SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 5, 2018

Em entrevista, Lula afirma que sua prisão é ‘absurda’ e ‘sonho de consumo’ de Moro

Ex-presidente afirmou ainda que aguardará orientação de seus advogados sobre se irá se apresentar à PF.

 

Após o juiz Sergio Moro determinar que se entregue à Polícia Federal em Curitiba até as 17h desta sexta-feira (06), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (05), em entrevista ao jornalista Kenedy Alencar, da “Rádio CBN”, que sua prisão é “absurda” e “sonho de consumo” de Moro e de pessoas que querem vê-lo passar “um dia preso”. Segundo o comentarista, o ex-presidente afirmou ainda que aguardará orientação de seus advogados sobre se irá se apresentar amanhã à PF.

Lula declarou, segundo a “CBN”, que Moro não aguardou o fim do julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e que estaria agindo politicamente para impedir seu direito de defesa.

Para o ex-presidente, Moro decidiu pela ordem de prisão em reação à liminar apresentada pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar sua prisão e de outros réus que possam ir para a cadeia sem que o processo tenha transitado em julgado. O pedido deve ser analisado pelo ministro Marco Aurélio Mello, que relata uma ação declaratória de constitucionalidade sobre a possibilidade de prisão em segunda instância.

Agência O Globo

TRE cassa mandato de prefeita e vice-prefeito de Pedro Avelino/RN; deputado José Adécio fica inelegível

Prefeita Neide Suely Muniz Costa é esposa do deputado estadual José Adécio.

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou, nesta quinta-feira (5), os diplomas da prefeita e do vice-prefeito de Pedro Avelino, Neide Suely Muniz Costa e Nilton Mendes por abuso de poder econômico e político, além de “conduta vedada”. Na mesma ação, o deputado estadual José Adécio foi condenado à inelegibilidade, por oito anos, junto com eles.

O vereador Francisco Agtônio Soares foi outro que perdeu o mandato pelas mesmas razões e também ficou inelegível. Ele também teria se beneficiado do abuso de poder econômico e político.

Os desembargadores determinaram que, após a publicação do acórdão, ele seja comunicado imediatamente ao Juízo da 17ª Zona Eleitoral e à Câmara de Vereadores de Pedro Velho para que haja afastamento imediato da prefeita, do vice-Prefeito e do vereador.

Na mesma decisão, foi determinada a inelegibilidade de Neide Suely Muniz Costa, Nilton Mendes, Francisco Antônio Soares e do Deputado Estadual José Adécio Costa. A prefeita é esposa do deputado José Adécio.

G1 RN

MEC suspende criação de cursos de medicina por 5 anos

Brasília – O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, apresentam novas regras para a oferta de cursos de graduação em medicina a representantes de entidades ligadas ao setor. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A criação de cursos de medicina no país está suspensa por cinco anos, de acordo com portaria assinada hoje (5) durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e representantes do Conselho Federal de Medicina e entidades ligadas ao setor. A medida vale para instituições públicas federais, estaduais e municipais e privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também fica suspensa pelo mesmo período.

De acordo com  Mendonça Filho, a medida se justifica pela necessidade de fazer uma avaliação e adequação da formação médica no Brasil. Segundo ele, foi grande o número de cursos abertos no país nos últimos anos e agora é preciso zelar pela qualidade.

“Teremos moratória de cinco anos para que possamos reavaliar todo o quadro de formação médica no Brasil. Isso se faz necessário até porque as metas traçadas com relação à ampliação de médicos no Brasil já foram atingidas. Mais que dobramos o número total de faculdades de formação de medicina nos últimos anos, o que significa dizer que há uma presença de formação médica em todas as regiões do Brasil”, afirmou o ministro.

Mendonça Filho explicou que duas portarias serão publicadas no Diário Oficial da União de amanhã (6). Uma estabelece a suspensão da criação de novos cursos de medicina por cinco anos e a outra orienta os sistemais estaduais e municipais a cumprirem a norma.

“Nos casos das estaduais, a regulação é feita pelos Conselhos Estaduais de Educação. Elas têm autonomia, de acordo com a Constituição Federal, assim como as municipais. Mas todas essas regras estão subordinadas ao comando-geral definido a partir de uma portaria adicional que foi assinada hoje por mim”, explicou.

Repercussões

O presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, disse que há um número excessivo de vagas abertas em cursos de medicina no país. “Essa portaria vem ao encontro da necessidade de controle da autorização de novas escolas. Temos algo em torno de 31 mil vagas de curso de medicina. Isso vai projetar o número de médicos per capta a uma demanda que não é compatível com países de primeiro mundo”, disse.

Questionado se suspender novos cursos não é uma atitude corporativista, Vital negou. “Isso é bem distante de um corporativismo. Essa é uma ação corporativa no sentido de preservar valores como vida, saúde e dignidade humana com uma prática médica qualificada”.

Para a Associação Médica Brasileira (AMB), a moratória pode ajudar a resolver os problemas envolvendo as escolas médicas. A entidade vem cobrando desde o ano passado medidas do governo, pois a maioria das novas escolas não tem conseguido garantir uma formação adequada aos estudantes de medicina, devido a problemas e deficiências que apresentam. A AMB também tem cobrado maior fiscalização nas escolas existentes e a realização de um exame nacional de proficiência em medicina para os estudantes e os egressos de todas as escolas.

Já a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) considera que a medida representa “um retrocesso que compromete o desenvolvimento do país e o atendimento à população naquilo que é um direito humano fundamental, o direito à saúde”. Para a ABMES, é contraditório que o governo, poucos meses após criar uma regra específica para o aumento de vagas, proíba a criação dessas mesmas vagas, inclusive em cursos com reconhecida qualidade, referindo-se ao Programa Mais Médicos.

Agência Brasil

Prefeitura de Parnamirim aumenta bolsa de estagiários do município em 53%

A Prefeitura de Parnamirim aumentou para R$ 400 o valor da bolsa dos estagiários contratados pelo município. O aumento, que passa a vigorar a partir do pagamento de abril, foi estabelecido por decreto e publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com o Prefeito Rosano Taveira, o aumento da bolsa dos estagiários é uma forma de valorizar o profissional, ainda em início de carreira e também uma maneira de colaborar para a formação desses jovens que me breve ingressarão no mercado de trabalho.

“Esse era um projeto de campanha que hoje estamos colocando em prática. Com isso, mostramos que o estagiário é peça fundamental para a nossa administração e que a sua colaboração é imprescindível para uma gestão colaborativa”, declarou.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Lúcia Dantas destacou o papel importante desenvolvido pelos estagiários nesse setor. Segundo ela, o principal ponto a ser destacado é a colaboração que o estágio pode proporcionar para a formação desses jovens.

“O estágio é uma oportunidade única desses estudantes poderem associar teoria e prática. Eles serão os nossos futuros educadores e nada mais justo do que colaborarmos para o enriquecimento profissional deles”, destacou.

Cobertura da PF em Curitiba tem dormitório transformado em cela à espera Lula

A prisão do ex-presidente Lula foi decretada na tarde de hoje (05).

Uma cela especialmente preparada para Luiz Inácio Lula da Silva espera pelo ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, o berço da Operação Lava Jato.

Na cobertura do prédio de quatro andares, no bairro Jardim Santa Cândida, um cômodo que servia de alojamento para policiais de outras cidades, em missão na capital paranaense, foi transformado nos últimos dois meses em cela especial para receber o petista.

A prisão do ex-presidente Lula foi decretada no final da tarde de hoje (05), pelo juiz Sérgio Moro, Lula tem até as 17h de sexta-feira (6) para se apresentar voluntariamente à sede da Polícia Federal em Curitiba.

Réu em mais dois processos – da propina no terreno do Instituto Lula e a do sítio de Atibaia – e alvo de outras apurações, Lula foi condenado por Moro em julho de 2017 no caso triplex. A sentença de primeira instância foi confirmada, em 24 de janeiro, pelo TRF-4, que aumentou a pena para 12 anos e 1 mês de prisão, determinando que a prisão fosse executada, assim que esgotados os recursos, no tribunal.

 

Cárcere

O dormitório na superintendência fica isolado da Custódia, onde estão encarcerados os demais presos da Lava Jato e os presos comuns, no segundo andar do prédio, uma exigência colocada na mesa.

O alojamento usado para federais em passagem por Curitiba tem cerca de 3 metros por 5 metros, banheiro próprio, com pia, privada e chuveiro quente, janelas pequenas de vidro, com grades de segurança doméstica. O dormitório contava com três beliches, uma mesa pequena e TV, segundo policiais que já dormiram no local.

O alojamento fica no último andar do edifício, que tem área menor do que os demais e está abaixo do heliponto. O andar é usado pelo Núcleo de Inteligência Policial, que lida com dados sensíveis de investigações.

Havia agentes em missão no alojamento, no início do ano, quando foram comunicados que teriam que deixar o local. Desde então, as beliches foram removidas, a mesa também. Sobrou uma cama e o colhão. As janelas dão acesso ao terraço do edifício, de onde se chega ao heliponto, mas estão isoladas.

Rotina

Apesar de a ela preparada para Lula estar fisicamente isolada da carceragem, o tratamento em relação aos demais presos deve ser o mesmo dado aos demais presos da carceragem: café com leite e pão com manteiga pela manhã e quentinhas no almoço e na janta, com direito a alimentos especiais levados pela família uma vez por semana, dentro de uma lista pré-estabelecida pela polícia. Os contatos com os advogados, familiares e horas de banho de sol por dia devem ser os mesmos.

Estadão

Juiz Sérgio Moro determina prisão de Lula

Moro determinou a prisão do ex-presidente Lula (Foto: Kiko Sierich / Futura Press / Estadão Conteúdo)

O juiz federal Sérgio Moro determinou nesta quinta-feira (5) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP).

A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado.

Moro pediu para que Lula se apresente voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17h desta sexta-feira (6).

“Relativamente ao condenado e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade do cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão”.

Os detalhes da apresentação devem ser combinados com a defesa diretamente com o Delegado da Polícia Federal Maurício Valeixo, também Superintendente da Polícia Federal no Paraná, segundo o magistrado. O juiz também vedou o uso de algemas “em qualquer hipótese”.

Uma sala foi reservada para Lula na Superintendência da Polícia Federal, conforme o despacho. “Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”, disse Moro no despacho.

A defesa do ex-presidente tentou evitar a prisão com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo para que a pena fosse cumprida somente após o trânsito em julgado da sentença.

G1 PR

Deputado Tomba Farias assina ficha de filiação do PSDB

Ato de filiação aconteceu na sede do PSDB e contou com a presença de autoridades políticas do RN. (Foto: Blog Thaisa Galvão)

O Deputado estadual Tomba Farias assinou na tarde de hoje (05)a sua ficha de filiação ao PSDB. O evento de filiação aconteceu na sede do partido, em Natal, e chamou atenção pela presença de autoridades politicas do RN.

Além do presidente da Assembleia Legislativa do RN, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, que preside o partido e abonou a ficha de filiação, representando o presidente de honra Rogério Marinho, que está em Brasília, também estiveram presentes o suplente de senador Valério Marinho,os deputados tucanos Márcia Maia e Larissa Rosado, Gustavo Carvalho, José Dias e Raimundo Fernandes.

A esposa do deputado Tomba, a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, do MDB, também marcou presença.

 

Semop conclui licitação e operação tapa-buraco começará em 15 dias

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) anunciou nesta sexta-feira (6) que os serviços de reparos e manutenção (operação tapa-buraco), na malha viária da cidade começarão em um prazo de 15 dias.

De acordo com o secretário Franklin Wanderley, nesta segunda-feira (9) serão abertos os envelopes que apresentarão a empresa vencedora da licitação e que ficará responsável pela obra.

Ainda segundo o secretário, serão realizados serviços de recapeamento asfáltico em todas as áreas da cidade que estão apresentando problemas, com ênfase em ruas do Centro, Bela Parnamirim, na Avenida Mário Negócio e na Rua Rio Nilo.