22 de fevereiro de 2018 às 18:01
22 de fevereiro de 2018 às 18:01
Desabamento aconteceu em mineradora de Bodó, na região Seridó potiguar (Foto: Aildo Bernardo)
A Polícia Civil informa que já está trabalhando no caso do deslocamento de rochas, que ocorreu nesta quinta-feira (22). Segundo informações, após o acontecimento em uma mina de scheelita situada na Rua Sérvulo Pereira (Bodó-RN), foram vitimadas duas pessoas fatalmente. Agentes estiveram no local para apuração do ocorrido, que foi isolado pelo Corpo de Bombeiros. Um Boletim de Ocorrência foi confeccionado narrando os fatos e constatando as duas mortes. Foi solicitada também a presença do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Natal e de Caicó para a análise e liberação da área, possibilitando a remoção dos corpos.
O delegado Rafael Garcia solicitou as perícias necessárias no local (como a de morte violenta) e instaurou um inquérito para apurar o fato.
22 de fevereiro de 2018 às 17:47
22 de fevereiro de 2018 às 17:47
Espetáculo conta com acessibilidade para deficientes visuais e auditivos. Foto: Rafael Telles
O grupo potiguar Clowns de Shakespeare realiza espetáculo para todos os sentidos e leva a três cidades do Nordeste brasileiro. Nos dias 1º e 2 de março, Abrazo chega a São Gonçalo do Amarante, às 19h, no Teatro Municipal Poti Cavalcanti.
Feito sem a palavra oral, composta com vídeos de animação e trilha sonora especialmente preparadas para o espetáculo, as apresentações realizadas nesta circulação contam com o serviço de áudio-descrição e visita tátil aos elementos de cena, colaborando para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual à obra, além de se caracterizar por ser compreensível a pessoas surdas.
Abrazo narra um lugar onde não é permitido abraçar e personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio, mas, também, afeto e liberdade. A obra é a segunda parte da trilogia latino-americano dos Clowns de Shakespeare (as outras duas são: Nuestra Senhora de las Nuvens e Dois Amores y um Bicho).
Oficinas, bate-papos e intercâmbios com grupos locais nas cidades que receberão o espetáculo, compõem a programação. Após cada apresentação, será realizado um bate-papo com o púbico presente sobre variados aspectos do enredo e de seu processo de criação, além de duas oficinas, sendo uma delas voltada para crianças e outra direcionada a atores, estudantes de teatro e demais interessados na área.
Depois de São Gonçalo do Amarante, o grupo segue para Triunfo/PE, nos dias 06 e 07 de março, às 19h, no Theatro Cinema Guarany. E, finalizando a circulação, em Juazeiro do Norte/CE nos dias 13 e 14 de março, também às 19h, no Teatro do Sesc Patativa do Assaré.
Serviço:
Circulação Abrazo – Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare
São Gonçalo do Amarante/RN
Apresentações: 1º e 02/Março – 19h – Teatro Municipal Poti Cavalcante – R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).
Oficinas: Adultos: 03/Março – das 09h às 13h – CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos – Grátis
Crianças: 03/Março – das 09h às 12h – CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos – Grátis
22 de fevereiro de 2018 às 17:32
22 de fevereiro de 2018 às 17:33
O Indicador de Clima Econômico da América Latina (ICE), elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com parceria do instituto alemão Ifo, registrou 1,5 ponto no levantamento feito em janeiro. O resultado, divulgado hoje (22), é o primeiro positivo em 18 trimestres, e também mostra o maior saldo desde abril de 2013.
O ICE é calculado entre menos 100 e 100. Olhando individualmente para cada país, os melhores resultados foram observados no Paraguai, com 37,2 pontos; na Argentina, com 28,2, e no Chile, com 26,3. Já os países com os piores climas econômicos são Venezuela, com menos 100 pontos; Equador, com menos 30,3; e México, com menos 26,8. O Brasil registrou 4,3 pontos.
Ao todo, 11 países foram analisados. Além dos citados, também entraram na pesquisa a Bolívia, o Peru, Uruguai e a Colômbia.
Junto com o Indicador da Situação Atual (ISA) e o Indicador de Expectativas (IE), o ICE compõe a Sondagem Econômica da América Latina. Trata-se de uma pesquisa trimestral realizada pela FGV sempre nos meses de janeiro, abril, julho e outubro. Ela se baseia em informações prestadas por especialistas econômicos e é voltada para o monitoramento e antecipação de tendências econômicas.
A Sondagem Econômica da América Latina leva em conta diversas variáveis como consumo, investimentos, taxas de juros, inflação, taxa de câmbio, etc. O ISA busca captar o sentimento de especialistas sobre a economia de seus países no momento atual e o IE identifica as perspectivas para os meses seguintes. Por sua vez, o ICE representa o clima econômico e é calculado a partir do ISA e do IE.
A mesma metodologia é aplicada simultaneamente nos diferentes países da América Latina. De acordo com a FGV, houve uma mudança metodológica no cálculo do ICE a partir deste ano e ele passa agora a representar o saldo entre a proporção de avaliações positivas e negativas das economias da região.
Melhora
A melhora do ICE na América Latina foi apontada pela instituição como resultado da evolução favorável do ISA, que passou de menos 43,8 pontos em outubro de 2017 para menos 31,8 pontos em janeiro deste ano. Apesar de o ambiente econômico ainda ser considerado fraco, o salto de 12 pontos é significativo. Ao mesmo tempo, a FGV avalia que o saldo de 41,3 pontos do IE demonstra otimismo no horizonte dos próximos seis meses.
Por outro lado, o clima econômico positivo da América Latina ainda é tímido se comparado com o cenário internacional, que mostra tendência ascendente há dois anos. O ICE Mundial alcançou, no mês passado, 26,1 pontos, refletindo melhoras tanto no ISA como no IE.
22 de fevereiro de 2018 às 17:20
22 de fevereiro de 2018 às 17:20
O projeto de extensão La.Na. Mata dos Saguis (abreviação de Laboratório Natural Mata dos Saguis) do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para receber grupos de pessoas interessadas em participar de uma visita guiada pela Mata dos Saguis, um laboratório natural localizado ao lado do CB, dentro da UFRN. As visitas podem ser realizadas durante o período da manhã ou da tarde.
A iniciativa, que funciona sob a coordenação da professora Adriana Rosa Carvalho, do Departamento de Ecologia, tem como meta promover a educação científica-ambiental na mata, contribuindo com sua restauração e apresentando-o como Laboratório Natural para os cursos da UFRN. O projeto conta com apoio institucional da Pró-reitoria de Extensão da Universidade (Proex), da direção do Centro de Biociências e da Superintendência de Infraestrutura (Infra).
Durante as visitas guiadas, que possuem duração média de duas horas, os visitantes têm contato com questões ambientais, conceitos ecológicos, curiosidades e a apresentação de espécies locais no percurso da trilha, que são apresentadas por estudantes membros do projeto.
A visita guiada pela Mata dos Saguis pode ser realizada por grupos de até 20 integrantes, com idade mínima de 6 anos. Qualquer pessoa pode formar um grupo e participar, tanto o público interno da Universidade quanto externo. Para agendar um dia e horário para a visitação é necessário enviar uma mensagem para o e-mail [email protected]. Todas as orientações e detalhes sobre as visitas serão passadas pelos membros do projeto.
O projeto La.Na. Mata dos Saguis possui um site, onde podem ser obtidas outras informações.
Mata dos Saguis
A Mata dos Saguis é um dos últimos fragmentos de mata atlântica dentro da UFRN e sua área possui cerca de 15.500 m². O espaço é considerado um laboratório natural utilizado pelos estudantes dos cursos das ciências biológicas e ecológicas da Universidade, abrangendo ensino, pesquisa e extensão. Na Mata existem pelo menos 61 espécies vegetais e um número ainda não estimado de espécies animais nativas.
22 de fevereiro de 2018 às 17:08
22 de fevereiro de 2018 às 17:17
Diante da divulgação em rede social e na imprensa digital sobre a soltura de três flagranteados por tráfico de entorpecentes na Audiência de Custódia de ontem, dia 21 de fevereiro, a Associação de Magistrados do Rio Grande do Norte – AMARN esclarece que os atos processuais praticados no Auto de Prisão em Flagrante foram estritamente dentro do que determina a legislação nacional. Houve relaxamento prisão em razão da ilegalidade motivada pela negativa do delegado de Polícia em possibilitar aos advogados dos acusados a oferta de quesitos no auto de prisão de flagrante, o que gera a nulidade absoluta do ato, conforme artigo 7º, XXI, alínea A, da Lei nº 8.906/1994 (Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil).
O flagrante foi considerado nulo e, em razão dessa irregularidade, tornou-se impossível a conversão da prisão decorrente do flagrante em prisão preventiva. Se o flagrante é nulo, desaparecem com a nulidade os indícios de autoria, para fins de prisão preventiva. O relaxamento da prisão ilegal é ato obrigatório nesses casos e, ao Magistrado, cabe a última análise ao cumprimento do devido processo legal e da ampla defesa, máximas insculpidas em nossa Constituição Federal. A função do Poder Judiciário é de guardião da Constituição. E diz o artigo 5º, inciso LXV que “a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária”, ou seja, o Judiciário cumpriu o seu papel.
Portanto, esclarecidos os fatos, a AMARN reitera sua condição de defensora intransigente das prerrogativas dos Magistrados, em especial a independência judicial.
Em Natal/RN, 22 de fevereiro de 2018.
Juiz Cleofas Coêlho de Araujo Junior Presidente da AMARN
22 de fevereiro de 2018 às 16:46
22 de fevereiro de 2018 às 16:29
O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), reassumiu, nesta quinta-feira (22), a presidência da Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (FECAM). O parlamentar, que permanece no cargo até janeiro de 2019, destacou a continuação dos trabalhos desenvolvidos e os novos desafios à frente da FECAM.
“É uma honra voltar à Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte para poder dar continuidade ao trabalho que foi planejado em torno de uma gestão compartilhada, visando principalmente o fortalecimento das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, assim como a valorização dos vereadores e, acima de tudo, a conquista e a confiança da população através das ações de capacitação e qualificação dos assessores e da estrutura organizacional das Câmaras”, afirmou Raniere Barbosa.
O vereador adiantou que serão firmados novos convênios para a realização de cursos e projetos como, por exemplo, o “Internet para Todos”, que é uma parceria com o Governo do Estado. “Também teremos o ‘Câmara Cidadã’, que desenvolverá ações de cidadania nos bairros. Daremos continuidade aos cursos realizados em parceria com o ITB, agora teremos o apoio também da Fundação Ulysses Guimarães e parcerias com a Escola do Legislativo, Escola da Assembleia e Escola do Tribunal de Contas. São ações importantes para fortalecer e consolidar as Câmaras Municipais”, finalizou Raniere.
A vereadora Izabel Montenegro (MDB), presidente da Câmara Municipal de Mossoró, enalteceu o trabalho realizado pelo vereador Raniere Barbosa como presidente da Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte.
“O trabalho de Raniere valorizou todas as Câmaras dos 167 municípios do estado, mesmo as pequenas. Através de cursos os vereadores, assessores e servidores foram capacitados e qualificados, houve também uma mudança de imagem das Câmaras Municipais perante à população. A distância entre os gestores municipais e estaduais ficou menor “, explicou Izabel Montenegro.
22 de fevereiro de 2018 às 16:29
22 de fevereiro de 2018 às 16:47
Advogados que integram o grupo de oposição à gestão da Seccional potiguar da OAB se reuniram, na manhã desta quinta (22), para fazer uma avaliação do cenário para a eleição deste ano.
Eles reafirmaram ao portal Jurinews a união do grupo que se mantém coeso desde a eleição passada, no entanto, ainda sem nenhuma pré-candidatura definida para o pleito que acontecerá em novembro. “Vamos escutar os anseios e preferências da categoria para que a decisão seja a mais democrática possível, inclusive ouvindo os advogados do interior que estão bastante descontentes com falta de apoio na atual gestão da OAB-RN”, declarou um integrante do grupo.
Participaram do encontro os advogados Wlademir Capistrano, Aldo Medeiros, Ricardo Lucena, Carlos Sérvulo, Magna Letícia, Marcos Duarte, Rossana Fonseca, João Victor Hollanda e Artêmio Azevedo.
Entre os nomes de relevo que o grupo oposicionista tem para disputar a eleição, destaca-se o da procuradora do Estado, Magna Letícia, que já concorreu ao cargo anteriormente e obteve em Natal uma vitória expressiva na disputa com o atual presidente da OAB e então candidato na época, Paulo Coutinho. Magna Letícia ainda não confirma se será candidata ou não a presidência da OAB, mas advogados que participam da oposição defendem que ela é um nome capaz de aglutinar as forças oposicionistas.
22 de fevereiro de 2018 às 16:11
22 de fevereiro de 2018 às 16:28
Desabamento aconteceu em mineradora de Bodó, na região Seridó potiguar (Foto: Aildo Bernardo)
Diante do acidente que vitimou nesta quinta-feira (22) dois de seus colaboradores, a direção da Bodó Mineração lamenta o ocorrido e afirma que a empresa vai apurar as causas do incidente, além de prestar todo o auxílio necessário à família das vítimas.
A direção da companhia informa que a mineradora obedece à critérios rígidos de segurança, tendo, inclusive, uma equipe de técnicos de Segurança do Trabalho acompanhando a produção da atividade de exploração mineral.
Comentários