SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 11, 2018

Alunos de escolas municipais de Parnamirim visitam Campus Party

Alunos da Escola Municipal Maria Francinete, do bairro Nova Parnamirim, participaram nesta quinta-feira (12) da Campus Party, maior evento de tecnologia e cultura nerd da América Latina. Ao todo, 54 estudantes do 9º ano visitaram o evento, que está ocorrendo até domingo (15) no Centro de Convenções de Natal, localizado no bairro de Ponta Negra.

Até o encerramento, aproximadamente 200 alunos de diferentes escolas municipais vão participar da Campus Party. “Um evento com a dimensão da Campus Party é inspirador para aproximar jovens alunos do universo da tecnologia e suas possibilidades. Estimula a atenção, o contato com as inovações e o compartilhamento de conhecimentos avançados, direcionando o olhar para a vocação aeroespacial”, disse a Secretária Municipal de Educação, Ana Lúcia Maciel.

A Prefeitura de Parnamirim está com um estande no evento, onde o Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI) apresenta as iniciativas desenvolvidas pelo grupo na área de tecnologia da informação, na gestão pública municipal e em outras áreas da cidade.

No estande, os visitantes também tem acesso aos projetos de alunos do Centro Vocacional de Tecnologia Espacial (CVTI) na área de robótica e mecatrônica, realizado através da parceria entre o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno,(CLBI), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e a , nas áreas de robótica e mecatrônica.

De acordo com o Prefeito Rosano Taveira, o evento será uma ótima oportunidade para dar visibilidade ao município, destacando o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, colocando Parnamirim como pioneira em tecnologia aeroespacial, que é o tema central do Campus Party.

O aluno João Carlos Francelino aprovou o evento. “Gostei muito, principalmente da parte de robótica, da guerra dos drones, é uma oportunidade de conhecer novas tecnologias que eu nunca tive acesso antes”, afirmou.

Enem: mais de 2,5 milhões de candidatos já pediram isenção da taxa de inscrição

NESTE ANO, PELA PRIMEIRA VEZ O PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO SERÁ FEITO ANTES DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) registrou, até a manhã de hoje (11), 2,575 milhões de pedidos de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O benefício pode ser solicitado até o próximo domingo (15), na página do Enem 2018.

Neste ano, pela primeira vez o pedido de isenção da taxa de inscrição será feito antes do período de inscrição. O  resultado da solicitação será divulgado no dia 23 de abril, e os candidatos que tiverem o pedido negado terão até o dia 29 de abril para apresentar recurso da decisão. A expectativa do Inep é de que cerca de 4 milhões de pessoas peçam o benefício neste ano.

Os candidatos que tiveram a isenção concedida no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para obter novamente a gratuidade. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, também deverão fazer a inscrição, entre os dias 7 e 18 de maio.

Quem pode pedir isenção

Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também tem isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2017 que tenham atingido a nota mínima nas provas.

Agência Brasil

Governo do RN quer aumentar emissivo turístico do interior de São Paulo

A EXPECTATIVA DOS ORGANIZADORES É DE QUE SEIS MIL PROFISSIONAIS DO TURISMO PARTICIPEM DO EVENTO. (FOTO:DIVULGAÇÃO)

 

Dois anos após o protagonismo do Rio Grande do Norte na 39ª edição da feira promovida pela Associação das Agências de Viagem Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), o Estado potiguar volta nesta 40ª edição com o mesmo propósito de fincar presença com a maior comitiva e estande mais visitado do evento, que acontece nesta quinta e sexta-feira em Campinas (SP).

“O interior do Estado de São Paulo é uma região disputada no segmento turístico em todo o Brasil. Não à toa representa 25% da ocupação da nossa rede hoteleira. Por isso é importante não só a presença, mas uma participação impactante neste evento para que possamos aumentar esse fluxo turístico para nosso Estado”, salientou a subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela.

A expectativa dos organizadores é de que seis mil profissionais do turismo participem do evento, que já conta com 30 operadoras e 20 destinos inscritos, afora hotéis, receptivos, companhias aéreas, empresas de turismo e de tecnologia. “Respeito, conhecimento e conexão com os públicos LGBT e da Terceira idade são alavancas de vendas no setor de turismo”, diz a Publisher do Brasilturis, Ana Carolina Melo.  O jornal será anfitrião na arena de palestras do evento.

Além de Solange, representarão o Estado potiguar no evento a diretora de marketing, a gerente de promoção nacional da Emprotur, Suyane França e Dalila Queiroz, respectivamente, e a técnica Ana Rita. E ainda uma comitiva de hoteleiros e empresários do turismo. O estande de 30 m2 do Estado potiguar é patrocinado pelo Governo Cidadão, via empréstimo do Banco Mundial.

Na última edição da feira, o Rio Grande do Norte foi eleito pelos agentes de viagem, pela sexta vez, o melhor Estado do Brasil para se fazer turismo e recebeu o Prêmio Top Aviesp. Um reconhecimento também à aposta e ao investimento do Governo do Estado no mercado paulista. O governador Robinson Faria também esteve presente na 38ª edição do evento, como o primeiro chefe de estado a participar da Aviesp.

Dono de locadora de videogames é morto a tiros ao ter loja roubada na Zona Norte de Natal

DONO DE LOCADORA FOI VÍTIMA DE LATROCÍNIO NO BAIRRO PAJUÇARA, ZONA NORTE DE NATAL (FOTO: KLEBER TEIXEIRA/INTER TV CABUGI )

Bandidos assaltaram uma locadora de videogames e mataram o dono da loja em seguida. O caso aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (11) no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal. De acordo com a Polícia Militar, três adolescentes foram apontados como suspeitos do crime e encaminhados para prestar esclarecimentos na delegacia.

Erivan de Araújo, de 48 anos, estava dentro do seu estabelecimento, na rua Barão do Cocais, quando foi surpreendido por três criminosos armados. Os bandidos balearam o comerciante, que morreu no local, e fugiram levando quatro videogames e celulares.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil estão no local do crime para iniciar as investigações. Este é o 28º latrocínio registrado no Rio Grande do Norte em 2018.

G1 RN

Políticos do PT no RN aderem a campanha nacional e incluem o nome de ¨Lula¨ a seus sobrenomes legislativos

A VEREADORA DE NATAL, NATALIA BONAVIDES POSTOU NAS REDES SOCIAIS FOTO DO PAINEL DO PLENÁRIO DA CMN, COMO NOME JÁ ALTERADO NA SESSÃO DE HOJE (11). (INSTAGRAM/NATALIA BONAVIDES)

Os políticos do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte que ocupam cadeiras na Câmara Municipal de Natal , Assembleia Legislativa do RN e Senado aderiram nesta quarta-feira, 11, a campanha nacional da sigla, intitulada #EuSouLula.

Com isso, passaram a utilizar o sobrenome “Lula” a senadora Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro e os vereadores Fernando Lucena e Natalia Bonavides.

“Os vereadores Lucena e Natalia já utilizaram o novo nome em protesto à prisão de Lula durante a sessão desta quarta, na Câmara Municipal de Natal”, afirmou o PT, por meio de nota.

“O mesmo aconteceu com o deputado estadual Fernando Mineiro, a senadora Fátima Bezerra e a vereadora de Mossoró, Isolda Dantas. Todos agora passam a ter Lula em seus nomes no parlamento”, acrescentou a nota.

Segundo o noticiário nacional, os parlamentares pretendem, com isso, protestar contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Senado aprova proposta que permite saque do FGTS a quem pede demissão


ATUALMENTE, A CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (CLT) JÁ PREVÊ O RESGATE DE 80% DO FGTS EM CASOS DE DEMISSÃO POR ACORDO ENTRE PATRÃO E EMPREGADO.

O trabalhador que pedir demissão está mais perto de poder sacar integralmente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Um projeto de lei do Senado com esse objetivo, o PLS 392/2016, foi aprovado nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa.

Como o projeto foi apreciado em caráter terminativo, caso não haja apresentação de recurso para análise do tema no plenário da Casa, o texto seguirá diretamente para apreciação na Câmara dos Deputados.

Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já prevê o resgate de 80% do FGTS em casos de demissão por acordo entre patrão e empregado.

Para o relator da máteria na CAS, senador Paulo Paim (PT-RS), este é maispasso a mais rumo à “correção de uma distorção histórica” na legislação que trata do FGTS, que buscava restringir o acesso a esses recursos que são do trabalhador.

Agência Brasil

Representante de Riacho da Cruz é eleita a Miss Rio Grande do Norte 2018

A ENOVA MISS RN REPRESENTOU O MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ.(FOTO: DIVULGAÇÃO)

A modelo Monique Rêgo, foi eleita a Miss Rio Grande do Norte 2018 no concurso realizado nessa terça-feira (10), no Teatro Riachuelo, em Natal. A candidata, que representou o município de Riacho da Cruz, se prepara para a etapa nacional que acontecerá no Rio de Janeiro no mês de maio. Ao todo, 27 mulheres, de diversos municípios participaram do concurso. Monique Rego, recebeu a coroa da Miss RN 2017, Milena Balza.

“Estou muito feliz. Participei de um concurso com muitas meninas bonitas, onde todas mereciam este título, e fui a escolhida. Venho me dedicando desde que fui escolhida pra representar a minha cidade, para chegar no Miss RN e fazer bonito. Enfim, consegui meus objetivos, agora é se preparar para representar o Rio Grande do Norte no Miss Brasil Be Emotion e tentar trazer o título para o estado”, disse Monique Rego.

MONIQUE REGO, RECEBEU A COROA DA MISS RN 2017, MILENA BALZA. (FOTO:DIVULGAÇÃO)

Vereadores de Natal debatem projeto que inibe assédio sexual no serviço público

DEBATE ACONTECEU NA SESSÃO ORDINÁRIO DE HOJE (11). (FOTO: MARCELO BARROSO)

Os vereadores de Natal debateram na sessão ordinária desta quarta-feira (11), Projeto de Lei 015/18, de autoria do vereador Aroldo Alves (PSDB), que trata da prevenção e combate ao assédio sexual na administração pública municipal. O projeto recebeu parecer contrário da Comissão de Justiça e se chegou ao consenso de que seria preciso apresentar um projeto substitutivo. Além deste, os parlamentares aprovaram projeto instituindo o Dia de Incentivo ao Casamento Comunitário Coletivo.
Sobre a matéria que trata da prevenção ao abuso sexual, a Comissão de Justiça entendeu haver inconstitucionalidade pelo chamado vício de iniciativa. “É quando o vereador ultrapassa sua prerrogativa e adentra na competência de outro poder. O projeto é relevante e tem um mérito extraordinário, mas trata de uma iniciativa que cabe ao Executivo e sendo assim provavelmente seria vetado”, explicou Nina Souza, que relatou o projeto na comissão. Diante do impasse, os vereadores decidiram derrubar o parecer da comissão para que o autor da proposta apresentasse um substitutivo. “Derrubamos o parecer e assumimos o compromisso de adequar o texto de acordo com entendimento da comissão de Justiça”, confirmou Aroldo Alves.
Na sessão foi aprovado o projeto 264/17, da vereadora Eudiane Macedo (PTC), subscrito por Ary Gomes (PDT), incluindo no calendário municipal de eventos o dia 12 de junho como Dia do Incentivo à Inclusão do Casamento Comunitário coletivo. “É um projeto que vai ajudar pessoas de baixa renda que não têm condições financeiras de pagar os custos de um casamento. Os casamentos comunitários já existem mas estamos concentrando para este dia podendo haver parcerias da prefeitura com cartórios e com o Tribunal de Justiça”, disse a autora.

Em primeira discussão, os vereadores aprovaram os Projetos de Lei nº 266/17, de Klaus Araújo (SD), para obrigar a afixação de placas com informações sobre despesas em eventos promovidos, patrocinados ou com emprego de dinheiro público municipal; nº 115/16, do vereador Sandro Pimentel (PSOL), que determina a disponibilização de profissionais de intérpretes de línguas para o atendimento das pessoas com deficiência auditiva nos serviços públicos do município; nº 071/17, do vereador Franklin Capistrano (PSB),  que institui o Dia Municipal do Artista Plástico; o nº 205/17, da vereadora Júlia Arruda (PDT), que institui a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno em Natal.

“Também aprovamos em primeira discussão projeto relevante que trata de saúde na feira de forma preventiva tanto para os feirantes como para os consumidores, desde a medição de pressão, identificação de diabetes e outras ações”, explicou o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), que subscreveu o referido projeto de nº 0210/17 da vereadora Carla Dickson (PROS). “Como os feirantes estão sempre em locais diferentes, não têm tempo de ir à unidade de saúde, então, a unidade de saúde vem até eles”, resumiu a vereadora.