SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 6, 2017

Deputados debatem com servidores antes de reunião com governador do RN

Foto: Ney Douglas/AL

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), e os deputados Fernando Mineiro (PT) e Larissa Rosado (PSB) tiveram mais um encontro com servidores públicos do Rio Grande do Norte. Em pauta, parlamentares e o fórum dos servidores debateram as diretrizes da reunião que terão com o Poder Executivo para tratar sobre o pagamento ao funcionalismo.

“Como eu disse na reunião de terça-feira (5), reafirmo que estamos solidários ao pleito dos servidores e vamos fazer de tudo para que tenhamos uma solução”, explicou o presidente Ezequiel Ferreira aos servidores, lembrando que já fez o contato com o governador Robinson Faria confirmou a reunião com o Executivo e os servidores.

Também no encontro, o deputado Fernando Mineiro disse que os parlamentares estão acompanhando a situação e vão apoiar os servidores na busca por alternativas. No mesmo sentido, a deputada Larissa Rosado espera que o Governo apresente uma solução no encontro de sexta-feira (15).

“Estamos otimistas para uma boa resposta do Governo, principalmente com relação aos recursos que estão sendo buscados junto ao Governo Federal. Vocês (servidores) têm nossa solidariedade”, garantiu Ezequiel Ferreira.

Copom reduz juros básicos para 7% ao ano, o menor nível da história

Pela décima vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu hoje (6) a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 7,5% ao ano para 7% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

Com a redução de hoje, a Selic atinge o menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano, anteriormente o nível mais baixo da história, e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Somente em outubro do ano passado, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia.

Apesar do corte, o Banco Central está afrouxando menos a política monetária. De abril a setembro, o Copom havia reduzido a Selic em 1 ponto percentual. O ritmo de corte caiu para 0,75 ponto em outubro e 0,5 ponto na reunião de hoje. Em nota, o BC informou que a inflação está se comportando como o esperado e indicou que pode continuar a cortar os juros básicos na próxima reunião do Copom, no fim de janeiro.

“Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o Comitê vê, neste momento, como adequada uma nova redução moderada na magnitude de flexibilização monetária. Essa visão para a próxima reunião é mais suscetível a mudanças na evolução do cenário e seus riscos que nas reuniões anteriores. Para frente, o Comitê entende que o atual estágio do ciclo recomenda cautela na condução da política monetária”.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA ficou em 0,42% em outubro. Nos 12 meses terminados em outubro, o índice acumula 2,7%, abaixo do piso da meta de inflação, que é de 3%.

Até o ano passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelecia meta de inflação de 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos, podendo chegar a 6,5%. Para este ano, o CMN reduziu a margem de tolerância para 1,5 ponto percentual. A inflação, portanto, não poderá superar 6% neste ano nem ficar abaixo de 3%.

Inflação

No Relatório de Inflação, divulgado no fim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária estima que o IPCA encerrará 2017 em 3,2%. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 3,03%, mesmo com os aumentos recentes nos preços dos combustíveis.

Até agosto do ano passado, o impacto de preços administrados, como a elevação de tarifas públicas; e o de alimentos como feijão e leite contribuiu para a manutenção dos índices de preços em níveis altos. De lá para cá, no entanto, a inflação começou a cair por causa da recessão econômica e da queda do dólar.

Crédito mais barato

A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo em um cenário de baixa atividade econômica. Segundo o boletim Focus, os analistas econômicos projetam crescimento de 0,89% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) em 2017. A estimativa está superior à do último Relatório de Inflação, divulgado em setembro, no qual o BC projetava expansão da economia de 0,7% este ano.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação.

Infografia/ Agência Brasil

Agentes penitenciários do RN decidem entrar de greve na próxima quarta

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram em assembleia geral entrar em greve por tempo indeterminado a partir da quarta-feira (13). A categoria reivindica o envio da mensagem referente ao Projeto de Lei que estabelece a implantação dos níveis de carreira, por parte do Governo do Estado à Assembleia Legislativa.

*Com informações da Tribuna do Norte

Prefeitura do Natal inicia agendamento de exames admissionais para os aprovados nos concursos

Resultado de imagem para natal prev novo predio

Sede do NatalPrev fica localizada na Rua Floriano Peixoto, 330, Petrópolis

Os candidatos aprovados nos processos seletivos para o preenchimento de cargos nas secretarias municipais de Saúde (edital 001/2014: portaria – 1949/2017), Educação (edital 003/2015; portaria – 1881/2017), Trabalho e Assistência Social (edital 001/2016; portarias – 1846/2017; 1847/2017; 2003/2017; 2004/2017) devem se dirigir a partir desta quinta-feira (07) as suas secretarias originárias, com a documentação necessária constada nos editais dos respectivos concursos, para agendarem a realização dos exames admissionais que serão realizados no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Natal – Natalprev.

Os exames ocorrerão a partir desta quinta-feira (07) e se estenderão até 06 de fevereiro de 2018. Às segundas-feiras, os atendimentos serão das 13 às 17 horas, já nos demais dias os atendimentos acontecerão das 08 às 12 e das 13 às 17 horas. No total, 293 aprovados deverão passar por essa etapa.

Serão realizados diariamente 50 atendimentos. O decreto Nº 11.417, instituindo a comissão que vai realizar os exames de admissão foi publicado na edição do Diário Oficial do Municipal (DOM) desta quarta-feira (06). A sede do NatalPrev fica localizada na Rua Floriano Peixoto, 330, Petrópolis. Para mais informações os interessados devem ligar para a secretaria municipal de Administração nos seguintes números: 3232-4990 ou 3232-8658.

Ministro do Trabalho visita fábrica da Guararapes em Natal nesta segunda

No próximo dia 11 de dezembro (segunda-feira), das 13h30 às 14h30, Flávio Rocha, vice-presidente do Grupo Guararapes e presidente da Riachuelo, vai receber o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira na fábrica da Guararapes, em Natal/RN.

Durante a visita, o ministro vai conhecer as instalações da empresa e seus processos operacionais, considerada referência da indústria têxtil/vestuário nacional.

Atualmente, a Guararapes emprega diretamente mais de 8 mil pessoas nesta unidade e oferece oportunidades de crescimento profissional.

Visita do ministro do Trabalho na fábrica da Guararapes
Data: 11 de dezembro
Horário: das 13h30 às 14h30
Local: Fábrica da Guararapes
Endereço: Rodovia RN-160, s/n – Área Especial Industrial – Natal/ RN

Prefeitura de Parnamirim regulamenta atividade de Guia de Turismo

https://i0.wp.com/www.parnamirim.rn.gov.br/img/noticias/noticia_7374_1.png?resize=622%2C350

A Prefeitura de Parnamirim publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (06), uma lei ordinária regulamentando a profissão de Guia de Turismo no município, em acordo com a lei federal emitida pelo Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR.

Fica determinado que toda excursão turística, desde que composta por no mínimo oito pessoas, deve estar acompanhada nas visitas aos pontos turísticos, por Guia de Turismo Regional habilitado no RN.

As excursões turísticas provenientes de outros estados deverão realizar prévio agendamento em uma agência de turismo com sede no RN, sob pena de se sujeitar a orientações e multas, por meio de órgãos competentes.

“A valorização do profissional Guia de Turismo é muito importante para o mercado turístico e para uma mehor experiência do turista. O município de Parnamirim está no caminho certo quando regulamenta o exercício desta atividade tão necessária”, disse Paulo Lopes, assessor técnico da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SETEL).

Pela lei municipal, fica obrigatória a presença de um Guia de Turismo Regional, habilitado no RN, quando as atividades compreenderem a recepção, o traslado, o acompanhamento, a prestação de informações e assistência a turistas, em itinerários ou roteiros locais, bem como em embarques e desembarques de passageiros.

Excetuam-se da necessidade dessa contratação, os grupos estudantis, culturais ou técnicos municipais em visitas com programação fixa e única. A solicitação de dispensa da contratação do Guia poderá ser efetuada através da Secretaria Municipal de Turismo.

Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Construções irregulares na Zona Proteção Ambiental são demolidas

Durante toda a manhã desta quarta-feira (6) a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realizou uma operação para remover construções irregulares, na área do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, no bairro de Nova Cidade. Dois imóveis foram demolidos, além de uma pequena oficina. Uma duna havia sido cortada para que houvesse espaço para as construções. A ação contou com o apoio do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) e do setor de Manejo do Parque da Cidade.

A ação visa conter o avanço das invasões na área do Parque e da ZPA-01 na Zona de Proteção Ambiental-01 (ZPA1) que é protegida por lei sendo proibido qualquer tipo de construção. A delimitação física também foi realizada no local, a fim de evitar novos casos como este. Segundo Gley Riviery, supervisor de fiscalização urbanística da zona oeste, mais casos estão aparecendo na medida em que a sinalização de demarcação do parque está sendo colocada. “Vamos intensificar a fiscalização para impedir que mais invasões aconteçam. A demarcação e a proteção desta esta área se faz necessária para facilitar o trabalho de fiscalização” finaliza Riviery.

A preservação da área deve ser uma preocupação constante. Além da ocupação, os técnicos da Semurb alertam também para o deposito de resíduos sólidos dentro do “vale dunar”, que para reduzir o odor da matéria orgânica em decomposição, a população colocar fogo no lixo. Este fogo pode se espalhar pela vegetação rasteira local e atingir toda a área de mata atlântica que recobre as dunas locais.

A zona de Proteção Ambiental 01 (ZPA-01) está inserida entre os bairros de Cidade Nova, Pitimbu e Candelária e abriga o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que ocupa uma área total 136,54 hectares. A região comporta a principal área de recarga do aquífero subterrâneo da cidade. É ela que garante à demanda de água potável a população, além de servir de proteção para a fauna e flora das dunas e ainda conta com 52% da sua vegetação nativa preservada.

Trump confirma que EUA reconhecem Jerusalém como capital de Israel

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira que seu país reconhecerá Jerusalém, a partir de agora, como capital de Israel, uma medida que promete gerar tensões no Oriente Médio e reduzir as possibilidades de um processo de paz entre israelenses e palestinos. As informações são da agência EFE.

“Determinei que é hora de reconhecer oficialmente Jerusalém como capital de Israel”, disse Trump em um discurso na sala de recepções diplomáticas da Casa Branca.

Donald Trump afirmou que sua decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel não deve ser interpretada como uma falta de compromisso com o processo de paz entre israelenses e palestinos, e prometeu que fará “todo o possível” para ajudar as partes a consegui-lo.

“Os Estados Unidos apoiarão uma solução de dois Estados se as duas partes chegarem a um acordo”, declarou Trump em discurso na sala de recepções diplomáticas da Casa Branca.

Fonte: Agência EFE