SERÃO IMUNIZADOS IDOSOS A PARTIR DE 60 ANOS; CRIANÇAS DE 6 MESES A 4 ANOS E ONZE MESES; MULHERES ATÉ 45 DIAS PÓS PARTO; TRABALHADORES DA SAÚDE, PROFESSORES E DOENTES CRÔNICOS.
Na próxima segunda-feira, 23, a Prefeitura de Parnamirim iniciará a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, cujo slogan é “Entre para o time da Saúde: vacine-se contra a gripe e fique protegido”. A imunização se estenderá até o dia 1º. de junho e a meta é atingir 47.293 pessoas dentro dos grupos determinados pelo Ministério da Saúde. O Dia D no município está programado para 12 de maio, com a participação de todas as UBS.
Serão imunizados idosos a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 4 anos e onze meses; mulheres até 45 dias pós parto; trabalhadores da saúde, professores e doentes crônicos. A meta de vacinação deste ano é atingir 90%, imunizando inclusive os acamados. Em 2017 foram imunizados 37.477 pessoas, representando 86%. A maior dificuldade encontrada foi nos grupos de gestantes e crianças.
A orientação é que os profissionais de saúde levem a respectiva carteira do conselho e os professores um comprovante como crachá, contra-cheque ou uma declaração da escola. Já os doentes crônicos devem apresentar uma prescrição médica com a patologia. As demais pessoas devem apresentar a carteirinha de vacinação.
REALIZARAM UMA AÇÃO CHAMADA DE “PIT STOP LITERÁRIO”
No corre-corre diário do cidadão parnamirinense, em meio ao trânsito intenso e muitas ocupações, a Semana Municipal do Livro e da Leitura (SMLL), organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), propôs uma pausa para deixar a vida ao sabor do vento da literatura.
No incessante fluxo viário de veículo e de gente, as Escolas Municipais Enedina Eduardo, Augusto Severo e Irene Soares, dentre outras, distribuíram aos cidadãos, um refrigério para o coração, um profundo mergulho em poesias.
As professoras mediadoras de leitura Sulamita Santos, Marineide Monteiro, Celi Menezes e Luciene Rodrigues, educadoras que fazem da paixão pelo incentivo à leitura o seu combustível, realizaram uma ação chamada de “Pit Stop Literário” na Cohabinal e em Monte Castelo.
No bairro Centro, a Escola Municipal Augusto Severo expandiu os limites da sua biblioteca e ofertou aos transeuntes da Rua Sargento Norberto Marques, sinal verde para os livros.
E crianças e adolescentes leitores, como orientadores do tráfego, leram para os motoristas e os oportunizaram a uma viagem bem diferente da de costume. O que era/é proibido? Não dar atenção a um leitor.
E assim vem sendo a viagem do Rio de Leitura nesta Semana do Livro e da Leitura, mergulhando vinte mil léguas literárias.
Para quem, ainda distraído com as muitas atenções exigidas pela vida, não tem achado tempo para dar à leitura a sua devida importância e atenção, um relato simples, mas, carregado de valor simbólico: Durante o Pit Stop Literário, as mediadoras de leitura da Escola Enedina tiveram a grata emoção do guarda de trânsito revelar-se como ex-aluno da instituição.
É a boa docência a dar frutos de cidadania.
REALIZARAM UMA AÇÃO CHAMADA DE “PIT STOP LITERÁRIO”
MINISTÉRIO PÚBLICO, COM BASE NA REPROVAÇÃO DE CONTAS INDICADA PELO TCE, ENCAMINHOU PEDIDO À PGR, E AQUELA PROCURADORIA REENCAMINHOU O PEDIDO PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.
A Assembleia Legislativa confirmou, por meio de nota que recebeu ofício da Procuradoria Geral da República para “tomar providências sobre supostas práticas de crime¨ praticado pelo governador Robinson Faria.
A nota responde a questionamentos que surgiram na tarde desta sexta (20) sobre boatos nas redes sociais, de que a PGR havia pedido o afastamento do governador. O Ministério Público já negou que tenha encaminhado pedido neste sentido.
Na nota divulgada, a AL afirma que “encaminhará o ofício à Procuradoria Geral da Assembleia para providências da Casa Legislativa”, mas não esclarece quais são as “supostas práticas de crime de responsabilidade”
Leia a nota:
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu ofício assinado pelo vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz, junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), para tomar providências sobre supostas práticas de crime de responsabilidade praticado pelo chefe do Executivo potiguar.
O Poder Legislativo foi notificado e encaminhará à Procuradoria Geral da Assembleia para providências da Casa Legislativa.
Palácio José Augusto
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
FÁBIO DANTAS CUMPRIU AGENDA POLÍTICA NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.
Continua repercutindo nos bastidores da política estadual, a entrevista que o vice-governador Fábio Dantas concedeu ao Jornal de Fato, na última quinta-feira (19), em Mossoró. Dantas não perdeu a oportunidade de alfinetar o governador Robinson Faria, dando demonstração de que a sua estratégia, como candidato ao governo do Rio Grande do Norte pelo PSB, será buscar a polarização com o chefe do Executivo potiguar.
¨Robinson não tem a mínima condição de pedir ao povo do Rio Grande do Norte mais quatro anos de governo. A candidatura dele é uma insensatez”, disse.
Quationado sobre qual nota daria ao governador Robinson Faria, Dantas não escondeu a decepção com ex-aliado:
– Como político, nota zero; como gestor, nota cinco.
A nota zero para governador, como político, explica o rompimento entre Fábio e Robinson, oficializado no início do ano. O vice-governador não entra em detalhes, porém o desentendimento ocorreu por conflito no projeto eleitoral 2018. Fábio Dantas levou a termo a sua pré-candidatura ao Governo do Estado, enquanto Robinson não abriu mão do direito de concorrer à reeleição. Dantas entende que Robinson não tem a mínima condição de pedir ao povo do Rio Grande do Norte mais quatro anos de governo. “A candidatura dele é uma insensatez”, disparou.
“O governador deveria se autoavaliar, porque ele fracassou em todas as políticas, inclusive as básicas. A reprovação popular, que ultrapassa a casa dos 80 por cento, segundo pesquisa divulgada recentemente, comprova o fracasso”, afirmou.
Para Fábio Dantas, o governador desistiria de uma candidatura em momento de lucidez, “o que às vezes deve faltar a ele.” Segundo o vice-governador, caberia a Robinson fazer avaliar a si próprio e, de forma lúcida, ver que não tem condições de pedir um novo mandato ao povo.
O fracasso da gestão Robinson, segundo o vice-governador, se explica na falta de coragem para enfrentar os problemas que afligem o estado. Isentando-se de culpa, porque, segundo ele, não teve voz no governo, Dantas disse que o governador deveria ter adotado medidas saneadoras no início da gestão, quando o quadro de crise já era agudo.
“Ele preferiu implantar uma política que tudo amanhã será resolvido, e o resultado é que está aí. Problemas graves na segurança pública, na saúde, salários atrasados e os serviços básicos sem funcionar”, criticou.
Perguntado se esse tipo de crítica não o afetaria, porque ele passou três anos ao lado do governador, Fábio Dantas garantiu que se sente à vontade, porque não teve acesso ao governo.
“Não indiquei secretários, não ocupei cargos, não participei da gestão dele, por isso, estou muito tranquilo para avaliar a situação”, disse.
E para dizer que a nota zero para o político Robinson não é uma revanche, Fábio Dantas melhorou a nota quando avaliou o administrador público. “Dou nota cinco”, pontuou, ressaltando que gostaria de melhor avaliar a gestão estadual, “mas infelizmente ninguém consegue elevar uma nota ao governo dele.”
Confira a entrevista na íntegra:
O SENHOR é pré-candidato a governador e vem percorrendo o estado para viabilizar o nome. Em que se encontra o projeto eleitoral?
Na minha filiação ao PSB, o evento contou com a presença de mais de 70 prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças regionais. Foi o termômetro que apontou para a viabilizar de nosso nome. Estamos no processo de articulação de possível coligação, conversando bastante com aliados, e também realizando o trabalho de visitar as cidades, conversar com as lideranças e com a população. A recepção tem sido bem interessante.
O PSDB foi o primeiro partido a incentivar a sua postulação ao governo, mas os tucanos também está dialogando com outros partidos e pré-candidatos. Até que ponto o senhor pode contar com o PSDB?
Nós temos um laço de amizade muito grande com todos os membros do PSDB, desde o presidente Ezequiel Ferreira, passando por todos deputados estadual, até o deputado federal Rogério Marinho. Mas, cada um ainda não definiu a sua posição pessoal para puder chegar ao consenso de partido. Acreditamos que o PSDB deve caminhar conosco, estamos bastante confiantes.
Comenta-se que a sua candidatura ao governo ganharia força se o governador Robinson renunciasse. Dessa forma, o senhor assumiria o cargo e viabilizaria um palanque forte para disputar as eleições. Até onde faz sentido?
Eu não quero que o governador renuncie o mandato. Quem tem que defender o legado do governo é ele. Para mim, entendo, a melhor candidatura para eu enfrentar a de Robinson, porque ele irá defender a sua gestão e eu vou mostrar como se governa o Estado.
O Senhor se sente à vontade de fazer uma campanha de oposição ao governo, do qual o senhor fez parte durante três anos?
Olha, todas as minhas do primeiro aos 100 dias de governo, são as mesmas que eu tenho hoje. Sempre disse que o governo estava errado, equivocado, e que deveria fazer os ajustes logo no início da gestão para enfrentar a crise que assola o Estado. Só que ele fez o inverso, achou que a solução poderia cair do céu. Esse ponto divergimos o tempo inteiro. Mas, ele é o governador, e sou apenas o vice, não tinha qualquer interferência na gestão de Robinson. Eu assumi o governo, durante esses três anos, apenas 47 dias, e todas as oportunidades em coloquei o meu DNA. O meu desligamento político se deu quando o governador comunicou que era candidato à reeleição.
Por quê?
Eu achei uma insensatez, uma falta de autoavaliação, por isso, optei por sair de perto. Devo esclarecer que não tive participação no governo, não indiquei cargos, exatamente para ter a minha independência. Bem diferente do governo anterior (de Rosalba Ciarlini) do qual ele (Robinson era o vice) tinha o comando da Caern, do Idema, Semarh e cargos em outros órgãos, e rompeu porque teve interesse contrariado. No meu caso, não, porque eu não tive interesse pessoal contrariado, a minha decisão foi por entender que ele não tinha, como de fato não tem, condições de pedir mais um mandato ao povo do RN.
Enquanto Fábio Dantas se esforça para tirar o governador “ do eixo”, Robinson Faria tem feito ouvido de mercador com relação aos ataques do ex-aliado. Faria tem procurado não servir de “caixa de ressonância” para as declarações do vice-governador.
Fábio Dantas cumpriu agenda política em Mossoró acompanhado dos deputados Rafael Motta (federal) e Ricardo Motta (estadual), da ex-prefeita Fafá Rosado, recém-filiada ao PSB e pré-candidata a deputada estadual, e do empresário José Vieira, pré-candidato ao Senado Federal pelo PSB.
OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL ESTÃO EM GREVE DESDE O DIA 21 DE MARÇO. (FOTO: LENILTON LIMA)
A Secretaria Municipal de Educação encaminhou na tarde desta quinta-feira (19), ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), um ofício contendo o detalhamento do cronograma das despesas com implantação das vantagens devidas aos educadores para conhecimento e apreciação da categoria que se mantém em greve desde o dia 21 de março de 2018.
Este detalhamento explica um dos três pontos da proposta apresentada pela Prefeitura do Natal ao Sinte-RN no dia quatro de abril, que estabelece a atualização a partir de maio dos planos de carreira de todos os profissionais do magistério municipal.
Como exemplo, do detalhamento exposto no cronograma está a implantação da promoção horizontal da Lei nº 058/04, referente ao processo de avaliação de desempenho de 2013 para 1.256 professores; implantação da carga suplementar para gestores (professores) com um vínculo de 20 horas; função gratificada para gestores (atualização da tipologia das escolas); implantação da promoção horizontal da Lei nº 114/10 para 85 educadores infantis, referente ao processo de avaliação de 2014, além da implantação de processos distintos de mudança de padrão e de nível, gratificação por título, implantação de quinquênios para 480 professores e educadores infantis e a implantação da promoção horizontal da Lei nº 058/04 referente ao processo de avaliação por desempenho de 2014 para 800 professores. O cronograma apresentado vai de maio a dezembro de 2018.
Importante relembrar que além desse ponto da proposta detalhado com um cronograma, a Prefeitura do Natal, apresentou também na proposta aos educadores infantis e professores no último dia 04 de março, a correção dos salários da categoria dos profissionais do magistério com o mesmo índice de correção do piso salarial profissional nacional, de 6,817% a ser implantada na folha de junho deste ano, e a retomada imediata da discussão das propostas de alteração dos planos de carreira e encaminhamento à Câmara Municipal do Natal, ,para análise e aprovação pelo Poder Legislativo Municipal.
Abaixo segue o cronograma apresentado para apreciação:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
CRONOGRAMA DAS DESPESAS DE PESSOAL COM A IMPLANTAÇÃO DE REAJUSTES SALARIAIS E PROCESSOS DIVERSOS – SME – 2018
N° DETALHAMENTO DAS DESPESAS QUANT. MÊS
1 Implantação da Promoção Horizontal da Lei n° 058/04 (2013) 1.256 Maio
2 Rescisão de Contratos por Tempo Determinado de Ed. Inf. 50 Maio
3 Contratos por Tempo Determinado de Ed. Inf. 60 Maio
4 Reajuste do piso salarial – 6,817% 4.065 Junho
5 Carga Suplementar – Gestores Professores com um vínculo – 20 h 37 Julho
6 Hora extra – Gestores Ed. Infantil com um vínculo – 10h 46 Julho
7 Função Gratificada – GESTORES – (At. da Tipoloqia das Escolas) 293 Julho
8 Implantação da Promoção Horizontal da Lei n° 114/10 (2014) 85 Aqosto
9 Implantação Mudança de nível- Lei n° 058/04-Proc. Jan. a Dez./14 1448 Aqosto
10 Implantação Grat. de Título – Lei n° 058/04 – Proc. Jan. a Dez.2014 24 Aqosto
11 Implantação Mudança de Padrão EI – A-B Proc.de Fev. a Aqo. 2014 33 Aqosto
12 Implantação de Quinquénios -Dois Processos que faltam do exe./2016 40 Aqosto
13 Implantação Mudança de Padrão EI – B -C – Proc. Fev. a Aqo. 2014 91 Setembro
14 Implantação Mudança de Nível – Lei n° 058/04 – Proc. Jan. a Dez./15 67 Outubro
15 Implantação Grat. de Título – Lei n° 058/04 – Proc. Jan. a Dez.2015 26 Outubro
16 Implantação de Mudança de Padrão EI – A-B Proc. Mar. a Nov. 2015 29 Outubro
17 1. Implantação de Mudança de Padrão EI-B-C Proc. Aqo. a Set. 2015 14 Outubro
18 2. Implantação de Quinquénios – Proc. de Jan. a Abril./2017 160 Novembro
19 Implantação de Quinquénios – Proc. de Maio a Aqo./2017 160 Novembro
20 Implantação de Quinquénios – Proc.s de Set. a Dez./2017 160 Novembro
21 Implantação da Promoção Horizontal da Lei n° 058/04 (2014) 800 Dezembro
NOTA: *PAGAMENTO CONDICIONADO AS RECEITAS DO FUNDEB – ESTIMADO X EFETIVADO E PUBLICAÇÃO DE PROCESSOS DE APOSENTADORIAS, EXONERAÇÕES E DEMISSÕES – 2018
AS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS (IRA) SEGUEM COM A MAIOR QUANTIDADE DE CASOS, COM 1.102. (FOTO;SITE/SMS)
Entre os meses de janeiro e março de 2018, Natal registrou 2.502 agravos respiratórios em crianças. Os dados foram divulgados pela Vigilância em Saúde de População Expostas a Poluentes Atmosféricos (Vigiar), do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Da quantidade de agravos, 817 ocorreram em janeiro, 830 em fevereiro e 855 em março. Atualmente, há quatro unidades ‘sentinelas’, de onde o Vigiar recebe os dados. Delas, a que registrou o maior número de casos foi o Hospital Municipal de Natal (HMN), com 1.118, seguido por: UPA Potengi, com 632; UPA Esperança, com 389; e UPA Pajuçara, com 363.
As Infecções Respiratórias Agudas (IRA) seguem com a maior quantidade de casos, com 1.102. Asma e bronquite também aparecem nas estatísticas como agravos recorrentes.
De acordo com os resultados obtidos, as equipes de Vigilância em Saúde se reúnem com os diretores das unidades das regiões mais afetadas para discutir possíveis ações para melhorar o quadro.
Através do Vigiar, é possível fazer uma avaliação epidemiológica para o monitoramento de fenômenos onde o foco está na análise dos possíveis impactos à saúde de crianças menores de cinco anos que apresentem sintomas respiratórios como dispneia, falta de ar, cansaço, síbilos, chiados no peito e tosse.
O Instituto Técnico-científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) confirmou que corpo de homem encontrado na manhã desta sexta-feira (20), em Passagem de Pedras, localidade de Mossoró, no Oeste potiguar, é mesmo do pescador desaparecido há três dias.
O homem, de 47 anos, estava em uma canoa em uma zona urbana do rio Mossoró, na última terça-feira (18), quando uma barragem próxima a ele estourou e o derrubou da embarcação. Na água, ele foi puxado pela correnteza e sumiu, até esta manhã.
Procurado pelo Corpo de Bombeiros, o corpo teria sido encontrado por moradores de Passagem de Pedras, informou ainda o Itep.
Um homem ainda não identificado foi flagrado por câmeras de segurança arrombando dois veículos em um estacionamento, na rua Professor Adolfo Ramires, bairro Capim Macio, zona Sul de Natal.
O fato, de acordo com a polícia ocorreu nesta quarta-feira (18). O suspeito está em outro carro estacionado e arromba dois outros que estão no mesmo local.
Comentários