SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 10, 2018

ARTIGO: as implicações do uso de corticoide na reabilitação de crianças com câncer

Os corticoides são medicamentos indicados no tratamento de algumas doenças como as reumáticas, autoimunes, alergias, câncer, dentre outras. São derivados do hormônio cortisol e produzidos em laboratório, chamados hormônios sintéticos. Também podem ser chamados de glicocorticoides ou corticosteroides. O cortisol é chamado de hormônio do estresse e pode sofrer alterações em caso de medo, exercícios, altitudes elevadas, traumatismos, cirurgias e infecções. Isso acarretará aumento da pressão arterial, glicose e tônus cardíaco. Ele será o responsável por preparar o organismo para “luta ou fuga”.

A dosagem elevada e o acúmulo de corticoide no organismo podem causar efeitos indesejáveis e acarretar alterações graves que comprometem os ossos e músculos do paciente como: fraqueza ou perda de massa muscular, osteoporose, fratura patológica dos ossos longos e ruptura do tendão. Além dessas, ainda podem ocorrer alterações hidroeletrolíticas como a retenção de sódio, causando o inchaço do paciente e aumento da pressão arterial, alterações nos olhos, na pele, no estômago e intestino, no sistema nervoso e no metabolismo das proteínas. Podem ainda ocorrer alterações psiquiátricas como hiperirritabilidade, insônia, mudanças de humor e personalidade.

Após tratamento com altas doses, por um período superior a três semanas, o medicamento deve ser retirado de forma lenta e contínua, pois o uso prolongado inibe a produção do cortisol que leva certo tempo para voltar a ser produzido.

No setor de fisioterapia da Casa Durval Paiva todos esses fatores são levados em consideração na avaliação de uma criança ou adolescente com necessidade de reabilitação, pois terão implicação direta na execução dos exercícios terapêuticos.

Uma criança irritada, chorosa, com privação de sono, normalmente não será colaborativa, por isso, é importante que o ambiente seja acolhedor, divertido e também estimulante, com uma variedade de brinquedos, jogos e livros.

Exercícios que estimulem o metabolismo ósseo podem contribuir para a manutenção da massa óssea. Podemos citar como exemplo: exercícios ou brincadeiras realizadas na posição em pé, atividades com pequenos saltos, brincadeiras ou jogos com dança, etc. Também é fundamental que a família seja orientada para também estimular a criança a ser mais ativa o quanto possível.

Mesmo passando por um tratamento longo e às vezes agressivo, com vários efeitos indesejados, a criança tem a possibilidade de ter um atendimento humanizado, se divertir e de ser criança.

Isabelle Resende – Farmacêutica CRF 2541
Cinthia de Carvalho Moreno – Fisioterapeuta Crefito 83476-F
Casa Durval Paiva

Agora as câmeras residenciais podem se conectar com o CIOSP e contribuir com a segurança de Natal

TERMO DE COOPERAÇÃO DO PROJETO CONECTADO É ASSINADO ENTRE A SESED E A CDL NATAL

A partir de agora o cidadão que tiver câmeras de vídeo monitoramento voltadas para as ruas e calçadas podem ceder as imagens para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CISOP) e contribuir para aumentar o monitoramento das ruas de Natal. O termo de cooperação entre a Sesed e a CDL Natal do projeto Conectado com a Segurança foi firmado entre as duas Entidades em outubro do ano passado para pessoa jurídica, e ampliado na manhã dessa sexta-feira para pessoa física.
A secretária Estadual de Segurança Pública do Estado Sheila Freitas falou da importância do termo de cooperação técnica entre as entidades para acompanhamento de ocorrências, investigações policiais, diminuição dos roubos e de um trabalho proativo da polícia na cidade. “É preciso que todos se conscientizem da importância da contribuição para a segurança de nossa cidade. Essa adesão ao Conectados com a Segurança é uma coisa muito simples, não tem custo para o empresário nem para o cidadão, basta informar o endereço da URL das câmeras de monitoramento do estabelecimento comercial ou residencial para o CIOSP que teremos acesso as imagens. Essa contribuição é de grande relevância para segurança de nossa cidade”, afirmou a secretária.

O Presidente da CDL Natal Augusto Vaz lembrou que na hora que o empresário ou cidadão assina o termo de cooperação com a CDL, Sesed e CIOSP, ele cede não só as imagens online mas também as que ficam gravadas, ficando assim a polícia civil já autorizada a ter acessos as gravações da imagem de determinado estabelecimento, o que torna o processo de investigação mais rápido. Atualmente mais de 200 câmeras estão interligadas ao CIOSP de forma online, e mais de 500 com o termo de adesão já assinado. Essa 500 são câmeras que ainda não estão on line, mas com imagens gravadas disponíveis para serem usadas pela polícia civil caso necessário.

A meta da CDL Natal é chegar até o final de outubro de 2018, quando o projeto completa um ano, com mil câmeras interligadas com o CIOSP. Augusto Vaz acredita que a partir desse número é que será possível gerar um efeito prático melhor, apresentar resultados reais de soluções de ocorrências policiais. “Na hora que tivermos mil câmeras online com o CIOSP, teremos boa parte da cidade mapeada, logo, assim que chegar uma denúncia no 190, o CIOSP poderá acompanhar em tempo real o que está acontecendo, isso vai impactar com certeza no resultado positivo de uma investigação, e prisão de bandidos por exemplo”, afirmou o presidente da CDL Natal.

A secretária Sheila Freitas reforçou as palavras de Vaz, e informou que a prisão de um assaltante ocorrido na manhã da sexta –feira, no bairro de Mãe Luiza, foi possível a partir do monitoramento das câmeras de um dos hotéis da via costeira que aderiu ao projeto conectados com a segurança.

Foi lançado ainda na manhã dessa sexta-feira a placa de identificação dos estabelecimentos que tem as câmeras de monitoramento interligadas com as do CIOSP. A ideia é trabalhar a prevenção de ocorrências policiais. A secretária Sheila Freitas acredita que a placa servirá como inibidor para bandidos, que ao se depararem com um estabelecimento que possui a placa informando ser conectada com CIOSP , desistam de realizar o assalto.

O presidente da CDL Natal Augusto Vaz enfatizou por mais de uma vez que esse projeto contribui para a segurança dos cidadãos natalenses e que tanto a CDL Natal quanto a Sesed precisam da ajuda dos cidadãos. “Com a contribuição da população podemos vir a ter uma Natal completamente monitorada pelo CIOSP, isso é muito positivo. Temos vivido dias difíceis no quesito da segurança. Então se podemos contribuir para melhora isso, e sem custo, porque não. A segurança pública é um dever do Estado, mas isso não impede que a população contribuía”, defendeu Vaz.

Para aderir ao projeto pode entrar em contato com a CDL Natal no 4009-0000 ou pelo endereço de email seguranç[email protected]

Frente Parlamentar discute crescimento do empreendedorismo e da oferta de emprego em Natal

CÂMARA MUNICIPAL DO NATAL SEDIA A REUNIÃO INAUGURAL DA FRENTE PARLAMENTAR DE INCENTIVO AO COMÉRCIO DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DE NATAL

A Frente Parlamentar de Incentivo ao Comércio dos Microempreendedores Individuais de Natal realizou, na tarde desta sexta-feira (9), a reunião inaugural já discutindo a modernização da legislação municipal para que o empreendedorismo possa crescer aumentando, assim, o número de postos de trabalho na cidade. Essa proposta ficou conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
A coordenadora da Frente, vereadora Ana Paula, destacou a importância de dar celeridade numa minuta de projeto de lei apresentada pelos empresários à Prefeitura do Natal. ” A gente deve trazer para discussão no próximo encontro uma minuta que foi apresentada pela classe empresarial, que está tramitando na Prefeitura e que pode ajudar a reduzir essa burocracia que existe dentro da administração pública. Essa lei pode trazer algumas isenções para as empresas, mas com uma contrapartida importante para o município que é gerar emprego para a população”, observou.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Augusto Vaz, destacou a importância de modernização da lei e também de ampliação da Frente, tanto no número de parlamentares que compõem, quanto nas discussões. “Tinha-se uma impressão que estávamos de lados opostos, mas nós estamos do mesmo lado. A gente precisa ampliar a nossa Frente para que a gente possa ajudar vários empresários que diariamente enfrentam esse ambiente hostil. É através de um diálogo como esse que poderemos melhorar esse ambiente. Com as mudanças na legislação, a gente resolve a maioria dos problemas que enfrentamos hoje na nossa cidade. Hoje temos oito vereadores, mas precisamos ter mais. A gente está aqui não é para defender o setor produtivo, e sim para que ele possa ter condições de trabalhar e, assim, gerar emprego”, frisou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Raniere Barbosa, participou da reunião inaugural, reconheceu a importância da modernização as leis vigentes e defendeu uma aproximação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com a população. ” Precisamos realmente melhorar o ambiente econômico da nossa cidade. Há muito tempo o empresário é visto por muitos como um intruso, mas eu vejo diferente: o empreendedorismo pode erguer um país, por isso espero que q gente encontre mecanismos para melhorar a nossa economia. Mas eu também vejo as políticas públicas muito tímidas. Não vejo o Sebrae chegar junto aos ambulantes para trazer e integrar essas pessoas para que eles entendam o potencial que elas têm. Nós estamos aqui pra construir e fazer com que as políticas públicas cheguem até as pessoas e não que as pessoas busquem as políticas públicas”, observou.
A reunião contou com a participação de vários empresários, representantes da FCDL, Sebrae e CDL Jovem. Além dos vereadores Sueldo Medeiros, membro da Frente; e Nina Souza, vice-coordenadora. Ainda integram a frente os vereadores Ney Lopes Júnior e Ériko Jácome, que se ausentaram por motivos de saúde, e Kleber Fernandes, que se encontra em viagem.

VÍDEO: com discurso voltado para o social, dentista Karla Veruska assume neste sábado comando do Avante no RN

Com a presença do presidente nacional da legenda, Luís Tibé, e de lideranças partidárias nacionais, a dentista Karla Veruska será empossada neste sábado, 10, na presidência do Avante Rio Grande do Norte, durante evento que acontecerá a partir das 14h, no Clube Albatroz. Pré-Candidata a deputada federal, Karla surge no cenário político potiguar como uma nova opção para a renovação da bancada federal.

Embora a sua pré-candidatura já esteja sendo comentada nas rodas políticas, Karla Veruska prefere tratar o assunto com cautela. Na sua opinião, a ‘ordem do dia’ está voltada para o fortalecimento e consolidação do Avante no Rio Grande do Norte. “A minha eventual candidatura a deputada federal poderá, se for o caso, ser discutida em um segundo momento.  Minha preocupação agora é fazer nosso partido crescer e se solidificar”, explica.

No comando do partido, Karla Veruska pretende não só ampliar a participação das mulheres na legenda, como também fazer com que o Avante esteja presente com seus diretórios em todos os municípios do Rio Grande do Norte.

NO COMANDO DO PARTIDO, KARLA VERUSKA PRETENDE TAMBÉM AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AVANTE (FOTO: D’LUCA)

Ela acredita que o programa e proposta do Avante tem tudo para conquistar a simpatia da sociedade.  “Temos o nosso foco voltado com  as causas do sociais”, explica, acrescentando que um contingente expressivo de pessoas começam a somar com a legenda, que  valoriza conceitos como a qualidade de vida da população e a importância da família.

“Assumo neste sábado a direção do Avante, movida pelo desejo de contribuir com a transformação e renovação do Brasil e do Rio Grande do Norte. Tenho a convicção de que a mulher tem um papel importante, como protagonista das mudanças que a sociedade tanto almeja e cobra da classe política”, disse.

Categorias

Mais lidas