SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 12, 2018

Dia D: mais de 80% do estoque de vacinas foram distribuídos

MAIS DE 65 MIL PONTOS DE VACINAÇÃO ATUARÃO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse hoje (12) que a pasta já entregou mais de 80% do estoque de 60 milhões vacinas contra a gripe em todo país. No dia de mobilização nacional contra a gripe, o chamado Dia D, mais de 65 mil pontos de vacinação atuarão em todo território nacional para imunizar o público-alvo da campanha.

“A vacina da gripe é o que vai combater, evitar, que tenhamos internações, complicações e às vezes alguns óbitos, como já ocorreram em função da gripe e do vírus H1N1”, disse o ministro da Saúde. “A vacina é segura, pois é feita com o vírus inativado, tendo poucos efeitos adversos”.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 5 de maio foram registrados 1.005 casos de influenza em todo o país, com 158 mortes. Do total, 597 casos e 99 mortes foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 208 casos e 30 mortes. Ainda foram registrados 112 casos e 13 mortes por influenza B e os outros 88 casos e 15 mortes por influenza A não subtipado.

Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o dia 1º de junho. A dose da vacina deste ano atua contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2. Até o dia 9 de maio, 13,6 milhões de pessoas foram vacinadas no Brasil.

Mobilização

A campanha de vacinação contra gripe tem como público-alvo idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Agência Brasil

Fora da Copa, Daniel Alves diz: “Minha alma está em paz”

O LATERAL-DIREITO SE LESIONOU NA FINAL DA COPA DA FRANÇA, CONTRA O LES HERBIERS, NESTA TERÇA-FEIRA (08). (FOTO: FRANCK FIFE/AFP)

Fora da Copa do Mundo por conta de uma lesão no joelho, Daniel Alves se pronunciou na tarde deste sábado, em um vídeo publicado no Instagram . Na camisa, uma mensagem: o futuro é um desafio. Na declaração, ele reconheceu que está um pouco sentido com o fato de perder a chance de conquistar o único grande título que lhe falta, mas mandou uma mensagem de otimismo.

– Fala, galera. Estou aqui para agradecer todas as mensagens de carinho, todas as mensagens de apoio, todas as orações que têm chegado até a mim. Eu queria dizer que, se vocês tiverem que ficar com alguma coisa minha, que seja a minha alegria, que seja com a minha vibe, que seja com a minha loucura.

Em seguida, ele completou:

– Eu confio muito nesse grupo, que sempre dá o melhor melhor de si. Eu tenho certeza que vai dar tudo certo. Já deu tudo certo. Vamos ficar na torcida. Não poderemos estar dentro ajudando, mas vamos ficar na torcida de fora. Espero que vocês estejam em paz, que estejam bem, porque eu estou bem. É só assim que eu vou conseguir recuperar. Um abração a todos.

Após visitar Daniel Alves no PSG nesta semana e pedir exames complementares, o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, constatou que é impossível o jogador se recuperar em tempo de participar do torneio. Ficou confirmado que o lateral-direito precisará passar por uma cirurgia para total recuperação de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e vai ficar seis meses parado.

 Globoesporte

Seridó recebe Encontro Regional do PR e discute política, educação e empreendedorismo

O EVENTO REUNIU UM GRANDE PÚBLICO FORMADO POR FILIADOS, LIDERANÇAS E PRÉ-CANDIDATOS DE VÁRIAS REGIÕES DO ESTADO

O segundo Encontro Regional do Partido da República – PR aconteceu na região do Seridó, na manhã deste sábado (12), em Caicó. Com o tema “Trabalho pra fortalecer o RN”, o evento reuniu um grande público formado por filiados, lideranças e pré-candidatos de várias regiões do Estado.

O presidente estadual do PR, João Maia, conduziu o evento, sendo acompanhado na mesa pela prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, prefeita de Ouro Branco, Fátima Silva, prefeito de São Fernando, Polion Maia, prefeito de São Gonçalo Paulinho Medeiros, deputado estadual George Soares, ex-prefeito Roberto Germano, vereadora Rosângela, além dos pré-candidatos Teresinha Maia, Jorge do Rosário, Ubiraci Pascoal, Igor Rafael, o palestrante Newton Maia, e o advogado Leonardo Dias.

Em seu discurso, João Maia chamou atenção para a importância de todos participarem das eleições e assim garantir as devidas mudanças.  “O Encontro do PR é para discutir eleições, projetos e progresso. Nós temos a obrigação de melhorar o Brasil, o RN, nossa cidade, nossa comunidade, através da política. No dia 7 de outubro é preciso votar, não temos o direito de se abster”, argumentou.

O engenheiro e administrador de empresas Newton Maia Alves apresentou sua trajetória de sucesso profissional, a importância de empreender e, principalmente, investir na educação.  “Se hoje cheguei ao patamar que estou e todas as minhas conquistas, eu devo aos meus estudos”, garantiu Newton Maia.

Outra importante participação foi a do advogado Leonardo Dias, que palestrou sobre a importância da pré-campanha e os cuidados com a legislação eleitoral.

No próximo sábado, acontecerá o Encontro Regional do PR em Pau dos Ferros, com palestra do empresário Afrânio Miranda, dono da rede de lojas Miranda Computação.

Temer completa dois anos de governo e diz que retirou país da recessão

TEMER AFIRMOU QUE O SEU GOVERNO ESTANCOU O DESEMPREGO, RECUPEROU A RESPONSABILIDADE FISCAL E MANTEVE OS PROGRAMAS SOCIAIS (ARQUIVO/|MARCOS CORRÊA /PR)

Ao completar dois anos de governo neste sábado (12), o presidente Michel Temer usou o Twitter para fazer um balanço de sua gestão. Ele disse que assumiu o cargo com a missão de “retirar o país da sua mais grave recessão, estancar o desemprego, recuperar a responsabilidade fiscal e manter os programas sociais”.

Temer destacou que sua gestão reverteu a recessão de quase 4% ao ano e agora deverá crescer mais de 2%. O presidente ressaltou ainda os dados sobre emprego no país.

“A recessão que dizimava mais de 150 mil empregos/mês acabou. O emprego voltou, com cerca de 204 mil vagas com carteira assinada em 2018 e mais de 1,5 mi de postos de trabalho gerados no último ano”, escreveu.

O presidente também apontou a reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular como marcos de sua gestão. Segundo ele, são mais 500 mil vagas de ensino em tempo integral.

“O governo está investindo R$ 2 bi na Política de Formação de Professores, beneficiando 190 mil mestres. E com o programa Criança Feliz, estamos cuidando de crianças e gestantes beneficiárias do @bolsafamilia e do Benefício de Prestação Continuada”. Até 23 de março deste ano, 212 mil crianças e 31,5 mil gestantes já tinham sido atendidas, disse.

Posse

Michel Temer assumiu a Presidência da República em 12 de maio de 2016, após os senadores aprovarem a abertura do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o que resultou no afastamento dela do cargo. Em agosto, o Senado aprovou o impeachment e Temer assumiu a presidência efetivamente.

Agência Brasil

MPT notifica Rede Globo por representação racial e elenco de nova novela terá de ser readequado

A REDE GLOBO DEVERÁ FAZER ADEQUAÇÕES NO ROTEIRO E NA PRODUÇÃO DA NOVA NOVELA SEGUNDO SOL

O MPT (Ministério Público do Trabalho) recomendou a Rede Globo a fazer a devida representação racial na nova novela “Segundo Sol“. A produção será exibida em horário nobre e estreia na próxima segunda-feira (14).

A adequação deverá ser feita em até 10 dias.

Ambientada na Bahia, Estado com maior percentual de negros do país de acordo com o IBGE, a novela tem sido alvo de críticas pelo baixo número de atores negros no elenco. No site da TV Globo, que apresenta os principais personagens da novela, a maioria dos atores é branca.

No documento , o MPT considerou “a gravidade do não espelhamento da sociedade nos programas televisivos”. Segundo o Ministério Público, o ato gera a “perpetuação da exclusão e reafirma estereótipos de limitação de espaços a serem ocupados pela população negra”.

Além disso, o MPT afirma que o Estatuto da Igualdade Racial recomenda ao Poder Público o estímulo a empresas e organizações privadas a assegurar a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. A Rede Globo deverá fazer adequações no roteiro e na produção da novela para assegurar a participação de atores e atrizes negros.

A recomendação foi protocolada pela Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do MPT, que teve conhecimento do caso por meio de seu grupo de Trabalho de Raça.

De acordo com a Coordigualdade, a novela não estaria observando o respeito à representatividade negra, violando inclusive normas de promoção da igualdade do Estado do Rio e da Bahia.

“Decidimos expedir essa nota, com o fim de mostrar a importância de a empresa respeitar a diversidade racial. Apesar de ser uma obra artística e uma obra aberta, consideramos que ela tem como obrigação incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade”, disse Valdirene Silva de Assis, coordenadora nacional da Coordigualdade.

Caso a Rede Globo descumpra os pedidos, a empresa será convocada para prestar esclarecimentos e, eventualmente, firmar termo de compromisso de ajustamento de conduta, ou propor ação judicial cabível.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

A recomendação estabelece ainda um conjunto de ações a ser tomado para que a igualdade racial seja respeitada não somente no elenco da novela, mas em todo o ambiente de trabalho da Rede Globo.

O MPT fez 14 recomendações gerais à emissora. Em até 45 dias a Globo deverá apresentar 1 cronograma com as medidas a serem tomadas. Deve informar, inclusive, as grades de horários para veiculação de campanhas institucionais pertinentes.

Entre as recomendações foram solicitados:

  • a elaboração de 1 plano de ação com medidas que garantam a inclusão, a igualdade de oportunidades e a remuneração da população negra nas relações de trabalho;
  • a realização imediata de 1 censo entre os trabalhadores que prestam serviços à empresa, com recorte de raça/cor e gênero;
  • 1 levantamento da quantidade de artistas negros e negras que aparecem em telenovelas, séries, propagandas, programas de entretenimento, entre outros produtos, produzidos pela empresa bem como o de jornalistas e comentaristas;
  • a promoção interna e externa de ações de conscientização sobre o racismo na sociedade;
  • a abstenção de reprodução de situações de representações negativas ou estereótipos da pessoa negra que sustentam as ações de negação simbólica e as diversas formas de violência.

Outro lado

Leia a íntregra da nota enviada pela TV Globo:

“Recebemos na data de hoje (11.mai) a Nota Recomendatória do Ministério Público do Trabalho, mas reafirmamos que a Globo respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, inclusive racial.”

Poder

Tragédia: homem morre em acidente quando voltava do velório do próprio pai no interior do RN

HOMEM DIRIGIA VAN VOLTANDO DO VELÓRIO DO PRÓPRIO PAI QUANDO MORREU EM UM ACIDENTE (FOTO: FOCOELHO/CEDIDA)

Um homem morreu em um acidente de trânsito quando voltava do velório do próprio pai na madrugada deste sábado (12). Ele dirigia uma van de Martins, no Oeste potiguar, para Macaíba, na Grande Natal. Outras dez pessoas seguiam no veículo, mas o motorista foi o único a morrer após a colisão.

O acidente aconteceu na BR-304, próximo à entrada da cidade de São Rafael, por volta das 3h da madrugada. A van bateu de frente com um caminhão que ia no sentido oposto. O condutor da van morreu na hora. A Polícia Rodoviária Federal acredita que o homem cochilou ao volante e acabou provocando a colisão

Das outras dez pessoas que iam no carro com ele, uma delas teve fratura na perna, e as outras nove apenas escoriações. As vítimas foram atendidas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital Regional Nélson Inácio dos Santos, em Assu. O motorista do caminhão baú também não se feriu gravemente.

G1 RN

Coreia do Norte marca data para destruir local de testes nucleares

O LÍDER DA COREIA DO NORTE KIM JONG-UN FALA DURANTE ENCONTRO COM O PRESIDENTE DA COREIA DO SUL MOON JAE-IN NO FIM DE ABRIL. (FOTO: KOREA SUMMIT POOL PRESS/VIA REUTERS)

A Coreia do Norte afirmou, neste sábado (12), que programou a destruição de seu local de testes nucleares para o período entre 23 e 25 de maio, dependendo das condições meteorológicas. O comunicado foi feito pela agência estatal do país.

De acordo com o órgão, serão derrubados com explosões todos os túneis, instalações de observação, prédios de pesquisa e postos de segurança. Jornalistas de outros países, inclusive dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, poderão acompanhar o evento, para “mostrar de maneira transparente a desativação do local de testes no norte”.

Para receber os jornalistas estrangeiros, a Coreia do Norte disse que várias medidas seriam tomadas, incluindo “a abertura do espaço aéreo”.

Todos os jornalistas internacionais serão levados a Wonsan, uma cidade portuária no leste da Coreia do Norte, por um voo fretado saindo de Pequim, informou a imprensa estatal norte-coreana. De lá, os jornalistas embarcarão em um trem fretado até o local de testes nucleares, em uma “área montanhosa e não habitada”.

Abandono de armas nucleares

Na última sexta-feira (11), o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou que a Coreia do Norte poderá ter “um futuro repleto de paz e prosperidade” se abandonar suas armas nucleares em breve.

“Se o país tomar ação ousada para rapidamente se desnuclearizar, os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com a Coreia do Norte para alcançar prosperidade no mesmo nível que nossos amigos sul-coreanos”, disse Pompeo.

Encontro com Trump

O anúncio acontece depois que o presidente norte-americano Donald Trump disse que promoveria uma conferência com o líder norte-coreano Kim Jong Un em Cingapura no dia 12 de junho. Será o primeiro encontro entre um líder norte-coreano e um presidente dos Estados Unidos na história.

“Façamos que seja um momento especial para a paz mundial!”, tuitou Trump.

O anúncio do presidente americano chegou um dia depois da segunda visita de seu secretário de Estado, Mike Pompeo, a Pyongyang nas últimas semanas.

Singapura, um importante centro financeiro do sudeste asiático, tinha várias vantagens para ser o local escolhido: sua neutralidade, suas garantias em relação à segurança e um longo histórico como anfitrião de cúpulas internacionais, apontaram vários analistas.

“Sem antecedentes”

Ao aceitar reunir-se com Trump a 5 mil quilômetros de distância de Pyongyang, Kim deve recorrer uma grande distância fora de sua zona de conforto, disse Graham Ong-Webb, um pesquisador da Escola S. Rajaratnam de Estudos Internacionais (RSIS) de Singapura.

Desde que assumiu o poder, Kim só viajou oficialmente ao exterior este ano, com duas visitas à China, onde se reuniu com o presidente chinês Xi Jinping.

Também cruzou a fronteira com a Coreia do Sul em abril, durante uma cúpula histórica com o presidente Moon Jae-in, tornando-se o primeiro líder de sua país a pisar no solo sul-coreano desde o cessar-fogo da Guerra da Coreia em 1953.

G1

Ezequiel Ferreira visita Bom Jesus no Agreste e presta contas de ações do seu mandato

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa atendeu convite do prefeito Clécio Azevedo (PSDB) e foi prestigiar os 56 anos de emancipação política, de Bom Jesus, no Agreste Potiguar. O deputado federal Walter Alves (MDB) também participou da programação.

“Bom Jesus é um município importante no Estado e no Agreste. O prefeito Clécio tem feito uma gestão inovadora e nosso mandato tem sido parceiro. Conseguimos a extensão de água do distrito de Lagoa do Mel, reforço de um novo carro modelo gol para a polícia militar e uma ambulância 0Km para atender à população. Também viabilizamos junto a Emater RN a entrega de equipamentos e um veículo para a extensão rural”, enumerou Ezequiel Ferreira.

Clécio Azevedo, prefeito do município recebeu os deputados e agradeceu a parceria de Ezequiel Ferreira. “Na nossa gestão procuramos enaltecer o que Bom Jesus tem de melhor e de mais valioso, a sua cultura e história. Ezequiel tem sido um parceiro da administração em setores de saúde, segurança, infraestrutura e recursos hídricos”, frisou o prefeito de Bom Jesus.