SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 9, 2017

Rogério Galloro vai assumir Secretaria Nacional de Justiça

O atual diretor-executivo da Polícia Federal, Rogério Galloro, vai assumir o cargo de Secretário Nacional de Justiça no lugar de Astério Pereira, que pediu demissão hoje (9).

Segundo o Ministério da Justiça, o pedido de desligamento de Astério Pereira foi feito “por razões de foro íntimo”. Ele estava no cargo desde março deste ano.

“A atuação de Galloro a frente da SNJ é compatível com o exercício do cargo de diretor do comitê executivo da Interpol, para o qual foi eleito no último dia 29 de setembro”, informou o ministério, em nota.

Ontem (8), o Ministério da Justiça já tinha anunciado uma troca no comando da Polícia Federal, com a nomeação do delegado Fernando Segóvia para o cargo de diretor-geral no lugar de Leandro Daiello Coimbra.

Feirão nesta sexta oferece mais de 60 oportunidades de trabalho em Natal

Um Feirão de Empregos promovido pelo Sistema Nacional de Emprego no RN (Sine/RN) em parceria com o Centro Brasileiro de Cursos e algumas empresas da capital potiguar vai oferecer mais de 60 oportunidades de trabalho em diversas áreas nesta sexta-feira (10), em Natal. Na ocasião, os interessados ainda poderão participar de palestras e oficinas sobre apresentação pessoal, preparação de currículo e mercado de trabalho.

O feirão vai acontecer no Centro Brasileiro de Cursos, localizado na avenida Prudente de Morais, bairro Tirol, Zona Leste de Natal. Os serviços serão oferecidos das 8h às 17h e são voltados a candidatos maiores de 16 anos. É de suma importância que os interessados levem RG, CPF e comprovante de residência, além de um currículo atualizado.

Os cadastros serão feitos durante todo, com o objetivo de aproximar os candidatos do mercado de trabalho. Os candidatos serão encaminhados às vagas de empregos ou processos seletivos disponíveis, caso tenham perfil desejado pelas empresas.

Meirelles destaca aumento do poder de compra da população e queda da inflação

Ao discursar hoje (9) em cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, citou dados positivos da economia e disse que este será o melhor Natal dos últimos anos com recuperação do poder de compra da população.

“Já se espera o melhor Natal dos últimos anos no Brasil, já se espera de fato que o aumento da renda cada vez mais seja evidente para todos. O poder de compra do brasileiro médio já cresce, a inflação chegará ao final do ano no piso”, disse durante o lançamento do Programa Avançar, no Palácio do Planalto.

O ministro também defendeu a necessidade da reforma da Previdência e citou a reforma trabalhista, que entra em vigor no próximo dia 11, dizendo que as mudanças aumentarão a produtividade, além de trazer benefícios com medidas como o fortalecimento dos representantes dos trabalhadores para negociar acordos trabalhistas.

Segundo ele, as mudanças e reformas feitas pelo governo estão impulsionando o crescimento sustentável do país. “Toda essa série de mudanças e de reformas e tudo isso que já está sendo feito é exatamente por isso que volta o crescimento e dessa vez forte, sustentável. O Brasil termina o ano crescendo a taxas perto de 3% e vamos entrar o ano de 2018 crescendo a taxas de podem chegar a esse número de 3%”, disse Meirelles.

Temer diz estar animado com negociações para votar reforma da Previdência

O presidente Michel Temer disse hoje (9) que está “animado” com o avanço das negociações em torno da reforma da Previdência e uma possível aprovação da proposta. Temer fez reuniões ontem (8) e hoje com líderes da base aliada na Câmara e ministros para discutir o tema. O texto deve sofrer alterações antes de ser votado no plenário da Câmara.

“Eu estou animado porque hoje tem o apoio presidente [da Câmara] Rodrigo Maia, do presidente [do Senado] Eunício. Fizemos várias reuniões nesses dois, três dias”, disse a jornalistas após participar da cerimônia de lançamento do Programa Avançar.

Na avaliação de Temer, é preciso explicar o que é a “verdadeira reforma da Previdência” e sua importância para aprovar o texto. “O único objetivo dessa reforma é combater privilégios e preservar os mais pobres, os mais vulneráveis. O que há sim é uma quebra de privilégios que hoje não podem mais existir”, disse.

Após a reunião de hoje, na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que foi firmado entendimento entre os líderes partidários de que a reforma da Previdência deve ser votada “o mais rápido possível”.

Reforma Ministerial

Questionado se sofre pressão para fazer uma reforma ministerial, o presidente Temer respondeu que a reforma será “inevitáveil” e que saberá o momento certo para tomar a decisão. “Eu saberei o tempo certo para fazer a reforma [ministerial]. Toda vez que você governa, essas reformas estão sempre em cogitação. Eu saberei o momento certo de fazer. Eu reconheço que há pleitos e sobremais, como muitos ministros vão deixar seus cargos, é claro que a reforma será inevitável”.

Fifa lança a Telstar 18, a bola oficial da Copa do Mundo da Rússia

A Fifa divulgou nesta quinta-feira a primeira imagem da bola oficial da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Batizada de Telstar 18, o modelo foi produzido pela Adidas e inspirado na bola de mesmo nome utilizada no Mundial de 1970, no México, quando a seleção brasileira conquistou o tricampeonato.

A Telstar 18 é uma repaginação do modelo clássico com 32 gomos pretos e brancos. O nome da original Telstar – a primeira bola de Copa produzida pela Adidas – veio da expressão “estrela de TV”, já que o padrão com detalhes pretos, à época, foi projetado para se destacar nos televisores ainda sem cor da década de 1970.

 “A bola evoca memórias inesquecíveis da Copa de 70 e de lendas como Pelé, Gerd Müller, Giacinto Facchetti, Pedro Rocha e Bobby Moore, e vai alimentar os sonhos daqueles que disputarão o prêmio mais cobiçado do futebol”, disse a Fifa em seu site oficial.

A Copa da Rússia será a primeira desde 1998, na França, a não ter uma bola colorida. Além do novo design, a Telstar 18 também incluirá embalagem reciclável e um chip NFC incorporado, que permitirá aos torcedores interagir com o produto por meio de um smartphone. A Adidas também promete uma experiência personalizada que dará aos torcedores acesso a “desafios” durante a preparação para o Mundial.

“A Telstar original é um dos maiores ícones de futebol de todos os tempos e mudou o design do futebol para sempre, então desenvolver a Telstar 18 se mantendo fiel ao modelo original foi um desafio realmente estimulante para nós, que levará a inovação no futebol e no design a um novo nível”, disse Roland Rommler, executivo da Adidas.

Patrocinado pela gigante de material esportivo, Lionel Messi aprovou o produto. “Tive sorte de conhecer esta bola um pouco antes e fiz um teste. Gosto de tudo nela: o novo design, as cores, tudo”, garantiu o argentino.

A Telstar 18 vai rolar nos gramados da Rússia no dia 14 de junho do ano que vem, quando começa o Mundial. O sorteio dos grupos do torneio será no dia 1º de dezembro.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Natal implementa nova técnica de combate ao Aedes aegypti

Foto: Divulgação/Fiocruz

Entre os dias 13 e 24 de novembro (segunda-feira) Natal ganhará uma nova técnica de enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As estações disseminadoras de larvicidas serão espalhadas pela cidade e pretendem utilizar o próprio mosquito para combater a proliferação do vetor.

As estações são parecidas com vasilhas de plástico, revestidas com um tecido impregnado com larvicidas. “Quando o mosquito pousar nessas estações disseminadoras, ele vai sair impregnado com o larvicida e leva para outro depósito, que muitas vezes são de difícil acesso para humanos. É como se passássemos a usar o mosquito ao nosso favor, contra os outros mosquitos”, destacou Alessandre Medeiros, chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Desenvolvido pela Fiocruz Amazonas, o projeto foi testado entre os anos de 2014 e 2016 na cidade de Manacapuru/AM. Em apenas 15 dias, o número de larvas de Aedes caiu em 80-90%, e a mortalidade das larvas aumentou para 80-90%. O número de mosquitos adultos emergindo dos criadouros despencou em mais de 95% na cidade inteira, de forma que a emergência de fêmeas de Aedes caiu de 500-600 por mês antes da intervenção, para um mínimo de uma única fêmea no sexto mês de disseminação.

Com o resultado, o projeto foi um dos elencados pelo Ministério da Saúde para ser uma das metodologias implementadas de forma imediata em várias capitais, dentre elas Natal.

Nesta sexta-feira (10), o professor Sérgio Luz, da Fiocruz Amazonas, estará na capital potiguar para discutir os últimos detalhes do início do projeto. Entre os dias 13 e 24 de novembro, serão feitos o treinamento e a colocação das estações em pontos estratégicos da cidade.

Atualmente Natal já conta com um programa de combate ao Aedes. O Vigiadengue, desenvolvido pelo CCZ, é considerado um dos mais eficazes do país e já foi apresentado até mesmo fora do Brasil. Ele funciona como um sistema de monitoramento com base na vigilância epidemiológica e entomológica das arboviroses. O principal diferencial é o monitoramento contínuo que consegue identificar as áreas de maior risco para ocorrência de surtos e epidemias, além de estabelecer categorias de intervenção ou estágio de resposta para cada nível.

Temer sugere que Fachin paralise investigação contra Henrique Alves

Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa do presidente Michel Temer se manifestou contrária a decisão tomada pelo ministro Edson Fachin na semana passada, de mandar parte do inquérito em que Temer foi denunciado para a Justiça Federal. Na prática, caso o pedido do presidente seja aceito, isso significa paralisar o processo contra alguns investigados, como os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Alves (PMDB-RN), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e o ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Isso ocorreria enquanto Temer continuar no cargo de presidente, impedindo ainda que o juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato na primeira instância, toque o processo.

Temer não será investigado pelo STF enquanto estiver na Presidência da República, uma vez que a Câmara não autorizou o prosseguimento da denúncia feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot em setembro. Mas, graças à decisão de Fachin, outras pessoas terão seus casos analisados pelos juízes federais Sérgio Moro, de Curitiba, e Vallisney de Souza Oliveira, de Brasília. Os advogados de Temer avaliam que o melhor é manter todo o processo unido – e parado – no STF.

Um dos argumentos da defesa é de que, no caso do delito de organização criminosa, quem teve o processo enviado para a primeira instância poderá se defender. E, embora a investigação não tenha mais Temer como alvo, poderá resvalar nele, uma vez que trata de fatos conexos. A defesa diz ainda que a denúncia de Janot, apontando o presidente como líder da organização, é absurda.

“Ora, permitir que tal imputação tenha sequência em relação a alguns dos denunciados, e permaneça suspensa em relação a outros (dentre os quais, no dizer da absurda inicial acusatória, aquele que seria o líder da cerebrina organização criminosa), implica aceitar o risco de que, sem que estes últimos possam defender-se na eventual instrução criminal que venha a ser realizada, o julgamento dos fatos poderá atingir, irreversivelmente, aqueles que não puderam participar da colheita da prova, com prejuízo evidente a eles!”, argumentaram os advogados Eduardo Pizarro Carnelós e Roberto Soares Garcia.

“E mesmo sem que haja julgamento, a própria produção probatória poderá constituir irreparável prejuízo àqueles que dela não tenham podido participar, porque a acusação contra eles permanecerá suspensa”, concluem.

Temer também foi denunciado por obstrução de justiça, crime que pode ser cometido por apenas uma pessoa. Mesmo assim, a defesa argumenta que “é inegável que as circunstâncias levam a uma inafastável conexão probatória, e igualmente nesse caso há o consistente e perigosíssimo risco de ocorrer colheita de prova sem a participação daqueles que, no futuro, poderão vir a ser atingidos por ela”.

Por fim, os advogados dizem não se insurgir contra a decisão de Fachin que mandou parte do inquérito para Moro e Vallisney, mas afirmam formular essas considerações para que o ministro, “se assim entender”, reconsidere o despacho anterior.

Pela decisão de Fachin, tomada na semana passada, ficará com Moro a parte do inquérito que diz respeito a Cunha, Alves, Geddel e Rocha Loures. Os quatro foram denunciados por Janot, acusados de integrarem uma organização criminosa que desviou dinheiro público. As investigações contra Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência da República) continuam paralisadas, conforme decisão tomada pela Câmara dos Deputados.

Fachin também determinou o envio para o juiz Vallisney da parte do inquérito que trata da acusação de obstrução de justiça contra Cunha, Rocha Loures, o empresário Joesley Batista, o executivo da JBS Ricardo Saud, e Lúcio Bolonha Funaro, apontado como operador de políticos do PMDB, além de sua irmã, Roberta Funaro Yoshimoto.

Fonte: Extra

Guardas municipais evitam linchamento de homem na Zona Norte

Agentes do Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal do Natal (Gapa/GMN) evitaram que um homem identificado como Renato Amorim da Silva fosse linchado na Avenida Rio Doce, nas proximidades do Comando da GMN, zona Norte da capital. O delito estava sendo praticado por quatro homens que se evadiram do local utilizando um veículo modelo Fiat Pálio de cor preta e uma motocicleta.

Os guardas municipais estavam nas proximidades do fato quando foram abordados por populares que relataram a situação que ocorria mais adiante. Os agentes se dirigiram ao local informado e ao ouvirem a sirena da viatura operacional da GMN os suspeitos da tentativa de linchamento partiram em fuga utilizando automóveis e abandonando a vítima a margem da via asfaltada.

No primeiro momento, os guardas municipais concentraram os esforços para atender a vítima que se encontrava bastante machucada e com dificuldade de falar para descrever as pessoas que praticaram as agressões. De imediato, a guarnição solicitou o atendimento médico do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que chegou com rapidez ao local, realizou as medidas de primeiros socorros e removeu a vítima para o Hospital Santa Catarina.

Em seguida, a viatura da GMN realizou diligências na área tentando localizar os suspeitos da agressão, porém as informações repassadas por populares eram precárias, já que ninguém conseguiu identificar as placas dos veículos utilizados pelos agressores no momento da fuga. “Acreditamos que se não houvesse a interferência da Guarda Municipal o cidadão agredido poderia até ter chegado a óbito”, relatou um dos guardas municipais envolvidos na ocorrência.