SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 22, 2017

PT, PDT e PSOL pedem cassação da TV Globo por escândalo da Fifa

O delator Alejandro Burzaco, que acusou a TV Globo de pagar propina. Foto: John Taggart/Reuters

O PT está apresentando uma representação ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em que acusa o Grupo Globo de ter ferido a lei de Defesa da Concorrência no caso Fifa. Assinam o documento também o PDT e o PSOL.

As legendas acionaram ainda a PGR (Procuradoria-Geral da República) para a investigação de eventuais crimes e pediram ao Ministério da Ciência e Tecnologia que casse a concessão da TV, por supostamente infringir a Lei Geral de Telecomunicações.

A empresa foi acusada de pagar propina de US$ 15 milhões, junto com a mexicana Televisa, pelos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030. O valor garantiria os direitos de TV, rádio e internet para os eventos esportivos e teria sido depositado no banco Julius Bär, na Suíça.

As acusações foram feitas por um delator, o argentino Alejandro Burzaco, uma das principais testemunhas no julgamento do ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) José Maria Marin, que está ocorrendo em Nova York no escândalo de corrupção da Fifa.

A TV Globo afirma que não pode “comentar sobre o que não fomos notificados ou oficialmente informados. Mas aproveitamos para reafirmar o que já dissemos, que o Grupo Globo não pratica nem tolera qualquer tipo de propina e está sempre à disposição das autoridades”.

Em nota divulgada quando o escândalo veio a público, o grupo afirmou que, após “mais de dois anos de investigação” feita nos EUA, a empresa “não é parte nos processos que correm na Justiça americana”.

O grupo disse ainda que conduziu “amplas investigações internas” desde que o escândalo da Fifa foi revelado, em 2015. Nelas, ainda segundo o comunicado, foi apurado que o Grupo Globo “jamais realizou pagamentos que não os previstos no contrato”.

Fonte: Mônica Bergamo – Folha de São Paulo

Prefeitura de São Gonçalo investe mais 1,5 milhão em pavimentação

Mais de 1,5 milhão de reais serão investidos em pavimentação em São Gonçalo do Amarante/RN, no bairro Jardins. A ordem de serviço foi assinada na última segunda-feira, dia 20, às 9h, pelo prefeito Paulo Emídio (Paulinho). Só na comunidade Plaza Garden mais de 13 mil metros quadrados de vias serão contempladas.

Após o ato de assinatura, o prefeito autorizou que os serviços fossem iniciados imediatamente na Rua João Vitor da Silva Lima. “Desde às 11h desta segunda-feira que as máquinas já estão no local trabalhando a todo vapor”, enfatizou Paulinho, ressaltando: “não mediremos esforços para trazer melhorias à nossa população”, pontuou.

No Plaza Garden também serão calçadas as ruas Visconde de Cairú, José Bonifácio, Marechal Rondon I e II, Pedro Américo, Padre José de Anchieta I e II, Mártires de Uruaçu e Mártires de Cunhaú. O projeto ainda contempla o calçamento de cinco vias em Cidade das Flores, duas em Jardim Petrópolis e uma no loteamento Samburá, totalizando 18 ruas com pavimento em paralelepípedo.

O ato simbólico contou com a presença de vereadores e secretários municipais, além de lideranças locais e o representante da empresa responsável pela execução da obra.

Capacitação do Senac em parceria com Microsoft Brasil tem segundo encontro

Em parceria com a Microsoft Brasil, o Senac RN realizou, em outubro, o segundo encontro da capacitação no Office 365 para cerca de 40 colaboradores, dos quais 22 instrutores, que atuarão como multiplicadores na Instituição.

Os participantes conheceram e desenvolveram novas técnicas na ferramenta de apresentações Sway da Microsoft com a expert Julci Rocha. Para Renato Rodrigues, Coordenador de Informática, Comunicação e Design do Senac RN, “foi um momento único, muito rico, e de crescimento profissional e pessoal para todos que participam, pela possibilidade da interatividade durante o momento da apresentação”.

Julci Rocha, a responsável por guiar o encontro, é Consultora de Aprendizagem na Microsoft. Especialista em gestão educacional, design educacional e educação inovadora, é também mediadora de processos colaborativos, como o design thinking, tem experiência em elaboração, coordenação e desenvolvimento de programas inovadores em redes públicas e privadas. Rocha atua na formação inicial e continuada na educação há 10 anos, além de prestar consultoria pedagógica para inovação, com enfoque em metodologias ativas e ensino híbrido e também.

“Este momento foi de grande importância na minha formação como educador, mantendo-me atualizado e agregando um valor de recursos e conhecimento tecnológico que levarei para minha vida toda, onde usarei desta fonte valiosa de inovação para a formação de profissionais. O poder de possuir o conhecimento é sem dúvida um passaporte tecnológico na minha área de atuação e para meu futuro”, relata José Cavalcante, instrutor do Senac que participou do encontro.

Amanhã (23), das 17h às 19h, será realizado um novo encontro online, cujo o tema será Microsoft Forms (Crie facilmente pesquisas, testes e votações online).

Em reunião com Temer, governador solicita apoio para equilíbrio financeiro do estado

O apoio do governo federal no reequilíbrio financeiro do Rio Grande do Norte foi tema da reunião entre o governador do Estado, Robinson Faria, e o presidente da República, Michel Temer. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (22), no Palácio da Alvorada, com a presença do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, e do deputado Fábio Faria, além do secretário estadual de Gestão de Projetos, Vagner Araújo.

“Estamos buscando todas as formas possíveis e reivindicando soluções urgentes para equilibrar as contas do nosso estado neste momento de crise financeira que afeta todo o país. Na reunião, fiz um apelo ao presidente por liberação de ajuda financeira ao estado”, disse o governador.  Segundo o chefe do Executivo, o presidente se mostrou solidário ao apelo e se comprometeu em reunir sua equipe técnica para promoção de ações que permitirão a liberação de recursos para o RN.

“Paralelamente a essa perspectiva do governo federal, estabeleci uma força tarefa com técnicos locais, de Brasília e representantes dos Poderes para executar medidas que auxiliem na geração de caixa para o estado a curto prazo e melhoria das contas a médio e longo prazo”, acrescentou o governador.

Reunião com governadores

Mais cedo, Robinson participou da reunião entre governadores e o presidente da República, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Temer e ministros destacaram a importância da aprovação da reforma da Previdência, prevista para ser votada no início de dezembro.

Garotinho deixa quartel dos Bombeiros rumo a presídio em Benfica

O ex-governador Anthony Garotinho é levado preso por agentes da Polícia Federal do quartel dos Bombeiros no Humaitá para presídio em Benfica. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho deixou o quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Humaitá, onde estava detido, rumo à Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.

A saída do político, por volta de 17h20, foi tumultuada, com protesto popular contra ele e até ovos jogados pelos manifestantes no carro da Polícia Federal (PF) que o conduzia.

Garotinho foi preso na manhã de hoje (22), por determinação do juiz eleitoral Glaucenir Silva de Oliveira, de Campos dos Goytacazes, por envolvimento em recebimento de caixa 2 durante a campanha eleitoral de 2014.

Garotinho havia sido levado para o quartel do Corpo de Bombeiros após alegar que não poderia ir para Benfica porque lá estão presos seus desafetos políticos, entre eles o ex-governador Sérgio Cabral e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, que o teria o ameaçado de morte.

Polícia Civil apreende quase 130 quilos de maconha em Mossoró

Uma investigação de dois meses feita pela equipe da Divisão de Investigação da Polícia Civil do Interior (DIVPOE) resultou na apreensão de 152 tabletes de maconha, que pesam 129 quilos e 800 gramas, nesta terça-feira (21). As drogas estavam escondidas, enterradas entre as cidades de Mossoró e Areia Branca.

No dia 11 de novembro, os policiais civis conseguiram desmantelar um laboratório de drogas localizado em Mossoró e descobriram que a droga era do mesmo grupo criminoso.

Sem reforma, 80% do Orçamento irão para a Previdência em 10 anos, diz Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (22) que vê possibilidades concretas de aprovação da reforma da Previdência. Após participar de reunião no Palácio do Planalto, o ministro afirmou que o debate não pode mais ser adiado.

“Caso a reforma previdenciária não seja aprovada, em dez anos 80% do Orçamento da União será ocupado apenas com o pagamento da Previdência. E esse percentual vai seguir subindo nos anos seguintes até que não haverá mais recursos para segurança, educação, saúde”, destacou Meirelles.

De acordo com o ministro, a proposta original foi alterada no Congresso, com a retirada de pontos polêmicos, entre eles o tempo mínimo de contribuição.

“O tempo mínimo de contribuição na proposta original era de 25 anos. Agora, vai passar para 15. Porém, quem contribuir por 15 anos e atingir a idade mínima receberá 60% do teto da aposentadoria”, acrescentou.

Segundo Henrique Meirelles, com os ajustes na reforma da Previdência haverá uma economia aos cofres públicos de 60% do que era previsto na proposta original do governo. Conforme o ministiro, o montante a ser economizado em dez anos seria R$ 780 bilhões.

O tema reforma da Previdência será novamente debatido nesta quarta-feira à noite, durante jantar no Palácio da Alvorada, reunindo o presidente da República, Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). o ministro Henrique Meirelles, governadores e parlamentares da base aliado do governo.

Substituto de Mugabe anuncia começo de nova democracia no Zimbábue

O ex-vice-presidente do Zimbábue Emmerson Mnangagwa, escolhido presidente temporário do país após a renúncia de Robert Mugabe, afirmou hoje (22) aos seus simpatizantes que eles serão testemunhas do começo de uma nova democracia.

Em seu primeiro discurso após ser escolhido para o cargo pelo partido governante, a União Nacional Africana do Zimbábue (Zanu-PF), Mnangagwa agradeceu pela disciplina e o pacifismo mostrados nos últimos dias pelos cidadãos do país, a quem prometeu crescimento econômico, paz e trabalho.

“Com a cooperação e o apoio de nossos amigos na região, na África e fora do continente, conseguiremos fazer nossa economia crescer”, afirmou o novo presidente, citando a grave crise no país, que perdeu até sua própria moeda após a hiperinflação de 2008.

Mnangagwa tomará posse na sexta-feira às 10h locais (6h em Brasília). Apesar de ainda não ter assumido oficialmente o cargo, ele já conversou com alguns líderes mundiais, entre eles o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que elogiaram a atitude dos cidadãos do Zimbábue durante o processo que culminou na renúncia de Mugabe.

“As tentativas para fazer o processo descarrilar foram intensas, mas não prosperaram porque a vontade do povo sempre se impõe”, disse o ex-vice-presidente no discurso.

O veterano político, de 75 anos, agradeceu também ao Exército pela “forma pacífica” com que conduziu o processo até a renúncia definitiva de Mugabe. Além disso, Mnangagwa afirmou que manteve “contato constante” com os comandantes das Forças Armadas.

No breve discurso, ele disse que teve informações sobre planos para assassiná-lo apenas duas horas depois de ele ser afastado da Vice-Presidência do país, em 6 de novembro.

A renúncia de Mnangagwa foi forçada pela facção do Zanu-PF comandada pela então primeira-dama, Grace Mugabe, que visava se tornar a sucessora do marido no poder.

“Disse a mim mesmo que não deveria esperar que me eliminassem, mas que tinha que sair às ruas com o povo do Zimbábue e da Zanu-PF para fazer ouvir nossas vozes”, ressaltou.

Segundo Mnangagwa, o grupo da ex-primeira-dama “sequestrou o governo por meio do nosso presidente”.

“As ordens não vinham do governo, mas de gente que estava fora dele”, afirmou o presidente provisório, que chegou ao país de avião depois de se exilar na África do Sul.

Mugabe, de 93 anos, renunciou ontem à Presidência do Zimbábue, após permanecer 37 anos no poder.