SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 20, 2018

Caern finaliza conserto na Roberto Freire até quarta (21) e anuncia substituição de redes

Foto: Alan Cleber/Inter TV Cabugi

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando uma licitação para realizar a substituição de rede de abastecimento de água de nove ruas de Natal, incluindo a avenida Engenheiro Roberto Freire, sentido bairro/Centro.

Nos últimos doze meses, foram pelo menos três ocorrências de vazamentos na rede de água da avenida, que fica próxima ao CCAB Sul. O sentido oposto da Avenida Roberto Freire – Centro/bairro – já teve a rede totalmente substituída pela Caern.

A concorrência nacional está marcada para o dia 02 de março próximo, seguindo os trâmites legais para contratação de empresa e aquisição de material de engenharia. As substituições estão orçadas em R$2,14 milhões de recursos próprios da Caern, e prazo de execução do serviço em 180 dias. A empresa contratada será responsável pela substituição da rede e, ainda, recalçamento da via com paralelepípedo e recomposição com asfalto.

Ruas

Além da Avenida Roberto Freire, a licitação inclui a substituição das redes de cimento amianto por PVC nas ruas Tenente Brandão, Alípio Bandeira, Coronel Francisco Borges, José Inácio de Carvalho, dos Pegas, Professor Antônio Campos (entre Auris Coelho e Amintas Barros), e ainda trechos das Avenidas Prudente de Morais (entre Bernardo Vieira e Juvenal Lamartine), Antônio Basílio (entre Jaguarari e Dr. José Golçalves) e Governador José Varela, em Natal.

A antiga rede destas vias, em cimento amianto, está envelhecida ao longo do tempo de vida útil natural, será substituída por PVC, material mais moderno e resiste, o que vai evitar a frequência de intervenções devido a vazamentos.

Roberto Freire

A Caern está concluindo nesta terça-feira (20), o recalçamento em paralelepípedo da área afetada por um vazamento na rede de abastecimento neste domingo (18), na Avenida Engenheiro Roberto Freire. A recomposição com asfalto está prevista para esta quarta (21), caso as condições climáticas favoráveis se mantenham.

Para isto, as vias estão sendo bloqueadas de forma intercalada, minimizando os transtornos do trânsito no local. O vazamento identificado domingo afetou uma área de aproximadamente dois metros quadrados da rede de abastecimento de água, e foi consertado nesta segunda-feira, mas em função do asfalto danificado na área, a Caern aproveitou a intervenção para melhoramento da via em uma área maior, por isso o trabalho se estendeu um pouco mais do que o prazo inicial.

Ainda nesta terça (20), está previsto o recapeamento asfáltico da Avenida Prudente de Morais, próximo ao PittsBurg, que aguardava a secagem do solo para aplicação do material. O clima chuvoso afetou a finalização desta etapa.

Projeto pede que apartamentos sejam entregues com redes de proteção

Os novos apartamentos da capital potiguar poderão ser entregues com redes e telas de proteção nas janelas, varandas e sacadas. A proposta está prevista no Projeto de Lei 140/2017, de autoria da vereadora Eudiane Macedo (SD), aprovado em segunda discussão, nesta terça-feira (20), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Natal. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1996 e 2013, 607 crianças de zero a 14 anos morreram vítimas de quedas de edifícios.

“Comumente, esses acidentes são fatais ou de consequências gravíssimas, a depender da altura do andar e das circunstâncias da queda. A par disso, as telas podem evitar a queda de objetos capazes de ferir transeuntes no piso térreo”, defendeu a vereadora Eudiane Macedo. “Por objetivar a preservação da vida, a integridade física das pessoas e o interesse público geral, acredito na relevância desta iniciativa”, acrescentou.

A parlamentar aprovou outros dois projetos em segunda discussão: um que dispõe sobre a ampliação das atividades artísticas, culturais e esportivas nos Centros Educacionais Unificados (CEU) e outro que obriga a realização, no âmbito do Município de Natal, do teste da linguinha em recém-nascidos, além da cirurgia corretiva.

Por fim, o plenário acatou uma matéria encaminhada pelo vereador Dickson Júnior (PSDB) que determina o alinhamento das tampas de esgoto à manta asfáltica. “Reconhecemos a importância da via asfáltica estar em boas condições ao trânsito dos veículos na cidade, a fim de evitar danos materiais e acidentes decorrentes de desvio dos veículos que se deparam com o desnivelamento do asfalto e as tampas de esgoto”, concluiu.

Conexão Elefante Cultural inicia apresentações de 2018 neste final de semana

Foto: Brunno Martins

O Conexão Elefante Cultural coloca o “pé na estrada” novamente para levar dança, teatro, circo e muita alegria às praças públicas do estado. Em um caminhão “carregado” com a animação da Trupe da Luz, o projeto já tem dois destinos confirmados para este final de semana, Macaíba (23) e Vila de Ponta Negra (24). As apresentações são gratuitas e livres para todas as idades.

Antes dos espetáculos, o Conexão promove oficina e bate-papo com jovens e crianças das cidades visitadas. Na sexta-feira (23), em Macaíba a programação começa pela oficina com a Trupe da Luz na Casa de Cultura Popular às 14h, seguindo com cortejo nas ruas da cidade às 16h e, finalizando com espetáculo, às 16h30 na Praça Augusto Severo, que vai contar com a participação especial do grupo de teatro da cidade “Nascidos da Cultura”. No sábado (24) na Vila de Ponta Negra, a apresentação acontece na Praça da Igrejinha de São João.

Na formação da Trupe o público pode prestigiar o trabalho de grandes artistas do cenário potiguar nas seguintes companhias: Clowns de Shakespeare com o espetáculo “As Caçadoras de Histórias”, Tropa Trupe com “A Lenda do Trapezista Cego” e o Entre Nós Coletivo de Criação com o trabalho “Tromba”.

Dirigido por Diana Fontes, o projeto já se encontra em sua 3ª edição estadual. Esta conta com o patrocínio da Cosern através da Lei Câmara Cascudo e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Sobre o Conexão Elefante Cultural

Com duas edições já realizadas, tanto estaduais quanto municipais, o Conexão Elefante Cultural contabiliza 50 apresentações, mais de 100 artistas envolvidos, 12 oficinas e 25 cidades do Rio Grande do Norte visitadas, entre elas:  Natal, Jardim do Seridó, Cruzeta, Florânia, Acari, Apodi, Mossoró, Santana do Matos, Lajes, Extremoz,  Maxaranguape, Tabatinga, Pirangi, Nova Cruz, Ceará Mirim, Goianinha, Baía Formosa, Caicó, Santana do Seridó, Currais Novos, Campo Grande, Assú, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Macaíba.

Serviço

Conexão Elefante Cultural

Dias/Locais/Horário

23/02: Macaíba-RN

– Oficina às 14h na Casa de Cultura Popular;

– Cortejo nas ruas às 16h;

– Apresentação na Praça Augusto Severo (Centro) ás 16h30.

24/02: Vila de Ponta Negra – Natal

– Apresentação na Praça da Igrejinha de São João às 16h.

Aneel homologa construção de 4.919 km de linhas de transmissão de energia; RN na lista

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou hoje (20) o resultado do leilão de 11 lotes para a construção, operação e manutenção de instalações de transmissão de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), realizado em dezembro do ano passado. A estimativa é que sejam investidos R$ 8,7 bilhões em transmissão de energia.

No total, foram arrematados 4.919 km de linhas de transmissão nos estados da Bahia, do Ceará, de Minas Gerais, do Pará, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Segundo a Aneel, o leilão apresentou deságio médio de 40,46%, que, segundo a agência, vai contribuir para modicidade tarifária de energia, uma vez que a receita dos empreendedores para exploração dos investimentos ficará menor que o previsto inicialmente.

O prazo das obras varia de 36 a 60 meses e as concessões de 30 anos valem a partir da assinatura dos contratos.

Empresário Flavio Rocha concederá entrevista coletiva nesta quarta em Natal sobre lançamento do movimento Brasil 200 no Nordeste

Está marcada para esta quarta-feira (21), às 15 horas, no Teatro Riachuelo, uma coletiva de imprensa onde o empresário Flávio Rocha estará à disposição dos profissionais de comunicação para falar do lançamento do movimento Brasil 200 no Nordeste.

Além de Flávio Rocha, estarão presentes na coletiva outros representantes do movimento, como Geraldo Ruffino, fundador da JR Diesel, e Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza.

A Coletiva antecede o lançamento oficial do movimento Brasil 200 no nordeste, que acontecerá às 17h no Teatro Riachuelo.

O Brasil 200 é um movimento sem vínculos partidários que defende uma agenda de desenvolvimento para o país. Foi lançado em janeiro, a partir da leitura de um manifesto em Nova York, durante a maior feira de varejo do mundo. Liderado por Flávio Rocha, CEO da Riachuelo e um dos principais líderes empresariais do país, vem recebendo o apoio e conta com a adesão de personalidades como Roberto Justus e Sonia Hess, entre outros.

 

Estudantes imigrantes aumentam 112% em oito anos nas escolas brasileiras

O número de matrículas de alunos de outras nacionalidades em escolas brasileiras mais do que dobrou no período de oito anos. Em 2008 foram 34 mil matrículas registradas de imigrantes ou refugiados, enquanto em 2016 o dado saltou para quase 73 mil. As informações são do levantamento feito pelo Instituto Unibanco com base nos dados do Censo Escolar 2016, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Segundo o levantamento, a rede pública de ensino é a que mais acolhe esses estudantes: 64% do total. Os dados do censo também mostram que os latinos representam mais de 40% dos alunos estrangeiros no Brasil, concentrando-se principalmente na rede pública, seguidos pelos europeus, asiáticos e norte-americanos.

Acolhimento

As redes de ensino ainda oferecem poucas orientações de caráter pedagógico ou relacionadas ao recebimento dos imigrantes a gestores e professores das escolas. Um exemplo positivo é o trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Infante Dom Henrique, situada no bairro do Canindé, na região central da cidade de São Paulo. Desde 2012 a escola desenvolve ações para promover o respeito à diversidade e a integração dos seus alunos estrangeiros, que são um quinto do total de matriculados.

Além de toda a comunicação visual interna da escola ser feita em quatro idiomas (português, espanhol, árabe e inglês), a instituição mantém um projeto chamado que, a cada 15 dias, reúne todos os estudantes imigrantes ou descendentes de estrangeiros para discutir assuntos relacionados à sua situação. Os alunos brasileiros também podem participar dos encontros, a convite dos colegas estrangeiros. Outra ação da escola foi incluir no currículo das aulas de história temas que afetam os imigrantes, como xenofobia e trabalho escravo.

Para o diretor da escola, Claudio Marques, o acolhimento é o mais importante. “Se você faz o acolhimento adequado desses alunos, a questão da barreira da língua não é fundamental. É claro que ela é importante, é uma dificuldade inicial, mas não se torna uma barreira que inviabiliza a aprendizagem dos alunos”, ressaltou. “Para se ter uma ideia, um aluno que fala árabe leva cerca de dois meses pra falar português razoavelmente”, completou Marques.

Ele explica que, toda vez que é um aluno estrangeiro matriculado, a Secretaria Municipal de Educação avisa a escola. A partir daí é acionada uma comissão de recepção na escola. “A comissão é composta por alunos estrangeiros e brasileiros, eles recebem esses alunos novos na entrada da escola, fazem o acolhimento, apresentam o local e só depois levam para a sala de aula. Ele é assistido por colegas até ganhar confiança”.

Mas nem sempre foi assim. O diretor conta que, antes do projeto, havia muito preconceito com os estrangeiros na escola. “Com esse projeto inverteu a situação, os imigrantes passaram a ser aqueles alunos que tem mais sucesso, que ajudam os outros alunos que têm dificuldade”.

Legislação garante acesso

A legislação brasileira determina que estrangeiros têm direito ao acesso à educação da mesma forma que as crianças e os adolescentes brasileiros, conforme expresso pela Constituição Federal (artigos 5° e 6°), pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 53° ao 55°), pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (artigos 2° e 3°) e pela Lei da Migração (artigos 3º e 4º). Além disso, a Lei dos Refugiados (artigos 43º e 44º) garante que a falta de documentos não pode impedir o acesso ao ensino.

Ainda de acordo com o censo, São Paulo é o estado que mais recebe matrículas de alunos de outras nacionalidades: 34,5% do total do país, seguido do Paraná, com 10,7%, e Minas Gerais, com 10,6%. Em São Paulo os estudantes se dividem em mais de 80 nacionalidades. Segundo os dados do Cadastro do Aluno da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, em novembro de 2017 a rede contabilizava 10.298 estrangeiros matriculados. Dentre eles, estão mais de 4 mil bolivianos, 1,2 mil japoneses, cerca de 550 angolanos e 540 haitianos.

Sexta Turma do STJ nega liberdade ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves

Peemedebista é investigado em operação que apura esquema de corrupção em fundo de investimentos na Caixa. Ao negarem liberdade, ministros entenderam que há risco de novos crimes.

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje (20), por 4 votos a 1, negar um pedido de liberdade feito pelo ex-ministro do Turismo e ex-deputado Henrique Eduardo Alves, que se encontra preso preventivamente em Natal desde junho do ano passado.

Alves é alvo de diversos mandados de prisão preventiva, decorrentes de diferentes esquemas de corrupção. Dessa vez, ele teve negado um habeas corpus no âmbito da Operação Sépsis, que investiga desvios em financiamentos aprovados pela Caixa Econômica Federal.

Nesse caso, o Ministério Público Federal pediu que Alves seja condenado a 78 anos de prisão, além do pagamento de multa no valor de R$ 3,2 milhões, pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e prevaricação.

O ministro Rogério Schietti, relator do habeas corpus na Corte, considerou idônea a fundamentação apresentada pelo magistrado de primeira instância para justificar a prisão preventiva de Alves, informou o STJ.

Acompanharam o relator os ministros Maria Thereza de Assis Moura, Antônio Saldanha e Néfi Cordeiro. O ministro Sebastião Reis Júnior foi o único a discordar.

O primeiro mandado de prisão preventiva contra o ex-deputado foi cumprido em 6 de junho do ano passado, em Natal, em decorrência da Operação Manus, que investiga desvios na construção da Arena das Dunas, sede no Rio Grande do Norte da Copa do Mundo de 2014.

No caso sobre os desvios na Copa, Alves teve outros seis habeas corpus negados em um mesmo dia pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Recife.

O processo referente à Operação Sépsis encontra-se em sua última fase, de alegações finais, e tem como réu também o deputado cassado Eduardo Cunha e o operador financeiro Lúcio Funaro, entre outros.

Unidade Móvel de Moda e Beleza do Senac chega a Monte Alegre

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, lançou, ontem (19), as atividades da Unidade Móvel de Moda e Beleza, no município de Monte Alegre. A ação é feita em parceria com a Prefeitura do Município e vai beneficiar a população com cursos gratuitos de Cabeleireiro Assistente, Corte de Cabelo: Tendências Atuais, Penteados para Festas e Design de Sobrancelhas.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Severino Rodrigues da Silva destacou o apoio do Sistema Fecomércio ao município. Ele fez questão de agradecer a presença da unidade móvel, que capacitará, entre os meses de fevereiro e maio, cerca de 60 pessoas. “Estamos muito felizes em receber a unidade do Senac em Monte Alegre. Esse apoio da Fecomércio certamente proporcionará melhores condições de inserção no mercado de trabalho, trazendo um impacto positivo na vida das pessoas, que estarão mais preparadas para a expansão e crescimento do nosso município”, disse.

Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a Unidade Móvel contribuirá para geração de renda e novas oportunidades de negócios no município. “As pessoas aqui qualificadas irão poder abrir seu próprio negócio ou eventualmente diversificar os serviços oferecidos, ampliando as possibilidades de renda. Além disso, a economia da cidade também ganha, pois passa a dispor de profissionais mais qualificados”, afirmou ele.

As unidades móveis do Senac são estruturadas com equipamentos que reproduzem o ambiente real de trabalho e todos os cursos são gratuitos, subsidiados com recursos dos empresários do comércio, serviços e turismo. No Rio Grande do Norte, a Instituição possui três unidades móveis nas áreas de Moda e Beleza, Turismo e Hospitalidade e Informática e Gestão.