revistas, spots e vídeos.
15 de junho de 2018 às 15:54
15 de junho de 2018 às 15:54
CAERN TRABALHA PARA RESTABELECER SERVIÇO E PRAZO DE NORMALIZAÇÃO É DE ATÉ 72H.
Em decorrência de um furto de cabos na Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Extremoz, que é responsável por 70% do abastecimento da Zona Norte, o fornecimento de água está reduzido nesta sexta-feira (15).
O furto aconteceu na noite desta quinta-feira (14) e prejudicou o funcionamento das bombas. A equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) conseguiu restabelecer parte da estrutura. Assim, a redução será de 35% do fornecimento de água.
A Caern trabalhará ao longo do dia para restabelecer a ETA e retomar ao funcionamento normal. A normalização do abastecimento deve ocorrer em um prazo de até 72h.
15 de junho de 2018 às 15:18
15 de junho de 2018 às 15:18
A NOVA LEI ENTRA EM VIGOR NO DIA 1º DE JULHO E PREVÊ QUE A CANNABIS SÓ PODERÁ SER CONSUMIDA DE FORMA MEDICINAL, COM RECEITA MÉDICA E COMPRADA EM FARMÁCIAS
O parlamento português aprovou hoje (15) o uso da maconha (cannabis) com finalidade medicinal. O cultivo para uso próprio fica proibido.
A iniciativa, originada de dois projetos de lei, um do Bloco de Esquerda (BE) e outro do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), contou com o apoio do Partido Socialista (PS) e recebeu votos favoráveis de quase todos os outros partidos, exceto do Partido Popular (CDS-PP) que se absteve.
A nova lei entra em vigor no dia 1º de julho e prevê que a cannabis só poderá ser consumida de forma medicinal, com receita médica e comprada em farmácias.
Os medicamentos, para serem comercializados, precisarão de autorização prévia da Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde). O Estado fica autorizado a produzir medicamentos, através do Laboratório Militar. A lei normatiza que o Estado deve estimular a investigação científica nessa área.
Carta aberta
Em janeiro deste ano, uma carta aberta assinada por uma centena de médicos, enfermeiros, psicólogos, investigadores e autoridades da área da saúde pedia a legalização do uso terapêutico da maconha. O documento defendia que a “planta da cannabis tem inúmeros efeitos medicinais que podem e devem ser colocados ao serviço das pessoas. A legalização permitiria a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas e um maior e melhor acesso ao tratamento mais adequado ao seu estado de saúde”.
O texto do projeto de lei do Bloco de Esquerda ressalta a eficácia da cannabis em situações de tratamento da dor, diminuição da náusea e vômitos associados à quimioterapia e estimulação do apetite. Além disso, cita a eficiência da utilização “no caso da doença de Alzheimer, na esclerose lateral amiotrófica, no glaucoma, no diabetes, nos distúrbios alimentares, na distonia, na epilepsia, na epilepsia infantil, na fibromialgia, nos distúrbios gastrointestinais, nos gliomas, na hepatite C, no VIH, na doença de Huntington, na incontinência, na esclerose múltipla, na osteoporose, na doença de Parkinson, no stress pós-traumático, na artrite reumatóide, na apneia do sono”, entre outras.
15 de junho de 2018 às 15:08
15 de junho de 2018 às 15:08
A ENTRADA É GRATUITA E O EVENTO TEM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL.
Natal vai sediar mais uma vez o Pan-americano de Basquete Master. A competição ocorrerá entre os dias 16 e 23 de junho, reunindo atletas de 35 a 75 anos.
Segundo a Federação de Basquete Master Brasil (FBB) , organizadora do evento, estão inscritos na competição aproximadamente dois mil atletas, divididos em 174 equipes de 12 países, são eles: Brasil, Estados Unidos, Argentina, México, Colômbia, Chile, Venezuela, Equador, Porto Rico, Uruguai, Peru e Guadalupe da República Francesa.
A abertura oficial do evento acontecerá no sábado (16) às 19h no ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A entrada é gratuita e o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal do Natal.
O evento esportivo fomenta em Natal o turismo familiar, dessa forma movimenta a economia da cidade. “Considero que o evento promove grande visibilidade para a nossa cidade e que todos esses países participantes injetam um grande valor financeiro, promove muita articulação turística, além de possibilitar que as gerações mais novas possam visualizar atletas mais velhos ainda envolvidos com o esporte, o que incentiva a prática esportiva entre os mais novos”, disse a secretária de Esportes e Lazer de Natal, Danielle Mafra.
A competição terá início na próxima segunda-feira (18) sempre a partir das 9h. Os jogos serão em 12 localidades da cidade de Natal: Palácio dos Esportes, UFRN, AABB, Colégio Nossa Senhora das Neves, Colégio Marista, Ginásio do DED, Sesi Clube, IFRN Campus Central, Complexo Educacional Contemporâneo, SESC Cidade Alta, Colégio Auxiliadora e no Unifacex Campus Imaculada da Conceição.
Comentários