SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 17, 2018

Carta de intenções entre FAB e Prefeitura prevê criação de Parque Tecnológico em Parnamirim

UMA CARTA DE INTENÇÕES FOI ASSINADA PELO COMANDANTE DA ALA 10, BRIGADEIRO DO AR LUIZ GUILHERME SILVEIRA DE MEDEIROS, E PELO PREFEITO DA CIDADE, ROSANO TAVEIRA. (FOTO: SARGENTO MARCELLA)

Um parque tecnológico voltado para pesquisas na área aeroespacial deve ser construído nos próximos anos em Parnamirim (RN), em parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Prefeitura do município. Uma carta de intenções foi assinada pelo comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, e pelo prefeito da cidade, Rosano Taveira, no sábado (14). O ato ocorreu no palco central “Feel the Future“, na Campus Party Natal, principal evento de internet e tecnologia do país.

No documento, a FAB e a Prefeitura de Parnamirim declaram a intenção de cooperação para a criação do Núcleo do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória, que desenvolverá pesquisas e projetos na área da tecnologia aeroespacial.

Para isso, a Força Aérea cederá, mediante contrapartidas, a área para construção da sede do empreendimento. “Nosso objetivo é dar uma finalidade social para a área que até 2016 era ocupada pelo antigo Aeroporto Augusto Severo. Essa carta de intenções é o reconhecimento, tanto da Força quanto da Prefeitura de Parnamirim, desse compromisso. Será muito importante para ampliar a capacidade tecnológica da cidade, afinal de contas a inovação tecnológica não depende só das empresas, mas também do comprometimento das instituições e da sociedade de uma forma geral”, avaliou o comandante da Ala 10.

De acordo com o prefeito de Parnamirim, a criação do Parque Tecnológico representa um importante passo para o desenvolvimento da cidade. “A Força Aérea é o marco de Parnamirim, a criação da cidade está intimamente ligada à FAB, por isso não podíamos ficar de fora desse avanço tecnológico”, afirmou Rosano Taveira. Segundo ele, a expectativa é que o empreendimento atraia de dez a quinze empresas da área tecnológica, além de contar com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

 

Professores da rede estadual decidem continuar com greve

OS PROFISSIONAIS, EM GREVE DESDE 21 DE MARÇO, EXIGEM O PAGAMENTO DE 6,81% DO PISO SALARIAL 2018. (FOTO: LENILTON LIMA)

A greve da Rede Estadual de ensino do RN continua. É o que foi decidido pelos trabalhadores em educação durante assembleia realizada nesta terça-feira (17). O movimento grevista já está no seu 27° dia.

A categoria decidiu manter a greve para que o governo do Estado melhore a última proposta apresentada para pagar a correção de 6,81% do Piso Salarial 2018. A proposta do governo consiste em implementar o Piso para os trabalhadores ativos já agora em abril, de forma integral. Os aposentados receberiam em 6 parcelas, de abril a setembro deste ano. Já o retroativo, tanto para ativos quanto aposentados, seria pago de outubro a março de 2019, em 6 parcelas, conforme sugerido pelo Desembargador Glauber Rêgo durante audiência de conciliação no último dia 11 de abril.

A assembleia decidiu que quer que os aposentados recebam o Piso ao mesmo tempo que os ativos e que o retroativo seja pago até o final de 2018. A deliberação da assembleia será levada ao governo por intermédio da Justiça.

Uma nova assembleia acontece nesta quinta-feira (19), às 14h30, no Winston Churchill, para avaliar o andamento das negociações.

I Fórum Acadêmico da Escola da Assembleia propõe discussão na área eleitoral

PARA OS INTERESSADOS, AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS E ILIMITADAS

A Assembleia Legislativa está promovendo o I Fórum Acadêmico da Escola da Assembleia. O evento, que começa no próximo dia 24, é composto por 4 colóquios temáticos: Eleitoral, Processo Legislativo, Gestão de Pessoas no Serviço Público e Gestão de Compras no Serviço Público, com o objetivo de incentivar a discussão focada na evolução das políticas públicas das atividades do Legislativo Estadual.

A abertura da primeira edição do Colóquio Eleitoral, acontece às 8h, na sede da Escola, e tem como foco pensar o futuro do Rio Grande do Norte a partir do cenário eleitoral, além de aprimorar o entendimento no que se refere às palestras e cursos oferecidos, bem como incentivar a discussão acadêmica para aperfeiçoar outros temas na área Eleitoral. As atividades se estendem até o dia 27.

Para os interessados, as inscrições são gratuitas e ilimitadas. Os juízes eleitorais Wlademir Capistrano e Nilo Ferreira de Pinto Júnior e o publicitário João Maria Medeiros, são nomes que já confirmaram presença, agregando conhecimento e enriquecendo os debates, mesa redonda e atividades propostas durante todo o evento.

Programação:

1º DIA – 24/04/18
LOCAL: Escola da Assembleia
8h às 12h – CURSO (1ª parte):
Tema: Representação e Participação política
14h às 17h – PALESTRA:
Tema: Sistema Eleitoral;

2º DIA – 25/04/18
LOCAL: Escola da Assembleia
8h às 12h – CURSO (2ª parte):
Tema: Representação e Participação política
14h às 17h – PALESTRA:
Tema: Reforma Política Eleitoral;

3º DIA – 26/04/18
LOCAL: Escola da Assembleia
8h às 12h e das 14h às 17h – CURSO:
Tema: Propaganda Partidária e eleitoral

4º DIA – 27/04/18
LOCAL: Escola da Assembleia
9h às 12h – Mesa redonda
13h – ENCERRAMENTO

Escola da Assembleia
Rua Açu, 426, Tirol, Natal/RN
Telefone (84) 3232.1001

Brasil lidera com Argentina Copa América de futebol feminino

BRASIL DERROTOU POR 3 A 1 A EQUIPE CHILENA, NO QUADRANGULAR FINAL DA COPA AMÉRICA DE FUTEBOL FEMININO. (FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/CBF)

Depois de uma primeira fase em que venceu os quatro jogos, a seleção feminina do Brasil não teve dificuldade para derrotar por 3 a 1 a equipe chilena, no quadrangular final da Copa América de futebol feminino que está sendo realizada no Chile.

A partida foi disputada na noite dessa segunda-feira (16), no Estádio La Portada, na cidade de La Serena. Os gols brasileiros foram marcados por Mônica, Bia Zaneratto e Thaisinha.

Com a vitória, o Brasil divide a liderança do quadrangular final junto com a Argentina, que venceu a Colômbia por 3 a 1. A Argentina será a próxima adversária das brasileiras. O jogo está marcado para a próxima quinta-feira (19), às 16h45, no Estádio La Portada, na cidade de La Serena.

Comissão de Direitos Humanos do Senado visita Lula na PF

SENADORES VISITAM O EX-PRESIDENTE LULA NA POLÍCIA FEDERAL EM CURITIBA (FOTO: GIULIANO GOMES/ PR PRESS)

Onze senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado entraram na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, na tarde desta terça-feira (17), para verificar as condições da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo chegou ao local por volta das 14h40 e saiu perto das 16h.

Lula está preso na sede da Polícia Federal desde o dia 7 de abril. Ele foi condenado em 1ª e em 2ª instâncias pelo caso do triplex em Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.

Autorização

Nesta manhã, a juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, autorizou a visita da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. Os senadores pediram para verificar as condições da prisão de Lula e outros detentos. A juíza destacou que somente poderão participar da visita membros integrantes da comissão. A lista encaminhada pelo Senado à Justiça tinha quatro nomes que não integram o grupo. Carolina Moura Lebbos autorizou a visita mesmo sem que tenha sido comunicada a respeito de violação a direitos de pessoas custodiadas no local.

Sala especial

O ex-presidente está em uma sala especial na Superintendência da Polícia Federal, de 15 metros quadrados, que era usada como alojamento para policiais federais de outras cidades.Na sala, que fica no quarto andar e é isolada das outras celas, há uma cama simples, um banheiro adaptado, uma mesa e uma televisão, de acordo com a PF.

G1 PR

STTU realiza campanha sobre estacionamento correto

NESTA TERÇA-FEIRA (17) UMA AÇÃO EDUCATIVA FOI REALIZADA NA AVENIDA CHEGANÇA, NOVA NATAL, ZONA NORTE

A Secretaria Municipal de Mobilidade iniciou nesta semana uma campanha sobre a conscientização de estacionar corretamente os veículos. De acordo com a STTU, ao longo das vias os exemplos de estacionamentos errados são inúmeros: carros parados em fila dupla, veículos nas calçadas, ocupando alamedas para caminhantes em horários não autorizados, sem falar no uso irregular das vagas especiais destinadas aos cadeirantes e idosos.

Com o objetivo de esclarecer sobre as irregularidades destas práticas, o Departamento de Educação de Trânsito da STTU caiu em campo e foi mostrar a importância de estacionar corretamente o veículo. Nesta terça-feira (17) uma ação educativa foi realizada na avenida Chegança, Nova Natal, zona Norte. Os educadores orientaram a população a não estacionar no canteiro central.

De acordo com a secretária da STTU, Elequicina Santos é de suma importância ressaltar que “estacionamento irregular”, além de gerar multas e pontos no prontuário da CNH também pode causar acidentes. Daí, a importância do nosso órgão tratar o tema e conscientizar os motoristas e motociclistas sobre as formas de estacionar legal e não correr risco de acidentes.

STF decide tornar Aécio Neves réu por corrupção e obstrução e justiça


JULGAMENTO DO INQUÉRITO EM QUE O SENADOR AÉCIO NEVES É ACUSADO DE CORRUPÇÃO PASSIVA E OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA.(FOTO: JOSÉ CRUZ)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu há pouco pelo recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) pelos crimes de corrupção e obstrução de Justiça. As acusações fazem parte de um dos inquéritos resultantes da delação do empresário Joesley Batista, do grupo J&F. Com a decisão, o senador se torna réu no processo.

A decisão foi tomada com base no voto do ministro Marco Aurélio, relator do caso. Para o ministro, o fato de o senador ter sido gravado por Joesley e citar que tentaria influi na nomeação de delegados da Polícia Federal mostra indício dos crimes que teriam sido praticados por ele.

Também são alvos da mesma denúncia e também se tornarão réus a irmã do senador Andrea Neves, o primo Frederico Pacheco e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), flagrado com dinheiro vivo. Todos foram acusados de corrupção passiva.

Segundo a denúncia, apresentada há mais de 10 meses, Aécio pediu a Joesley Batista, em conversa gravada pela Polícia Federal (PF), R$ 2 milhões em propina, em troca de sua atuação política. O senador foi acusado pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot.

A obstrução ocorreu de “diversas formas”, segundo a PGR, como por meio de pressões sobre o governo e a Polícia Federal para escolher os delegados que conduziriam os inquéritos da Lava Jato e também de ações vinculadas à atividade parlamentar, a exemplo de interferência para a aprovação do Projeto de Lei de Abuso de Autoridade (PLS 85/2017) e da anistia para crime de caixa dois.

No início da sessão, o advogado Alberto Toron, que representa o senador Aécio Neves afirmou que o valor era fruto de um empréstimo e que o simples fato de ele possuir mandato no Senado não o impede de pedir dinheiro a empresários.

SEGUNDO A DENÚNCIA, AÉCIO PEDIU A JOESLEY BATISTA, R$ 2 MILHÕES EM PROPINA, EM TROCA DE SUA ATUAÇÃO POLÍTICA

Agência Brasil

Em Parnamirim, campanha é lançada para prevenir, diagnosticar e tratar Sífilis

PARA DISCUTIR AS ESTRATÉGIAS E INTERAGIR COM O MUNICÍPIO, A ENFERMEIRA CHYRLY MOURA, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS), TEVE NA MANHÃ DE HOJE, 17, O PRIMEIRO MOMENTO COM A GESTÃO.

A Prefeitura de Parnamirim irá intensificar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da Sífilis na cidade. Para discutir as estratégias e interagir com o município, a enfermeira Chyrly Moura, do Ministério da Saúde (MS), teve na manhã de hoje, 17, o primeiro momento com a gestão. “Parnamirim e Natal foram selecionados por ser capital e região metropolitana, respectivamente, e estou aqui para somar”, disse.

Especialista em Gestão das Políticas de IST, AIDS e Hepatites Virais,  Chyrly Moura atuará como apoio para fortalecer os nexos entre o projeto de combate à sífilis e os gestores de saúde envolvidos no processo, articulando os objetivos programáticos pactuados na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) com os planos locais, oferecendo o apoio necessário para a resposta oportuna à doença nas redes de atenção.

A enfermeira destaca que o projeto trabalhará com 4 eixos: Vigilância, com a ampliação de Comitês para investigação da transmissão vertical (da mãe para o bebê) e o fortalecimento das Salas de Situação para o monitoramento da situação epidemiológica; Gestão e governança, com o fortalecimento de ações intersetoriais no território; Cuidado integral,  com a implementação de linhas de cuidado para a sífilis e intervenção em populações-chave; e, Educomunicação,  que visa a realização de Campanhas Educativas e o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados para o enfrentamento e monitoramento da doença.

O secretário de Saúde, João Albérico, se colocou à disposição dos técnicos do MS para cumprir as ações do projeto e, dessa forma, reforçar as ações na atenção básica. “Quanto mais cedo diagnosticarmos gestantes com sífilis, menos crianças nascerão com a doença”, disse João Albérico que participou da reunião juntamente com a secretária adjunta Elizabeth Carrasco.

O projeto “Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção” é uma estratégia de cooperação técnica que envolve o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico, causada pela bactéria Treponema Pallidum. A infectividade por transmissão sexual é maior (cerca de 60%) nos estágios iniciais (primária, secundária e latente recente), diminuindo gradualmente com o passar do tempo (latente tardia e terciária). Pode ser transmitida também da mãe para o feto, causando consequências, como aborto, natimorto, parto pré-termo, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, lesões de pele e malformações, com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas. Segundo a OMS, a sífilis atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma de suas manifestações mais danosa, a sífilis congênita, contabiliza 1,6 milhões de casos.