SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 7, 2018

Rafael Motta alerta para aumento das mortes no RN divulgado em Atlas da Violência

EM SUA FALA, RAFAEL MOTTA LEMBROU O CASO DO LUTADOR DE MMA POTIGUAR LUIZ DE FRANÇA SOUSA TRINDADE, ASSASSINADO A TIROS DE PISTOLA EM 2014.

Em pronunciamento feito na noite desta quarta-feira (6), o deputado federal Rafael Motta (PSB) alertou para o aumento da violência no Rio Grande do Norte apontado pelo Atlas da Violência, documento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com o Atlas, o estado saiu da terceira menor taxa de homicídios do país, em 2006, para a terceira maior, em 2016.

O parlamentar citou em seu pronunciamento que houve um crescimento de 256,9% na taxa de homicídio para cada 100 mil habitantes, feito apontado no estudo como o maior do país.

Em sua fala, Rafael Motta lembrou o caso do lutador de MMA potiguar Luiz de França Sousa Trindade, assassinado a tiros de pistola em 2014 e cuja história foi relembrada em matéria do jornal “O Estado de São Paulo”, onde a mãe da vítima desabafou: “Eu fui uma vítima direta da violência. Não há mais saída. Como mãe, eu vi meu filho ser morto”.

À frente da Secretaria da Juventude da Câmara dos Deputados, Motta destacou também que o “Rio Grande do Norte teve a segunda maior taxa de mortes de jovens entre 15 e 29 anos”. De acordo com o documento, são 125,6 a cada 100 mil habitantes nessa faixa etária. A maioria é formada pelos homens.

Rafael Motta defendeu “que se tenham políticas de segurança unificadas”. “Não podemos deixar que a violência seja algo migratório e que seja enfraquecida a cada dia”, afirmou. 

Veja o pronunciamento na Câmara dos Deputados: https://youtu.be/brrOrWNYBCo

‘BATEU, LEVOU’: prefeito Álvaro Dias vai processar vereador Cícero Martins por crime de injúria e difamação

PREFEITO ÁLVARO DIAS TEVE A SUA HONRA ATACADA PELO VEREADOR CÍCERO MARTINS

Em nota assinada pelo advogado Felipe Cortez, o prefeito Álvaro Dias anunciou que irá processar o vereador Cícero Martins, que em pronunciamento na manhã de hoje na Câmara Municipal, atacou o chefe do Executivo natalense com adjetivos que agridem frontalmente a dignidade do alcaide da capital potiguar.

O processo contra o edil será por crime de injuria e difamação. Álvaro deverá ainda pedir em Juízo que Cícero Martins faça uma reparação por dano moral. Segue abaixo a nota que a assessoria jurídica de Dias enviou originalmente para o Blog do BG.

NOTA DO PREFEITO ÁLVARO DIAS

O Prefeito Álvaro Dias não aceita e repudia os termos utilizados pelo Vereador Cícero Martins em sua nota política.

Os adjetivos utilizados contra o Prefeito caracterizam os crimes de injúria e difamação e ultrapassam as barreiras da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar.

Como crimes, serão apurados em ação própria, além da necessária reparação pelo dano moral causado na utilização de adjetivos que agridem a honra e a dignidade do Prefeito.

As discussões políticas podem ser severas, o debate de idéias é salutar. Mas transformar esse debate em crimes dolosos contra a honra, constitui conduta inaceitável, cuja reprimenda deve ser eficaz.

A assessoria jurídica do Prefeito, tomará as medidas judiciais cabíveis, na seara cível e criminal causado.

Felipe Cortez – Advogado

 

CREMERN exige na Justiça que Prefeitura de Parnamirim abasteça Maternidade Divino Amor e UPA, mas secretário garante que situação já está sendo resolvida

PREFEITURA DE PARNAMIRIM GARANTE QUE AS UNIDADES JÁ ESTÃO SENDO ABASTECIDAS

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – Cremern deu entrada nesta quinta-feira (07) na 4ª Vara da Justiça Federal em uma Ação Civil Pública, com pedido de tutela antecipada, contra o município de Parnamirim para que disponibilize insumos e medicamentos para a Maternidade Divino Amor e para Unidade de Pronto Atendimento – UPA Enfermeira Maria Nazaré Silva dos Santos.

De acordo com o secretário de saúde de Parnamirim, Júnior Azevedo, as empresas, responsáveis pelos insumos e medicamentos da maternidade Divino Amor e da UPA de Nova Esperança, já começaram a abastecer essas unidades de saúde. A secretaria espera que até 30 dias todos já tenham cumprido com prazo estabelecido nos pregões.

Nos autos da ação, o Conselho descrimina as constantes denúncias recebidas pela falta de condições básicas de trabalho, pelo desabastecimento da Maternidade Divino Amor e na Unidade de Pronto Atendimento Enfermeira Maria Nazaré Silva dos Santos, conforme também foi constatado pelo Departamento de Fiscalização do CREMERN na semana passada. A Ação Judicial é para que não ocorra a suspensão dos serviços.

A ação tem o objetivo de que o poder judiciário determine que o município de Parnamirim restabeleça o fornecimento de material, sob pena de multa diária por descumprimento no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), na pessoa do prefeito de Parnamirim, sem prejuízo de apuração do crime de desobediência previsto no Código Penal.

O processo, de número 0806224-32.2018.4.05.8400, foi ajuizado pelo departamento jurídico do Cremern, através do advogado Klevelando Santos.

“Torço para Zenaide Maia não ser eleita”, diz o ex-secretário Ruy Gaspar, que também ‘baixa o sarrafo’ no ex-prefeito Carlos Eduardo Alves

EX-SECRETÁRIO RUY GASPAR BATE FORTE NA DEPUTADA ZENAIDE MAIA E NO EX-PREFEITO CARLOS EDUARDO

Pretenso candidato a senador pelo PSD do governador Robinson Faria, o ex-secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, hoteleiro Ruy Gaspar, disparou um míssil Exocet contra a  deputada federal Zenaide Maia, que prepara-se para disputar uma cadeira no Senado Federal, compondo a chapa majoritária da senadora Fátima Bezerra que irá disputar o governo.” Torço para ela não ser eleita”, disse ex-secretário.  Os disparos de Gaspar também foram direcionados para a gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, embora este mantenha fortes vínculos de amizade com a sua família e principalmente com o seu irmão, o hoteleiro Sergio Gaspar.

Alvo principal da língua do ex-secretário, Zenaide Maia, segundo ele, não é um bom nome para os eleitores do Rio Grande do Norte elegerem para o Senado. Para Ruy Gaspar, a atual deputada federal Zenaide Maia tem tão somente um discurso populista. “É muito fácil vender o discurso que ela está vendendo. É um conteúdo fraco”, advoga.

PARA RUY GASPAR, ZENAIDE MAIA (FOTO) TEM DISCURSO DE CONTEÚDO FRACO E POPULISTA

As declarações de Ruy Gaspar sobre Zenaide Maia e Carlos Eduardo Alves foram, originalmente, dadas durante entrevista “ping-pong”, veiculada pelo Agora Jornal. Nela, o ex-auxiliar do governador Robinson Faria diz também que, caso defina de fato disputar uma vaga no Senado, a sua plataforma de campanha será o turismo.

Ruy Gaspar também faz uma analise da peformance de Zenaide Maia como parlamentar e diz que ela “é uma pessoa que não tem acrescentado absolutamente nada na política”.  Gaspar declara ainda: “Sinceramente torço para ela não ser eleita”.

CARLOS EDUARDO

Além de acusar o ex-prefeito de “maquiador”, Ruy Gaspar diz que a sua gestão nada teve de “revolucionária” e que faltou Carlos Eduardo “ter atitude” para resolver “coisas simples”. A degradação das praias dos Artistas e do Meio foi uma dessas “coisas simples” elencadas por Ruy.

“Enquanto ele era prefeito de Natal, eu vi faltar atitude em coisas simples. Temos atualmente uma degradação das praias do Meio e dos Artistas. Entra prefeito e sai prefeito e nenhuma providencia foi tomada ali. É preciso um prefeito que tenha coragem para mudar aquela área”, reforça.

Na avaliação de Gaspar, administrar Natal depois da gestão de Micarla de Sousa foi uma tarefa fácil. “Na minha visão, Carlo Eduardo fez uma maquiagem em Natal. Administrar após Micarla  é muito fácil. Na gestão dele ( de Carlos Eduardo) não teve nada que você olhe e diga assim: ‘isso foi revolucionário’. Eu não vi absolutamente nada”, alfineta.

RUY GASPAR DIZ QUE GESTÃO DE CARLOS EDUARDO (FOTO) NÃO TEVE NADA DE ‘REVOLUCIONÁRIA’

Prefeitura fará mudança de novos moradores do Village de Prata neste sábado (09)

A LOGÍSTICA DA MUDANÇA, DERRUBADA DOS BARRACOS E LIMPEZA DAS ÁREAS, FOI DEFINIDA EM REUNIÃO REALIZADA NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA (07)

A Prefeitura de Natal fará neste próximo sábado (09) a mudança de 91 famílias remanescentes das favelas do Fio e Alemão, no bairro Guarapes, para o residencial João Bastos de Santana, no condomínio Village de Prata, Planalto.

Na operação estão envolvidas oito secretarias comandadas pela Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes. A logística da mudança, derrubada dos barracos e limpeza das áreas, foi definida em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (07), sob o comando do consultor do Município, Homero Grec.

Serão 100 pessoas que trabalham na administração municipal envolvidas neste trabalho. A estrutura conta com três ônibus, três Vans, dois carros passeio, 11 caminhões e uma retroescavadeira.

O secretário Municipal de Habitação, Carlson Gomes destaca a importância desta ação social, possibilitando a mudança dessas famílias e seus pertences para novas moradias, no Condomínio Village de Prata. “ Este trabalho de deslocamento vai possibilitar uma melhor qualidade de vida a essas famílias”, afirmou.

Além dessas 91 famílias das favelas Fio e Alemão, outras 133 inscritas e sorteadas no programa Minha Casa Minha Vida também estarão realizando a mudança para o Village de Prata. Em junho e julho está prevista a entrega de 672 apartamentos ao todo, e mais 448 no mês de dezembro.

Cícero Martins faz discurso e desfere golpes abaixo da cintura do prefeito Álvaro Dias

CÍCERO MARTINS NÃO SE LIMITOU AS QUESTÕES DO LEGISLATIVO MUNICIPAL

“Imbecil, insensível, covarde e sebosão da política”. Esses foram apenas alguns dos adjetivos que o vereador Cicero Martins (PSL) usou hoje na Câmara Municipal do Natal para atacar o prefeito Álvaro Dias (MDB). O tom do discurso de Martins, que ultrapassou o limite da política e se tornou questão pessoal, foi motivado pela suposta “chave-de-roda” que o alcaide natalense teria dado em vereadores aliados, como forma de fazê-los votar incondicionalmente nos projetos do Executivo.

Embora tenha sido aplaudido por muitos nas redes sociais, o discursos também recebeu críticas de internautas, que acharam o seu teor excessivo e de baixo nível para se referir a maior autoridade da capital potiguar. Uma coisa porém é fato: foi um do principais assuntos comentados na manhã de hoje nos gabinetes da Câmara Municipal do Natal.

Em seu pronunciamento, Cícero Martins não se limitou as questões do legislativo municipal. Ele acusou Álvaro, como ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, de empregar familiares em cargos com salários altíssimos e ser o maquinista de um “Trem da Alegria”.

O vereador cobra também do Ministério Público uma atitude sobre a exoneração de cerca de 192 cargos da Prefeitura do Natal, grande parte deles indicados por vereadores que foram considerados “infiéis” pelo chefe do Executivo.  Cícero Martins ainda anunciou uma reunião marcada com a presidência da OAB/RN, entidade a qual irá procurar o apoio para fazer com que o MP investigue eventuais crimes de Improbidade e uso da máquina

Fachin rejeita quebra de sigilo telefônico de Temer

O MINISTRO EDSON FACHIN, DURANTE SESSÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – AILTON DE FREITAS/ O GLOBO)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quinta-feira a quebra de sigilo telefônico do presidente Michel Temer, solicitada pela Polícia Federal (PF) no inquérito que investiga o repasse de R$ 10 milhões da Odebrecht para o MDB. Fachin, contudo, autorizou a medida contra os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energias), alvos da mesma investigação.

A decisão de Fachin segue o posicionamento da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que reforçou o pedido feito pela PF em relação a Padilha e Moreira, mas não defendeu a mesma medida conta Temer.

O pedido da PF, protocolado sob sigilo, chegou ao gabinete de Fachin no fim de março, de acordo com fontes do STFl. Relator da investigação, o ministro enviou o processo para uma manifestação de Raquel Dodge. Os autos foram devolvidos ao gabinete há duas semanas.

 A investigação apura entregas feitas no escritório do advogado José Yunes, amigo de Temer, e também pagamentos no Rio Grande do Sul, que seriam destinados a Padilha. Entregadores da Odebrecht já reconheceram o escritório de Yunes como um dos endereços onde efetuaram as entregas de dinheiro vivo.

De acordo com a delação dos executivos da Odebrecht, houve um acerto da empreiteira de repassar R$ 10 milhões para o PMDB em 2014, ano no qual Temer era candidato à vice-presidência na chapa de Dilma Rousseff. O acerto foi selado em um jantar no Jaburu. Parte desse dinheiro teria abastecido a campanha de Paulo Skaf ao governo de São Paulo, enquanto o restante teria sido captado por Eliseu Padilha. Yunes já confirmou à PF que recebeu um envelope em seu escritório a pedido de Padilha.

No outro inquérito do qual é alvo, que apura suspeitas de pagamento de propina do setor portuário, Temer teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados por autorização do ministro do STF Luís Roberto Barroso, mas não houve pedido de quebra de sigilo telefônico. Assim como desta vez, Raquel Dodge tinha se posicionado contrária às quebras de sigilo bancário e fiscal de Temer, mas Barroso seguiu o pedido inicial feito pela Polícia Federal.

O Globo

Márcia Maia destaca abertura do Memorial Wilma de Faria em Mossoró

A EXPOSIÇÃO ESTÁ SENDO MUITO BEM VISITADA E APRESENTA PARTICULARIDADES DA VIDA E TRAJETÓRIA POLÍTICA DA ‘GUERREIRA’ WILMA DE FARIA”, DISSE MÁRCIA.(FOTO: EUDARDO MAIA)

A deputada Márcia Maia (PSDB) destacou nessa quinta-feira (7), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, a abertura em Mossoró do ‘Memorial Itinerante Wilma de Faria: a história da Guerreira’. De acordo com a parlamentar, o lançamento do projeto na cidade reuniu centenas de populares e personalidades.

“Agradeço a acolhida em Mossoró na abertura do memorial. Mossoró tem tradição em valorizar a cultura do nosso Estado. A exposição está sendo muito bem visitada e apresenta particularidades da vida e trajetória política da ‘Guerreira’ Wilma de Faria”, disse Márcia.

O memorial reúne fotos, textos, comendas, placas, roupas e outros artigos pessoais da história de Wilma, desde a juventude à condição de primeira mulher a ocupar o posto de governadora do Estado. A exposição já passou pelas cidades de Caicó, São Paulo do Potengi, Macaíba, Pau dos Ferros, Macau, João Câmara e Assu.

Aproveitando a sua passagem pelo município de Mossoró, a deputada falou que ouviu atentamente as principais reivindicações da população, que segundo ela, clama por ações efetivas de segurança pública. “Por isso é tão importante investir em políticas sociais, de emprego e renda, cultura e esporte”, defendeu.

Fundase

Ao final do pronunciamento, Márcia Maia declarou apoio ao projeto de lei, em tramitação na Casa Legislativa, que dispõe sobre o plano de cargos e salários dos servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado (Fundase), antiga Fundac. “Defendemos o projeto original que valoriza a carreira dos servidores – que desempenham um trabalho árduo e que precisa ser reconhecido para que possam continuar contribuindo com o Estado”, declarou.

O MEMORIAL REÚNE FOTOS, TEXTOS, COMENDAS, PLACAS, ROUPAS E OUTROS ARTIGOS PESSOAIS DA HISTÓRIA DE WILMA