SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 24, 2017

Governo quer aprovar reforma da Previdência ainda este ano, diz Moreira Franco

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, disse hoje (24) que o governo federal trabalha para a aprovação da reforma da Previdência ainda este ano. O Planalto atua para a retirada de “todos os obstáculos” e assim permitir a aprovação do texto pelo Congresso, destacou o ministro após cerimônia para anunciar a liberação de recursos para a conclusão das obras da segunda ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre.

“A reforma da Previdência é fundamental para o país. Não é uma questão de governo. É uma questão de país. As contas públicas não suportam o sistema atuarial que caracteriza a Previdência no Brasil”, disse Moreira Franco.

O ministro usou com exemplo a situação do estado do Rio que enfrenta problemas para o pagamento de benefícios dos servidores públicos aposentados, além da dificuldade do governo fluminense para manter os salários dos servidores da ativa.

No caso específico da reforma, Moreira Franco afirmou que acredita “no espírito público” dos parlamentares. Segundo ele, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal têm votado “com muita clareza e firmeza”. “Os deputados e senadores saberão votar em benefício do país”, completou.

O ministro destacou a importância de concluir o processo ainda este ano. E, para isso, o governo tem usado sua “capacidade de convencimento”. “Política se dá por meio do diálogo”. “E não queremos que o sistema previdenciário brasileiro seja meia-sola”, concluiu.

Alunos do Senac distribuem óculos para crianças de Escola Municipal em Natal

Em parceria com o Laboratório Multlents, o Senac realizou uma ação social na Escola Municipal Santa Catarina, na qual cerca de 60 alunos ganharam óculos de grau. As armações oculares foram doadas pelos estudantes do curso Técnico em Óptica e pelos proprietários do laboratório Multilents, que ofertaram as lentes.

De acordo com Maria Aparecida Medeiros, professora do 5º ano, o projeto surgiu depois que ela observou que uma aluna tinha uma dificuldade muito grande de aprendizagem. “Ela sentia muita dor de cabeça, dizia que não conseguia ver. Eu imaginei que seria um problema de visão”, afirma.

Após identificar esse problema, a professora entrou em contato com o colega instrutor do curso de Técnico em Óptica do Senac, Afonso de Ligório Souza, que teve a ideia de dar início a uma ação social objetivando ajudar outros alunos que poderiam ter essa mesma dificuldade, impactando o rendimento escolar. Todo o atendimento médico foi realizado por dois optometristas e por uma equipe de estudantes do curso Técnico em Óptica do Senac.

Afonso declarou que a ação foi muito importante para as crianças: “A gente analisou que havia muitas crianças com astigmatismo. É muito difícil um aluno desse ter aprendizagem correta na escola porque ele fica estressado e não consegue assimilar bem o conteúdo. É uma ação social muito abrangente e nós fazemos isso com amor e carinho”.

A aluna Ketlyn Rayane da Silva, de 10 anos, usará óculos de grau primeira vez e afirmou que sentia dificuldades para enxergar e gostou de receber os óculos. O estudante Jeferson Bruno Pereira, de 11 anos, já usava óculos e não sabia que já precisava trocar as lentes. Sobre o presente que recebeu, afirmou: “Eu que escolhi. Gostei”. Ele afirma que acredita que o acessório novo vai ajudá-lo a melhorar o aprendizado.

Corrida PRF 191 acontece neste sábado em Natal

A BR-101 receberá neste sábado (25) dois mil atletas para a Corrida PRF 191. Em percurso inédito, os corredores vão se distribuir nas distâncias de 10 milhas (16,09Km), 5 milhas (8,04Km) e 3 milhas (4,8Km), com percurso aferido por um medidor oficial, formado pela Confederação Brasileira de Atletismo. A corrida tem o objetivo de aproximar o público da PRF, promover saúde e qualidade de vida aos participantes e, principalmente, angariar recursos para a campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil”, ação realizada no Rio Grande do Norte desde 2015.

A largada será na Arena das Dunas, a partir das 16h, com horário distribuído da seguinte forma: categoria ACD 10mi – 16h; categoria Geral 10mi – 16h03min; categoria ACD 5mi e 3mi – 16h10; e categoria Geral 5mi e 3mi – 16h13min.

As interdições no trânsito ocorrerão entre 13h e 20h, da Arena das Dunas até o viaduto de Emaús, em Parnamirim. O trânsito será desviado para a via marginal. No trecho onde não houver via lateral, o fluxo seguirá por uma das faixas em que os atletas forem cumprindo os percursos previstos.

A PRF sugere à população o uso de rotas alternativas durante o período da corrida, como a Avenida Prudente de Morais e o Anel viário do Campus da UFRN. Em razão do aumento de fluxo de veículos no trecho, a PRF solicitou à Polícia Militar o reforço do policiamento ostensivo no prolongamento da Prudente de Morais, entre Natal e Parnamirim. Não haverá qualquer intervenção decorrente da Corrida PRF 191 no sentido Parnamirim/Natal na BR-101.

Elaborada de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a Corrida PRF 191 também cumpre com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN). A arbitragem é da Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo.

A entrega de kits será finalizada nesta sexta-feira (24), às 18h, no Sest/Senat. O participante que não usar o chip de cronometragem e o número de peito que compõem o kit do atleta ficará impedido de receber a medalha de participação e não terá acesso aos serviços do evento.

A organização da prova orienta que os atletas cheguem ao local de largada com pelo menos meia hora de antecedência (15h30), quando serão dadas as instruções finais. Os resultados oficiais da corrida serão informados através do site oficial do evento, www.corridaprf191.com.br, no prazo máximo de 72 horas após o término.

Mais de 400 pessoas estarão trabalhando para realizar a prova e a infraestrutura do percurso é completa. Para qualquer tipo de emergência, haverá serviço de ambulância e segurança por todo o trajeto. Os postos de hidratação serão posicionados a cada três quilômetros do percurso. Há ainda postos de controle para as equipes de arbitragem; locais estratégicos para ambulâncias, que também circulam no percurso programado e recebem o auxílio das motolâncias; fotógrafos espalhados ao longo de todo o percurso e pontos fixos de câmeras fotográficas; aparato de sinalização da corrida ao durante todo o trajeto; kit frutas na linha de chegada; massagem pós-prova; e seguro do atleta.

O evento é uma produção da HC Sports e da Fábrica de Esportes, principais organizadoras de eventos esportivos do Rio Grande do Norte, e tem o objetivo de aproximar o público da Polícia Rodoviária Federal e promover saúde e qualidade de vida aos participantes.

Todas as informações e o regulamento da prova estão disponíveis no site http://www.corridaprf191.com.br/site.

Justiça determina que Governo do Estado repasse, em até 48h, duodécimos devidos ao Ministério Público

O desembargador Cornélio Alves, em julgamento de Mandado de Segurança impetrado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, determinou que o governador do Estado e o secretário do Planejamento e das Finanças do RN comprovem ou efetuem, em até 48 horas corridas, o repasse dos percentuais dos duodécimos devidos ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, referentes aos meses de setembro, outubro e novembro de 2017, necessários ao pagamento, pelo menos, da folha de servidores e membros daquela Instituição.

O magistrado de Segunda Instância determinou também aos réus que apresentem, dentro do prazo de 48 horas corridas, calendário para integralização dos duodécimos indevidamente retidos ou não repassados no ano de 2017, sob pena incidência de multa diária de R$ 5 mil, a ser suportada pessoal e solidariamente pelo governador e pelo secretário, até o limite de R$ 200 mil, sem prejuízo de majoração, em caso de não cumprimento da medida.

Ele determinou ainda aos dois agentes públicos que efetuem, no âmbito de suas competências, até o dia 20 do mês de dezembro de 2017, o repasse do percentual do duodécimo devido ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, referente àquele mês, necessário ao pagamento, pelo menos, da folha de servidores e membros daquela Instituição.

Em caso de descumprimento integral ou parcial do repasse dos percentuais dos duodécimos devidos ao MPRN será realizado o bloqueio judicial/arresto das contas do Estado do Rio Grande do Norte, ressalvadas aquelas que movimentem verbas com destinação constitucional específica (SL 1.107/PA – STF), devendo o Ministério Público informar, pormenorizadamente, os valores devidos, nos limites do acima decidido.

Cornélio Alves determinou por fim a notificação das autoridades rés na ação judicial para ciência e cumprimento da liminar e para, dentro do prazo de 10 dias, prestarem informações. Da mesma forma, ele determinou a notificação para ciência do feito ao Estado do Rio Grande do Norte, nos termos do art. 7º, I e II da Lei nº 12.016/2009.

Atraso em obrigação prevista na Constituição

O Ministério Público impetrou Mandado de Segurança contra atos, por ação ou omissão, supostamente ilegais atribuídos ao governador e ao secretário de Planejamento e das Finanças do Estado do Rio Grande do Norte, quais sejam, atraso sistemático nos repasses dos duodécimos e ausência de repasse ou repasse a menor, dos duodécimos referentes aos meses de setembro e outubro do corrente ano.

Relatou, entre outras argumentações, que durante todo o ano de 2017, o governador e o secretário de Planejamento deixaram de repassar os duodécimos titularizados pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte nas datas legalmente previstas, operando parcelamentos indevidos que afetaram negativamente toda a programação financeira daquele Ente Estatal para o ano em curso.

Denunciou o MP que, relativamente ao mês de setembro de 2017, foi indevidamente reduzida, ou não repassada, parte do valor do duodécimo. Em relação a outubro, alegou que nada foi repassado até a data da impetração do Mandado de Segurança. Sustentou que possui direito líquido e certo ao repasse dos duodécimos na forma e nas datas e constitucionalmente estabelecidas, sobretudo porque a arrecadação do Estado no corrente ano se manteve estável.

Arrecadador de receitas deve repassar parcela mensal

Para o desembargador Cornélio Alves, a doutrina e a jurisprudência convergem para o entendimento de que os recursos arrecadados pelo Tesouro não pertencem na totalidade nem são de livre disposição do Poder Executivo, que deve repassá-los aos demais poderes e aos órgãos constitucionalmente autônomos, como Ministério Público e Defensoria Pública, na proporção de suas participações no Orçamento Geral do Estado, retendo apenas o que lhe for legalmente devido.

“Em outras palavras, uma vez definidas, através do processo legislativo – Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual – a repartição do Orçamento Geral do Estado para o respectivo exercício financeiro, o Poder Executivo atua como mero arrecadador da receita, ficando incumbido de repassar a parcela mensal devida aos sobreditos entes – os chamados duodécimos – até o dia 20 (vinte) de cada mês”, comentou.

Ao deferir o pedido, o desembargador assinalou que “(…), há de ser garantido imediatamente os repasses necessários à cobertura da folha de pagamento dos Servidores e Membros do Ministério Público, dada a natureza alimentar das verbas devidas, sem prejuízo da imposição de apresentação pelos impetrados, desde já, de um calendário para o pagamento dos valores restantes”, decidiu.

PGR pede condenação de Gleisi e Paulo Bernardo na Lava Jato

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu hoje (24) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e de seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.

O pedido faz parte das alegações finais da ação penal na qual ambos são acusados de receber R$ 1 milhão para a campanha da senadora em 2010. Na manifestação, a última fase do processo antes da sentença, Raquel Dodge pede que Gleisi e Paulo Bernardo sejam condenados ao pagamento de R$ 4 milhões de indenização aos cofres públicos, valor quatro vezes maior que o montante que teria sido desviado da Petrobras.

“Os fatos perpetrados pelos denunciados, devidamente descritos na peça acusatória, possuem significância que transportam os limites da tolerabilidade, causando frustração à comunidade. Os crimes praticados à sorrelfa, valendo-se de seus mandatos eletivos, possuem alto grau de reprovabilidade, causam comoção social, descrédito, além de serem capazes de produzir intranquilidade social e descrença da população, vítima mediata da prática criminosa de tal espécie”, afirmou a procuradora.

De acordo com depoimentos de delatores na Operação Lava Jato, o valor da suposta propina paga a Gleisi e Paulo Bernardo é oriundo de recursos desviados de contratos da Petrobras. O casal foi citado nas delações do doleiro Alberto Youssef.

Defesa

Procurado pela reportagem, o advogado Rodrigo Mudrovitsch, representante da senadora, afirmou que ainda não teve acesso ao documento da PGR.

Em documento encaminhado ao Supremo durante a fase de defesa, os advogados do casal afirmaram que as acusações são “meras conjecturas feitas às pressas” em função de acordos de delação premiada.

“A requerida [senadora] jamais praticou qualquer ato que pudesse ser caracterizado como ato ilícito, especialmente no bojo do pleito eleitoral ao Senado Federal no ano de 2010, na medida em que todas as suas contas de campanha foram declaradas e integralmente aprovadas pela Justiça Eleitoral”, afirmou a defesa na ocasião.

Obras da CAERN mudam trânsito e transporte nesta segunda-feira

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) vai realizar a partir desta segunda-feira (27) duas obras de esgotamento sanitário, sendo uma na Zona Norte e outra na Zona Sul da capital. É o que informa a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Segundo a STTU, a Av. Dr. João Medeiros Filho será interditada parcialmente entre o campus da UERN e a Av. Pompéia para instalação da rede de esgoto. Com isso, uma das pistas passará a operar em mão-dupla. A interdição deve durar 15 dias.

“As duas pistas passarão por obras, mas não ao mesmo tempo. Enquanto a rede de esgoto estiver sendo instalado em uma pista, a outra operará em mão-dupla” informa Josemar Damasceno, chefe do Setor de Intervenção Viária da pasta. Durante a interdição, o cruzamento da Av. Dr. João Medeiros Filho com a Av. Pompéia será fechado e o semáforo desligado para dar mais fluidez ao trânsito.

Para escapar do trecho, o motorista pode utilizar a Av. Tocantínea para chegar a Av. Moema Tinoco da Cunha Lima e acessar a Ponte Newton Navarro ou a Av. Rio Doce e chegar às avenidas Senhor do Bonfim, Florianópolis, Guadalupe, Maranguape, Paulista e Acaraú para acessar a Av. Dr. João Medeiros Filho em direção a Ponte de Igapó.

Com a interdição, as linhas 02 (Gramoré/Mirassol, via Av. Pompéia), 81 (Vila Verde/Ribeira, via Alecrim), 301 (Parque das Dunas/Mirassol, via Av. Romualdo Galvão), 302 (Parque das Dunas/Petrópolis, via Av. Afonso Pena) e 313 (Santa Cecília/Petrópolis, via Av. Afonso Pena) vão realizar desvios.

A linha 02 muda apenas no sentido Mirassol a partir da Av. Pompéia, onde entra na Rua Itororós, na Av. Itapetinga e retorna a Av. Dr. João Medeiros Filho, de onde segue normalmente. Já a linha 81 realizará este mesmo itinerário na ida para Ribeira. Na volta para o Vila Verde, a linha muda a partir da Av. Dr. João Medeiros Filho, entrando na Av. Itapetinga, Rua Itororós e retorna a Av. Pompéia.

Por sua vez, as linhas 301, 302 e 313 mudam – no sentido Igapó – a partir da Av. Pompéia, entrando na Rua Cerro Azul, Rua Tanabi, Rua Tabapuã, Av. Itapetinga e Av. Dr. João Medeiros Filho, de onde seguem normalmente. No retorno ao Parque das Dunas e a Santa Cecília, as linhas mudam a partir da Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Itapetinga, Rua Cerro Azul e Av. Pompéia – de onde seguem normalmente.

Obra na zona sul

No Cidade Satélite, a Rua Rio Tatuapé e a Av. Rio Tamanduateí serão fechadas entre a Av. dos Xavantes e a Rua Rio Grajaú. A intervenção deve durar 15 dias. Com isso, as linhas 24 (Planalto/Ribeira, via Av. Prudente de Morais), 33 (Planalto/Praia do Meio, via Av. Prudente de Morais), 33A (Planalto/Praia do Meio, via Av. Hermes da Fonseca), 33B (Planalto/Lagoa Seca, via Av. Prudente de Morais) e 44 (Rocas/Cidade Satélite, via Alecrim) sofrerão desvios apenas no sentido Planalto a partir da Av. dos Xavantes, entrando na Rua Rio Sanhoá e chegando a Rua Serra da Jurema, de onde seguem normalmente.

Presidente do Egito promete vingança “brutal” por vítimas de atentado

O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, prometeu nesta sexta-feira que o Exército e a polícia “se vingarão” pelas vítimas do pior ataque terrorista cometido na história recente do país, que deixou pelo menos 235 mortos e 109 feridos. As informações são da EFE.

As Forças Armadas e a polícia “vão se vingar por nossos filhos para recuperar a estabilidade e vamos responder a este ato com uma força brutal”, garantiu Al Sisi, em um discurso transmitido pela televisão oficial egípcia.

O atentado aconteceu hoje na mesquita Al Rauda, frequentada pelos sufis – um ramo do islã – na cidade de Bear al Abd, ao oeste de Al Arish, capital do norte do Sinai egípcio.

“O Egito enfrenta o terrorismo sozinho, em nome da região e de todo o mundo”, afirmou em árabe clássico o líder egípcio. Ele acrescentou que “esta é uma tentativa para frear nossos esforços na luta antiterrorista”.

Além disso, pronunciou uma frase em dialeto egípcio: “Veremos quem ajuda Deus, porque Deus ajuda as pessoas boas e não as pessoas malvadas”.

Segundo a televisão oficial egípcia, Al Sisi ordenou o pagamento de 200.000 libras egípcias (pouco mais de US$ 11 mil) às famílias das vítimas mortas, enquanto 50.000 libras (quase US$ 3 mil) serão destinadas às famílias dos feridos.

Fontes de segurança egípcia explicaram à EFE que os terroristas colocaram artefatos explosivos de fabricação caseira ao redor da mesquita Al Rauda e os detonaram na saída dos fiéis da oração de sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos.

Após as explosões os terroristas dispararam contra as pessoas que tentavam fugir da mesquita, segundo a fonte, que acrescentou que as primeiras ambulâncias que chegaram à área também foram atacadas.

A presidência egípcia declarou três dias de luto nacional pelas vítimas do ataque na mesquita, que ainda não foi reivindicado por nenhum grupo extremista.

Na província do Norte do Sinai, onde o estado de emergência está vigente desde 2014, opera o braço egípcio do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), chamado Wilayat Sina, que reivindicou a maioria dos atentados ocorridos nos últimos anos no país.

Desde o dezembro do ano passado, o Egito vive uma série de atentados contra os cristãos coptas e o país se encontra em estado de emergência desde abril, por conta dos atentados contra duas igrejas coptas no delta do Nilo.

Enade será realizado no domingo; locais de prova já podem ser consultados

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 será realizado neste domingo (26). Os participantes que ainda não sabem onde farão suas provas poderão consultar os locais sem acessar o ambiente restrito do estudante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou a consulta pública aos locais de prova, basta acessar o Sistema Enade.

Além de fazer a prova, o participante deve preencher o questionário do estudante – até dia 26 – para obtenção da situação de regularidade junto ao Enade. O preenchimento é obrigatório. Os estudantes que ainda não têm acesso ao documento precisam entrar no ambiente restrito do Sistema Enade, seguindo atentamente os procedimentos para primeiro acesso, alteração da senha temporária ou recuperação de senha. Segundo o Ministério da Educação, cerca de 12 mil participantes que se cadastraram no Enade ainda estão com senha provisória por terem esquecido ou fornecido senhas erradas.

Provas

Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A aplicação da prova terá início às 13h30.O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas.

Neste ano, o exame será aplicado apenas para alunos concluintes, ou seja, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o final das inscrições do Enade 2017.

A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos. Nesta edição, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.