SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 16, 2017

Nova temporada de Cruzeiros em Natal começa neste sábado

O Cruzeiro Seabourn Quest, do grupo Carnival, que já esteve em Natal em outras temporadas, retornará à Capital do Rio Grande do Norte neste sábado (18), com previsão de atracação no Porto às 07h.

O navio de bandeira das Bahamas vem da Guiana Francesa com 428 passageiros. De Natal, a embarcação de luxo de 32.000 toneladas cúbicas de espaço, distribuídas por 198m de comprimento e 28m de largura, em 15 decks de acesso público, seguirá para Recife (PE).

Os passageiros estão distribuídos em 225 amplas suítes de luxo, das quais 202 têm varanda e sete têm acesso facilitado para cadeiras de rodas. O navio dispõe de seis bares e salões para serem aproveitados a bordo, assim como um centro de fitness, salão de shows, piscinas, saunas, e uma marina retrátil que permite os hóspedes nadarem, praticarem o snorkel, windsurf, caiaque, ou ski aquático, sem terem que se ausentar do navio.

A Previsão da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) é receber mais um Cruzeiro no próximo dia 30 de novembro. E a previsão para a nova temporada que termina em março de 2018 é receber um total de 10 navios de passageiros.

Economia deve continuar crescendo, ainda que devagar, indica pesquisa da FGV

O estudo que mede o comportamento dos principais movimentos econômicos registrou nova alta em outubro, confirmando a tendência de crescimento da economia brasileira. O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil subiu 0,6%, em outubro sobre setembro, chegando aos 110,9 pontos. Dos oito componentes do Iace, seis ajudaram a elevar a taxa. A maior participação partiu do Índice de Expectativas do Setor de Serviços, que teve alta de 2,3%.

A medição, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), em parceria com o instituto de consultoria norte-americano The Conference Board (TCB), avalia as mais importantes ações do mercado de capitais, títulos públicos e pesquisas de sondagem da confiança de empresários e consumidores.

Já em relação ao Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE) do Brasil, que analisa o momento atual da economia, houve pequena queda de 0,1%, ficando em 99,5 pontos. Essa foi a primeira redução desde março, mas ela não significa uma mudança no processo de crescimento econômico, segundo avalia o economista Paulo Picchetti, responsável pela pesquisa. Para ele, isso mostra apenas um ritmo mais lento. “O resultado demonstra a lentidão da retomada no nível de atividade. Mas, ainda que lentamente, esta recuperação deve ter prosseguimento, como apontado pelo Iace”, afirma ele.

De acordo com a pesquisa, cada um dos oito componentes econômicos analisados vem se mostrando, individualmente, eficiente em antecipar tendências econômicas. Reunidos no Iace, eles funcionam como espécie de filtro para os “ruídos”, o que ajuda a identificar a real tendência econômica.

Lançado em julho de 2013, o Iace permite uma comparação direta dos ciclos econômicos do Brasil com os de outros 11 países e regiões já cobertos pelo The Conference Board: China, Estados Unidos, Zona do Euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coreia, Espanha e Reino Unido.

Solenidade marca início da construção do Quartel dos Bombeiros em São Gonçalo

Foto: Junior Santos

O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), lançou, na manhã desta quinta-feira (16), a Pedra Fundamental para construção do quartel da corporação no município de São Gonçalo do Amarante. A construção será possível devido a uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Corpo de Bombeiros Militar do RN, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e as empresas Coteminas, Guararapes, Vicunha, Café Santa Clara e a COATS. A expectativa é que a nova sede esteja concluída em um prazo de 180 dias. O terreno está localizado na BR-101 Norte, em frente a Fábrica Guararapes.

Participaram da solenidade, a secretária de Segurança Pública e da Defesa Social do RN, Sheilla Freitas, o comandante do Corpo de Bombeiros do RN, coronel Sócrates Vieira, o subcomandante do CBMRN, coronel Monteiro, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, vice-presidente da Coteminas, João Lima, entre outras autoridades.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Junior, ressaltou o planejamento para que fosse possível a construção do quartel de São Gonçalo do Amarante, fruto do esforço do Governo do Estado, da Prefeitura de São Gonçalo e do grupo de empresários instalados no município

“Registramos hoje um dia na história do Corpo de Bombeiros e na do município de São Gonçalo do Amarante. Hoje estamos concretizando este planejamento que deu início há uns três anos, que é o sonho da expansão da instituição Corpo de Bombeiro Militar pelo RN. Este quartel trará não somente a segurança, mas também o desenvolvimento, pois o Corpo de Bombeiros fomenta também o empreendedorismo no Rio Grande do Norte”, destacou o coronel Sócrates Vieira.

O novo quartel do Corpo de Bombeiros de São Gonçalo do Amarante, a 2ª Seção de Bombeiros do 1º Grupamento de Bombeiros (2ªSB/1ºGB), foi projetado por especialistas da Corporação e será erguido em uma área cedida pela Prefeitura Municipal e custeado pela iniciativa privada.

Hoje, o Bombeiros conta com um efetivo de 31 militares atuando na zona Norte de Natal no trabalho de combate a incêndio, mas com a construção do novo quartel as atividades serão ampliadas para os serviços de salvamento terrestre, salvamento em altura, os serviços de atendimento pré-hospitalar e de atividades técnicas. A unidade será um quartel multiemprego, atendendo todas as demandas da zona Norte de Natal e municípios vizinhos, nas atividades operacionais do Corpo de Bombeiros.

FHC chama Bolsonaro de ‘bizarro’ e diz que partidos perderam credibilidade

“Os partidos políticos perderam a sua credibilidade. Eu pertenço a um partido e vou tentar fazer que ele avance, mas sei das dificuldades”, afirmou Fernando Henrique Cardoso, diante de um auditório lotado na Universidade Columbia, em Nova York.

Mesmo evitando mencionar qualquer pré-candidato, sua fala sobre a atual situação política do Brasil serviu de comentário sobre a corrida ao Planalto do ano que vem, momento que ele acredita será marcado menos por discussões sobre o avanço do conservadorismo e mais pela discussão sobre violência.

“O crime está causando muitos estragos no Brasil. E qualquer candidato que fale em crime menos como questão social e mais como um assunto real acaba abrindo um espaço mais à direita”, disse nesta terça-feira (14), esclarecendo que se identifica com um “centrismo à esquerda” no espectro político.

“Precisamos de um líder capaz de organizar a situação e nos dar a sensação de que estamos juntos, alguém capaz de expressar emoções, não ideias”, disse FHC. “O próximo líder que surgir terá de ser alguém que nos faça mover adiante, alguém capaz de confrontar realidades.”

Entre os possíveis novos líderes, o ex-presidente comentou “muitos prefeitos muito bons de partidos diferentes” que estão na disputa, sem dar nome a ninguém.

Também comentou a ascensão da direita evangélica. “Considerando a desorganização de outras instituições, essas instituições estão organizadas, já elegeram pessoas e terão uma voz” na eleição.

Em resposta a uma pergunta de um estudante sobre o pré-candidato à Presidência pelo PSC, Jair Bolsonaro, FHC disse que a “mídia dá mais espaço para os que são bizarros”, mas que “precisamos de alguém que não seja bizarro, que fale com as pessoas”.

Isso lembra um dos pontos de abertura de sua fala, quando comparou o populismo do Brasil ao dos Estados Unidos.

“Nosso populismo olhava para a frente e o populismo atual olha para trás, a ideia de pôr a América em primeiro lugar”, disse o tucano, contrastando a tradição ibérica de corporativismo na América Latina com o individualismo americano resumido pelo slogan de Donald Trump.

“Um líder populista pode aparecer de novo”, afirmou, sobre as próximas eleições no Brasil. “Mas o único capaz de entusiasmar dessa forma as pessoas perdeu enorme credibilidade. Temos de rever nossas ideias sobre o que é possível, o que as pessoas querem”, acrescentou FHC, fazendo uma alusão a Lula.

“Todos terão a capacidade de dizer algo sensível e transparecer verdade. Isso é bom e perigoso porque nunca saberemos quem será capaz de entusiasmar as massas.”

Na saída do encontro em Nova York, quando questionado por jornalistas sobre como o PSDB pode lidar com a crise moral no país, o tucano respondeu que a reação seria parecida com a de outros partidos. “Há uns partidos piores que os outros, mas o meu está melhorzinho”, disse.

No rastro da demissão do tucano Bruno Araújo do Ministério das Cidades, consolidando o desembarque do PSDB do governo Temer, o ex-presidente também fez uma crítica indireta à reforma ministerial agora em curso.

“Hoje o presidente está lá discutindo o que fazer com alguns setores do governo, mas não por motivos ideológicos”, disse. “É um retrato de como a coisa funciona. É um sistema que implica algumas formas de corrupção.”

O tucano veio a Manhattan depois de ser homenageado pelo Inter-American Dialogue, um think tank de Washington, e participaria de mais um debate na Universidade Brown, em Rhode Island, até o fim desta semana.

Fonte: Folha de São Paulo

Promotoria do Meio Ambiente realiza vistoria em estações de tratamento de esgoto

Exibindo IMG_4400.JPG

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Natal, realizou uma vistoria em diversos pontos do Sistema de Tratamento de Esgotos do Distrito Industrial de Natal (Sitel/DIN). A coleta de amostras de água e efluentes foi viabilizada em conjunto com técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema) e do Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).

A programação de vistoria da equipe começou pela Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do DIN, localizada na BR-101, Km 79, bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. O primeiro ponto de coleta foi na sequência, nas proximidades do ponto de lançamento da ETE DIN, em percurso de difícil acesso que os técnicos fizeram caminhando até o Riacho do Golandim/Regomoleiro. Foram definidos dois pontos de coleta e ainda uma terceira coleta no emissário de lançamento de efluentes do Sitel/DIN.

Desde o ano de 2004, o MPRN tem acompanhado a situação. As indústrias do DIN assumiram obrigações de realizar o tratamento de seus efluentes e a Caern ficou com a obrigação de instalar o sistema de tratamento. As indústrias se adequaram mas em 2007, o Ministério Público teve que entrar com uma ação judicial contra a Caern, que demorou a concluir a estação.

Atualmente, a estação está em funcionamento, mas há algumas divergências no projeto que a Caern apresentou e que foi licenciado no Idema com o projeto que foi instalado, principalmente em relação a alguns equipamentos que garantem a eficiência do sistema. As análises laboratoriais dos efluentes que saem do sistema de tratamento apresentaram alguns padrões diversos dos exigidos pelo Idema.

“O Ministério Público está com vista do processo judicial e quer uma avaliação da compatibilidade do efluente lançado no Rio Potengi, com a capacidade de autodepuração do corpo d’água, ou seja, quer saber se o que a CAERN lança está compatível com a qualidade da água do rio. Essa é uma análise que deveria ser rotineira, mas que não costuma ser realizada”, destacou a promotora de Justiça Gilka da Mata.

A equipe da Promotoria esteve no local na última sexta-feira (10) para encontrar esse emissário, mas nem os técnicos da Caern souberam informar ao certo a localização. “Esse local precisa ser de conhecimento público. A população precisa realizar o controle social da situação. As análises precisam ser rotineiras e acompanhadas por todos os interessados”, complementou.

No final da manhã, a equipe se dirigiu para o último ponto. A bordo do barco-escola Chama Maré, os técnicos seguiram para o ponto de lançamento da ETE Baldo, no Rio Potengi. O resultado das análises deve sair em média de 10 a 15 dias.

A instalação da ETE/Baldo foi também fruto de um acordo da Caern celebrado com o Ministério Público no ano de 2014. O projeto foi licenciado para atender uma população de 290 mil habitantes. Antes da instalação da estação, os esgotos eram lançados in natura no Rio Potengi. A questão também precisou ser judicializada, porque a Caern demorou para concluir a estação.

O Ministério Público tem cobrado na Justiça que a Caern cumpra o acordado que é o atendimento de 100% das chamadas bacias de contribuição. Pelo que o Ministério Público apurou, a estação, mesmo após 10 anos do acordo, está trabalhando com 58% da sua capacidade.

Nas análises dos efluentes do ETE/Baldo, apresentadas pela própria Caern no processo, o IDEMA detectou valores elevados da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), em relação ao projeto; também não foram atendidos os valores relativos aos parâmetros de projeto relativos aos coliformes. A Caern defendeu-se no processo explicando que o sistema de desinfecção ultravioleta teve problemas e que nesses casos o efluente deixa de ser tratado adequadamente e sugeriu a repetição das análises.

“As análises realizadas, no entanto, não foram nas águas do rio/estuário, foram apenas na saída do efluente da estação. É importante que sejam realizadas análises também no corpo receptor, que é o rio, para saber como é o comportamento das águas quando recebem os efluentes, se são capazes de autodepurar esse efluente, ou seja, é importante garantir que esses despejo não seja poluidor das águas do rio”, complementou Gilka da Mata.

Exibindo IMG_4351.JPG

Servidores do Estado fecham a BR-101 durante protesto em Natal

Servidores do Estado do RN protestam contra salários atrasados em Natal; 16 de novembro de 2017 (Foto: Ana Lúcia Gomes/ADUERN)

Servidores da Saúde e da Educação do Estado do Rio Grande do Norte fecharam na tarde desta quinta-feira (16) a BR-101 no sentido Natal-Parnamirim, próximo à passarela do bairro de Potilândia, na Zona Sul. Os servidores estão em greve em virtude e atrasos salariais aos funcionários públicos do RN.

Os manifestantes afirmam que o ato de impedir o trânsito na BR foi iniciado porque os representantes da categoria não têm conseguido manter diálogo com os representantes do Poder Executivo. Os servidores estão há dias acampados em frente à sede da Governadoria, no Centro Administrativo. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e enviou uma equipe ao local.

Servidores do Estado do RN protestam contra salários atrasados em Natal (Foto: Ana Lúcia Gomes/ADUERN)

Fonte: G1/RN

Social Samba agita o Solar Bela Vista neste sábado

Esta confirmado para este sábado, dia 18, o evento Social Samba, que vai agitar o Solar Bela Vista, na Ribeira. A programação será das 16h às 00h. A Social Samba vai comemorar o aniversário da banda Mesa Doze e terá ainda os sucessos de Ribeira Boêmia e Preto no Branco para completar o melhor trio de sambas da cidade.

As entradas estão disponíveis na loja Ellus do Midway Mall mediante a troca por 1 lata de leite. Informações: (84) 2030-8874. O evento contribuirá com uma entidade filantrópica através da sua bilheteria. Com a festa, serão arrecadadas mais de 1000 latas de leite. A entidade assistida será a Caravana Natal Feliz, que faz um trabalho lindo em Natal.

O Social Samba é um projeto que tem por objetivo divulgar o samba na nossa cidade, esse ritmo, genuinamente brasileiro e presente na vida de todos. O evento ajuda ainda os grupos musicais de qualidade de Natal, divulgando a sua música autoral e interpretações próprias de clássicos do Samba.

Serviço:
Social Samba
Atrações: Mesa Doze, Ribeira Boêmia e Preto no Branco
Dia: 18 de novembro (sábado)
Horário: 16h às 00h
Local: Solar Bela Vista (Ribeira)
Entrada: 1 lata de leite
Trocas: Ellus (Midway Mall)
Informações: (84) 2030-8874

Arena Brasil Sabor chega ao Arena das Dunas neste final de semana

Começa nesta sexta-feira (17) a 12ª edição 2017 do Festival Brasil Sabor em Natal, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). A programação começa na sexta-feira (17) e segue até o domingo (19), no Arena das Dunas.

A Arena Brasil Sabor é um festival gastronômico promovido pela Abrasel que desafia os grandes chefs do estado a criarem pratos inéditos com um tema base. A proposição de 2017 é “Original do Brasil”, que busca valorizar os produtos de cada região, o aproveitamento total do alimento e aproximar toda a cadeia produtiva, principalmente os pequenos produtores.

O evento tem entrada gratuita e acontece das 18h às 23h, no lounge do Arena das Dunas e terá a presença de alguns dos maiores restaurantes do Rio Grande do Norte oferecendo seus pratos inscritos no festival em formato de “menu degustação” ao preço de R$ 12,00 (doze reais). O projeto conta também com apresentações de Chefs na Cozinha Show, feira de negócios e atrações musicais.

O Festival Brasil Sabor é realizado através do patrocínio do Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal e da Unimed.

Restaurantes participantes do Arena Brasil Sabor 2017

​Blackitchen

Caroli Douces

Chopp & Camarão

Churros Show

Massa Finna

Only Pizza

Paçoca de Pilão

Parmegianno’s

Pittsburg

Salus Healthy Food

Taboleiro

Tábua de Carne