SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 4, 2017

Após decisão de Gilmar Mendes, PGR volta a pedir a prisão de Jacob Barata ao STF

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recorreu hoje (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a decisão do ministro Gilmar Mendes que determinou, pela terceira vez, a soltura do empresário Jacob Barata Filho, dono e sócio de várias empresas de ônibus no Rio, na sexta-feira (1º).

Além de pedir que o empresário volte à prisão, Raquel Dodge sustentou que Mendes não poderia decidir sobre a questão porque um outro habeas corpus sobre a matéria foi distribuído ao ministro Dias Toffoli, que chegou a pedir parecer da PGR sobre o caso.

“Com esta decisão, firmou-se a competência do ministro Dias Toffoli para, por prevenção, processar e julgar eventuais novos pedidos relacionados à Operação Cadeia Velha, em trâmite no TRF2 [ Tribunal Regional Federal da 2ª Região], inclusive, e por óbvio, eventuais novos pedidos voltados a revogar as medidas cautelares decretadas nos autos”, diz o recurso.

Além disso, a procuradora argumenta que os documentos apreendidos na Operação Cadeia Velha, da Polícia Federal (PF), na qual o empresário foi preso pela última vez, mostram que ele continua a cometer crimes.

“Vale lembrar que a análise dessas provas não pode ser dissociada do contexto de fundo das investigações criminais que revelam o papel de gestão e liderança exercido por Jacob Barata Filho nas empresas de seu grupo familiar”, afirma Dodge.

Folião que segue as dicas da organização tem um Carnatal com as melhores experiências

Entramos na semana do Carnatal e o folião precisa seguir algumas recomendações para que a festa seja repleta de experiências positivas. A primeira delas é evitar a compra de produtos falsificados. O folião não deve comprar abadás fora do ponto oficial de venda. Os produtos são comercializados na Central do Carnatal no Natal Shopping. Com isto não há risco de adquirir produtos falsificados.

O abadá acompanha um ingresso de acesso ao espaço do evento no Largo do Arena das Dunas. A entrada do folião para a festa está condicionada ao uso do abadá e portar o ingresso de acesso. Somente com os dois juntos (abada + ingresso) será permitida a entrada do folião ao evento.

O abadá não pode sofrer grandes transformações que impossibilitem visualizar com facilidade a marca do bloco na parte frontal e as marcas dos patrocinadores. É obrigatório o uso do abadá durante todo o percurso.

Não será permitido o uso do abadá amarrado no braço ou mesmo pendurado nos ombros, sob pena de ser retirado do bloco. O abadá é um ingresso para ser vestido durante todo o trajeto do bloco. Além de conferir mais brilho à festa, identifica o folião e facilita o trabalho das equipes de organização do Carnatal.

Estado vai recorrer da decisão do TCE de reprovar contas do Governo

O Governo do Estado confirmou que vai entrar com recurso contra o parecer do Tribuna de Contas do Estado (TCE-RN) que reprovou as contas do governador Robinson Faria referente ao ano de 2016. Em nota, o executivo informou que ainda não foi notificado e tentará que o plenário do TCE reconsidere a decisão.

“Respeitando a decisão, O Governo do Estado, tão logo seja notificado, irá interpor Recurso de Reconsideração com a certeza de que o exame das questões postas, inclusive na peça de defesa apresentada, levará o Egrégio Plenário do Tribunal de Contas a reconsiderar o hoje decidido”.

Jornalista destaca que o TCE acusa governador de crime de responsabilidade e pede que o MP faça “a devida acusação meritória”

Segundo detalha em seu blog o jornalista Rubens Lemos Filho, na 16a página das 55 folhas do texto que rejeitou as contas do governador Robinson Faria(PSD) referentes a 2016, ele é acusado de cometer crime de responsabilidade pela relatora, conselheira do Tribunal de Contas, Adélia Sales. Por unanimidade(6×0), o TCE aprovou o parecer da conselheira.

Segundo o relatório , o crime de responsabilidade foi caracterizado pela abertura de crédito suplementar motivado por excesso de arrecadação, sem que houvesse tal excesso, “o que evidencia o crime de responsabilidade e improbidade administrativa, razão pela qual há de se recomendar ao Poder Legislativo e ao Ministério Público Estadual a devida acusação meritória deste tema, já que, além das violações refereciadas, tais atos podem servir como manobra orçamentária para burlar o limite de créditos adicionais autorizado pelo Poder Legislativo de forma anual”.

GOVERNADOR ROBINSON FARIA É ACUSADO PELA CONSELHEIRA DO TRIBUNAL DE CONTAS, ADÉLIA SALES, DE COMETER CRIME DE RESPONSABILIDADE

É um dos trechos mais contundentes do relatório, aprovado pelos conselheiros Adélia Sales(relatora), Paulo Roberto Alves, Renato Dias, Carlos Thompson, Tarcísio Costa e Poti Cavalcanti. Pela primeira vez, as contas de um governador foram rejeitadas pelo TCE. Também é apontado o pagamento de R$ 67,8 milhões por meio de ofícios, sem autorização orçamentária.

“Em relação a este fato, configura-se nova irregularidade de natureza gravíssima, vez que além de violar as regras orçamentárias mais básicas(despesas sem prévio empenho, além de autorização de pagamento por meio de ofício e não de ordem bancária), trata-se de conduta que dificulta sua fiscalização pelos órgãos de controle”, adverte a relatora. O relatório será apreciado pela Assembleia Legislativa, a quem cabe o seu julgamento.

 

Venda de distribuidoras da Eletrobras deve ocorrer até abril de 2018

A Eletrobras deve realizar a venda de seis distribuidoras até abril de 2018, disse hoje (4) o secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento, Fernando Antonio Ribeiro Soares, durante divulgação do Boletim das Empresas Estatais.

De acordo com o secretário, houve um pedido do Conselho de Administração da empresa para analisar com mais detalhes o procedimento. “É uma operação que envolve recursos de bastante montante. E a ideia é leilão em abril do próximo ano”, disse Soares após comentar os dados do Plano de Demissão Voluntária (PDV) da Eletrobras que, segundo o secretário, teve a adesão de 80% do público esperado.

Soares afirmou, no entanto, que há o risco de atraso no leilão das distribuidoras, que ficam nas regiões Norte e Nordeste. “É comum esse tipo de atraso”, afirmou.

A previsão é que sejam vendidas a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), a Boa Vista Energia, de Roraima, a Amazonas Distribuidora de Energia e a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) – todas na Região Norte. No Nordeste serão oferecidas a Companhia Energética de Alagoas (Ceal) e a Companhia Energética do Piauí (Cepisa). As empresas, de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentam situação deficitária em suas finanças.

Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia (MME) encaminhou à Eletrobras documento em que sugere que a privatização da empresa ocorra por meio do aumento de capital, sem a participação da União. A ideia seria pulverizar a participação do governo por meio da oferta de ações.

Parnamirim: Audiência pública discute Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Educação, convida profissionais da rede municipal de ensino e sociedade civil, para participar na próxima quarta-feira (6) de audiência pública sobre o Plano Municipal de Educação (PME).

A audiência vai acontecer a partir das 8h no auditório do Centro Administrativo Agnelo Alves, na Cohabinal, e tem como objetivo apreciar, aprovar e dar contribuições acerca dos relatórios de monitoramento e avaliação das diretrizes, metas e estratégias do PME. Também é possível visualizar os relatórios de monitoramento e avaliação e deixar sua opinião acessando o site da Prefeitura.

O Plano Municipal de Educação de Parnamirim se caracteriza em uma política educacional do município institucionalizada pela lei municipal nº 1721, de 24 de junho de 2015, que visa definir as políticas públicas para educação, por um período de 10 anos, atendendo os anseios educacionais do município.

 

Petrobras reajusta preço do gás de cozinha em 8,9%

A Petrobras reajustou em 8,9%, em média, o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, engarrafado pelas distribuidoras em botijões de até 13 quilos (kg). O reajuste do gás de cozinha entra em vigor à 0h desta terça-feira (5).

O aumento se deve principalmente à alta das cotações do produto nos mercados internacionais, que acompanha a alta do Brent, (petróleo cru), que indica a origem do óleo e o mercado onde ele é negociado, segundo a Petrobras.

O percentual anunciado de reajuste leva em contra preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado ao consumidor, a Petrobras estima que o preço do botijão de gás de cozinha de 13 kg deve subir, em média, 4%, ou cerca de R$ 2,53 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Em nota, o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) afirma que o reajuste anunciado pela Petrobras ainda deixa o preço dos botijões de cozinha de 13kg cerca de 1,3% abaixo do preço de paridade internacional.

Lançamento do relatório Fisc Nordeste reúne governadores na sede do BNB

O Tribunal de Contas da União (TCU) promove nesta terça-feira (5), em Fortaleza, o evento “Diálogo Público: Nordeste 2030 – Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável”. Na ocasião, serão apresentadas as conclusões do Relatório Sistêmico da Região Nordeste (Fisc Nordeste).

Realizado em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), o evento acontece no auditório Celso Furtado, na sede do BNB, em Fortaleza. Entre as presenças confirmadas, o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro; o vice-presidente do TCU, José Mucio Monteiro; e os ministros do TCU, Aroldo Cedraz e Marcos Bemquerer; o presidente do BNB, Marcos Holanda; e os governadores dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Fisc Nordeste é resultado das auditorias feitas pelas Secretarias de Controle Externo do TCU em cada um dos nove estados nordestinos com o objetivo de identificar os principais desafios para o desenvolvimento sustentável da Região.

Os desafios identificados no estudo foram associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constam da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).  Concebida em 2012, na Conferência Rio+20, e instituída em 2015, a Agenda 2030 propõe 17 objetivos e 169 metas que buscam acabar com a pobreza, enfrentar as mudanças climáticas, promover a prosperidade e o bem-estar para todos.

Em relação ao Nordeste, foram enfatizados os desafios relacionados ao ODS 9 – “Indústria, Inovação e Infraestrutura”; ODS 4 – “Educação de qualidade”; e ODS 6 –“Água potável e Saneamento”. O relatório também apontou como mais representativos os desafios relacionados às seguintes áreas: Indústria, Inovação e Infraestrutura (40 desafios); Paz, Justiça e Instituições eficazes (34); Trabalho decente e Crescimento econômico (29); Cidades e Comunidades sustentáveis (21); Educação de qualidade (20); Água potável e Saneamento (18); e Saúde e Bem-estar (15).

Serviço:

“Diálogo Público: Nordeste 2030 – Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável”

Data: 5/12/2017 (terça-feira)

Horário: Das 9 horas às 17h30

Local: Auditório Celso Furtado, sede do Banco do Nordeste – Av. Dr. Silas Munguba, 5700, Passaré, Fortaleza – CE