SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 19, 2018

Caixa-preta de avião que caiu em Cuba é recuperada ’em boas condições’, diz ministro

BOEING 737 CAI APÓS DECOLAR EM HAVANA COM 113 A BORDO

Especialistas cubanos conseguiram recuperar neste sábado uma das caixas-pretas do avião que caiu ontem pouco depois de decolar do aeroporto internacional de Havana, matando 108 das 111 pessoas que estavam a bordo.

O ministro de Transportes de Cuba, Adel Yzquierdo, disse à emissora estatal cubana que os investigadores estão trabalhando intensamente no local do acidente, perto do terminal 1 do aeroporto, e que a caixa-preta localizada por ele está em “boas condições”.

“Já temos uma caixa-preta em mãos, em boas condições, bom estado de conservação, e devemos conseguir a outra nas próximas horas. Elas irão para a comissão criada para analisar as causas do acidente”, explicou o ministro na entrevista à imprensa oficial.

O ministro afirmou que todos os corpos das vítimas, a maior parte delas cubanas, já foram levados para o Instituto de Medicina Legal de Havana. Parentes já estão no local para oferecer amostras genéticas para facilitar no processo de identificação.“Já temos a lista de passageiros, vamos publicá-la nas próximas horas”, disse o ministro.

O primeiro vice-presidente de Cuba, Salvador Valdés, destacou o esforço, a dedicação e o prossionalismo das equipes que atuaram após o acidente e dos funcionários do Instituto de Medicina Legal.

O Boeing 737 da companhia aérea mexicana Global Air, operado pela Cubana de Aviación, caiu pouco depois de decolar em Havana. Apesar da maioria das vítimas ser do próprio país, há entre os mortos estrangeiros, entre eles mexicanos e argentinos.

As três únicas sobreviventes, todas mulheres e cubanas, permanecem internadas em estado grave no Hospital Calixto García, em Havana.

Estadão 

‘Sou imbrochável, não vou sair de combate’, diz Bolsonaro

BOLSONARO É LÍDER ISOLADO EM CENÁRIO SEM LULA. (FOTO: SÉRGIO LIMA)

O pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) disse ser “imbrochável” e que não “sairá do combate” da eleição. Ele reclamou de ser alvo de críticas e questionamentos da imprensa sobre sua experiência.

“Disse há pouco tempo que não entendia de economia. Pensei que fosse tratado como humildade. A Dilma era economista e afundou o Brasil. Nunca questionaram a vida pregressa do Lula (PT)Na minha, tudo é empecilho para que saia de combate. Tenho certeza, eu sou ‘imbrochável’, não vou sair de combate”, disse durante palestra na Federação da Indústria do Rio Grande do Norte.

O militar desembarcou na 5ª feira (17.mai.2018) em Natal (RN) numa tentativa de alavancar sua popularidade no Nordeste.

No evento desta sexta-feira (18), o pré-candidato defendeu a redução de impostos e citou como exemplo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Temos de desburocratizar muita coisa no Brasil, tal como Trump fez nos Estados Unidos […] E mais ainda. Estamos chegando a uma conclusão de até tomar uma medida drástica de diminuir impostos”, falou.

Bolsonaro reafirmou a intenção de promover mudanças no Estatuto do Desarmamento e defendeu o combate da violência com mais violência.

“O homem do campo tem que ser armar. Tem que ter direito, se for o caso, a ter 1 fuzil para se defender. E no que depender de mim, posse de arma de fogo imediatamente para ter segurança dentro de casa”, disse.

“Combate-se a violência com energia, inteligência e, se for o caso, com mais violência ainda”, afirmou.

O militar voltou a criticar o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann (PPS), que até fevereiro ocupava o ministério da Defesa.

“Quer coisa mais triste para mim e para o General Girão do que ter alguém do partido comunista à frente do ministério da Defesa, alguém que combatemos na Guerrilha do Araguaia? Ou nosso último ministro, comunista e desarmamentista como Raul Jungmann?”.

Bolsonaro criticou ainda os ataques sofridos pelas Forças Armadas. “Por que esse enfrentamento? Porque buscar desgastar as Forças Armadas? Eu entendo. Somos o último obstáculo para o socialismo”, falou.

Poder

Alunos arrecadam dinheiro para professor que não recebe há dois meses


BRUNO RAFAEL PAIVA: “TENHO MUITAS SALAS QUE AMEI DE CORAÇÃO, MAS NUNCA NENHUMA DELAS DEMONSTROU TAMANHO AMOR, AJUDA E CARINHO POR MEU TRABALHO” (FACEBOOK/REPRODUÇÃO)

Trabalhando sem salário há dois meses, o professor Bruno Rafael Paiva estava entrando em desespero. “Afundei na depressão, preocupado e perdido, sem saber como ia pagar as contas e ajudar minha família”, escreveu ele no Facebook. Até que foi surpreendido pelos seus alunos do 1º ano de edificações da escola Escola de Ensino Profissionalizante Balbina Viana Arrais, em Brejo Santo, no Ceará.

Os estudantes fizeram uma rifa valendo uma cesta de chocolates e juntaram 400 reais para ajudar Rafael. “Tenho muitas salas que amei de coração, mas nunca nenhuma delas demonstrou tamanho amor, ajuda e carinho por meu trabalho”, disse ele sobre a surpresa.

O vídeo da entrega especial do presente, com direito à declarações dos alunos sobre a importância do professor, foi postado por Bruno em sua página pessoal do Facebook e viralizou com mais de 100 mil reações e 87 mil compartilhamentos. Veja o vídeo aqui

Exame

Após 12 anos sem partos, criança nasce em Fernando de Noronha; mãe não sabia que estava grávida

A CASA ONDE FOI REALIZADO O PARTO (FOTO: ANA CLARA MARINHO/TV GLOBO )

Uma mulher de 22 anos deu à luz uma criança em casa, no bairro da Floresta Velha, em Fernando de Noronha, na madrugada deste sábado (19). Há 12 anos não eram realizados partos na ilha. A mãe, que preferiu não se identificar, informou que não sabia que estava grávida.

O nascimento de crianças não é autorizado no arquipélago. A Secretaria de Saúde informa que o hospital de Fernando de Noronha não tem as condições necessárias para assistir partos.

A administração da ilha divulgou uma nota sobre o assunto, em que confirma o caso e diz que não há registro de qualquer atendimento de pré-natal ou assistência semelhante à família nas unidades de saúde locais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Fernando de Noronha é estimada em 3.016 pessoas. Os dados são de 2017.

Surpresa

Para a mãe da criança, o nascimento foi uma surpresa. “Eu fiz exame [de gravidez] e deu negativo. Eu não senti nada durante toda a gestação. Na noite de sexta-feira tive uma cólica e, quando fui ao banheiro, vi um negócio descendo por entre minhas pernas. Aí foi na hora em que o pai da criança chegou e pegou. Era um bebê, uma menina. Eu fiquei paralisada, não sabia que estava grávida”, contou.

O pai da menina também afirmou não saber da gravidez da mulher. “Eu ainda estou nervoso. Eu não sabia de nada, ela acordou a mãe dizendo que estava com uma dor. Nós ligamos para o Samu, mas não deu nem tempo da ambulância chegar. Eu fiz o parto, acho que foi Deus”.

O homem, que não tem carro, levou a filha caminhando até o Hospital São Lucas. A mãe da garota também foi levada para o hospital, na ambulância. A mulher já tem outra filha e o primeiro parto foi realizado no continente.

“Se eu soubesse que estava grávida não teria minha filha aqui. Eu teria feito o pré-natal e tomaria as vacinas. Ainda bem que foram feitos os exames e não deu nada. Eu não arriscaria a minha vida nem da milha filha”, disse.

Nota oficial

A Administração de Fernando de Norornha divulgou uma nota oficial sobre o nascimento. Confira a íntegra:

“Neste sábado (19), a unidade hospitalar de Fernando de Noronha realizou atendimento a uma criança recém-nascida, trazida pelo seu pai, e sua genitora. A mãe, que deseja não ser identificada, entrou em trabalho de parto em sua residência, e após o genitor auxiliar no procedimento, o mesmo encaminhou a criança para a unidade hospitalar. A família informa não saber da existência da gravidez, assim como inexiste atendimento de pré-natal ou qualquer outra assistência semelhante nos registros das unidades de saúde em nome da família.

A Superintendência de Saúde ressalta a importância de se fazer o pré-natal, para monitoramento e controle de índices glicêmicos, hipertensão, diabetes, anemia, doenças transmissíveis e etc, incluindo exames de imagem, como USG, que avalia as condições físicas da criança no útero. Todos os cuidados do pré-natal visam identificar qualquer complicação com antecedência, podendo assim serem tomadas medidas emergenciais para garantia da saúde, tanto da mãe como do bebê”.

Campanha de ajuda

Muitos moradores estão comemorando o nascimento da criança, e a família já começa a receber doações. “Eu vim trazer roupinha para a noronhense que nasceu hoje. Para a gente é uma alegria ter uma noronhense nascendo na ilha, finalmente depois de tanto tempo. Estamos nos mobilizando para ajudar a família”, informou Dora Costa.

G1

Justiça solta dono da empresa de refrigerantes Dolly

LAERTE CODONHO TEVE A PRISÃO DECRETADA PELA 4ª VARA CRIMINAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

O empresário Laerte Codonho, dono da empresa de refrigerantes Dolly, foi solto na noite de ontem (18) pela Justiça de São Paulo. Codonho estava preso há oito dias após ser alvo de uma operação do Ministério Público de São Paulo por fraude fiscal estruturada, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A Justiça também soltou ontem o ex-gerente financeiro da Dolly, César Requena Mazzi, preso na mesma operação.

O Grupo de Repressão a Delitos Econômicos (Gedec) do Ministério Público de São Paulo denunciou o empresário por sonegação fiscal nos últimos 20 anos, apontando um valor não pago de R$ 2,1 bilhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Somando-se os impostos federais, que não são objeto desta investigação, o valor da dívida pode passar de R$ 4 bilhões. De acordo com a Promotoria, a Dolly, comandada por Codonho, demitiu funcionários e os recontratou em outra companhia para fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Durante a operação foram apreendidos 13 veículos do empresário, três helicópteros, além de dinheiro em espécie.

Os advogados de Codonho não foram localizados para comentar a soltura. O empresário deixou a carceragem do 77º Distrito Policial de Santa Cecília, na capital paulista, sem falar com a imprensa.

Agência Brasil

Procuradoria da CMN vai analisar validade do decreto que aumentou tarifa de ônibus

PREFEITURA ANUNCIOU ONTEM (18) AUMENTO NA TARIFA DE ÔNIBUS, EM NATAL (ARQUIVO) (FOTO: REPRODUÇÃO/INTER TV CABUGI)

A Câmara Municipal de Natal, através de sua Procuradoria Jurídica, poderá recorrer da decisão do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, que aprovou aumento no valor da tarifa da passagem de ônibus.
A reunião do Conselho ocorreu sem a participação dos representantes da Câmara que não foram convidados para discutir a proposta de reajuste, o que poderá anular a decisão, levando em consideração que os vereadores entendem que o aumento é abusivo e não existe transparência na planilha para validar um aumento da tarifa.
O decreto do Executivo autorizando o novo valor de R$ 3,65 foi publicado na edição deste sábado (19) do Diário Oficial do Município.

Boato: notícia de morte de Maurílio Pinto é mentira; delegado aposentado está internado em estado gravíssimo

COM A SAÚDE FRAGILIZADA, O ” XERIFE” MAURÍLIO PINTO ENCONTRA-SE HOSPITALIZADO. (FOTO: CANINDÉ SOARES)

O boato de que o delegado aposentado Maurílio Pinto teria morrido na tarde deste sábado (19), se espalhou, assim como todas as fakes news, rapidamente nas redes sociais. Porém, o “Xerife”, como é carinhosamente conhecido no Rio Grande do Norte, segue internado em um Hospital de Natal, em tratamento contra infecções causadas pela diabetes. Maurílio Pinto precisou amputar um dedo há cerca de um mês, mas como a infecção não regrediu foi necessária a amputação da perna esquerda.

A família do delegado confirma que o estado de saúde dele é gravíssimo e estão, inclusive, em um campanha de doação de sangue há duas semanas.

O nome de Maurílio Pinto, hoje com 76 anos, faz parte da história da Segurança Pública do RN. São cerca de 50 anos de serviço prestado ao estado, sendo responsável pela investigação, elucidação e prisão de vários bandidos. Hoje, aposentado, o Xerife é uma referência para profissionais da área, além de ser uma figura de destaque, admirado e respeitado em todos os setores.

Quem quiser doar sangue ao delegado, a doação pode ser feita na Hemovida, situado na avenida Nilo Peçanha, 199, em Petrópolis. É necessário informar que a doação é para Maurílio Pinto.

Morre em Natal o empresário Issa Hazbun, fundador da Construtora Hazbun; velório será em Emaús, a partir das 18 horas de hoje

EMPRESÁRIO ISSA HAZBUN FALECEU NA MANHÃ DESTE SÁBADO EM NATAL.

Faleceu na manhã deste sábado, 19, em Natal, aos 88 anos de idade o empresário Isa Jiriyes Masriyeh Hazbun, fundador e proprietário da Construtora Hazbun.

Issa Hazbun era casado com  Hildacy Paiva Hazbun e deixa tres filhos: George Hissa Hasbun, Carly Hissa Hazbun e Ana Cristina Hasbun.

Um dos pioneiros da construção civil potiguar, Issa Hazbun ergueu, sob o trinômio trabalho, credibilidade e ética, uma das mais sólidas construtoras do Rio Grande do Norte – a Hazbun, fundada em 1997 e que atua na cidade de Natal no segmento de incorporação e construção de empreendimentos residenciais de alto padrão. Há alguns anos, a família batizou com o nome do patriarca um dos mais luxuosos edifícios do Estado, que é o Issa Hazbun Residencial, composto por um apartamento por andar, de 480m², além de cobertura duplex com 900m².

Desde o início a Construtora Hazbun apresentou um estilo diferenciado de ser e de trabalhar.

A família informa o ocorrido e convida parentes e amigos para acompanhar o sepultamento que será realizado amanhã, domingo, 20, às 10h, no Morada da Paz, em Emaus.

O corpo de Issa Hazbun será velado a partir das 18h de hoje, também no mesmo local.

Maiores informações em instantes.