SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 14, 2018

Conselho Municipal de Tecnologia realiza primeira reunião ordinária

OS MEMBROS DO CMCTI PRESENTES À REUNIÃO RESSALTARAM A INICIATIVA DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) realizou na quinta-feira (10/05), na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Agnelo Alves, a primeira de suas reuniões ordinárias, que acontecerão mensalmente.

“Na ocasião, apresentamos a estrutura de Ciência,Tecnologia e Inovação do município de Parnamirim e discutimos as tratativas iniciais do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória, a ser instalado em espaço cedido pelo Comando da Aeronáutica, através da ALA-10, na área onde funcionou o Aeroporto Internacional Augusto Severo”, disse o Assessor Especial de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dario Medeiros.

Entre outros assuntos pautados na reunião, esteve a apresentação da Lei Complementar Nº 0128, de 27 de dezembro de 2017, que criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – CMCTI e o Fundo Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação – FMACTI.

Além disso, foi apresentada a Lei Complementar nº 119/2017, que dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais a empresas de Tecnologia da Informação e a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) integrantes de Parque Tecnológico, localizadas no Município de Parnamirim.

A reunião conduzida pelo Secretário de Planejamento e Finanças, Giovani Junior, Presidente do Conselho e Dario Medeiros, Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, contou com a presença de doze dos dezesseis membros indicados e empossados, pelo Sr Prefeito Rosano Taveira, em solenidade no dia 03 de maio passado.

Durante o evento, o Presidente do CMCTI, Giovani Junior, traçou uma linha histórica do município de Parnamirim desde seu nascimento com a aviação francesa até os dias atuais.

“Não há mais espaço para voltar ao passado, e sim, para planejar um futuro baseado na geração de riquezas através do estímulo à Ciência, Tecnologia e Inovação, que propicia a geração de de serviços e produtos com alto valor agregado”, disse o Presidente do Conselho, Giovani Júnior.

Os membros do CMCTI presentes à reunião ressaltaram a iniciativa da atual gestão municipal em criar no município de Parnamirim, um ecossistema favorável a ciência, tecnologia e inovação e uma política de estado.

“Em nome da Reitora da UFRN, quero parabenizar o município de Parnamirim por tão nobre corajosa e certa iniciativa, que certamente trará enormes resultados no futuro”, disse o Professor Jorge Tarcísio, membro da UFRN no Colegiado.

“Percebo a sinergia que está acontecendo entre o Poder Público, a Academia e o Setor Produtivo, fator essencial para se promover desenvolvimento. Tenho a convicção que Parnamirim se destacará uma vez mais e será exemplo para outros municípios”, reforçou o Professor da UFRN, Jorge Tarcísio.

“O setor industrial se entusiasma com iniciativas na área de Ciência e Inovação alavancadas pelo setor público. O projeto de Parnamirim pode dar muito certo, estou impressionado com a sinergia do conselho”, disse Ricardo Valença Gomes, representante da FIERN no colegiado.

 

PRESENTES À PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CMCTI

Representando o Poder Executivo

•    SEMAS – THIAGO EMANUEL RODRIGUES SOARES
•    SEMEC – PEDRO GOMES DA SILVA

Representando o seguimento acadêmico e suas fundações de fomento e pesquisa

•    IFRN – RODRIGO SIQUEIRA MARTINS

*    UFRN – JORGE TARCÍSIO DA ROCHA FALCÃO
•    Faculdade Maurício de Nassau – Parnamirim – JEAN GLEYSON FARIAS MARTINS
•    FUNPEC – GUMERCINDO FERNANDES DE AMORIM FILHO
•    FUNCERN – EMERSON JOSÉ ALVES CORTEZ

 

Representando o seguimento industrial, empresarial e comercial

•    FIERN – RICARDO VALENÇA GOMES
•    FECOMERCIO/RN MARCUS ANTÔNIO GUEDES VASCONCELOS FONSECA
•    SEBRAE/RN – JOÃO BOSCO CABRAL FREIRE

Representando o seguimento militar

•    COMAer – ALA 10 – Dr. MARCO AURÉLIO NUNES DA SILVA

Dia do Assistente Social tem programação especial nesta terça-feira,15

Para marcar o Dia do Assistente Social (15 de maio), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), promoverá uma programação especial nesta terça-feira, das 9h às 13h, no auditório da UNP, na av. Salgado Filho. A programação inclui apresentação cultural, mesa de abertura composta pela secretária da Semtas, Ilzamar Pereira, pela Professora da Universidade Potiguar (UNP), Carmem Suely Cavalcante, e pela Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS/Sul), Valesca Pinheiro, além de Debate e almoço.

No dia 15 de maio é celebrado o Dia do Assistente Social porque foi nessa data que foi regulamentado o Serviço Social, uma profissão inscrita na história do país há 80 anos. No Brasil, quem regulamenta a profissão é o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os respectivos Conselhos Regionais (CRESS).

“O cenário exige de todos nós a busca de superação de visões ingênuas, ilusões e mitos para que possamos avançar na articulação coletiva. Com isso, quero ressaltar que temos desafios concretos, a análise profunda de realidade nos mobilizando para a consequente busca de respostas profissionais que afirmem compromisso com a construção de uma agenda política crítica e emancipatória”, destaca a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

Confira a seguir a programação em homenagem ao Dia do Assistente Social promovida pela Semtas:

9h – Apresentação Cultural LBV

9h30 – Mesa de abertura:

Ilzamar Silva Pereira – Secretária Municipal do Trabalho e da Assistência Social (SEMTAS) –

“A Política da Assistência Social em Natal: Avanços e Desafios na Contemporaneidade”

Carmem Suely Cavalcante – Professora da Universidade Potiguar (UNP) –
“A Formação Profissional e os Desafios à categoria do Serviço Social”;

Valesca Pinheiro – Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS/Sul) –

“Experiências de Processos Formativos no SUAS”

11h30 – Debate

13h – Almoço

Semana de Gastronomia Regional do Senac mobiliza mais de mil pessoas em Brasília

O PRESIDENTE DO SISTEMA FECOMÉRCIO RN, MARCELO QUEIROZ, PARTICIPOU NO DIA 09, OCASIÃO EM QUE RECEBEU AUTORIDADES POLÍTICAS E EMPRESARIAIS.

 

Mais de mil pessoas participaram da Semana de Gastronomia Regional em Brasília, promovida pelo Departamento Nacional do Senac, entre os dias 08 e 11 deste mês. Com o tema “Ser Tão Potiguar”, chefs do Rio Grande do Norte desenvolveram cardápio a partir de ícones da culinária local.

 O evento contemplou os restaurantes da Câmara dos Deputados, Senado Federal e o restaurante-escola Downtown, na Confederação Nacional do Comércio.

 O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou no dia 09, ocasião em que recebeu autoridades políticas e empresariais. “É uma oportunidade de divulgarmos para um público selecionado a gastronomia riquíssima que possuímos e que, sem dúvida, é um dos grandes diferenciais e um atrativo importante do nosso destino turístico. Além disso, é uma pequena amostra da qualidade técnica dos chefs do Senac RN, que estão entre os responsáveis pela formação de excelência dos profissionais que atuam no nosso estado”, afirmou Queiroz.

Esta é a terceira vez que o Senac RN é convidado a participar da iniciativa. O evento contemplou também uma aula-show, onde foi abordada a importância da valorização dos ingredientes regionais.

 A diretora de Educação Profissional do Senac, Lucinete Araújo, explicou que a Semana da Gastronomia Regional é uma ação do Departamento Nacional do Senac, que visa divulgar as diferentes cozinhas do País. Pelo menos uma vez por mês, um Departamento Regional da Instituição é convidado para divulgar a culinária do seu estado. 

 Além desta edição em Brasília, a Instituição também estará no Rio de janeiro, no mês de setembro. A equipe que atua no evento é composta por três chefs do Senac RN: Warison Albino, Walei Marcolino e Rodrigo Santana.

Feira exibe centenas de peças vindas da “Terra dos Marajás”

A EXPOSIÇÃO APORTA PELA SEGUNDA VEZ NO NATAL SHOPPING, APÓS O SUCESSO DE PÚBLICO EM SETEMBRO DO ANO PASSADO.

Os clientes do Natal Shopping têm a oportunidade de ter acesso a peças únicas vindas diretamente do Rajastão, o maior Estado da Índia, sem precisar viajar milhares de quilômetros e atravessar oceanos para chegar ao país. Até o dia 31 deste mês, o mall recebe a Feira ExpoÍndia – Um olhar para a Índia, localizada na Praça de Eventos do shopping. A exposição aporta pela segunda vez no Natal Shopping, após o sucesso de público em setembro do ano passado.

As peças expostas vão desde móveis artesanais de madeira, como mesas, baús e balanços, aos clássicos tapetes indianos e “lanternas mágicas”, popularizados através dos conhecidos contos que têm como inspiração a cultura oriental.

Também é possível encontrar itens de vestuários como blusas, saias e vestidos confeccionados com tecidos, estampas e modelos típicos da região; além de acessórios de beleza, como anéis e colares, e adornos decorativos, a exemplo de miniaturas de animais e figuras clássicas da cultura hinduísta e budista.

A Feira ExpoÍndia segue o horário de funcionamento do mall.

Valéria Oliveira balança o Teatro Riachuelo com a roda de samba “Cores do Nosso Samba”

NA PRÓXIMA EDIÇÃO DA “CORES DO NOSSO SAMBA”, DIA 26 DE MAIO, VALÉRIA RECEBERÁ CONVIDADOS SUPER ESPECIAIS

Após o sucesso da primeira edição deste ano da roda “Cores do Nosso Samba” Valéria Oliveira vai repetir a dobradinha que deu certo: boa música e uma energia contagiante!  A cantora, que levantou o público presente na última edição, levará mais uma vez o balanço do samba potiguar para o foyer do Teatro Riachuelo, em um espaço aconchegante e transformado exclusivamente para o evento.

Na próxima edição da “Cores do Nosso Samba” que acontecerá no dia 26 de maio, a partir das 13h30, Valéria receberá convidados super especiais: Dodora Cardoso, Quarteto Linha, Marcos Souto e Leonardo Galvão (Projeto Ribeira Boêmia).

Realizado pela Green Point Produções com o patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão, e Unimed Natal a roda “Cores do Nosso Samba” traz um repertório diversificado composto por clássicos do samba de raiz, partido alto, samba de roda, samba enredo, samba canção, entre outras modalidades do gênero. No cardápio, petiscos e cerveja gelada.

O projeto, que estreou em abril, foi inspirado nas rodas de samba que acontecem em outros teatros do Brasil e deu ao Teatro Riachuelo uma cara diferente. Em uma mesa cheia de cores e acompanhada por uma banda de peso – Raphael Almeida (cavaco e direção musical), Jubileu Filho (7 cordas), Alexandre Moreira (bandolim), Aluizio Pizão, Kellynei Silva, Weslley Silva (Cicinho) e David Silva (percussões), e Dani Luccas e Michele Lima (vocais) – Valéria parecia estar em casa. Ao lado dos seus convidados – Jôsy Ribeiro, Matheus Magalhães, Rafael Barros e Silvana Martins – cantou para um público que estava na mesma vibração que ela, celebrando o samba de raiz e o talento dos artistas e músicos potiguares.

SERVIÇO:

Valéria Oliveira – Cores do Nosso Samba

Dia 26 de maio, sábado, 13h30 às 16h30.

Abertura das portas: 13h

Teatro Riachuelo

www.teatroriachuelonatal.com.br

INGRESSOS:

Primeiro Lote Promocional:

R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia entrada (limitado a 100 ingressos)

2° Lote:

 R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia entrada

*Os ingressos são individuais.

Mesas e cadeiras estarão disponíveis por ordem de chegada em quantidade LIMITADA inferior à capacidade do público.

Realização: Green Point Produções

Patrocínio: Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal.

CANAIS DE VENDAS

Bilheteria do Teatro: Shopping Midway Mall – Av. Bernardo Vieira 3775 – piso L3 (terça a sábado, das 12h às 21h, domingo e feriado, das 14h às 20h).

Site: www.uhuu.com

Desafios da Terapia Ocupacional no RN serão debatidos na Assembleia Legislativa

A DISCUSSÃO TEM PROPOSITURA DO DEPUTADO HERMANO MORAIS (MDB).

A Assembleia Legislativa promove nessa terça-feira (15), uma audiência pública com o tema “Centenário da Terapia Ocupacional: desafios e perspectivas no RN. O debate é uma iniciativa do deputado Hermano Morais (MDB) e acontece a partir das 14h, no auditório da Casa Legislativa, reunindo entidades relacionadas ao tema.

“Em 2018, a Terapia Ocupacional completa 100 anos de criação, no entanto, a profissão ainda não foi regulamentada. Sob esse cenário, e tantos outros desafios e preocupações da categoria, propomos essa audiência para debatermos esse tão relevante assunto junto à sociedade potiguar”, justifica Hermano.

Segundo explica o parlamentar, a Terapia Ocupacional é uma profissão essencial, “que atua e contribui fortemente em diversos aspectos e segmentos populacionais, como educação, gerontologia, psiquiatria e saúde mental, reabilitação funcional e profissional, reintegração social, entre outras”.

Um dos pilares da profissão é a utilização das diferentes propriedades presentes nas atividades humanas como recurso terapêutico para desenvolver, restaurar ou ampliar as capacidades funcionais das pessoas. O objetivo de sua ação é encontrar meios para que as pessoas alcancem sua autonomia, independência e utilizem ao máximo suas potencialidades.

Justiça determina que professores e educadores infantis de Natal retornem ao trabalho em 24 horas

OS PROFISSIONAIS, EM GREVE DESDE 21 DE MARÇO, EXIGEM, ENTRE OUTRAS REIVINDICAÇÕES, O PAGAMENTO DE 6,81% DO PISO SALARIAL 2018. (FOTO: LENILTON LIMA)

O desembargador Gilson Barbosa, do Tribunal de Justiça do RN, deferiu pedido liminar pleiteado pelo Município de Natal e determinou o retorno de todos os professores e educadores infantis municipais às atividades regulares, no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil, limitada, a princípio, em R$ 50 mil. O relator da Ação Cível Originária decidiu não declarar, no momento, a ilegalidade ou abusividade da greve.

O Município de Natal ingressou com Ação Cível Originária contra o Sindicato dos Trabalhadores e Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) informando que as categorias dos professores e educadores infantis entraram em greve, tendo, antes, apresentado uma pauta com 57 reivindicações à Prefeitura de Natal.

Dentre as reivindicações estão: aumento de 6,817% retroativo a janeiro; unificação de carreiras; concessão de vale-cultura; vale-transporte; vale-alimentação; 45 dias de férias para coordenadores pedagógicos, servidores readaptados e cedidos para mandado classista; reajuste imediato de 10% que teria sido negociado em 2013; flexibilidade de carga horária em 20, 24, 30 e 40 horas dando direito de escolha ao professor; transformar os percentuais de gratificação de mestrado e doutorado em níveis remuneratórios.

O Município de Natal alegou que o vencimento do professor municipal é 31% maior que o vencimento nacional e que esse tem sido reajustado, nos últimos tempos, em patamar igualmente maior que a medida nacional. Afirmou que, conforme declaração do próprio sindicato, por volta de 95% da categoria teria aderido ao movimento grevista, em direta afronta aos ditames da Lei Federal nº 7.83/1989, tendo em vista tratar de serviço essencial, exigindo no mínimo quantitativo suficiente para a sua regularidade.

Argumentou que mais de 21 mil crianças estão sem aulas e sem a oportunidade de realizar até três refeições diárias, dificultando, além disso, a situação dos pais que necessitam trabalhar e por isso precisam de seus filhos nas escolas. Apontou a existência de ilegalidade no movimento paredista, por entender que, em relação a servidores da Educação, o serviço atingido pela paralisação ostenta o caráter de essencialidade, bem assim de interesse público maior a ser considerado e preservado, uma vez que a população “não pode ser penalizada por nenhuma greve”.

Sindicato

Por sua vez, o Sinte/RN defendeu a sua legitimidade para representar os interesses dos trabalhadores nas negociações ou perante o Poder Judiciário e defende o não enquadramento no rol de atividades essenciais, pois “o sentido de essencial, na Lei Geral de Greve, refere-se a serviços que não podem parar de vez, em qualquer hipótese, como os que estão elencados no seu artigo 10”, assertiva que desobriga os trabalhadores de garantir a prestação dos seus serviços justamente porque não são indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis.

Argumentou que o movimento não tem cunho político, apontando descumprimento pela municipalidade, das Leis Municipais nº 6.425/2013, 058/2004, 114/2010; da Lei Federal nº 11/738/2008 e o Acordo de 2013, efetuado em 03/06/2013. Destacou que buscou várias negociações sem que o Município apresentasse propostas palpáveis, se esquivando do cumprimento das leis sob a alegação da existência de Termo de Ajustamento de Gestão – TAG nº 002/2017, assinado em julho de 2017.

Registrou a legalidade da greve deflagrada mediante o cumprimento dos requisitos e que a decisão pela deflagração do movimento respeitou não somente as regras da Lei nº 7.783/1989, como também as disposições estatutárias (assembleias realizadas em 15 e 21 de março de 2018).

Decisão judicial

Quando analisou a demanda, o desembargador Gilson Barbosa percebeu que há tempos as partes envolvidas tentam alcançar um entendimento sobre questões que envolvem além de reajuste salarial e pagamento de verbas retroativas, como medidas que necessitam de reestruturação na distribuição de cargos e carga horária ou até mesmo edição de leis municipais.

O magistrado considerou que, conquanto o sindicato tenha cumprido parte das formalidades para a deflagração do movimento, tais como a expedição de ofícios e a realização de assembleias deliberativas com a categoria, não existe controvérsia acerca do não cumprimento da reserva de servidores para a continuidade dos serviços.

Mesmo assim, entendeu que esse não seria o momento de declaração de ilegalidade da greve, ainda que em exame superficial, até pela circunstância do serviço de Educação não constar do rol do artigo 10 da Lei Federal nº 7.783/1989.

Por outro lado, entendeu pela necessidade do retorno dos servidores às suas atividades diárias. “Exatamente por essa conclusão, forçoso reconhecer a existência de prejuízo aos milhares de estudantes que estão sem o acesso ao aprendizado de curvatura fundamental, cuja paralisação por tempo indeterminado poderá e deverá prejudicar o ano letivo”, observou o desembargador Gilson Barbosa.

Assim, entendeu que os alunos da rede municipal não podem ficar a mercê do impasse – que poderá se estender por meses até que seja resolvido – sem aulas regulares, “pelo que, a meu sentir, deve, dado o caráter essencial atribuído ao serviço de Educação, ensejar o retorno dos servidores ao trabalho, sem embargo do cumprimento pelo município dos demais itens da proposta apresentada”, decidiu.

Sem Lula, Bolsonaro é favorito nas intenções de voto, diz CNT/MDA

MESMO PRESO, O EX-PRESIDENTE LULA AINDA É UMA PRESENÇA FORTE NAS PESQUISAS

Nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Jair Bolsonaro é o pré-candidato favorito da última pesquisa de intenção de votos para a presidência feita pelo CNT/MDA e divulgada nesta segunda-feira (14).

Mas, mesmo preso, o ex-presidente Lula ainda é uma presença forte nas pesquisas: quando os pesquisadores não ofereciam uma lista de nomes, 18,6% dos entrevistados declararam espontaneamente que votariam em Lula. Bolsonaro foi citado por 12,4%, e Ciro Gomes, por 1,7%.

Nas respostas estimuladas (quando é apresentada uma lista de possíveis candidatos), Lula tem 32,4% das intenções, Bolsonaro tem 16,7% e Marina Silva, 7,6%.

Em outros três cenários sem Lula, Bolsonaro, Marina Silva e Ciro Gomes aparecem como os candidatos preferidos, sempre nesta ordem.

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ainda aparece na pesquisa espontânea com 1% das citações, apesar de ter anunciado que não vai mais concorrer ao Planalto.

Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com o número BR-09430/2018.

Intenção de voto espontânea:

  • Lula: 18,6%
  • Jair Bolsonaro: 12,4%
  • Ciro Gomes: 1,7%
  • Marina Silva: 1,3%
  • Geraldo Alckmin: 1,2%
  • Joaquim Barbosa: 1,0%
  • Álvaro Dias: 0,9%
  • Outros: 1,8%
  • Branco/Nulo: 21,4%
  • Indecisos: 39,6%

Intenção de voto estimulada:

Cenário 1

  • Lula: 32,4%
  • Jair Bolsonaro: 16,7%
  • Marina Silva: 7,6%
  • Ciro Gomes: 5,4%
  • Geraldo Alckmin: 4,0%
  • Álvaro Dias: 2,5%
  • Fernando Collor: 0,9%
  • Michel Temer: 0,9%
  • Guilherme Boulos: 0,5%
  • Manuela D´Ávila: 0,5%
  • João Amoêdo: 0,4%
  • Flávio Rocha: 0,4%
  • Henrique Meirelles: 0,3%
  • Rodrigo Maia: 0,2%
  • Paulo Rabello de Castro: 0,1%
  • Branco/Nulo: 18,0%
  • Indecisos: 8,7%.

Cenário 2

  • Jair Bolsonaro: 18,3%
  • Marina Silva: 11,2%
  • Ciro Gomes: 9,0%
  • Geraldo Alckmin: 5,3%
  • Álvaro Dias: 3,0%
  • Fernando Haddad: 2,3%
  • Fernando Collor: 1,4%
  • Manuela D´Ávila: 0,9%
  • Guilherme Boulos: 0,6%
  • João Amoêdo: 0,6%
  • Henrique Meirelles: 0,5%
  • Flávio Rocha: 0,4%
  • Rodrigo Maia: 0,4%
  • Paulo Rabello de Castro: 0,1%
  • Branco/Nulo: 29,6%
  • Indecisos: 16,1%.

Cenário 3

  • Jair Bolsonaro: 19,7%
  • Marina Silva: 15,1%
  • Ciro Gomes: 11,1%
  • Geraldo Alckmin: 8,1%
  • Fernando Haddad: 3,8%
  • Branco/Nulo: 30,1%
  • Indecisos: 12,1%.

Cenário 4

  • Jair Bolsonaro: 20,7%
  • Marina Silva: 16,4%
  • Ciro Gomes: 12,0%
  • Fernando Haddad: 4,4%
  • Henrique Meirelles: 1,4%
  • Branco/Nulo: 31,7%
  • Indecisos: 13,4%

Exame