SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 27, 2018

UFRN e Fecomércio discutem parceria para programação dos 60 anos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu a visita dos representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Social do Comércio (Sesc), com o intuito de formalizar uma parceria na promoção de eventos comemorativos dos 60 anos da instituição de ensino superior.

Após a apresentação da reitora Ângela Maria Paiva Cruz sobre a programação alusivas às seis décadas da UFRN, o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, elogiou a iniciativa da Universidade em organizar atividades que irão beneficiar à comunidade acadêmica e à sociedade. Por fim, colocou que a Federação identificará as formas de contribuir com a programação festiva.

Governo de transição toma posse na África do Sul

O novo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anuncia reforma ministerial no país. Foto: Elmond Jiyane/EFE

Vários ministros do novo governo da África do Sul e o vice-presidente, David Mabuza, tomaram posse nesta terça-feira (27) em seus cargos após serem nomeados ontem pelo presidente, Cyril Ramaphosa, que afirmou que o novo Poder Executivo deve ser considerado como “de transição”.

Entre os novos ministros se destacam Nkosazana Dlamini-Zuma, que foi a principal rival de Ramaphosa nas primárias do Congresso Nacional Africano (CNA) e agora assume o Ministério da Presidência, e Nhlanhla Nene, que retorna ao Ministério das Finanças, posto chave para o presidente, após sua polêmica destituição em 2015.

Um total de oito ministros, cinco vice-ministros e o vice-presidente juraram seu cargo e, embora a lista de designações tenha mais de 20 nomes, os que já faziam parte do governo ocupando outros cargos não tinham a obrigação de retornar para tomar posse, informou a imprensa local.

Alguns deles, como Mabuza e Nene, tiveram que tomar posse antes como deputados do Parlamento.

Ramaphosa confirmou que este gabinete será “de transição até as próximas eleições”, previstas para 2019 e nas quais concorrerá como candidato do CNA.

Onze dias depois de assumir como chefe de Estado em substituição de Jacob Zuma, Ramaphosa explicou ontem que as mudanças são destinadas a garantir que o governo esteja “melhor preparado” para enfrentar os desafios que terá como presidente, como a revitalização da economia sul-africana, e disse que estava “muito consciente da necessidade de equilibrar continuidade e estabilidade com a necessidade de renovação”.

Assim, ao contrário do esperado, foram mantidas algumas das figuras mais polêmicas da equipe de Zuma – como o até agora ministro das Finanças, Malusi Gigaba, que passará a ocupar a pasta de Interior, apesar das acusações de corrupção – e adiada a anunciada redução da dimensão do gabinete (que conta com 35 ministérios) até que se faça uma “revisão”.

Apesar das pressões para que fosse nomeada uma mulher, Ramaphosa anunciou que David Mabuza – número dois do CNA, partido governante – assumirá a vice-presidência do país, ocupada pelo atual presidente até o último dia 14 de fevereiro.

Algumas das pastas que mudam de titular são as das Relações Exteriores, Energia, Educação Superior, Transporte, Turismo, Segurança, Desenvolvimento Rural e Reforma de Terras e Empresas públicas.

Inscrições para seleção de trainee do Sebrae terminam nesta quarta-feira

As inscrições para o Processo Seletivo Trainee 2018 do Sebrae no Rio Grande do Norte se encerram nesta quarta-feira (28), às 23h59. Os candidatos devem ter sido graduados entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2018. Estão sendo oferecidas 11 vagas distribuídas pelo estado, das quais uma para pessoa com deficiência, sendo esta especificamente para trabalhar em Natal. As inscrições estão sendo feitas no site http://funcern.br/concursos, da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), onde estão disponíveis todas as informações sobre o processo.

Podem se inscrever profissionais graduados em Administração de Empresas, Ciência da Computação, Sistema de Informação, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais (Sociologia), Comunicação Social (Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing), Direito, Engenharias, Estatística, Pedagogia, Psicologia, Turismo e Serviço Social.

O Programa de Iniciação Profissional – Modalidade Trainee do Sebrae-RN tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, mediante processo de avaliação. Com jornada de trabalho de 40 horas semanais e sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o trainee terá remuneração de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e benefícios que incluem vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida em grupo, seguro saúde, seguro odontológico e plano de previdência complementar (opcional).

O processo seletivo é destinado a profissionais recém-graduados – entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2018 – e que desejem aumentar a sua capacitação através de aprendizado da vivência empresarial. Faz parte do processo de avaliação do Trainee, a elaboração de um projeto inovador ou processo de melhoria alinhado ao Direcionamento Estratégico do Sebrae e que seja de fácil aplicação. Todos os trainees serão avaliados por uma Banca com a participação de um diretor da instituição e demais profissionais de áreas estratégicas.

“Uma das novidades desta oitava edição é que, além da elaboração do projeto inovador, os trainees deverão realizar uma Consultoria de Gestão, a partir da elaboração de um Diagnóstico de Gestão, bem como a elaboração de um Plano de Ação, sob a supervisão do tutor, em empresa a ser definida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte”, explica a gerente da Unidade de Gestão e Pessoas da instituição, Simone Galvão.

Ao final do prazo do Programa Trainee, o Sebrae do Rio Grande do Norte poderá, caso haja vagas no seu quadro de pessoal e disponibilidade orçamentária e financeira, efetivar parte dos trainees aprovados, conforme Regulamento do Sistema de Gestão de Pessoas. A previsão de contratação de profissionais trainee após o prazo do Programa, constitui mera expectativa, ficando o Sebrae-RN isento de qualquer vínculo empregatício com os trainees não contratados. O processo seletivo está sendo realizado pela Funcern.

Conheça sete programas de Bolsa de Estudo para você começar sua faculdade em 2018

O valor da mensalidade pode ser um grande obstáculo na hora do brasileiro ingressar ao ensino superior. Principalmente em tempos de crise econômica, aumento de desemprego e cortes no Fies (Fundo de Financiamento Ao Estudante Do Ensino Superior). Em meio a essa realidade, cada vez mais programas de Bolsas de Estudo ganham relevância no Brasil e são uma excelente oportunidade para quem quer iniciar sua formação ou consolidar seus conhecimentos por uma mensalidade de cabe no seu bolso.

Levando em consideração esse cenário, organizações –  tanto governamentais como privadas, se preocupam em diminuir esse problema que afeta a milhares de estudantes no Brasil todo. Atualmente são diversos os programas de Bolsa de Estudo disponíveis no Brasil. São destinados a pessoas de variadas realidades. Alguns levam em consideração renda familiar; outros, desempenho que o estudante obteve no Enem; algumas universidades proporcionam bolsas aos melhores no vestibular, e existem ainda, programas mais simples, onde qualquer pessoa está apta a se candidatar.

As opções estão aí e são bastante variadas. Porém, muitas pessoas deixam de aproveitá-las apenas por falta de conhecimento dessas ofertas. É por esse motivo que a equipe do Educaedu Brasil, especializada em marketing para universidades, decidiu elaborar essa lista com os melhores programas oferecidos na atualidade:

1- PROUNI

O PROUNI é o programa de bolsas de estudo mais conhecido do país. Desenvolvido pelo Governo Federal, oferece bolsas para instituições de ensino particulares do país todo.  Para concorrer às bolsas do Prouni o estudante precisa obter mais de 450 pontos na prova do ENEM e não zerar na redação. A renda familiar per capita também é levada em consideração e o mais importante é ter cursado todo o ensino médio em escola pública.

A inscrição é realizada numa única etapa, de forma online e gratuita.

É possível conseguir bolsas integrais (100%) para estudantes com renda per capta de até 1,5 salário e bolsas parciais (50%) para aqueles com a renda de até 2,5 salários por pessoa. A classificação varia de acordo com a nota mínima exigida pelo curso escolhido e a nota obtida no Enem.

As inscrições para o processo seletivo do Prouni, referente ao 1º semestre de 2018, estarão abertas no período de 6 de fevereiro até o dia 9 de fevereiro de 2018.

2- Educa mais Brasil

Diferentemente do Prouni, o Educa Mais Brasil é um programa realizado por iniciativa privada. Também tem como objetivo principal a inclusão de jovens brasileiros de baixa renda em instituições particulares. Oferece bolsas de estudo que vão do ensino fundamental ao superior e podem variar entre 30 e 70% sobre o valor total da mensalidade.

A oferta é variada, o Educa Mais Brasil tem parceria com 15 mil escolas e faculdades do país todo.

O processo de seleção dos candidatos é realizado online e, ao ser aprovado para o desconto, o estudante recebe uma carta para apresentar na instituição onde está matriculado e assim garantir a bolsa.

3 – Programa Senac de Gratuidade

Há mais de 60 anos voltados à educação profissional, o Senac em 2008 decidiu criar o  PSG (Programa Senac de Gratuidade) no qual trabalha promovendo a inclusão social dos brasileiros através de bolsas de estudo para cursos com mais de 160 horas de duração em diferentes áreas de conhecimento no país todo. O PSG foi pensado para pessoas com poucos recursos financeiros e exige apenas que o aluno tenha renda mensal máxima de 2 salários mínimos por pessoa na família, além de não estar matriculado em curso igual ou no mesmo período no Senac, entre outras especificações.

As inscrições abrem dois meses antes do início das aulas e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição.

O processo de inscrição e concessão é realizado em cinco etapas e a concessão do benefício irá depender do número de vagas e da confirmação da turma.

4 – Quero bolsa

No programa quero bolsa o estudante pode fazer uma busca para encontrar um curso de graduação ou pós pelo preço que puder pagar, o programa atualmente tem parceria com mais de 1200 faculdades particulares do Brasil todo e os descontos podem chegar a 75% do valor da mensalidade.

O candidato pode solicitar bolsas para cursos de todas as áreas do conhecimento nas seguintes modalidades de ensino: cursos livres, cursos técnicos, graduação e pós graduação.

Para conseguir a bolsa é só se inscrever no portal e aguardar. As vagas serão preenchidas segundo a ordem de pré-matrícula.

O processo é bastante simples e pode ser realizado pela internet.

5- Mais bolsa

O Mais Bolsa é realizado pelo Governo Federal e oferece bolsas de estudo com até 50% de desconto em mais de 15.000 escolas e faculdades conveniadas com o programa no Brasil todo. O candidato pode escolher uma graduação, pós-graduação, cursos de educação básica, técnicos ou idiomas. É só escolher o tipo de curso e modalidade.

O processo de inscrição é online e o bolsista pode acompanhar todo o processo no portal do aluno. É bastante simples e rápido.

É só escolher a cidade onde você gostaria de estudar, o curso, modalidade duração e porcentagem de desconto, além de preencher informações referentes a sua condição socioeconômica.

As vagas oferecidas poderão variar de acordo aos cursos e instituições escolhidas pelo candidato.

As inscrições para o programa ficam abertas o ano todo.

6 – Santander Universidades

O programa Santander Universidade é mantido pelo banco Santander e oferece seis tipos de bolsas aos estudantes brasileiros que querem estudar no exterior. O programa tem parceria com mais de 1200 instituições do mundo todo e tem como objetivo principal oferecer ao estudante experiências como troca de informações e contato com outras culturas e idiomas.

As bolsas oferecidas são divididas em: Top China, Top España, Fórmula Santander, Bolsas Luso-brasileiras e Bolsas Ibero-Americanas para estudantes e Bolsas Ibero-Americanas para professores e pesquisadores.

O programa oferece também bolsas de estágio e de empreendedorismo e neste ano decidiram não só ampliar o número de bolsas em 10% como também aumentar as oportunidades de acesso.

Dependendo do tipo de bolsa qualquer candidato de qualquer instituição de ensino superior pode participar.

Para quem quiser participar de uma bolsa estágio, as inscrições serão abertas no dia 1 de março e as vagas serão publicadas no site e na app do Santander Universidades.

Se preferir optar por uma bolsa de estudo para curso de empreendedorismo, a seleção será realizada através do jogo ACADEMICXS GAME, atualmente disponível no aplicativo Santander Universitário e um dos requisitos é ser universitário e cliente do banco.

7- Fundação Estudar

É um programa criado em 1991 tendo como objetivo principal melhorar o desempenho de jovens promissores do país todo. Os bolsistas deste programa além de recebem o apoio financeiro necessário para seu desenvolvimento pessoal e profissional para estudar nas melhores universidades do mundo, recebem também mentoria e podem participar de diversas atividades pensadas para seu desenvolvimento profissional.

Para participar, o candidato deve ter entre 16 e 34 anos, e deve estar em processo de aceitação ou matriculado na universidade desejada em uma das quatro categorias de bolsa oferecidas pela fundação: Graduação completa no Brasil ou no exterior, pós-graduação no exterior ou intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior.

O processo seletivo é bastante extenso. Está composto por sete etapas consecutivas e eliminatórias. As quatro primeiras são realizadas online e as três últimas são presenciais.

Além dessas opções listadas por nossa equipe, são diversas as Bolsas de Estudos oferecidas por ONGs, Empresas Privadas, governos Municipais e Estaduais. É importante observar bem os requisitos e organizar a documentação exigida por cada programa antes de postular-se a uma vaga.

Fonte: Liliana Diaz/ Educaedu Brasil

Presidência da República gasta quase R$ 1 milhão com a manutenção de escritórios fora de Brasília

A Presidência da República gastou, no ano passado, R$ 967 mil para manter três escritórios fora de Brasília: São Paulo, Porto Alegre e Altamira, no Pará. A unidade paulista custou R$ 673 mil; enquanto a de Porto Alegre, cujas atividades foram encerradas em maio, consumiu em cinco meses R$ 50 mil dos cofres públicos. Os gastos com a unidade de Altamira foram de R$ 244 mil. O governo alega que mantém o escritório de Altamira para coordenar programas de desenvolvimento do Xingu.

Fonte: Expresso/Época

Conselho de Ética Câmara abre processo de cassação contra quatro deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara instaurou hoje (27) processos de cassação contra os deputados Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Celso Jacob (PMDB-RJ), João Rodrigues (PSD-SC) e Paulo Maluf (PP-SP). O colegiado também sorteou 12 parlamentares entre os quais serão escolhidos os relatores que darão parecer favorável ou não aos quatro processos.

Segundo o presidente do conselho, Elmar Nascimento (DEM-BA), a escolha do relator de cada processo será anunciada na próxima semana. O deputado não estabeleceu cronograma de análise dos processos, mas adiantou que acredita que o resultado pode sair ainda no primeiro semestre.

De acordo com o regimento da Câmara, o conselho tem o prazo de 10 dias úteis para emitir o parecer preliminar e mais 40 dias úteis para conclusão dos processos. Cada deputado tem direito de defesa no prazo de cinco dias úteis. Os relatores não podem ser do mesmo partido ou do mesmo estado que os deputados investigados.

Denúncias

O deputado Celso Jacob (PMDB-RJ) está preso desde junho do ano passado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele foi condenado em 2006 por falsificação de documento público e dispensa irregular de licitação quando o peemedebista era prefeito de Três Rios (RJ).

O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) é investigado pelo crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Em setembro do ano passado, a Polícia Federal apreendeu R$ 51 milhões em um apartamento da família do deputado, em Salvador. Para a PF, a família Vieria Lima usou subterfúgios para receber, transportar e armazenar os valores.

Ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital, Paulo Maluf (PP-SP) está preso desde dezembro, cumprindo pena de sete anos e nove meses pelo crime de lavagem de dinheiro. Maluf foi afastado do mandato parlamentar em 19 de fevereiro.

João Rodrigues (PSD-SC) foi condenado em segunda instância pela Justiça Federal a cinco anos e três meses por dispensa irregular de licitação, quando ocupou o cargo de prefeito de Pinhalzinho (SC). O deputado foi preso em São Paulo último dia 02 de fevereiro.

Tramitação

Como entre os casos analisados há condenação já transitada em julgado, os processos poderão ser submetidos à análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania ou à Mesa Diretora para definir um entendimento que preserve a decisão dos parlamentares diante da Justiça.

“O ideal para evitar qualquer tipo de ilegalidade e intervenção do Poder Judiciário é que a gente assegure ampla defesa e contraditório, para que com toda tranquilidade os membros possam votar aqui com imparcialidade. (…) Se os prazos regimentais forem cumpridos a gente não vai chegar até essa data [junho]”, disse o presidente do Conselho.

O Conselho de Ética tem 21 membros e respectivos suplentes e é o órgão responsável por instaurar processos disciplinares contra parlamentares que são denunciados por atos incompatíveis com o decoro parlamentar. O colegiado pode recomendar ou não punições, como censura oral, suspensão por seis meses ou até a perda definitiva de mandato. No caso de punições mais severas, o parecer do conselho também deve ser apreciado em plenário, em votação secreta.

Prazo para desconto no IPTU termina nessa quarta-feira

 

Termina nesta quarta-feira (28), o desconto de 20% no pagamento do IPTU 2018, para quem pagar em parcela única. Após esta data, a Secretaria Municipal de Tributação vai disponibilizar o desconto de 10% para quem pagar até 29 de março.

De acordo com secretário adjunto da Tributação, Fábio Roberto Araújo, o contribuinte pode pagar através do carnê ou pode imprimir o boleto disponível no site da Prefeitura de Parnamirim.

Os pagamentos podem ser efetuados no auto-atendimento e internet banking do Banco do Brasil, Caixa Econômica e, dependendo do valor, nas casas lotéricas e correspondentes  dos bancos mencionados.

Supremo pede que PGR esclareça vazamento de delações da Odebrecht

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pediu hoje (27) esclarecimentos da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as investigações para identificar vazamentos de informações do acordo de delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht. A medida foi motivada por um pedido feito pelos advogados da empreiteira.

Por unanimidade, os integrantes do colegiado seguiram voto do relator do caso, ministro Gilmar Mendes. Para o ministro, a PGR deverá se pronunciar sobre o vazamento de informações e o andamento das investigações. A própria procuradoria havia pedido vista do processo para analisar o pedido dos advogados, que chegou ao STF em outubro do ano passado.

Durante o julgamento, o ministro Dias Toffoli citou casos de vazamento de informações que foram recebidos pela imprensa antes de dar entrada nos gabinetes. Segundo o ministro, a questão também era tratada pelo ex-ministro Teori Zavascki, antigo relator da Lava Jato, morto em um acidente de avião no passado.

“Eu, o ministro Gilmar Mendes e outros colegas tínhamos a preocupação de saber porque, muitas vezes, a imprensa recebia a petição que a procuradoria dava entrada antes mesmo de ser recebida no protocolo deste Supremo. Então, quem está sendo desrespeitado é o Supremo Tribunal Federal’, afirmou Toffoli.

Em março do ano passado, durante a gestão do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, Gilmar Mendes acusou a PGR de vazar para a imprensa nomes de pessoas citadas nos depoimentos de delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. Na ocasião, a procuradoria fez 83 pedidos de abertura de investigações ao STF, mas os nomes dos envolvidos não foram divulgados oficialmente porque foram enviados sob segredo de Justiça.

Caberá a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, responder ao questionamento da Segunda Turma do STF.