FRANCISCO LEANDRO , DE 28 ANOS E JOSÉ SEVERO, DE 21 ERAM CONSIDERADOS CLASSIFICADOS E POR ISSO REALIZAVAM A ATIVIDADE DE COZINHEIROS.
A Polícia Militar prendeu na tarde desta quarta-feira (22), na cidade de Extremoz dois detentos do presídio provisório Raimundo Nonato que tinham fugido da unidade pela janela da cozinha, no último dia (09). A dupla estava escondida em uma casa e era considerada pela direção de confiança.
De acordo com a assessoria de imprensa da Sejuc os internos identificados como Francisco Leandro Lopes da Silva, de 28 anos e José Severo da Silva Júnior, de 21 eram considerados “classificados” e por isso realizavam a atividade de cozinheiros. Por causa da fuga os dois terão as penas agravadas e já estão em celas isoladas. A Secretaria apura as circunstância da fuga.
LOJAS LIMITARAM VENDAS A NO MÁXIMO 5 UNIDADES DE CADA ITEM POR COMPRA, PARA EVITAR FIM DOS ESTOQUES (PAULO WHITAKER | REUTERS/REUTERS)
Lojas do supermercado Carrefour estão limitando as compras dos clientes a cinco unidades de cada item, a fim de evitar o desabastecimento de seu estoque. A medida ocorre devido à greve dos caminhoneiros, que completa quatro dias e tem gerado crise no abastecimento de cidades brasileiras.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Carrefour afirmou que a medida é apenas preventiva e que a rede tem estoque para atender seus clientes. Porém, como não se sabe quando terminará a greve, a rede optou por estabelecer limites às compras.
Uma foto que circula nas redes sociais mostra comunicado em uma unidade da rede. “Devido à greve de caminhoneiros, e para que todos os nossos clientes consigam aproveitar nossos preços e ofertas, estamos limitando a venda a no máximo 5 unidades de cada item por compra”, diz o texto.
A crise de abastecimento no país tem feito com que consumidores busquem estocar comida em casa, o que pode gerar uma corrida aos supermercados.
O grupo enviou uma nota oficial sobre o tema. Veja a seguir:
“A rede informa que está acompanhando atentamente os movimentos dos caminhoneiros e a negociação com o Governo. Reforça que o abastecimento segue sem muitos problemas em suas lojas em função dos volumes de estoques e que busca alternativas para atender o maior número de clientes. A empresa já está em contato com fornecedores locais para continuar garantindo o abastecimento.”
O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CAMINHONEIROS (ABCAM), JOSÉ DA FONSECA LOPES, DISSE QUE SÓ HAVERÁ ACORDO QUANDO PROBLEMA DOS IMPOSTOS DO DIESEL FOR RESOLVIDO (VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL)
Na segunda reunião com representantes de onze categorias de caminhoneiros, o governo buscou um acordo, mas nem todos os presentes aceitaram a proposta. O representante da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, negou o acordo proposto pelo governo de suspender a paralisação por um período entre 15 dias a um mês enquanto o governo continua trabalhando para reduzir o preço do diesel.
Lopes disse que outros líderes da categoria se mostraram receptivos à proposta de suspender a paralisação, mas ele se recusou e deixou o local antes do fim da reunião. A Abcam representa 700 mil caminhoneiros, com 600 sindicatos espalhados pelo Brasil.
“Todo mundo acatou a posição que pediram, mas eu não. Eu coloquei que respeito o que meus colegas pediram e estão sendo atendidos, que acho ser coisa secundária, e disse que vim resolver o problema do PIS, do Cofins e da Cide, que tá embutido no preço do combustível”, disse Lopes. Ele disse ainda que não fala em suspender a paralisação enquanto o Senado não aprovar a isenção do PIS/Cofins, projeto aprovado ontem pela Câmara .
Motoristas individuais
Enquanto a reunião se desenrolava no 4º andar do Palácio do Planalto, o representante dos motoristas individuais do Centro-Oeste, Wallace Landim, disse que sua categoria não está representada na reunião e que nenhuma decisão acatada na reunião será seguida por eles. Ele tem uma posição similar à do representante da Abcam e disse que enquanto o fim dos impostos sobre o diesel não estiver confirmado, a paralisação continuará.
“Não somos representados [pelas associações que estão na reunião]. Somos caminhoneiros individuais. Se a gente não estiver participando, não vai ter nenhum resultado. Pode sair de lá e falar que acabou a paralisação, que não adianta. A gente só libera a rodovia quando sair no Diário Oficial. Não estamos pedindo esmola, estamos pedindo o nosso direito”.
MORGAN FREEMAN NA PEN AMERICA LITERARY GALA, EM NOVA YORK, NESTA TERÇA-FEIRA. (FOTO: REUTERS)
Oito mulheres acusaram o ator norte-americano Morgan Freeman, de 80 anos, de assediá-las sexualmente, em um artigo publicado pela CNN nesta quinta-feira, dia 24. O canal de notícias realizou uma investigação na qual entrevistou 16 pessoas, das quais oito reconheceram que foram vítimas de assédio e descreveram como o intérprete, vencedor de um Oscar por seu papel em Menina de Ouro, se comportou de forma inadequada com elas nas filmagens e promoções de alguns filmes.
Uma das mulheres que relatou como Freeman — nascido em Memphis, em junho de 1937 — se comportava com ela, trabalhou com ele no filme Despedida Em Grande Estilo(2017), uma comédia estrelada por Freeman, Michael Caine e Alan Arkin. O trabalho, para ela, tornou-se um calvário, sendo assediada por vários meses: toques indesejados, comentários sobre seu corpo e sobre suas roupas quase diariamente, afirmou a mulher — que não revelou seu nome — à CNN.
Em uma ocasião, Freeman até mesmo tentou “levantar repetidamente” sua saia e lhe perguntou “se estava usando calcinha”. Arkin, que trabalhou com eles em Despedida Em Grande Estilo, pediu ao ator que se controlasse, ainda segundo o relato da mulher. “Morgan se assustou e não soube o que dizer”, disse à CNN.
A produção de Despedida Em Grande Estilo não é o único caso que atingiu a reputação de Freeman. Outra mulher, integrante da equipe de direção de O Segundo Ato (2013), também disse à CNN que o ator a assediou — e também sua assistente — durante a gravação do filme com, por exemplo, comentários contínuos sobre seus corpos.
Após os relatos, Morgan Freeman emitiu um comunicado se desculpando:
“Qualquer pessoa que me conhece ou trabalhou comigo sabe que não sou alguém que ofenderia propositalmente ou que deliberadamente fizesse alguém se sentir desconfortável. Peço desculpas a qualquer um que se sentiu desconfortável ou desrespeitado – essa nunca foi a minha intenção.”
COM A RETOMADA NA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA, APROXIMADAMENTE 18 MIL PESSOAS VOLTAM A TER ÁGUA NAS TORNEIRAS (FOTO: ANDERSON BARBOSA/G1)
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) restabeleceu, na manhã desta quinta-feira (24), o fornecimento de água para Patu e Messias Targino. As cidades são abastecidas pela adutora Arnóbio Abreu, popularmente conhecida como Médio Oeste, com captação da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (BARG).
Com a retomada na distribuição de água, aproximadamente 18 mil pessoas voltam a ter água nas torneiras. As cidades estavam em colapso desde janeiro deste ano, quando surgiram dificuldades na captação de água e distribuição nestas cidades em virtude da baixa de volume da BARG. Estas cidades são as últimas atendidas na Adutora Médio Oeste. A mesma adutora atende mais quatro cidades: Campo Grande, Janduís, Paraú e Triunfo Potiguar.
Atualmente, com a saída das duas cidades do colapso, cai para oito o número de cidades nesta situação, todas elas na região Alto Oeste. A Caern ressalta que com a retomada, trabalha na manutenção do sistema, que pode apresentar situações operacionais nos próximos dias. E destaca que o uso racional é essencial em todos os momentos.
O PARLAMENTAR ELOGIOU A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO, O TRABALHO DOS AGENTES DE TRÂNSITO E A SEGURANÇA.
A tradicional festa de Santa Rita de Cássia, no município de Santa Cruz, foi destaque no pronunciamento do deputado Tomba Farias (PSDB) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (24). O parlamentar elogiou a organização do evento, o trabalho dos agentes de trânsito e a segurança.
“É uma satisfação falar sobre os dezdias de festa que aconteceram em Santa Cruz. Trânsito e policiamento bem organizados. Estamos no caminho certo. O sucesso da Festa de Santa Rita é uma prova de que se consagra a geração de emprego e renda através do turismo religioso na região”, disse Tomba. Tomba Farias falou ainda que mais de 70 mil pessoas passaram pela procissão que aconteceu na última terça-feira (22) e além disso, ressaltou o grande número de turistas que participaram da festividade esse ano. Segundo o parlamentar, mais de 400 ônibus passaram pela cidade durante os festejos. “Fica a certeza de dever cumprido. Vamos continuar trabalhando pela cidade que agora contará com o primeiro teleférico do Rio Grande doNorte“, disse Tomba, parabenizando a prefeita da cidade, Fernanda Costa (MDB), pela realização da festa e todas as secretarias municipaisenvolvidas no evento.
MAIS DE 70 MIL PESSOAS PASSARAM PELA PROCISSÃO QUE ACONTECEU NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (22)
SECRETÁRIA DE MOBILIDADE URBANA (STTU), ELEQUICINA SANTOS, SE REUNIU HOJE COM O PRESIDENTE DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO RN (SINDIPOSTOS), ANTÔNIO CARDOSO, PARA TRATAR DO RISCO DE DESABASTECIMENTO.
Devido à greve dos caminhoneiros e aos bloqueios em diversas rodovias do país, o combustível para abastecer a frota de ônibus em diversas capitais não tem chegado. O mesmo ocorre aqui em Natal. Nesta manhã, a secretária de Mobilidade Urbana (STTU), Elequicina Santos, se reuniu com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (SindiPostos), Antônio Cardoso, para tratar do risco de desabastecimento.
Segundo o presidente, este é um risco real. “O risco é iminente, tanto para o transporte público, quanto o de carga e o aéreo”, informou. Além disso, também há o risco de desabastecimento nos postos de combustíveis.
Em virtude disso, a STTU autoriza que as empresas de ônibus da capital operem com 70% da frota a partir de amanhã, com o objetivo de evitar o colapso total do sistema em virtude da falta de combustível. “É uma medida difícil, mas necessária para garantir que o usuário de Natal continue tendo os ônibus circulando na cidade”, ressalta a secretária Elequicina Santos. De acordo com a pasta, 70% é uma frota semelhante à praticada no período das férias escolares.
Ainda segundo a STTU, a medida vigorará, a princípio, até a normalização do abastecimento de combustível nas garagens das empresas de ônibus.
O MICROFONE CAPTOU A CONVERSA DE GILMAR MENDES E CELSO DE MELLO
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Celso de Mello fizeram críticas à paralisação nacional dos caminhoneiros durante a a sessão desta tarde (24). Eles não perceberam que o microfone estava ligado enquanto conversavam. O vazamento do diálogo ocorreu durante uma votação na qual a Corte decidiu sobre a recondução da ministra Rosa Weber para o cargo de ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Enquanto os demais ministros votaram sobre a questão, Mendes iniciou a conversa com Celso, mas não percebeu que o microfone estava ligado.
“Que crise, hein! Guiomar [mulher de Gilmar] está na rua agora, está impossível”, disse. Em seguida. Celso respondeu:” Um absurdo, faz-nos reféns. Tudo bem que eles até possam ter razão aqui, mas isto é um absurdo. Minha filha está vindo de São Paulo…”. A partir desse trecho, a conversa continuou, mas o áudio foi cortado na transmissão ao vivo.
Os caminhoneiros protestam há quatro dias contra os seguidos aumentos do preço do diesel. O movimento tem feito bloqueios em estradas, o que já impacta no abastecimento de combustível e alimentos em algumas regiões do país. As principais reivindicações da categoria são: redução de impostos sobre o preço do óleo diesel, como PIS/Cofins e ICMS, e o fim da cobrança de pedágios dos caminhões que trafegam vazios nas rodovias federais concedidas à iniciativa privada.
Comentários