SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 27, 2017

Trânsito em Pirangi terá mudanças para as festividades de Ano Novo

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setra) preparou uma operação especial para facilitar o fluxo de veículos nas praias do Litoral parnamirinense durante as festividades de fim de ano, que ocorrem no próximo domingo (31).

De acordo com o secretário Marcondes Pinheiro, os motoristas devem ficar atentos para uma mudança importante em uma das três principais que dão acesso à orla de Pirangi.

Segundo ele, a Rua José Pancrácio Madruga, que antes era utilizada no sentido de mão dupla, está sendo acessada pelos condutores de veículos no sentido de mão única, em direção à descida da praia. A mudança teve início no último dia 21.

“A medida atende à solicitação de moradores e veranistas de Pirangi, e tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos na região, neste período em que o turismo fica mais intenso, passando a exigir mais das condições de tráfego”, explica o Secretário.

As mudanças serão as mesmas aplicadas durante o verão, que deve se estender até depois do Carnaval. Desde o último dia 23, agentes de trânsito estão no local para dar orientações sobre as mudanças no sentido do fluxo para o trânsito em Pirangi.

As outras duas ruas de acesso à orla, Rua Floriano Cavalcante de Albuquerque e Rua Augusto Severo Neto, permanecem sendo utilizadas normalmente, no sentido de mão dupla.

Juiz vai ouvir IML sobre saúde de Maluf antes de decidir sobre prisão domiciliar

O juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Bruno Aielo Macacari, deu hoje (27) prazo de dez dias para que o Instituto Médico Legal (IML) de Brasília e a Penitenciária da Papuda respondam a 32 novos questionamentos elaborados pela defesa do deputado Paulo Maluf (PP-SP) sobre o quadro de saúde dele e se o presídio tem condições de atender as demandas médicas do político, caso ele seja mantido preso.

A decisão do juiz sobre o pedido da defesa para que Maluf cumpra a pena em prisão domiciliar vai depender das respostas a serem dadas pelos dois órgãos.

“Relego a decisão acerca da prisão domiciliar para momento posterior às elucidações pertinentes e às eventuais impugnações a serem feitas pela defesa”, diz trecho do despacho.

O pedido da defesa de Maluf foi apresentado um dia após a divulgação do laudo da perícia médica feita pelo IML de Brasília, que concluiu que o deputado tem problemas graves de saúde, mas pode permanecer preso, desde que receba tratamento adequado. A defesa alega que Maluf não tem condições de ficar preso, porque sofre de câncer de próstata, problemas cardíacos e na coluna, além de hérnia de disco.

Até o final do prazo para enviar respostas às perguntas dos advogados de Maluf, o juiz determinou que a direção da Papuda instale suportes e barras de proteção na cela do deputado, para facilitar sua locomoção e evitar acidentes.

Em nota divulgada hoje, os advogados do deputado e ex-prefeito se São Paulo afirmam que, apesar de a perícia do IML reconhecer que o Maluf está acometido de câncer de próstata e severo problema de coluna, “ignorou que o parlamentar igualmente sofre de doença cardiovascular, apesar de descrito no histórico médico e presente nos exames complementares do paciente, sendo responsável por pelo menos cinco dos medicamentos de que faz uso”.

Para a defesa, o problema cardíaco de Maluf o coloca “mais agudamente em risco a vida” e requer estrutura específica de atendimento de urgência.

Prisão

Maluf se apresentou à Polícia Federal em São Paulo na quarta-feira passada (20), após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin expedir mandado de prisão contra ele. No dia seguinte ele foi transferido para Brasília, onde está preso.

Ministro do Trabalho pede demissão; Ronaldo Nogueira vai tentar se reeleger deputado

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, pediu demissão nesta quarta-feira (27) ao presidente Michel Temer. Ele deixa o governo porque irá se candidatar na eleição de 2018. No lugar de Nogueira, o governo vai nomear o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), que não irá disputar o pleito do ano que vem. Nogueira também é filiado ao PTB e ira concorrer à reeleição como deputado federal. A saída do ministro será oficializada no Diário Oficial da União do dia 29.

Em dezembro, o ministro se envolveu numa polêmica ao editar portaria que estabeleceu novas regras para a caracterização do trabalho análogo ao escravo. O ato está suspenso desde o dia 24 de outubro, por decisão liminar (provisória) da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro deixou o governo justamente no dia em que saíram os novos dados de empregos referentes a novembro. Depois de sete meses consecutivos de dados positivos, o fechamento de vagas formais superou a abertura, com exceção do setor de comércio.

O ministro disse ao presidente Temer que deseja se candidatar a deputado. Temer teria afirmado que ele poderia ficar no cargo até abril, mas acabou cedendo e aceitando o novo nome indicado pelo PTB para a vaga.

O novo ministro está no quinto mandato de deputado federal. Pedro Fernandes foi indicado justamente porque não irá concorrer em 2018, dando lugar ao filho. Nas duas denúncia contra o presidente Temer, ele votou pelo arquivamento.

Fonte: Estadão

Em carta a Temer, governadores do Nordeste protestam contra pressão de Marun

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Governadores do Nordeste enviaram nesta quarta-feira (27) carta pública ao presidente Michel Temer protestando contra a declaração do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que admitiu na terça-feira (26) que o governo pressiona gestores estaduais e municipais a trabalharem a favor da aprovação da reforma da Previdência em troca da liberação de recursos em financiamentos de bancos públicos, como a Caixa.

No documento, os governadores prometem acionar política e judicialmente os agentes públicos envolvidos, caso a “ameaça” de Marun se confirme. “Os governadores do Nordeste vêm manifestar profunda estranheza com declarações atribuídas ao Sr. Carlos Marun, ministro de articulação política.

Segundo ele, a prática de atos jurídicos por parte da União seria condicionada a posições políticas dos governadores. Protestamos publicamente contra essa declaração e contra essa possibilidade e não hesitaremos em promover a responsabilidade política e jurídica dos agentes públicos envolvidos, caso a ameaça se confirme”, diz versão da carta a qual o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, teve acesso.

No documento, assinado pelos governadores dos nove Estados do Nordeste, os gestores pedem que Temer “reoriente” seus ministros para evitar práticas classificadas pelos signatários como “criminosas”. “Vivemos em uma Federação, cláusula pétrea da Constituição, não se admitindo atos arbitrários para extrair alinhamentos políticos, algo possível somente na vigência de ditaduras cruéis. Esperamos que o presidente Michel Temer reoriente os seus auxiliares, a fim de coibir práticas inconstitucionais e criminosas”, diz a carta.

Em entrevista coletiva, Marun admitiu na terça que o Palácio do Planalto pressiona os governadores a trabalharem a favor da aprovação da reforma da Previdência em troca da liberação de recursos em financiamentos de bancos públicos, como a Caixa. “Realmente o governo espera daqueles governadores que têm recursos a serem liberados, financiamentos a serem liberados, como de resto de todos os agentes públicos, reciprocidade no que tange à questão da (reforma da) Previdência”, disse o ministro.

Marun negou, contudo, que a negociação se configura como “chantagem”. “Financiamentos da Caixa são ações de governo. Senão, o governador poderia tomar esse financiamento no Bradesco, não sei onde. Obviamente, se são na Caixa Econômica, no Banco do Brasil, no BNDES, são ações de governo, e nesse sentido entendemos que deve, sim, ser discutida com esses governantes alguma reciprocidade no sentido de que seja aprovada a reforma da Previdência, que é uma questão que entendemos hoje de vida ou morte para o Brasil”, justificou.

Como revelou a Coluna do Estadão na semana passada, o novo ministro da articulação do governo Temer levantou todos os pedidos de empréstimos na Caixa por Estados, capitais e outras grandes cidades e condicionou a assinatura dos contratos à entrega de votos pelos governadores e prefeitos que exercem influência sobre os deputados. O primeiro a ser pressionado foi o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB). Procurada, a Caixa não se manifestou sobre o assunto.

Confira a carta divulgada pelos governadores do Nordeste na íntegra:

Os governadores do Nordeste vêm manifestar profunda estranheza com declarações atribuídas ao Sr. Carlos Marun, ministro de articulação política. Segundo ele, a prática de atos jurídicos por parte da União seria condicionada a posições políticas dos governadores.

Protestamos publicamente contra essa declaração e contra essa possibilidade, e não hesitaremos em promover a responsabilidade política e jurídica dos agentes públicos envolvidos, caso a ameaça se confirme.

Vivemos em uma Federação, cláusula pétrea da Constituição, não se admitindo atos arbitrários para extrair alinhamentos políticos, algo possível somente na vigência de ditaduras cruéis. Esperamos que o presidente Michel Temer reoriente os seus auxiliares, a fim de coibir práticas inconstitucionais e criminosas.

Governadores do Nordeste

Fonte: Época

Prefeito de Nísia Floresta é vítima de sequestro relâmpago na comunidade de Boa Água

O prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, foi vítima de um sequestro relâmpago na tarde desta quarta-feira, quando chegava para um evento na comunidade de Boa Água, na zona rural do município.

De acordo com as primeiras informações, vários homens encapuzados renderam o gestor e levaram ele no próprio carro. Daniel foi liberado minutos depois sem sinais de ferimentos.

Fonte: Tribuna do Norte

Policiais e bombeiros militares decidem manter paralisação no RN

Categoria fez uma assembleia na tarde desta quarta-feira para anunciar decisão

Os sargentos e subtenentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros vão manter a paralisação das atividades ostensivas e não sairão com as viaturas dos batalhões, apesar da decisão judicial que considerou ilegal a ação das tropas.

A decisão foi anunciada durante assembleia informativa da Associação dos Militares, na tarde desta quarta-feira (27).

Fonte: Tribuna do Norte

Pirangi e Cotovelo terão fiscalização contra presença de animais na orla

https://i0.wp.com/www.parnamirim.rn.gov.br/img/noticias/noticia_7462_1.png?resize=613%2C345

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe técnica de Zoonoses, irá fiscalizar a presença de animais nas praias do litoral parnamirinense, de 07 de janeiro a 01 de fevereiro de 2018, com a Operação “Verão Mais Saúde”.

Em Parnamirim, a lei 1707/2015 proíbe a circulação de animais na orla marítima, com ou sem coleira, acompanhados ou não por seus donos, para evitar riscos à saúde da população.

“Cinco agentes de Zoonoses estarão diariamente nas praias, alertando sobre os problemas que a presença de animais na orla marítima podem causar à saúde pública”,  diz o Secretário de Saúde, Dr. João Albérico.

De acordo com o técnico de Zoonoses, Josivan Gomes, um estande será fixado na praia de Pirangi do Norte, durante a Operação “Verão Mais Saúde”, com abordagem aos veranistas, orientações e panfletagem.

“Estaremos fiscalizando a presença de animais na praia e conscientizando a população sobre a lei municipal que multa em R$ 100, o infrator à esta norma”, diz o agente Josivan Gomes.

Quem descumprir a lei e levar o animal à praia, terá que preencher uma ficha junto à equipe de Zoonoses para dar prosseguimento às medidas cabíveis.

Em relação aos animais que forem encontrados abandonados na praia, estes serão recolhidos pela equipe de Zoonoses por até 72 horas, para que seus donos busquem recuperá-los, do contrário, serão destinados à doação, conforme determinação legal.

RISCOS À SAÚDE

As fezes de cães e gatos infectados pelo parasita intestinal Ancylostoma caninum podem conter a Larva Migrans Cutanea, mais conhecida como “bicho geográfico“, que contamina humanos e encontra na areia da praia, um ambiente propício para o seu desenvolvimento.

Os sintomas do bicho geográfico começam com um ponto vermelho na pele, que depois passa a ser vísivel como linhas, semelhante a um mapa. Gera coceira, vermelhidão, feridas e pode levar semanas para manifestar a larva.

Outro problema é o bicho de pé, a menor pulga que existe (Tunga penetrans). No verão, animais infectados podem aumentar a ocorrência do problema, já que a areia da praia tem as condições ideais para o desenvolvimento da larva desta pulga, que é de vida livre.

O bicho de pé pula em direção ao hospedeiro para penetrar sua pele. Alimenta-se do sangue para produzir até duzentos ovos em até dez dias. Gera coceira, dor e se não for tratado, pode causar inflamações e úlceras localizadas. Infecções secundárias dele decorrentes podem até mesmo levar à ocorrência de tétano e gangrena.

Para mais informações sobre a Operação Verão Mais Saúde, a equipe de Zoonoses disponibiliza o atendimento pelo telefone (84) 3644-8186.

Estudantes que não fizeram o Enade podem regularizar situação até 31 de janeiro

Os estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano que não compareceram à prova podem solicitar a dispensa até o dia 31 de janeiro de 2018. Entre os critérios para a liberação do exame estão acidentes, assalto, casamento, luto, acompanhamento de cônjuge, problemas de saúde, licença maternidade e paternidade ou exercício de atividade profissional no dia da prova, que foi aplicada em 26 de novembro para 451.517 estudantes.

O pedido de dispensa deve ser feito no Sistema Enade, com login e senha. Os estudantes devem apresentar, por meio eletrônico, documento comprobatório digitalizado referente ao impedimento de participação no exame.

A análise das solicitações das dispensas será feita pelos coordenadores de curso das instituições de ensino superior. Quem tiver o pedido indeferido poderá apresentar recurso ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eletronicamente, de 5 a 23 de fevereiro de 2018, na mesma plataforma.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e avalia o rendimento dos concluintes dos cursos em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas.

O estudante habilitado para o Enade que faltar à aplicação da prova e não justificar a ausência pode ser impedido de receber o diploma.

Cursos avaliados

A cada ano, o Enade avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos. Em 2017, a prova foi aplicada aos concluintes dos cursos de bacharelado nas áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia, sistema de informação; de bacharelado ou licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras – português, matemática e química.

Também foram avaliados este ano os concluintes dos cursos de licenciatura nas áreas de artes visuais, educação física, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, música, pedagogia; e de tecnologia nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da produção industrial, redes de computadores e gestão da tecnologia da informação.