SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 9, 2018

Ansiedade atinge 70% dos brasileiros sem emprego


ESCUTA PSICOLÓGICA PODE SER ALTERNATIVA PARA ALIVIAR A TENSÃO

Com o desemprego em crescimento no Brasil, aumenta também o desenvolvimento de sintomas como ansiedade, insegurança, estresse e angústia entre a população, o que pode acarretar em doenças psicológicas. Segundo pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a ansiedade atinge 70% dos brasileiros sem emprego. O Rio Grande do Norte possui atualmente 186 mil desempregados, segundo o último levantamento do IBGE.

De acordo com o estudo, divulgado na primeira semana de maio, 56% dos brasileiros desempregados desenvolveram o sentimento de baixa autoestima após perderem o emprego e 45% passaram a sentir-se envergonhados perante a família ou amigos próximos.  De modo geral, o estudo descobriu que a perda do emprego desencadeou uma série de sentimentos negativos nos entrevistados, como insegurança em não conseguir um emprego (67%), estresse (64%), sensação de angustia (63%), desânimo (60%) e medo (59%).

De acordo com Karen Fantine Oliveira, coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Ponta Negra, é comum o sentimento de frustração após uma demissão, que pode ser acompanhado de tensão, sensação de aborrecimento, tristeza. “No entanto, se estes sentimentos persistirem de forma que a pessoa não consiga controlar, é necessária a ajuda profissional. O psicólogo, neste caso, poderá ajudar a realizar o tratamento adequado”, orienta.

Uma das possibilidades, em momentos de urgência, é buscar o serviço de escuta psicológica. “A escuta é acolhedora e sem julgamentos. Ela vai ajudar o profissional desempregado a tomar decisões, clarear as ideias, ter uma visão do que lhe aflige e ainda auxiliar em qualquer situação que esteja causando sofrimento”, explica a especialista e mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Serviço Gratuito

A Clínica de Psicologia da Estácio Ponta Negra, denominada Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), oferece atendimentos terapêuticos e serviço de plantão de escuta psicológica gratuitamente para a população, de todas as idades. O SPA fica no prédio da faculdade, localizado na Av. Engenheiro Roberto Freire, próximo ao Banco do Brasil. Para o plantão não é necessário agendamento.

Plantão de escuta psicológica

Terças e quintas: das 13h30 às 17h

Quartas: 7h30 às 13h30

Quintas: das 13h30 às 17h

Triagem para terapia

Quintas das 18h30 às 20h

Contato: 3642-7531

Quatro em cada 10 professores não têm formação adequada, diz ministro

EM ALGUMAS DISCIPLINAS, COMO FÍSICA E SOCIOLOGIA, APENAS 30% DOS PROFESSORES TÊM FORMAÇÃO ADEQUADA, DIZ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, ROSSIELI SOARES DA SILVA (ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

Quatro em cada 10 professores que estão em sala de aula hoje no Brasil não têm a formação adequada para lecionar. A informação foi dada nesta quarta-feira (9) pelo ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, em apresentação na comissão temática da Câmara dos Deputados.Segundo o ministro, em algumas disciplinas, como física e filosofia, o percentual de professores de ensino médio que têm título acadêmico para dar aula gira em torno apenas de 30%.

Rossieli apresentou aos parlamentares um panorama da educação brasileira com alguns dados do Censo Escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que revelam vários desafios para a qualificação do ensino no Brasil.

“Quando a gente olha no 6º ou 9º ano e no ensino médio, em biologia, nós temos 78% dos professores com formação adequada. Mas, quando olhamos a física no Brasil, temos 32% apenas dos professores de física que estão lecionando em sala de aula. [Em] filosofia, 31% dos professores têm formação adequada; sociologia e arte são desafios, mas a gente pode olhar língua estrangeira, matemática, metade dos professores tem formação adequada”, disse o ministro.

Além da formação de professores, o ministro destacou o elevado índice de analfabetismo entre os estudantes do ensino fundamental e médio. Segundo Rossieli, o desempenho de parcela significativa dos alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio é considerado insuficiente, de acordo com os níveis da escala do Sistema de Avaliação da Educação bBsica (Saeb).

Em língua portuguesa, por exemplo, 300 mil alunos, ou 15% dos jovens do quinto ano estão nos níveis 0 e 1. Quando se considera o 9º ano, são 580 mil jovens em língua portuguesa e 560 em matemática que apresentam níveis insuficientes de proficiência.

“Quando falamos de nível 0, é um jovem que não está alfabetizado e está lá no nono ano do ensino fundamental. No ensino médio, [são] 800 mil jovens, 40% estão em língua portuguesa no nível 0 ou no nível 1 na escala do Saeb. Matemática: 900 mil jovens. Então, é um desafio do qual 25% desistem no 1º ano do ensino fundamental. Se já é um desafio concluir o ensino médio, é um desafio muito maior concluir o ensino médio no nível adequado”, afirmou Rossieli.

O ministro disse ainda que, na taxa de insucesso, reprovação e abandono escolar, a defasagem chega a 28% dos alunos do ensino médio, com o abandono de mais de 790 mil jovens ainda no primeiro ano desta etapa do ensino. “Estes jovens estão largando, abandonando o ensino médio porque aquilo não está dando perspectiva de futuro para ele. É algo desafiador que o Brasil precisa enfrentar com muita energia”, completou Rossieli.

“O ensino médio não tem dado resposta aos jovens brasileiros”, enfatizou o ministro. Para ele, a situação deve ser enfrentada por uma conjunção de fatores. Entre as medidas adotadas pelo governo, Rossieli destacou as mudanças estruturais no Programa Nacional do Livro Didático e a aplicação da Base Nacional Comum Curricular, como o primeiro referencial para a construção dos currículos do ensino básico.

Rossieli citou ainda os programas Mais Alfabetização, que dá suporte ao professor em sala de aula, e Residência Pedagógica, mestrados profissionais e cursos de especialização para incentivar a formação continuada de professores, além da melhora de acesso de jovens e adultos ao ensino e ações para educação escolar indígena.

Agência Brasil

No último dia para regularizar título eleitoral, população enfrenta filas e denuncia venda de fichas para atendimento

POPULAÇÃO FEZ LONGAS FILAS NOS ARREDORES DO TER-RN. (FOTO: ÍTALO DI LUCENA/INTER TV CABUGI)

Hoje, 8, foi o último dia do prazo oficial para regularização do título de eleitor, em Natal, a população  fez jus a fama de sempre deixar tudo para última hora e formou uma longa fila nos arredores da sede do Tribunal Regional Eleitoral do RN.

O TRE-RN entregou 1.600 fichas para o atendimento, porém elas não foram suficientes pra muitos eleitores, que ficaram com a situação irregular na Justiça Eleitoral. Muitas pessoas que estiveram no local denunciaram um esquema de venda clandestina de fichas.

A denúncia é de que algumas pessoas que chegaram bem cedo na sede do TRE tentavam vender o direito ao atendimento, cobrando um valor entre R$ 60,00 e R$ 80,00 por uma ficha.

De acordo com a Justiça ELeitoral o prazo final para regularização do título de eleitor é irrevogável. Quem não conseguiu o atendimento só poderá resolver a situação depois das Eleições, em outubro deste ano.

Caso Marielle: vereador acusado diz que denúncia “não tem credibilidade”

VEREADOR MARCELLO SICILIANO (PHS) NEGA QUALQUER ENVOLVIMENTO NA MORTE DE MARIELLE FRANCO

O vereador Marcello Siciliano (PHS) disse nesta quarta-feira, 9, que a acusação de que ele tem envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) é um “factoide”.

A denúncia foi feita à polícia por uma testemunha, que agora está sob proteção. Para o vereador, o relato não tem credibilidade. A vereadora foi executada no dia 14 de março. A polícia investiga a participação de milícia no caso.

“Quero expressar minha indignação como ser humano. Estou perplexo. Minha relação com a Marielle era muito boa. Podem buscar as câmeras da Câmara. Ela sentava na minha frente, a gente conversava muito, se abraçava, se beijava. Nunca teve conflitos políticos. Ela participou da minha festa de aniversário. Estou sendo massacrado nas redes sociais. Mais do que nunca, quero que o caso seja resolvido” disse Siciliano, numa entrevista coletiva que ele mesmo convocou, e que aconteceu no auditório de um prédio no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.

Segundo a denúncia, divulgada nesta terça-feira pelo jornal O Globo o vereador, com atuação no ramo da construção civil, teria participado no ano passado de uma reunião num restaurante com um ex-policial militar chamado Orlando de Oliveira Araújo, hoje preso, na qual teria dito que Marielle estaria lhe “atrapalhando”. Ela teria sido chamada por Siciliano de “piranha do Freixo”, alusão ao deputado Marcelo Freixo (PSOL), com quem a vereadora trabalhou antes de se eleger.

O assassinato da vereadora teria como motivação suas ações em favelas da zona oeste, área de domínio de uma milícia, segundo a testemunha. Marielle se opôs a construções na Cidade de Deus, favela da zona oeste, o que teria desagradado milicianos. O crime é atribuído pela testemunha a Siciliano e a Araújo.

“A Cidade de Deus nunca foi meu reduto eleitoral”, rebateu o vereador. Seus redutos, afirmou, são Vargem Grande e Vargem Pequena, bairros também na zona oeste. “Eu sou um vereador muito atuante em áreas de comunidades carentes. Vou à zona oeste, zona norte. Falo com muitas pessoas, é muito difícil saber os nomes. Se em algum momento interagi com alguém chamado Orlando, não sei. Mas nunca tive reunião. Esse encontro nunca aconteceu”.

O vereador negou qualquer participação em atividades de milícia. “Sou contra qualquer tipo de poder paralelo”. Siciliano afirmou que não é possível dizer por que seu nome foi citado. “Tenho mais de quatro mil ofícios protocolados com órgãos públicos. Isso incomoda. Só pode ser isso”, avaliou.

O vereador declarou que sua bandeira é o direito à cidadania da população carente e que, apesar de estar num campo ideológico oposto ao de Marielle, nunca travou embate com ela na Câmara. “Eu não participo do pequeno expediente. Sou um vereador de rua.”

Exame

“Votos de Barbosa virão para mim”, diz Bolsonaro em entrevista

BOLSONARO DISSE ACREDITAR TER “CHANCE DE GANHAR A ELEIÇÃO”. (FOTO: FERNANDO JORDÃO/CB)

Em entrevista ao programa CB.Poder , nesta quarta-feira (09), o deputado federal e pré-candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, disse crer que vai herdar os votos que seriam destinados ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Na quarta-feira, Barbosa, que está filiado ao PSB, anunciou pelo Twitter que não disputará o Planalto.
“A leitura que eu faço é que a maior parte dos votos do Joaquim Barbosa virá para mim. Até porque esse eleitor não sabe que ele é de esquerda realmente. Agora, o pessoal começa a mostrar a verdadeira face dele no tocante a isso. E, assim sendo, eu, no meu entender, seria o maior beneficiário desse espólio eleitoral”, avaliou o parlamentar.
Ainda na entrevista, Bolsonaro disse acreditar ter “chance de ganhar a eleição”. “Aos poucos, os rótulos que tenho, que ainda pesam contra mim, vão sendo desfeitos”, ponderou. Questionados sobre quais seriam esses rótulos, o deputado respondeu: “Homofóbico, racista, xenófobo e misógeno”.

JOAQUIM BARBOSA ANUNICOU, EM SEU PERFIL NO TWITTER, QUE NÃO IRIA MAIS DISOUTAR O POSTO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA. (FOTO: REPRODUÇÃO)

Apesar da decisão favorável do TJRN, saques do Funfirn para pagamento de aposentados depende de novo julgamento

LIBERAÇÃO DOS SAQUES DEPENDE DE NOVA APRECIAÇÃO DA AÇÃO DE TUTELA CAUTELAR ANTECEDENTE

Os desembargadores que integram o Pleno do Tribunal de Justiça do RN decidiram na sessão desta quarta-feira (9), por 11 votos a 3, suspender os efeitos do Acórdão nº 12/2018, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), o qual havia proibido novos saques dos recursos do extinto Fundo Previdenciário pelo Governo do Estado (Funfirn). A Corte potiguar apreciou um Agravo Interno em Mandado de Segurança, movido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) contra o entendimento da Corte de Contas.

A decisão do Tribunal de Contas havia determinado às instituições financeiras o bloqueio de qualquer movimentação nos recursos integrantes desse fundo.

Contudo, a liberação dos saques depende de nova apreciação da Ação de Tutela Cautelar Antecedente nº 0853554-21.2017.8.20.5001, na qual foi concedida liminar no sentido de proibir os saques.

De acordo com os autos, a PGE alega que a Assembleia Legislativa havia autorizado o saque dos recursos em 18 de janeiro, com a aprovação da Lei Complementar nº 620/2018. A lei traz a obrigação de retorno ao Fundo Financeiro até o ano de 2040, mediante a transferência de bens imóveis de propriedade do Estado.

“A prerrogativa de declarar a inconstitucionalidade de alguma lei cabe apenas ao Tribunal de Justiça”, destacou o desembargador Claudio Santos, durante o julgamento da ação.

Neymar se encontrou com representantes do Real e pode deixar PSG por R$ 1 bilhão, diz jornal

(GETTY IMAGES)

A ‘novela’ Neymar volta a tomar conta dos noticiários do Mercado da Bola pela Europa.

Nesta quarta-feira, o jornal Às é enfático em sua capa: “Neymar negocia com o Madrid”.

As notícias são de que o astro brasileiro teria ‘aproveitado’ o período de recuperação no Rio de Janeiro para se encontrar duas vezes com representantes do Real Madrid.

Uma destas vezes, inclusive, acabou retratada nas redes sociais. Trata-se da visita de Vinícius Júnior à Mangaratiba. O jovem do Flamengo teria sido levado justamente por representantes merengues como forma de ajudar a convencer Neymar a ir para a capital espanhola.

Com a foto publicada nas redes sociais, não teria sobrado outra alternativa do que dizer que os dois jogadores já eram amigos. A visita, porém, teria outro viés.

Quem também participaria do processo de convencimento é Ronaldo Fenômeno, outro que visitou Neymar durante o período de recuperação da lesão.

O preço do negócio também já estaria definido: 260 milhões de euros (pouco mais de R$ 1 bilhão na cotação atual).

O valor é maior que os 222 milhões de euros que o PSG pagou por Neymar no começo da temporada.

Toda a especulação ainda se baseia em uma infelicidade do brasileiro, que não teria se adaptado à França e ansiaria por uma volta à Espanha.

O brasileiro não joga desde o dia 25 de fevereiro, quando lesionou o dedo do pé direito.

ESPN

Aluno e escola pública terá gratuidade automática no Enem

GRATUIDADE FOI ASSEGURADA PELO MEC, POR CAUSA DAS MUDANÇAS QUE OCORRERÃO ESTE ANO NO FORMATO DAS SOLICITAÇÕES DE ISENÇÕES.

Os estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram excepcionalmente assegurar a gratuidade para esses candidatos, por causa da mudança de formato do pedido de isenção, que começou a ser adotada neste ano.

Para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da União. A guia será paga apenas pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez.

Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano quem tem direito à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês passado. O período de inscrições começou na última segunda-feira (7) e vai até as 23h59 do dia 18 de maio.

Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 82, termina em 23 de maio. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro.

Inscrições

Até as 10h de hoje (9) mais de 2,15 milhões de pessoas já tinham feito a inscrição no Enem. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, disponível no portal do Inep.

Para fazer a inscrição, o participante deve apresentar o número do CPF e o documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.

Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e o idioma em que quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Agência Brasil