SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 18, 2018

Comissão de Finanças rejeita projetos sobre isenção de taxas e tributos

OS PARLAMENTARES ENTENDERAM QUE AS MATÉRIAS FOGEM DA PRERROGATIVA DA CÂMARA LEGISLAR.

Reunida manhã desta sexta-feira (18), a Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal deu parecer contrário a projetos que tratam de isenção de tributos e taxas. Os parlamentares entenderam que as matérias fogem da prerrogativa da Câmara legislar.
O projeto de autoria do vereador Chagas Catarino (PDT) isenta idosos da tarifa de estacionamentos em casas de shows e teatros da cidade. Já o do vereador Bispo Francisco de Assis (PSB) proíbe a mesma taxa para qualquer pessoa em hospitais, clínicas e pronto-socorros. E o projeto da vereadora Nina Souza (PDT) isenta do IPTU os imóveis que sediam os conselhos comunitários. “São projetos que vão de encontro à livre iniciativa privada e o vereador não pode interferir neste sentido. No caso da isenção para conselhos comunitários, já consta no código tributário a isenção para instituições sem fins lucrativos. Não podemos legislar em matérias tributárias, a menos que o Executivo envie para a Câmara”, explicou o vereador Ubaldo Fernandes (PTC).
Também foram rejeitados projeto do vereador Fernando Lucena (PT) que exige a comprovação se carros locados pela Prefeitura são 0 km; e o da vereadora Natália Bonavides (PT) que institui o dia 14 de março como dia de combate ao assédio moral no serviço público municipal. “Esse projeto da vereadora Natália coincide com outro da minha autoria que tem o mesmo teor e já abrange o assédio moral em todo o município”, pontuou o vereador Aroldo Alves (PSDB).
Mas a comissão também aprovou quatro projetos. Um de autoria do Executivo Municipal propõe tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas se formalizarem. “Sempre defendi que não se deve mexer com camelôs e ambulantes, enfim, com aqueles que buscam trabalhar para sustentar suas famílias. Esse projeto oportuniza o pequeno vendedor se legalizar”, disse Luiz Almir (Avante), presidente da Comissão.
O projeto de autoria do vereador Ney Júnior (PSD), também aprovado, determina que idosos, grávidas e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham atendimento prioritário nos estabelecimentos comerciais com caixas e guichês, destinando-lhes mesas e cadeiras; e o do vereador Dickson Júnior (PSDB) prevê a elaboração de um protocolo para atendimento a mulheres em situação de violência doméstica. Um projeto do vereador Sandro Pimentel (PSOL), criando a campanha “Outubro Rosa Pet”; e outro do vereador Klaus Araújo (SD), que assegura o direito das mães poderem amamentar seus filhos dentro dos CMEI’s, também foram aprovados.

Em Foz do Iguaçu, empresário potiguar participa do ENEAC 2018 e faz mediação de debate com a jornalista Miriam Leitão

O EMPRESÁRIO POTIGUAR EDMILSON PEREIRA DE ASSIS E A JORNALISTA MIRIAM LEITÃO

O empresário potiguar Edmilson Pereira de Assis, vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), está participando no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, Paraná, do maior evento de limpeza profissional no país: o Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (ENEAC) 2018.

Proprietário do grupo Interfort Segurança, sediado no Rio Grande do Norte, Edmilson Pereira nesta sexta-feira, 18, foi o mediador de debate com a jornalista global Miriam Leitão, apresentadora da GloboNews, que abordou o tema “Conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas”.

O Eneac, que é organizado pela Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), terminará no domingo, dia 20, e reúne empresários vindos de todos os estados brasileiros.

Parque das Dunas recebe Oficina de Robótica gratuita para crianças neste sábado

A AULA PRÁTICA ACONTECE A PARTIR DAS 15H E FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DE MAIS UMA EDIÇÃO DA CIRANDA MATERNA

Crianças e adolescentes têm a oportunidade de participar de uma oficina gratuita ministrada pela escola potiguar referência em tecnologia Robô Ciência neste sábado, 19, no Parque das Dunas, também conhecido como Bosque dos Namorados (Av. Alm. Alexandrino de Alencar, Tirol). A aula prática acontece a partir das 15h e faz parte da programação de mais uma edição da Ciranda Materna, um evento voltado para futuras mães e famílias, que contempla opções de lazer com atividades diversas para adultos e crianças.

Mães, pais e filhos poderão usufruir da programação familiar que começa às 09h e inclui yoga, contação de histórias, bate-papo sobre “Segurança em Casa”, almoço no formato de piquenique, oficinas de carimbos e, para finalizar o dia, os pequenos podem aprender a montar e programar robôs com a equipe de especialistas da Robô Ciência, escola de tecnologia que desenvolve um sistema de ensino e aprendizagem em dezenas de escolas no Rio Grande do Norte e outros estados do país com o objetivo de facilitar por exemplo, o ensino da matemática e de cálculos diversos.

“Natal mostrou que somos verde e amarelo e ainda cantamos o hino nacional com orgulho”, diz Cícero Martins sobre visita de Bolsonaro em Natal

O VEREADOR CÍCERO MARTINS E CONHECIDO NA CNM COMO CÍCERO BOLSONARO, PELO SEU PERFIL SEMELHANTE AO PRESIDENCIÁEL. (FOTO: CANINDÉ SOARES)

Um dos primeiros apoiadores declarados da candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) á presidência da República, o vereador de Natal, Cícero Martins (PSL), participou ontem (17), da recepção calorosa ao presidenciável, quando esteve em Natal, para participar de um debate na Fierne também da  pré-convenção do partido, na capital potiguar.

Para o vereador, que por ter um perfil semelhante ao presidenciável é conhecido na Câmara Municipal de Natal como Cícero Bolsonaro, a candidatura do deputado carioca, traz esperança de um país melhor.

“A sociedade, formadora de opinião e que gera emprego e renda para o nosso país, acordou e percebeu que nós precisamos deles para vencer essa corrupção política que destrói nossas famílias e a nossa dignidade”, disse Cícero Martins.

Cícero ressalta que a candidatura de Bolsonaro surgiu em um momento em que o povo brasileiro estava desacretidado no país em meio a tantas denúncias de corrupção. O vereador diz que Bolsonaro está “unindo” o Brasil e trazendo de volta o “orgulho de cantar o hino nacional brasileiro”.

“Chega de dividir o nosso povo em homens e mulheres, hetero e homossexuais, pretos e brancos, ricos e pobres, militares e civis, nós somos um povo só, que unidos e com fé em deus e honestidade, resgataremos nosso país das mãos dessa quadrilha vermelha”, declarou.

Parque Aristófanes Fernandes terá opções de lazer neste domingo (20)

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Parnamirim, a Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc) e o Governo do RN realiza neste domingo (20), das 07h às 18h, a primeira edição do projeto semanal Domingo no Parque, com atrações de cultura, esporte lazer e gastronomia para todas as idades.

Para o público em geral, a entrada será de R$ 2,00. Para crianças até 12 anos de idade e idosos, a entrada no Domingo no Parque será gratuita.

“O Domingo no Parque vai oferecer uma programação diversificada para o bem-estar e a convivência social das famílias de Parnamirim, contribuindo para sua qualidade de vida”, disse o Prefeito Rosano Taveira.

A programação contará com passeio nos pôneis para crianças (Fazendinha), espaço kids para brincadeiras e artes, shows culturais, artesanato, espaço pets, aula de dança e treino funcional.

Quem tem bicicletas, skates ou patins também pode levar seu equipamento para curtir um domingo de lazer nas ciclofaixas do Parque Aristófanes Fernandes.

Outra atração será o espaço destinado às food trucks, que reunirá diferentes opções gastronômicas. O público presente também poderá conferir uma feirinha de alimentos orgânicos.

SERVIÇO

DOMINGO NO PARQUE

Local: Parque Aristófanes Fernandes, Rodovia BR-101, bairro Parque Industrial, Parnamirim-RN

Dia: Todos os domingos, a partir deste, dia 20 de maio

Horário: das 07h às 18h

Entrada: R$ 2 para o público em geral /Gratuita para crianças até 12 anos de idade e pessoas idosas.

Inscrições abertas para a 4ª Caminhada Histórica do Senac RN

COM TEMA “NATAL NA SEGUNDA GUERRA”, EVENTO PERCORRERÁ RUAS DA RIBEIRA

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, realiza, no sábado (26), sua 4ª Caminhada Histórica em homenagem ao mês do Guia de Turismo. O evento visa divulgar e fortalecer o turismo cultural na Cidade. Este ano, será trabalhado o tema “Natal na Segunda Guerra”, com um passeio pelas ruas da Ribeira.

Os interessados podem realizar as inscrições doando 1kg de alimento não perecível (exceto sal), no Senac Centro (Rua São Tomé, 444, Cidade Alta), das 9h às 15h, a partir de segunda-feira (21). Os participantes receberão camisa de identificação do evento. A expectativa é reunir mais de 500 pessoas, entre guias de turismo, profissionais do segmento, estudantes e público em geral.

Com cerca de três horas de duração, a caminhada terá início às 14h, englobando o bairro da Ribeira, segundo mais antigo da cidade. Acompanharão o trajeto instrutores do Senac das áreas de História, Turismo e Inglês, apresentando curiosidades sobre os pontos visitados, com tradução para a língua estrangeira.  

O evento tem como ponto de concentração e encerramento o Sesc Cidade Alta. No local, a partir das 11h, estará disponível uma vasta programação para os visitantes, inclusive com exposições e oficinas sobre a Segunda Guerra em Natal, além da venda de almoço e lanches àqueles que quiserem participar de todas as atividades.

Estarão expostos quadros com fotos da época, capacetes, roupas, maquetes, munições, entre outros objetos do acervo da Fundação Rampa. Também haverá vídeos com depoimentos e informações sobre a presença americana em Natal. Outro destaque será um mapa gigante da Capital e uma oficina interativa, com o intuito de resgatar a memória dos potiguares sobre a Segunda Guerra.

Para o coordenador do eixo de Turismo e Hospitalidade do Senac, Marcelo Millito, o evento ajuda a preservar a história da cidade com ênfase no bairro da Ribeira. “A programação proposta para este ano contribui para a formação participativa de um dos mais autênticos produtos turísticos potiguar, Natal na Segunda Guerra Mundial. Cada momento foi pensado para que os participantes interajam e se redescubram como parte do tradicional bairro boêmio da Ribeira, que foi palco principal da interação entre os residentes e americanos no período da Guerra”, explica.

A 4ª Caminhada Histórica conta com parceria do Sesc RN, Fundação Rampa, Sebrae RN e Exército Brasileiro. Também foram acionados órgãos públicos para o apoio ao evento, como STTU, SEMOB, Urbana, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Saiba mais – Em virtude de sua localização geográfica privilegiada, sendo o ponto da América do Sul mais próximo da Europa e África, Natal recebeu, na década de 1940, a maior base aérea norte-americana fora dos EUA. Com isso, estabeleceu-se uma ponte aérea ligando a América com as bases americanas no norte da África, facilitando o envio de tropas, mantimentos e materiais bélicos, que ajudariam na luta contra a Alemanha Nazista. A convivência com os americanos trouxe diversas influências para a cultura potiguar. Estima-se que, na época, cerca de 10 mil americanos se instalaram em Natal, cuja população era de aproximadamente 55 mil habitantes.

Confira o Roteiro da Caminhada:

Concentração no Sesc Cidade Alta;

Segue na Avenida Câmara Cascudo (contramão);

Primeira parada: Praça Augusto Severo – segue pela Avenida Duque de Caxias;

Segunda parada: Praça Capitão José da Penha – segue pela Tavares Lyra, à esquerda até a Rua Chile;

Terceira parada: Rua Chile em frente ao antigo Palácio do Governo, seguindo até o Largo;

Quarta parada: Esquina da Esplanada Silva Jardim com a Duque de Caxias;

Quinta parada: Praça Capitão José da Penha;

Sexta parada: Praça Augusto Severo e encerramento no Sesc Cidade Alta.

 

Serviço:

4ª Caminhada Histórica do Senac RN pelas ruas de Natal

Data: 26/05/2017 (Sábado) 

Horário: 14h às 17h (Exposição e atividades culturais no Sesc, a partir das 11h)

Inscrições: A partir de segunda-feira (21), no Senac Centro (Rua São Tomé, 444, Cidade Alta), das 7h30 às 20h.

Valor: 1Kg de alimento não perecível (exceto sal)

Concentração: Sesc Cidade Alta (R. Cel. Bezerra, 33)

Informações: 4005-1000

Café em excesso pode causar sintomas de depressão

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Apesar de ser composto pela cafeína, que tem alto poder estimulante e energizante, o maior problema não é a substância em si, mas a quantidade ingerida.

“O exagero no consumo de café em altas doses, leva ao vício. Isso eleva o cortisol e sobrecarga aos rins. Se a ingestão for feita de maneira frenética, consequências como aumento da frequência cardíaca, colesterol e aceleração da coagulação sanguínea, resultam em doenças graves’’, explica Aléssia Palhano, cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde.

No entanto, o hábito de tomar café pela manhã, pode ser garantido como destaca a especialista. “O ideal é ingerir o equivalente a uma xícara pequena, logo ao amanhecer, em jejum. Não se deve colocar açúcar nem adoçante’’.

O café também tem benefícios como elementos antioxidantes, que combatem radicais livres, e até atuam na prevenção do câncer. A bebida é rica em ácido clorogênico, que protege o fígado, sendo mais presente no café verde e menos no torrado.

“Pessoas que consomem café, especialmente, em grandes quantidades, poderão ter o sistema nervoso abalado, com sintomas de depressão, síndrome do pânico e estresse. Tudo está relacionado ao consumo exagerado da cafeína. Então, o segredo é promover saúde na medida certa’’, alerta Aléssia.

Ex-presidente Dilma concorrerá ao Senado em Minas Gerais, decide PT

PT LANÇARÁ CANDIDATURA DE DILMA E TENTARÁ BARRAR IMPEACHMENT SEM ACORDO COM O MDB. (FOTO: REPRODUÇÃO)

O PT de Minas Gerais deve mesmo lançar a candidatura de Dilma Rousseff ao Senado. A intenção da ex-presidente de concorrer ao Parlamento este ano já havia sido anunciada, mas o partido cogitava a possibilidade de ela não concorrer em troca do apoio do MDB para barrar o processo de impeachment contra o governador Fernando Pimentel (PT). Agora, os petistas mineiros devem tentar salvar o mandato de Pimentel vencendo a votação no Plenário da Assembleia Legislativa.
Na quinta-feira à noite (17/5), o lançamento em Belo Horizonte do filme O processo, documentário sobre o impeachment de Dilma, ganhou ares de pré-campanha. O mote “Dilma senadora” foi usado em faixas e cartazes pelos petistas que lotaram a sessão.
Segundo uma fonte ligada a Pimentel, o governo já entendeu que não há mais possibilidade de acordo com o MDB, partido do presidente da Assembleia, Adalclever Lopes. Assim, vai partir para a eleição com uma chapa forte, com Dilma concorrendo para o Senado. Para o governo, a oposição não deve aprovar o impeachment. “Não tem mais nenhum tipo de possibilidade de acordo. Eles querem manter o processo de impeachment só para aumentar o desgaste do governo. Sabem que não têm força para aprovar”, disse a fonte.
Correio