SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 7, 2018

Taxa Selic fica abaixo de 7% ao ano pela primeira vez na história

Pela 11ª vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu hoje (7) a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, de 7% ao ano para 6,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

Com a redução de hoje, a Selic continua no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 7% ao ano em dezembro do ano passado, o nível mais baixo até então.

Em nota, o Copom indicou que parará de cortar os juros na próxima reunião, no fim de março, caso as condições econômicas não mudem. O BC, no entanto, informou que a Selic poderá ser reduzida novamente caso o Congresso aprove as reformas estruturais, e a economia continue a crescer, com inflação sob controle e sem choques internacionais.

“Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, o comitê vê, neste momento, como mais adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária. Essa visão para a próxima reunião pode se alterar e levar a uma flexibilização monetária moderada adicional, caso haja mudanças na evolução do cenário básico e do balanço de riscos”, destaca o comunicado do Copom.

Apesar do corte de hoje, o Banco Central está afrouxando menos a política monetária. De abril a setembro, o Copom havia reduzido a Selic em 1 ponto percentual. O ritmo de corte caiu para 0,75 ponto em outubro, 0,5 ponto em dezembro e 0,25 ponto na reunião de hoje.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA fechou 2017 em 2,95%, levemente abaixo do piso da meta de inflação, que é de 3%. O IPCA de janeiro será divulgado amanhã (8).

Até 2016, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelecia meta de inflação de 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos, podendo chegar a 6,5%. Para 2017 e 2018, o CMN reduziu a margem de tolerância para 1,5 ponto percentual. A inflação, portanto, não poderá superar 6% neste ano nem ficar abaixo de 3%.

Inflação

No Relatório de Inflação, divulgado no fim de dezembro pelo Banco Central, a autoridade monetária estima que o IPCA encerrará 2018 em 4,2%. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 3,94%, mesmo com os aumentos recentes nos preços dos combustíveis.

Até agosto de 2016, o impacto de preços administrados, como a elevação de tarifas públicas; e o de alimentos como feijão e leite contribuiu para a manutenção dos índices de preços em níveis altos. Do fim de 2016 ao fim de 2017, no entanto, a inflação começou a cair por causa da recessão econômica, da queda do dólar e da supersafra de alimentos. Nos últimos meses, no entanto, os índices voltaram a subir por causa dos sucessivos reajustes dos combustíveis e do fim da queda no preços dos alimentos.

Crédito mais barato

A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo em um cenário de baixa atividade econômica. Segundo o boletim Focus, os analistas econômicos projetam crescimento de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) em 2018. A estimativa está superior à do último Relatório de Inflação, divulgado em dezembro, no qual o BC projetava expansão da economia de 2,6% este ano.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação.

Policiais e bombeiros se reúnem em assembleia para avaliar resposta do Governo

Está confirmada a Assembleia Geral para esta quinta-feira (7), às 9h, no Clube Tiradentes, sede da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN, no bairro Alecrim. “Nesta Assembleia nós daremos detalhes sobre como o Governo pretende cumprir as demandas com o prazo excedido. Caso a categoria considere a resposta (por parte do Executivo) positiva, os policiais e bombeiros estarão disponíveis para as escalas extras, de caráter voluntário, programadas para o período de Carnaval”, explica o presidente da ASSPMBMRN.

Em reunião nesta terça-feira (6), o Governo do Estado se comprometeu a colocar em dia todos os itens pendentes de efetivação do Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial. De um total de 25 pontos, cinco estão com prazo de cumprimento extrapolado, de acordo com o subtenente Eliabe Marques, presidente da ASSPMBMRN. A confirmação do cumprimento foi dada pelo governador Robinson Faria em reunião com os representantes das associações dos militares estaduais, praças e oficiais ocorrida nessa terça-feira (06).

Os pontos discutidos foram: pagamento referente às promoções de 08/2017; efetivação das promoções referentes a dezembro de 2017; pagamento dos níveis remuneratórios do subsídio; implantação do retroativo das promoções de 12/2015; e garantia do pagamento do salário referente a janeiro no dia 10 de fevereiro para ativos, reserva e pensionistas.

Está marcado ainda uma outra reunião com a equipe do Governo na sexta-feira (9). Na ocasião serão debatidos outros itens do Termo, especialmente o que tange às condições de trabalho e estrutura das corporações.

Opositor em Santa Cruz, deputado Gustavo Carvalho atesta inocência de Tomba Farias em processo que trata de sua inelegibilidade

Foto: Eduardo Maia/AL

Embora seja adversário político no município de Santa Cruz, o deputado estadual Gustavo Carvalho, na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa,  se solidarizou com deputado estadual Tomba Farias, com relação a decisão de magistrada daquele município, que determinou em sentença de primeira instância a inelegibilidade do parlamentar e o afastamento da prefeita Fernanda Costa do exercício do cargo.

Para Gustavo Carvalho, a justiça deverá reconhecer que Tomba Farias não tem qualquer culpa que possa justificar o envolvimento do seu nome no processo de abuso do poder econômico, no qual aparece citado.

“Na cidade Santa Cruz, eu conto com a oposição a Vossa Excelência, mas, mesmo assim, nunca deixei de ter admiração e reconhecimento pelo trabalho que Vossa Excelência e sua esposa, a prefeita Fernanda, desenvolveram em prol do município. Se tem alguém nesse Plenário que possa ter maior legitimidade para se solidarizar com Vossa Excelência, essa pessoa é o deputado Gustavo Carvalho”, destacou.

De acordo com Gustavo Carvalho, ao contrário da tese defendida pelo Ministério Público, a participação de um grupo de 50 idosos em um evento realizado pela Secretaria de Assistência Social em uma casa de Praia de familiares do deputado Tomba Farias, não teve qualquer influência no resultado da eleição para prefeito de Santa Cruz, em 2016.

“Espero que Santa Rita de Cássia possa iluminar a justiça, e ter o reconhecimento, através do recurso que irá impetrar, de que Vossa Excelência não tem nenhuma culpa”, enfatizou.

FATOS        

Por sua vez, o deputado Tomba Farias se pronunciou sobre o assunto para expor sua versão dos fatos envolvendo o seu nome. Segundo ele, alguns veículos de comunicação noticiaram de forma errônea a informação sem explicar como a questão realmente aconteceu, impedindo a compreensão da mesma por parte da sociedade.

“Veículos de comunicação não podem ser usados para a prática de proselitismo politico”. Ele ainda enfatizou que o exercício do jornalismo não pode ser misturado com o sentimento de não aceitação do resultado das urnas.

IDOSOS

“Existe um programa em Santa Cruz, registrado na LOA (Lei Orçamentária Anual), que prevê a celebração do Dia do Idoso todos os anos no município. Todos os anos, inclusive em 2016. Idosos, aliás, com mais de 70 anos e, por isso mesmo, sem obrigação de ir às urnas. É essa comemoração que está sendo questionada. Além disso, a maioria de votos na cidade foi de 6.410, uma diferença bem superior ao número de 50 idosos que participaram da atividade”, argumentou o deputado durante pronunciamento.

Tomba Farias esclareceu ainda que a casa de praia que recebeu a visitação dos idosos não é de sua propriedade, e que faz parte de uma herança dividida entre irmãos. O parlamentar destacou ainda que nem ele, nem a prefeita Fernanda Costa se fizeram presente ao evento do grupo de idosos.

O parlamentar  ressaltou também que no ano de 2016, quando ocorreu o episodio, ele não era candidato a nenhum cargo eletivo. Segundo afirma, a eleição municipal em Santa Cruz foi uma campanha com base na prestação de contas do que foi realizado no primeiro mandato da prefeita Fernanda Costa.

Bombeiros do RN dão dicas para um carnaval seguro

Carnaval. Tempo de viajar para cidades onde são realizadas festas carnavalescas, para praias, lagoas e parques aquáticos. Mas você só se preocupa em diversão ou tem um comportamento preventivo contra acidentes. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte desenvolverá no período de 10 a 14 de fevereiro, a Operação Carnaval 2018, com o objetivo de assegurar à sociedade potiguar e seus visitantes, proteção pública contra incêndios, acidentes e prevenção aquática nas praias mais movimentadas em todo o Estado.

O Corpo de Bombeiros Militar atuará com 650 militares, ao longo dos dias de festa, espalhados pelas áreas de maior movimento no Rio Grande do Norte. Em Natal, o CBMRN estará nas quatro regiões da cidade, além de equipes de salva-vidas que ficarão nas praias de Ponte Negra, Búzios, Redinha, Praia do Forte, Praia dos Artistas, Praia do Meio,Areia Preta, Tibau do Sul e Pipa. Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó, cidades que todos os anos atraem um grande fluxo de pessoas durante esse período, também receberão efetivos dos Bombeiros. A praia Das Manuela, em Tibau, região Oeste do RN, também contará com equipes de salva-vidas.

“O nosso plano de ação tem previsto o efetivo dividido nas diversas frentes de serviço (combate à Incêndio; salvamento aquático; terrestre e em altura; resgate e vistorias técnicas)”, apontou o subcomandante do CBM, Monteiro Júnior.

Para ter um Carnaval seguro, o Corpo de Bombeiros traz dicas que podem ajudar a população a prevenir acidentes e outros problemas. As sugestões vão desde o momento de sair de casa até o local da festa. A prevenção é a principal ação dos bombeiros e a que mais salva vidas! “Os foliões aos saírem da casa devem tomar todas as medidas de segurança possíveis para evitar acidentes em sua residência, principalmente os relacionados com a rede elétrica ou com o gás de cozinha”, ressalta o coronel Monteiro Júnior.

Aos que tem filhos menores ou pessoas de idade avançada em casa, os bombeiros recomendam não deixá-los sozinhos. Antes de viajar, os bombeiros indicam ao folião que fique atento ao planejamento da viagem, inclusive períodos de descanso. A melhor opção é viajar de dia, em condições de boa visibilidade.

No volante, a recomendação é para o condutor manter sempre a calma e evitar conversas e distrações, jamais se descuidar da sinalização e nunca parar na pista ou trafegar no acostamento. “Aos primeiros sinais de cansaço, o condutor deve parar em lugar seguro para relaxar. Já as ultrapassagens devem acontecer somente em locais permitidos e quando tiver certeza das condições de segurança”, disse o Coronel.

Mas não é só em casa que os cuidados devem ser tomados. No local do carnaval é importante ficar atento. Evitar tumulto. Se estiver em um, afastar-se com cautela, sem correria. É bom evitar a hostilidade com as pessoas, afinal, em locais com muita gente a paciência é fundamental.

O subcomandante dos Bombeiros diz também que se o folião perceber movimento de violência é preciso avisar um agente público de segurança (Polícias civil ou militar, Corpo de Bombeiros). Com as crianças o cuidado deve ser redobrado e a identificação é sempre importante. “É bom colocar uma identificação com o nome da criança, endereço e número de telefone e pendurar em seu pescoço ou colocar como pulseira em seu braço. Se ela se perder é mais fácil ajudar”, comenta o coronel.

E aos que encontrarem alguma criança perdida, ele sugere que seja entregue a um policial ou bombeiro. Os responsáveis por ela podem ter como referência para procura, a delegacia de polícia mais perto local do desaparecimento e, em caso de praia, no posto de salvamento dos Guardas Vidas.

Para ter um carnaval alegre e sem confusão, brincar de forma saudável é a dica mais importante para todos os foliões. “Estamos trabalhando para tornar este carnaval o mais seguro dos últimos anos, mas cabe ao folião fazer a sua parte. Seguindo as dicas de segurança do Corpo de Bombeiros, o folião terá a certeza que vai brincar com tranquilidade e sem supressas desagradáveis”, concluiu o coronel Monteiro.

Dicas de segurança

Ao Sair de Casa:

  • Verifique se o botijão de gás está fechado;
  • Verifique se os aparelhos elétricos estão desligados, inclusive com o cabo de força retirado da tomada, se existir algum que deva permanecer ligado, certifique-se que o mesmo ficará em uma tomada exclusiva, evitando a sobrecarga;
  • Evite deixar crianças menores e/ou pessoas com idade avançada, sozinhas em casa;
  • Se na sua casa estiver sem energia elétrica, e você estiver usando vela ou similar, certifique-se que essas fontes de calor ficarão apagadas;

 

No Local do evento:

  • Ao observar tumulto de pessoas não se aproxime;
  • Se estiver no meio de um tumulto afaste-se com cautela, sem correria;
  • Evite a hostilidade com as pessoas;
  • Ao perceber a formação de vândalos, comunique o mais rápido possível a um agente público de segurança;
  • Se você vai levar criança para o evento, coloque no pescoço dela uma identificação com o nome, o endereço e o nº do telefone;
  • Ao encontrar uma criança perdida leve-a até um agente público de segurança (Policial Militar, Bombeiro Militar …..)
  • Se perder uma criança, procure-a na delegacia mais próxima.
  • Evite usar fogos de artifícios;
  • Ao encontrar alguém caído no chão, informe a um Agente Público de Segurança;
  • Evite usar fantasias que possua partes pontiagudas;
  • Evite aproximar demais do palco;
  • Evite acessar lugares altos (caminhões, árvores, telhados, muros etc.);
  • Evite tocar e ou puxar fios elétricos que estejam estendidos no chão;
  • Se ingerir bebida alcoólica não dirija, se dirigir não beba;

 

Em casos de acidentes de Trânsito:

  • Ao se deparar com acidente mantenha a calma.
  • Sinalize o local (a uma distância de pelo menos 200 m), isso evita outros acidentes.
  • Mantenha a vítima calma e informe-a que o socorro está a caminho.
  • Havendo outros voluntários trabalhe em equipe.
  • Não execute primeiros socorros se você não for treinado, isso pode agravar a situação da vítima.

 

Nos rios, lagoas e balneários

 

  • No barco, caiaque ou lancha, use sempre os equipamentos de segurança. Se o barco virar, você não corre o risco de se afogar.
  • Nunca tire os equipamentos de segurança nem mergulhe em águas desconhecidas.
  • Mantenha distância das pedras escorregadias, pois o que lhe parece bonito e atrativo constitui também um perigo de traumas e afogamento.
  • Nunca entre na água após as refeições. Quando estiver na praia ou pescando num rio, coma somente alimentos leves e beba moderadamente. Dessa maneira, não terá congestão nem perderá o equilíbrio.
  • Não deixe crianças pequenas e que não sabem nadar brincarem sozinhas na praia, na beira de rios, lagos ou piscinas.

Brasil está entre países com alíquota mais alta de IR para empresas, diz estudo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou hoje (7) um levantamento comparando a carga tributária para empresas no Brasil e em outros países. Segundo o estudo A evolução histórica das alíquotas de imposto de renda em diferentes países e as potenciais consequências para o Brasil, feito em parceria com a Ernest Young, o Brasil está distante da média mundial de tributação sobre a renda das empresas.

Enquanto a média do imposto sobre a renda pago por empresas nos demais países é de cerca de 22,96%, a alíquota no Brasil chega a 34%. O levantamento indica que, entre 2000 e 2016, a média dos impostos dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu de 32% para 23,98%. Já no Brasil manteve-se inalterada nesse período.

A CNI ressaltou ainda que, recentemente, Estados Unidos e Argentina reduziram a taxação para empresas em seu território.

“De todos os países do mundo, apenas 30 têm alíquotas acima de 30%. O Brasil está isolado. Concorrentes nossos, inclusive na atração de investimentos, como Argentina, Estados Unidos, França e Japão, já reduziram suas alíquotas. Se não fizermos a reforma tributária com redução da carga, nossas empresas que têm investimento no exterior ficarão ainda menos competitivas”, declarou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

A entidade destacou também que as empresas brasileiras com investimentos no exterior pagam à Receita Federal a diferença entre a alíquota dentro e fora do país. Por exemplo, nos Estados Unidos, uma multinacional brasileira paga 21% de imposto sobre a renda, assim como uma empresa canadense ou chilena. No entanto, enquanto a tributação das empresas de outras nacionalidades se encerra no solo norte-americano, a brasileira paga mais 13 pontos percentuais à Receita para completar.

Inscrição na lista de espera do Sisu termina nesta quarta-feira

Os candidatos não convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta quarta-feira, 7, para manifestar no site www.sisu.mec.gov.br o interesse em participar da lista de espera, que será utilizada para preenchimento das vagas remanescentes. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o cadastramento e matrícula dos alunos selecionados na primeira chamada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve início na segunda-feira, 5, e segue até quinta-feira, 8.

Até o momento, 2.934 candidatos foram matriculados, o que equivale a mais de 40% das 6.823 vagas disponíveis na UFRN por meio do Sisu. Espera-se que ao final da semana, esse número ultrapasse 60% das vagas preenchidas pelos convocados na primeira chamada. Os aprovados para cursos nos campi de Natal e Macaíba são atendidos na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN. Para os demais campi, o cadastramento ocorre de 6 a 8 no Centro Regional de Ensino Superior (CERES) de Caicó e entre os dias 7 e 8 nos campi de Currais Novos e Santa Cruz, que recebem os aprovados dos respectivos locais. O atendimento acontece das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, com divisão por datas e turnos específicos para cada curso.

Para os que aguardam na lista de espera, o resultado da segunda chamada será divulgado em 19 de fevereiro, já o cadastramento e matrícula ocorrem de 21 a 24 de fevereiro em Natal, 21 a 23 em Caicó e nos dias 22 e 23 em Currais Novos e Santa Cruz. Outras informações estão disponíveis em edital, que pode ser acessado no endereço  www.sisu.ufrn.br.

Marinha alerta para Ressaca com ondas de 2.5 metros no RN entre sexta e sábado

A Marinha do Brasil alerta aos navegantes da área do litoral do Rio Grande do Norte, sobre a previsão de Aviso de Ressaca com ondas de NE 2.5 metros, na área entre as localidades de Macau (RN) e Ilha Santana (MA) a partir de 09/02/18, das 00h00min até 10/02/18 às 00h00min.

A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Maiores informações sobre previsões meteorológicas poderão ser obtidas no site do Centro de Hidrografia da Marinha – CHM – no endereço.

Meirelles diz que governo está conseguindo avançar no debate sobre a reforma

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (7), que acha possível aprovar a reforma da Previdência ainda este ano, apesar de ainda não haver votos favoráveis suficientes para garantir a vitória da proposta. “Eu acho possível, sim. Houve uma evolução muito grande na percepção sobre a necessidade da reforma da Previdência. Hoje, as pessoas estão cada vez mais conscientes dessa questão das altas aposentadorias”, disse, após participar de um evento.

Para Meirelles, o governo conseguiu avançar no debate público sobre o tema. “A expectativa é que com a volta dos parlamentares do recesso, das suas bases, eles já venham muito mais predispostos a discutir o assunto, além da questão fiscal e tudo aquilo que já está sendo divulgado em termos de esclarecimento. Hoje a situação é muito diferente do que era há alguns meses”, acrescentou.

Cenário econômico

Meirelles disse que passou para os executivos que participaram do evento a mensagem de que o Brasil está no caminho da recuperação econômica. “Nós estamos fazendo as reformas fundamentais que o Brasil precisa e isso está dando resultado. O país já está crescendo, já criou empregos suficientes para ter um aumento no número de pessoas trabalhando”, ressaltou

“Este ano vai crescer, já está crescendo”, enfatizou, ao comentar a situação econômica do país. O ministro reafirmou as estimativas de geração, neste ano, de 2,5 milhões de empregos e crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).