SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 5, 2018

Potiguar Ale, BR, Ipiranga e Raízen são acusadas de cartel

O jornal Valor Econômico destaque que as quatro maiores distribuidoras de combustíveis do país podem receber uma multa milionária do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) após um parecer da Superintendência Geral (SG) da autoridade antitruste apontar que Ale, BR, Ipiranga e Raízen formaram um cartel em Belo Horizonte e municípios vizinhos entre 2007 e 2008.

O Valor apurou que a multa pode chegar perto do teto permitido pela legislação, de 20% do faturamento no ano anterior ao da abertura do processo nas regiões afetadas. Isso porque os fatos apurados são considerados graves por pessoas que tiveram acesso aos autos. O ano para efeito de cálculo será 2010 e a receita se refere às cidades incluídas no processo. O caso deve ir a julgamento ainda neste ano.

O processo foi sorteado para o conselheiro João Paulo de Resende, que costuma pedir valores maiores do que seus pares quando os casos investigados têm duração maior do que um ano. Resende tenta se aproximar do ganho que a empresa obteve com a prática anticoncorrencial. Para tanto, ele se baseia em uma alíquota de 10% sobre o faturamento das empresas no mercado afetado durante o período do ilícito. O percentual foi definido após uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema.

Confira matéria completa aqui.

Fonte: Valor Econômico

Negócios: Ibovespa bate novo recorde

Nessa primeira semana do ano, o Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 (Bolsa de São Paulo), bateu recorde em todos os dias de pregão. Desde terça-feira (2), após o feriado do dia 1, o Ibovespa vem batendo dia após dia sua marca histórica.

No fechamento do pregão de hoje (5), o Ibovespa superou o recorde de quinta-feira (4), ultrapassando a casa dos 79 mil pontos (79.071 pontos), com aumento de 0,54%. Foi o décimo pregão consecutivo com alta no Ibovespa. Ontem (4), o Ibovespa fechou em 78.647 pontos.

O volume negociado no pregão de hoje passou dos R$ 7,9 bilhões.

Antes dessa semana de recordes, a maior marca do Ibovespa havia sido alcançada em 13 de outubro de 2017, quando chegou aos 76.989 pontos.

Governo da Venezuela confirma prisão do brasileiro Jonatan Diniz

O governo da Venezuela confirmou hoje (5) que o brasileiro Jonatan Diniz, de 31 anos, está preso no país. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou ontem (4) comunicado em que cobrava a administração de Nicolás Maduro para que fornecesse informações sobre o paradeiro do rapaz. Segundo o governo vezezuelano, o brasileiro está em bom estado de saúde.

Na nota divulgada ontem, o Itamaraty informou que acionou o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela e as autoridades policiais daquele país para descobrir onde Diniz estava detido, bem como sua situação jurídica. O órgão não disse, contudo, se havia recebido notícias do paradeiro do jovem. O Itamaraty também reivindicou uma visita consular, medida prevista em convenções internacionais. Segundo a assessoria da instituição, essa visita pode ocorrer ainda hoje (4).

Acusações

Jonatan Diniz foi detido no dia 28 de dezembro pelas forças de segurança da Venezuela, no estado de Vargas. Segundo a agência oficial de notícias do país, o jovem é acusado de manter atividades desestabilizadoras contra o regime de Nicolás Maduro.

O catarinense e três venezuelanos fariam parte da organização não governamental Time to Change the Earth (Tempo de Mudar a Terra, em tradução livre). Para o governo, a entidade seria uma “organização criminosa com tentáculos internacionais”, que distribuiria alimentos e bens a moradores de rua com o objetivo de obter recursos em moeda nacional com vistas a promover ações contra o governo.

Família

A família de Jonatan vem divulgando apelos nas redes sociais pela liberdade do jovem. Uma página foi criada para disseminar informações e mobilizar pessoas.

Uma petição online na plataforma Avaaz também foi produzida para angariar apoios.

Bolsonaro será candidato pelo PSL, afirma presidente do partido

O presidente do PSL, o deputado Luciano Bivar (PE), afirmou que foi “firmado um acordo com o presidenciável Jair Bolsonaro” e que ele será candidato do partido à Presidência da República. Uma nota será divulgada em breve com detalhes do acordo. Procurado o deputado Jair Bolsonaro não se manifestou.

O encontro confirmou a disposição de Bivar em “ceder” a legenda para Bolsonaro. “Existem mais semelhanças do que diferenças entre Bolsonaro e o nosso pensamento liberal. É um orgulho tê-lo ao nosso lado”.

Integrantes do Livres, grupo que atuava dentro do PSL e repudiava a presença de Bolsonaro, por considerá-lo um candidato fisiológico e conservador demais, deve anunciar a desfiliação em massa até a próxima segunda-feira.

O presidente do PEN/Patriota, Adilson Barroso afirmou que ainda não recebeu um telefonema de Bolsonaro confirmando a desistência de se candidatar pelo Patriota. “Se isso for confirmado, sei que Deus guardará o melhor para nós. Bolsonaro sabe que no meu partido ele tinha 100% de chances de ser eleito Presidente da República”, completou.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Locadora que fornece carros para Polícia Militar não estaria cumprindo cláusula de renovação de frota no RN; entenda o caso

A crise na segurança pública do Rio Grande do Norte continua prejudicando a prestação dos serviços básicos a população do RN. Nas últimas semanas diversos telejornais em nível nacional vem mostrando a precariedade da frota de veículos pertencente a Polícia Militar do RN.

Na última quinta-feira (04) as Associações que representam policiais militares e bombeiros, em greve no Rio Grande do Norte, entregaram um documento com 18 reivindicações ao comando da Polícia Militar e ao governo do estado. Entre as solicitações da categoria encontra-se no documento a revisão e autuação dos contratos de locação para a segurança pública.

Fontes consultadas pelo Blog do FM detalharam que o pedido para a revisão do contrato é referente a falta de compromisso da prestadora do serviço de locação com a manutenção dos veículos. No contrato de licitação a empresa vencedora tem por obrigação manter uma frota reserva e a cada renovação de acordo atualizar todos os veículos locados a segurança pública do RN, com veículos zero quilometro.

Atualmente a empresa com origem em Pernambuco, City Car, vem trocando a frota em partes, não atendendo ao termos do contrato. A locadora renovou o contrato com a gestão estadual no último semestre do ano passado.

Outro ponto destacado na licitação é a substituição dos carros quebrados por novas viaturas em caso de quebra. O que não vem sendo realizado pela vencedora do contrato.

Policiais civis do RN continuam mobilização e aguardam pagamento de salários atrasados

A mobilização dos policiais civis para cobrar o pagamento dos salários atrasados de novembro, dezembro e 13º vai continuar até que os valores estejam nas contas dos Agentes e Escrivães. A decisão foi tomada em assembleia na tarde desta sexta-feira, dia 5 de janeiro.

Os policiais civis se reuniram no SINPOL-RN e deliberaram por manter as mobilizações. Na segunda-feira, às 9h, os Agentes e Escrivães voltarão a se reunir na sede do Sindicato, em Natal, para uma nova assembleia.

“O Governo nos convocou para uma reunião, no entanto, não apresentou aquilo que mais nos interessa, que é nosso pagamento. Foram apresentadas datas e previsões, mas o Governo já anunciou outros calendários e não cumpriu. Então, a única possibilidade de retomarmos a normalidade dos serviços nas delegacias é com os salários depositados nas contas”, comenta Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.

Ele ressalta que os policiais civis não estão em greve e não deflagraram movimento paredista. “No nosso entendimento, não estamos descumprindo nenhuma determinação judicial. A decisão do desembargador Cláudio Santos, por exemplo, condiciona possíveis sanções à continuidade do movimento após o pagamento dos salários. Como até o momento os policiais civis não foram pagos, não há ilegalidade”, avalia.

Durante a assembleia geral realizada nesta sexta-feira, a Diretoria do SINPOL-RN informou aos policiais civis sobre a reunião realizada na Secretaria de Segurança Pública, na noite desta quinta-feira (4). Na ocasião, a equipe do Governo alegou que vai pagar os salários de novembro neste sábado, dia 6.

Disse ainda que os pagamentos de dezembro devem ser feitos na próxima semana, no dia 12 de janeiro. Porém, não há confirmação se esse pagamento será integral. Também não há previsão de pagamento do 13º salário.

“Ou seja, é muito complicado termos especulações e promessas como propostas. O que os policiais precisam é do salário na conta para que tenham como se alimentar, quitar seus débitos e se deslocar para o local de trabalho dentro da normalidade. Nós não estamos nos recusando a trabalhar, apenas não temos como retomar a rotina sem o item básico de sobrevivência do trabalhador, que é seu salário”, finaliza.

Com informações do Sinpol-RN

Nova campanha educativa do DETRAN-RN será lançada neste domingo no intervalo do Fantástico

Produzida pela premiada agência de publicidade Executiva Propaganda a nova companhia do DETRAN-RN traz uma nova abordagem sobre os malefícios da mistura álcool e direção. O novo filme publicitário acompanha duas histórias carregadas de significados e consequências que, ao final, se cruzam. Criativa e inovadora, a campanha da Lei Seca do Detran-RN, emociona, choca e nos faz refletir sobre o nosso papel no trânsito.

O lançamento oficial na TV será neste final de semana no intervalo do jornalístico Fantástico da TV Globo.

Apresentadror da TV Ponta Negra Cyro Robson “Papinha” aconselha governador Robinson Faria a deixar o Governo Estadual

O radialista e apresentador da TV Ponta Negra, Cyro Robson, não poupou críticas ao atual governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD). O comunicador, conhecido pela população como “Papinha”, utilizou seu programa de rádio para questionar a demora no pagamento dos servidores do Rio Grande do Norte, Ciro também questionou a falta de articulação entre os Poderes na busca de uma solução para amenizar a crise econômica e institucional no RN.

“Governador, o que o senhor tá fazendo com o nosso povo é um homicídio doloso, coloque em sua cabeça, peça para sair. Tá no finalzinho do mandato, não pense em reeleição não. Você não sabe o que fazer neste final de mandato, entregue o Governo do Estado seja lá há quem for”, alertou.

O radialista também ressaltou que sua fala é o que o povo quer dizer. “Eu estou falando o que o povo quer falar, eu estou falando a verdade. O sofrimento não é apenas dos policiais, não é apenas dos servidores estaduais, o sofrimento é de uma sociedade como um todo, de um Estado falido pelos Poderes que não sabem o que fazer, ou se sabem não fazem”, criticou.

Cyro Robson ainda alertou para a corrupção envolvida em vários setores da administração pública no Rio Grande do Norte. Confira o áudio na íntegra: