SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 14, 2018

Por 6 votos a 5, STF impede conduções coercitivas para interrogatório

PLENÁRIO DO STF DEBATE CONSTITUCIONALIDADE DE CONDUÇÕES COERCITIVAS . (FOTO: ROSINEI COUTINHO/SCO/STF)

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (14) impedir a decretação de conduções coercitivas para levar investigados e réus a interrogatório policial ou judicial em todo o país.

A decisão confirma o entendimento individual do relator do caso, ministro Gilmar Mendes, que concedeu, em dezembro do ano passado, liminar para impedir as conduções, por entender que a medida é inconstitucional. Também ficou decido que as conduções que já foram realizadas antes do julgamento não serão anuladas.

A Corte julgou definitivamente duas ações protocoladas pelo PT e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A legenda e a OAB alegaram que a condução coercitiva de investigados, prevista no Código de Processo Penal, não é compatível com a liberdade de ir e vir garantida pela Constituição. Com a decisão, juízes de todo o país estão impedidos de autorizar conduções coercitivas para fins de interrogatório.

As ações foram protocoladas meses depois de o juiz federal Sérgio Moro ter autorizado a condução do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar depoimento na Polícia Federal, durante as investigações da Operação Lava Jato. O instrumento da condução coercitiva foi usado 227 vezes pela força-tarefa da operação em Curitiba desde o início das investigações.

Votaram contra as conduções os ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello. Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, e a presidente, Cármen Lúcia, se manifestam a favor.

O julgamento começou na semana passada e durou três sessões. Na sessão desta tarde, Ricardo Lewandowski votou pela inconstitucionalidade das conduções e disse que tradição garantista do STF não é novidade e sempre foi construída a partir de casos que envolviam pessoas pobres.

“Voltar-se contra conduções coercitivas para depor sem prévia intimação e sem a presença de advogado, claramente abusivas, nada tem a ver com a proteção de acusados ricos e nem com tentativa de dificultar o combate a corrupção, que todos queremos ver debelada”, afirmou.

Marco Aurélio também afirmou que a condução não é compatível com a Constituição. “Não há dúvida que a condução coercitiva implica cerceio à liberdade de ir e vir. Ocorre mediante a ato de força, praticado pelo Estado em razão de um mandado”, argumentou.

Decano na Corte, Celso de Mello sustentou que o investigado tem o direito de não ser obrigado a não cooperar com a investigação. “Se revela inadmissível, sob a perspectiva constitucional, a condução coercitiva do investigado, do suspeito ou do réu, especialmente, se analisar a questão da garantia do processo legal e da prerrogativa contra a autoincriminação”, afirmou o ministro.

Última a votar, a ministra Cármen Lúcia afirmou que as conduções coercitivas não colidem com a Constituição. Segundo ela, reconhecer que a medida é inconstitucional tiraria do juiz uma de suas competências dentro do processo penal. “Mesmo quem não acompanha o ministro relator em seu voto, não põe em dúvida absolutamente a necessidade de respeito absoluto e integral dos direitos fundamentais. O que se tem aqui é uma interpretação distinta quanto à compatibilidade ou não do instituto da condução coercitiva com os direitos fundamentais”, disse.

Ao final da sessão, Gilmar Mendes voltou a manifestar e rebateu indiretamente as sustentações dos ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. Na sessão de ontem, ambos citaram que as conduções passaram a ser questionadas após as investigações chegarem a “pessoas poderosas”.

“Essas garantias militam em favor de todos, militam em favor da cidadania. Não venhamos aqui fazer discurso de que esse é o benefício do rico ou benefício do pobre. Nada disso”, afirmou.

OAB

Durante os primeiros dias de julgamento, o representante da OAB, advogado Juliano Breda, disse que a entidade entrou com ação no Supremo por entender que a condenação só pode ocorrer em caso de descumprimento de intimação para o investigado prestar depoimento. Segundo o advogado, as conduções só foram decretadas pelas investigações da Lava Jato em Curitiba, e não há previsão legal para conduzir o investigado para prestar depoimento.

PGR

O vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, defendeu as conduções, afirmando que ninguém está acima da lei e “ninguém está abaixo da lei”. Durante sua sustentação, o procurador Luciano Maia reconheceu que existem casos de arbitrariedade, mas entendeu que isso não significa que a condução coercitiva seja incompatível com a Constituição. “Não pode haver uma condução coercitiva para execrar, para intimidar”.

 

Agência Brasil

Cantor Naldo é condenado a pena de 4 meses por ter agredido e ameaçado Moranguinho

O ARTISTA RECEBEU PENA MÍNIMA PELOS DOIS CRIMES AOS QUAIS FOI CONDENADO – LESÃO CORPORAL DECORRENTE DE VIOLÊNCIA E AMEAÇA.

O cantor Naldo Benny foi condenado a quatro meses de detenção por ter agredido e ameaçado sua mulher, Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, em dezembro do ano passado. A sentença foi dada no dia 30 do mês passado pela juíza Ana Paula Melduque Migueis Laviola de Freitas, do 3º Juizado de Violência Doméstica de Jacarepaguá. O artista recebeu pena mínima pelos dois crimes aos quais foi condenado – lesão corporal decorrente de violência e ameaça.

Naldo, no entanto, não terá que cumprir a condenação. A magistrada concedeu ao cantor o benefício de suspensão condicionada pena por dois anos mediante o cumprimento de alguns requisitos,como a “participação em grupo reflexivo para homens, nas situações de violência doméstica e familiar contra a mulher”.Durante esse período, se o cantor descumprir o que foi imposto,poderá ter que cumprir a pena.

O benefício da suspensão condicional da pena é concedido apessoas que tenham recebido condenação de menos de dois anos de detenção que não sejam reincidentes. O Código Penal prevê ainda que seja analisada “a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente”.

De acordo com a denúncia do Ministério Público estadual, no dia 2 de dezembro do ano passado, por volta das 11h30, Naldo, após pegar o telefone de Ellen, iniciou uma discussão com a mulher. De acordo com o documento, ele xingou e agrediu a vítima com “socos, tapas, puxões de cabelo e com um golpe dado com uma garrafa”. Moranguinho ainda foi ameaçada de morte pelo marido.

Na época da briga, a Justiça chegou a conceder medidas protetivas à Ellen, proibindo que Naldo se aproximasse da mulher e determinando que o cantor saísse de casa. Após as denúncias de Moranguinho, Naldo divulgou um vídeo no qual aparecia chorando, pedindo perdão à mulher pelas agressões físicas. “Quero incansavelmente pedir perdão à minha mulher. Eu amo muito a minha mulher. Quem me conhece sabe o cara de bem que eu sou. O quanto estou buscando me cuidar com profissionais, com situações que ela mesma falava para mim. Estou aqui morrendo de saudade da minha filha, da minha mulher. Estou aqui no quartinho dela olhando todas fotos nossas, arrependido, destruído, sem a menor vergonha de falar. Eu sei que as pessoas vão me bater, me julgar…”, disse ele, aos prantos.Em março deste ano, o casal se reconciliou e Moranguinho pediu à Justiça a retirada das medidas protetivas.

No dia 4 de abril, Naldo conseguiu outro benefício na Justiça. Preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo de uso permitido, o cantor teve o processo suspenso pelo juiz Aylton Cardoso Vasconcellos, da 2ª Vara Criminal de Jacarepaguá. A medida é prevista para crimes cuja pena mínimo seja igual ou menor a um ano. Nesse tipo de benefício, o réu também fica sujeito ao cumprimento de algumas medidas, como proibição de se ausentar da comarca onde reside e comparecimento mensal a juízo.

A pistola foi encontrada por policiais da Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM) de Jacarepaguá, em busca e apreensão realizada na casa do cantor após denúncia de Moranguinho. Ao comparecer à delegacia para relatar as agressões do marido, ela contou à polícia que ele tinha uma arma em casa.

Prefeitura de Parnamirim paga 1ª parcela do 13º salário nesta sexta-feira

A Prefeitura de Parnamirim vai efetuar nesta sexta-feira (15), o pagamento da primeira parcela do 13º salário, referente a 40% do valor total dos vencimentos dos servidores. O município é um dos primeiros a pagar a primeira parcela do 13º salário, o que terá impacto positivo na economia local.

O pagamento, no valor de quase 5 milhões de reais, será depositado ao longo do dia nas contas dos servidores.

“É um compromisso da nossa gestão reconhecer o bom trabalho do servidor municipal, pagando em dia o seu salário, conforme o calendário de pagamento anunciado no início de cada ano. Apesar das dificuldades da crise financeira, nossa meta é cumprir esse compromisso até o final da nossa gestão”, disse o Prefeito Rosano Taveira.

Câmara argentina aprova projeto que descriminaliza o aborto

TERMINADA A VOTAÇÃO, DO LADO DE FORA DO CONGRESSO, MULHERES, EM SUA MAIORIA JOVENS, SE ABRAÇARAM E CHORARAM COM O RESULTADO.

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou hoje (14) por 129 votos a favor, 125 contra e 1 abstenção o projeto de lei que descriminaliza o aborto, em uma sessão histórica que durou cerca de 22 horas e meia.

De acordo com o projeto, o aborto poderá ser feito até 14 semanas de gestação. Depois deste prazo, a interrupção da gravidez só poderá ser realizada em casos de estupro, se representar um risco para a vida e a saúde da mãe e também se o feto tiver alguma malformação “incompatível com a vida extrauterina”.

A votação terminou com aplausos dos deputados que defendiam a interrupção voluntária da gravidez. O texto segue agora para o Senado.

Lado de fora

Terminada a votação, do lado de fora do Congresso, mulheres, em sua maioria jovens, se abraçaram e choraram com o resultado.

Marita Perez conta que passou a noite inteira dormindo com três amigas em uma barraca e disse que não esperava a aprovação. “Até o último momento achava que não íamos conseguir”, disse a jovem. Segundo ela, as manifestações vão continuar. “O desafio agora é convencer os senadores que são mais conservadores a votar pela descriminalização do aborto”, completou.

Milhares de argentinos viraram a noite na praça em frente ao Congresso, para acompanhar a votação, na Câmara dos Deputados. Todos estavam preparados para enfrentar o frio de 5 graus: fizeram fogueiras, montaram barracas e dançaram, ao som de tambores, pedindo aos legisladores o direito a um “aborto livre, gratuito e seguro”.

A sessão começou ontem (13) e, até o fim da noite, havia um empate entre os deputados que discursaram a favor e contra a legalização do aborto. Do lado de fora do Congresso, ativistas dos dois lados ocupavam a praça e defendiam sua posição.

Segundo as estimativas, 500 mil abortos clandestinos são feitos todos os anos na Argentina. Cerca de 60 mil resultam em complicações e hospitalizações. E muitas mulheres – a maioria pobres ou do interior – morrem por causa de abortos mal feitos.

 

Agência Brasil

Campanha de Vacinação contra Influenza segue até dia 22

O ESTADO SE ENCONTRA EM 6º LUGAR NO NORDESTE E 13º DO PAÍS EM NÚMEROS DE COBERTURA VACINAL.

A campanha de vacinação contra Influenza, iniciada em 23 de abril, foi prorrogada até 22 de junho em todos os postos de vacinação do Rio Grande do Norte. Até o momento, o estado aplicou 776.762 mil doses, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 84,5% do público alvo. O estado se encontra em 6º lugar no Nordeste e 13º do país em números de cobertura vacinal.

Devem se vacinar até o próximo dia 22 as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Segundo a coordenadora estadual de imunização Katiucia Roseli, entre os grupos prioritários, aqueles que precisam de uma atenção especial nessa reta final da campanha são os de crianças, gestantes e idosos, pois ainda não atingiram a meta. Os demais grupos já alcançaram a meta mínima dos 90%.

“Orientamos a toda população inserida nos grupos prioritários e que ainda não se vacinou a procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Em especial as crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, por se enquadrarem em grupos com grande suscetibilidade às complicações causadas pela influenza”, a coordenadora.

TRE-RN seleciona mesários voluntários para as eleições 2018

O PERÍODO DE INSCRIÇÕES COMEÇOU NO DIA 28 DE MAIO E VAI ATÉ O DIA 02 DE AGOSTO DE 2018

Nos preparativos para as eleições gerais, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) reforça a divulgação da abertura das inscrições de mesários voluntários para as eleições 2018. O período de inscrições começou no dia 28 de maio e vai até o dia 02 de agosto de 2018. Em seguida, as Zonas Eleitorais entrarão em contato com os seus respectivos selecionados até o prazo de 15 de agosto de 2018.

Como se inscrever

As inscrições podem ser realizadas no portal do TRE-RN – www.tre-rn.jus.br (Eleitor > Mesário>Mesário voluntário) ou clicando aquihttp://www.tre-rn.jus.br/eleitor/mesario/mesario-voluntario-1/mesario-voluntario

Os voluntários selecionados atuarão nas mesas receptoras de votos e justificativas das eleições de 2018, que ocorrerão no dia 07 de outubro de 2018. Eles exercerão as funções de organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores e autorizá-los a votar, bem como operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação.

Conheça as vantagens para os mesários voluntários

Há uma série de vantagens na participação do eleitor como mesário voluntário, inclusive a utilização de horas trabalhadas nos pleitos eleitorais como atividades extracurriculares, no caso dos universitários. A lista com as universidades que possuem convênio com a Justiça Eleitoral estão disponíveis aqui: http://www.tre-rn.jus.br/eleitor/mesario/convenios.

Os mesários voluntários também tem isenção da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo Governo do Rio Grande do Norte (Lei nº 9643/2012), pelo Município de Natal/RN (Lei nº 6336/2012) e pelo Município de Parnamirim (Lei nº 1687/2014).

Goianinha recebe 41ª unidade do Restaurante Popular no RN

A UNIDADE VAI OFERECER 500 ALMOÇOS POR DIA, AO PREÇO SIMBÓLICO DE R$ 1.

O conjunto Batalha, em Goianinha, na região Agreste do RN, ganhou hoje um Restaurante Popular, ação do Governo do Estado. A moradora Maria das Graças Araújo, foi uma das primeiras a provar a comida e elogiou a refeição. “Bom demais, gostei por ter essa opção perto de casa. Sempre que eu puder, estarei aqui”, disse.A dona de casa é uma das beneficiadas com a 41ª unidade do programa no estado, e a 17ª aberta pela atual gestão.

Na manhã desta quinta-feira (14), o governador esteve na inauguração do espaço e ressaltou a importância do programa para a comunidade.“Estamos cumprindo a missão de ajudar as pessoas que mais precisam do governo. São pais de família e trabalhadores que terão a oportunidade de se alimentar diariamente por um preço acessível com cardápio variado e nutritivo. Fico feliz em estar no meu Agreste, minha casa, trazendo ações para a população”, destacou Robinson Faria.

A unidade vai oferecer 500 almoços por dia, ao preço simbólico de R$ 1. O espaço vai funcionar de segunda a sexta, no horário das 11h às 14h. O titular da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Vagner Araújo, informou que “até julho, temos a previsão inaugurar mais 11 unidades em outras cidades do estado.”

Em seu discurso, o prefeito de Goianinha, Berg Lisboa, agradeceu a atenção e trabalho de Robinson pela cidade. “É com grande satisfação que recebemos o governador que não mede esforços para trazer ações para Goianinha. Ele já trouxe o Café Cidadão, agora presenteou o povo com o Restaurante Popular e tenho certeza que ainda fará muito mais”, disse o chefe municipal.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Dison Lisboa, destacou o empenho do Executivo estadual para trazer melhorias para os “agresteiros”. “O governador tem superado as dificuldades e mostrando que com uma boa gestão, é possível fazer a diferença”, afirmou o parlamentar.

Restaurantes Populares no RN

O programa está em 28 municípios potiguares e oferece por mês cerca de 573 mil almoços. Com as novas unidades que estão previstas para serem abertas até julho em Natal (Santos Reis e Quintas), Mossoró (Abolição IV), Macaíba (Vila São José), Parnamirim (Passagem de Areia e Rosa dos Ventos), Caraúbas, Ceará-Mirim (Nova Descoberta, Coqueiros), Baraúna e Extremoz (Pitangui), haverá um aumento de 141 mil almoços por mês.

Corpo de Bombeiros orienta o uso seguro de fogos juninos para crianças neste sábado

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) recebe no próximo sábado (16), às 9h, crianças para uma visita nas instalações da unidade. Na ocasião, além conhecer a estrutura física e assistir uma palestra sobre acidentes domésticos, os bombeiros irão abordar o uso seguro dos fogos de artifício no período junino. O especialista no assunto, Washington Reis, estará presente realizando demonstrações.

A ação ocorrerá no Comando Geral da Corporação, localizado na Avenida Prudente de Morais, 2410, barro Vermelho. O acesso ocorrerá no dia do evento pela Av. Alexandrino de Alencar. Mais informações podem ser obtidas pelo 98129-3618 (Capitão BM Christiano Couceiro).