Com ajuda de cães farejadores do canil do Batalhão de Choque da Polícia Militar na tarde desta terça-feira (24), um corpo que pode ser o de Yasmin Lorena de Araújo, de 12 anos, desaparecida há quase um mês em Natal, foi encontrado enterrado dentro uma casa inacabada no bairro da Redinha, na Zona Norte da cidade.
A casa onde o corpo foi encontrado fica na rua José Acácio de Macedo, a mesma em que a menina morava.
Veja vídeos do momento que o local onde estava enterrado o corpo foi encontrado:
“CASA SOBRE RODAS” – QUE VAI VIAJAR POR 80 PAÍSES – ESTÁ NO ESTACIONAMENTO EXTERNO DO NATAL SHOPPING COM VISITAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO
Uma família de cinco pessoas que pretende dar a volta ao mundo em seis anos acaba de chegar a Natal e fixa moradia temporária no estacionamento externo D2 do Natal Shopping. Há pouco mais de oito meses, a família do escritor e palestrante Rodrigo Nunes, 38, e Andreia Razze, 41, trocou toda a rotina e o conforto de sua casa tradicional em São Roque, no interior de São Paulo, para embarcar numa aventura sobre rodas que pretende, dentro dos próximos cinco anos, desbravar 80 países em quatro continentes, percorrendo cerca de 100 mil quilômetros a bordo de um ônibus equipado para a convivência familiar. Acompanham o casal nesta ousada empreitada os três filhos: Lucas (18), Mariane (8) e Laura (6 anos).
Recém-chegada da Paraíba, depois de já ter passado por locais como Cabo Frio, Guarapari, Salvador e Maceió, Recife e João Pessoa, a família acaba de chegar a Natal, onde pretende ficar durante as duas próximas semanas com sua “casa” montada no estacionamento do Natal Shopping. Além de conhecer as belezas da capital, a ideia da família é compartilhar com as pessoas um pouco de sua história e dar dicas de viagens.
Para isso, diariamente, das 15 às 21h, o curioso veículo da família estará aberto para visitação do público, que poderá acompanhar ainda bate-papos diários sobre seu livro “Fique Rico Viajando”, que resume algumas das histórias mais marcantes já vividas pelo autor e sua família, além de falar sobre viajar mais e melhor.
Saiba mais sobre o projeto Mundo em Família
Rodrigo Nunes tem na volta ao mundo um antigo sonho. Tudo começou há 10 anos, com viagens de moto. Ele rodou toda a América durante um ano em duas viagens. Ou como ele mesmo diz, conheceu um terço do planeta. Mas faltava conhecer os outros dois. “Nós trocamos uma casa de concreto por uma sobre rodas. Estamos vivendo uma forma bem diferente, fora da caixa, como eu brinco. E proporcionado à nossa família algo bastante diferente, em cultura, pessoas e histórias”.
O veículo é uma verdadeira casa sobre rodas. Tem quarto, sala, banheiro, televisão, fogão, internet e até jogos. A renda vem da venda de um livro escrito por ele, o “Fique rico viajando”, lançado esse ano. Durante as paradas ele oferece palestras, mas cobra 1 kg de alimento não perecível, que é doado para entidades do município. Trabalho voluntário também faz parte da empreitada, já que em todas as cidades Rodrigo e Andreia dão palestras motivacionais para alunos das escolas públicas.
As duas meninas são educadas em casa. A legislação brasileira não permite que elas fiquem fora de uma escola. Por isso, elas são matriculadas em um colégio particular de São Paulo, mas recebem apostila e toda a educação necessária em casa. “Acompanhamos todo o conteúdo pelas apostilas. Acredito que a parte teórica é bem valiosa. Mas elas vão levar para a vida tudo o que viram, não só o que leram”, diz Rodrigo.
A viagem pode ser inteiramente acompanhada através do site mundoemfamilia.com e pelo Instagram @mundoemfamilia.com.bronde a família registra todos os locais por onde passam.
EDMILSON PEREIRA DE ASSIS, CONTROLADOR DO GRUPO INTERFORT SEGURANÇA
O empresário potiguar Edmilson Pereira de Assis, controlador do grupo Interfort Segurança, foi eleito na manhã desta terça-feira, 24, vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), para o período 2018-2022.
O pleito foi realizado em Brasília, no auditório do 18º andar do Edifício Confederação Nacional do Comércio – CNC, localizado no Setor Bancário Norte. , em Brasília-DF, quando foi eleito também para a presidência da entidade o empresário Jeferson Nazário
Como vice-presidente da Fenavist, Edmilson Pereira ficará responsável pela área de Assuntos de Saúde e Medicina do Trabalho. No Rio Grande do Norte, o empresário já é presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do RN (SINDESP).
COMITIVA POTIGUAR NA XVI MARCHA DOS VEREADORES. (FOTO: DIVULGAÇÃO)
O presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN) e da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN), Raniere Barbosa, está em Brasília participando da XVI Marcha dos Vereadores, evento organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) para discutir os temas de fortalecimento dos legislativos, bem como o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
O vereador Raniere Barbosa destacou a importância do evento para colocar as pautas de reivindicações do Legislativo em discussão. “Estamos em uma comitiva representando o Rio Grande do Norte para lutarmos por melhorias para o nosso Estado. Eventos como esses são importantes porque também dão voz aos vereadores que são os primeiros a terem o contato com a população. O vereador é o primeiro porta-voz do cidadão”, disse.
Na programação estão palestras sobre administração pública, gestão de políticas públicas, gestão tributária, controle interno e a atividade legiferante. Além de atividades no Congresso Nacional e na Esplanada dos Ministérios.
A União dos Vereadores do Brasil (UVB) é uma entidade de representação do parlamento municipal, fundada em 16 de novembro de 1964, por vereadores, assessores, diretores, procuradores e servidores do Poder Legislativo municipal brasileiro, com a ideia central de valorização e revitalização do Legislativo, oferecendo respostas e prestação de serviço à sociedade.
Acompanhando Raniere Barbosa, participam da comitiva o presidente da Câmara de Caicó e primeiro vice-presidente da Fecam, Odair Diniz; o presidente da Câmara de Carnaúba dos Dantas, Dué Azevedo; o diretor-geral da CMN, Dagmar Fernandes; e o vereador mossoroense João Gentil.
FM Câmara
Dentro da agenda do presidente da Fecam e da CMN estão reuniões com técnicos no Ministério das Comunicações para tratar do funcionamento da rádio FM Câmara, que está prevista para entrar no ar ainda esse ano. A reunião está prevista para acontecer nesta quarta-feira (25).
COM DÉFICIT DE 1.400 PROFESSORES E EDUCADORES INFANTIS, ATUALMENTE MAIS DE 80 TURMAS ESTÃO SEM AULAS
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 61ª Promotoria de Justiça de Natal, ajuizou nesta terça-feira (24) uma ação civil pública contra a Prefeitura de Natal para que a Justiça potiguar determine a contratação de professores efetivos para as escolas da capital. Em ofício da Secretaria Municipal de Educação, datado de 8 de março deste ano, ficou comprovado o déficit atual de mais de 1.400 professores.
Atualmente mais de 80 turmas estão sem aulas, ou seja, sequer iniciaram o ano letivo. Esse número avança rapidamente com a não reposição dos professores temporários, cujos contratos serão encerrados ao longo do ano, em razão do decurso do prazo máximo de dois anos. Esse problema pode gerar um total de 330 turmas sem aulas por falta de professor. Com uma média de 25 alunos por sala, somariam mais de 8.250 alunos sem aulas.
“Os danos tornam-se cada dia mais irreparáveis, uma vez que não será possível repor os dias letivos perdidos, ainda que não haja férias no meio do ano”, alertou a promotora de Justiça Zenilde Farias. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a carga horária mínima anual é de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.
A ação civil pública ajuizada é resultado de investigação conduzida pela Promotoria de Justiça, que desde o ano de 2016 vinha recebendo reclamações e denúncias sobre o provimento de cargos efetivos de professores por profissionais de contratação temporária. O MPRN destaca que a maioria dos candidatos aprovados no Concurso Público realizado no ano de 2015 já foram nomeados, esgotando a possibilidade de nomeação de novos professores para os cargos efetivos ainda vagos.
Liminarmente o MPRN requereu que o Poder Judiciário reconheça a total procedência do pedido, para que o Município de Natal seja compelido ou autorizado a deflagrar, no prazo de 30 dias, os trâmites iniciais para realização de Concurso Público para Educador Infantil, Professor Pedagogo dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Professor de Disciplinas, todos de caráter efetivo.
Em audiência realizada no dia 5 de fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Educação, ainda antes do início do ano letivo, alertou que não havia professores suficientes para todas as salas de aulas e disciplinas. O motivo foi a não autorização para realização de concurso público para professores efetivos e nem para processo seletivo de professores temporários. Nessa audiência, ficou destacado que houve um aumento no número de matrículas na rede municipal em 2018, e que ainda estavam em construção novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), gerando uma demanda ainda maior por professores e educadores infantis. Em março desse ano, a secretaria apresentou a situação do seu quadro de docentes com um déficit de mais de 1.400 professores.
Diante de ausência de concurso para provimento dos cargos efetivos vagos, o MPRN verificou que está ocorrendo contratação em larga escala de professores temporários, que deveriam assumir apenas as vacâncias temporárias de docentes. A própria Secretaria informou que dos 400 professores temporários contratados, 302 estão lotados em vagas de efetivos.
Em março de 2018, segundo levantamento do MPRN, a falta de professores efetivos na Rede Municipal de Ensino estava configurada da seguinte maneira: 200 Educadores Infantis; 50 Professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental; oito Professores de Língua Portuguesa; quatro Professores de Matemática; quatro Professores de História; um Professor de Geografia; um Professor de Língua Inglesa; dois Professores de Ciências; 19 Professores de Ensino Religioso; oitoProfessores de Libras; três Professores de Artes; e dois Professores de Educação Física.
O Ministério Público requereu ainda que a Prefeitura de Natal substitua os professores temporários cujos contratos sejam encerrados ao atingirem o limite temporal legal de dois anos. Após a finalização do processo seletivo em curso, novos professores temporários devem ser contratados até que seja realizado o concurso público.
PRESO, LULA CHEGA À POLÍCIA FEDERAL, EM CURITIBA (RICARDO MORAES/REUTERS)
A Polícia Federal (PF) pediu a remoção de Luiz Inácio Lula da Silvade suas dependências, em Curitiba. Na sexta-feira, 20, foi pedido sob sigilo à juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que o ex-presidente deixe a “cela” especial preparada para início do cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão no caso triplex do Guarujá (SP).
Nesta segunda-feira, 23, a juíza responsável pela execução da pena de Lula determinou que o pedido seja analisado em um processo à parte. “Autue-se em apartado o expediente.” O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a PF não indicou para qual unidade prisional Lula deve ser removido.
Em sua terceira semana encarcerado na PF, para início de cumprimento da pena – após encerramento do processo em segunda instância -, a defesa do ex-presidente não pediu até aqui o pedido de remoção para uma unidade prisional próxima do domicílio, um direito previsto na Lei de Execução Penal.
Nesta segunda-feira, a juíza negou pedido de 14 pessoas que queriam visitar Lula alegando serem amigos do ex-presidente. Carolina Lebbos determinou que as visitas ao petista, enquanto ele estiver na unidade policial, estarão restritas aos familiares, além do contato regular com os advogados.
Pela regra, Lula tem direito de ver a família uma vez por semana. O contato com os advogados é diário, durante os dias úteis da semana. Regras iguais as dos demais detentos que estão na carceragem da PF, que fica dois andares abaixo do local onde está sua “cela” especial.
A aliados, ao advogado e nas mensagens ao militantes enviados nas últimas semanas, o petista reclama do isolamento, mas não das condições físicas do cárcere.
A AÇÃO INICIOU NESTA SEMANA NAS MÍDIAS SOCIAIS E PRETENDE EXPOR CONTINUAMENTE A SITUAÇÃO PRECÁRIA DE TRABALHO DOS MILITARES ESTADUAIS
A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), juntamente com as demais associações representativas dos militares estaduais, promove a campanha “Valorize quem te protege”. A finalidade é revelar a falta de estrutura de trabalho para os policiais e bombeiros, e, conjuntamente, buscar apoio da população nessa jornada por melhorias no sistema de Segurança Pública do estado.
A campanha consiste em uma sequência de vídeos e fotos que serão publicados nas mídias sociais abordando situações diárias enfrentadas pelos profissionais da segurança pública. De acordo com o subtenente Eliabe Marques, presidente da ASSPMBMRN, o “Valorize quem te protege” é uma forma de expor à população e às autoridades do Estado a situação deprimente dos policiais e bombeiros do RN.
“Apesar dos vinte e três dias de mobilização no início deste ano, pleiteando melhores condições de trabalho – mobilização esta de destaque nacional e até internacional -, até o momento o Governo do Estado não tomou nenhuma medida sequer para reestruturar as corporações. As unidades estão caindo aos pedaços, com condições insalubres para o trabalho, coletes vencidos, vale alimentação com valor defasado, e até o fardamento teve a última compra pelo Estado em 2015”, destaca o presidente da ASSPMBMRN.
Para Eliabe Marques, os resultados positivos da segurança no estado, atualmente, são fruto do esforço dos profissionais. “O mínimo de segurança oferecido à população é fruto do sacrifício e abnegação dos policiais militares, que são os responsáveis diretos pelo policiamento ostensivo”, reitera.
Para o subtenente, a valorização do profissional da segurança fortalece o Estado e, consequentemente, garante um melhor serviço prestado à população. “A iniciativa é a ratificação do compromisso das associações com a valorização profissional dos policiais e bombeiros militares. Nossa busca por melhorias é permanente, a campanha é mais um mecanismo para isto, por uma segurança melhor para todos”, frisa o subtenente.
A ação deste ano iniciou nesta terça-feira (24) nas mídias sociais, com a página no Facebook e perfil no Instagram, ambos com o nome “Valorize quem te protege”, e republicação do material nos canais oficiais das associações. A intenção é que a campanha seja permanente, acrescenta o presidente da ASSPMMRN.
ESCOLA MUNICIPAL LIMÍRIO D´AVILA, NO BAIRRO BELA VISTA EM PARNAMIRIM,RN
A Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) dará início na semana que vem, a um projeto social no bairro de Bela Vista, que tem por objetivo reerguer a Escola Municipal Limírio D´Avila, no bairro Bela Vista, alvo de violência social e depredações no ano 2016.
A ideia é começar fazendo uma pesquisa no local, a respeito dos anseios da comunidade pela reconstrução do prédio da escola em Bela Vista, convocando a população a participar deste momento.
“Este será o ponto de partida para ações sociais envolvendo famílias no entorno do local onde funcionava a Escola Limírio Cardoso. Essas ações pretendem engajar a comunidade na reconstrução do espaço escolar como fonte de desenvolvimento social e humano”, disse a titular da SEMEC, Ana Lúcia Maciel.
A partir da semana que vem, quando entra o mês de maio, a expectativa da SEMEC é levantar informações sobre como o antigo prédio da Escola Limírio Cardoso poderá ser reutilizado para realização de eventos comunitários, sociais e esportivos, que promovam valores virtuosos e educacionais.
Oficinas lúdicas de grafitagem, arte e opções de lazer estão nos planos da SEMEC para este momento de reerguimento da Escola Limírio.
Em 2017, a Prefeitura Municipal celebrou vários convênios com o Ministério Público do RN e a Ordem dos Advogados do Brasil para a aplicação de projetos sociais que desenvolvem valores humanos nas escolas, direcionando-os, de modo especial, aos alunos da Escola Limírio Cardoso, atualmente redistribuídos em oito escolas da rede municipal de ensino público.
Desde então, os alunos da Escola Limírio Cardoso recebem a atenção de projetos educacionais como o Justiça na Escola, OAB vai à Escola, Setembro Cidadão e Justiça Restaurativa, além de projetos locais com apoio de assistentes sociais, pedagogos e psicólogos da SEMEC.
“A Prefeitura de Parnamirim está firme no seu compromisso de viabilizar a reconstrução do prédio da Escola Limírio Cardoso D´Avila e para isso, irá buscar o apoio da comunidade em Bela Vista, a fim de permitir integralmente o acesso aos serviços de educação para seus moradores”, encerrou a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel.
Comentários