SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 8, 2017

Inep descarta possibilidade de cancelamento do Enem deste ano

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) descartou hoje (8) a possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano por conta de operações da Polícia Federal para investigar indícios de fraudes no certame. “É importante, neste momento, que os participantes mantenham a calma para a aplicação do segundo dia de provas no próximo domingo, 12 de novembro”, diz o Inep.

Segundo o órgão, foram adotadas todas as medidas para uma aplicação segura, que garanta isonomia entre os participantes e tranquilidade para realização das provas. Na manhã de hoje, quatro pessoas foram presas por suspeitas de fraude em concursos públicos e no Enem de 2016. Segundo a Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte (CE), não foram identificados indícios de fraudes no Enem deste ano.

O Inep destaca que trabalha em estreita parceria com o MEC e a Polícia Federal para garantir a segurança do Enem. “Essa colaboração, ampliada desde 2016, vem permitindo a identificação e a prisão de quadrilhas especializadas em fraudar concursos públicos e processos seletivos, como ocorre nesta data por meio da Operação Adinamia, deflagrada pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal”, informa o Instituto.

Segurança

O esquema de segurança do Enem 2017 foi reforçado e diversificado a partir de orientações da Polícia Federal. Pela primeira vez, as provas são personalizadas, com identificação do nome e número de inscrição do participante. Também estão sendo usados, de forma inédita, detectores de ponto eletrônico em locais definidos pela Polícia Federal.

Todos os requisitos de 2016 foram mantidos, como identificação biométrica, detector de metal nas portas de todos os banheiros e escoltas para entrega das provas, inclusive no retorno.

Em busca de eleger-se deputada estadual, empresária terá campanha dirigida por João Maria Medeiros, marqueteiro que coleciona vitórias

PRISCILA MÜLLER INGRESSA NA VIDA PÚBLICA E TEM CANDIDATURA ESTIMULADA PELO PAI, O EMPRESÁRIO FELIPE MÜLLER

Embora noviça na política estadual, a empresária Priscila Müller está apostando todas as suas fichas no jogo da renovação política da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e prepara-se para disputar uma das 24 cadeiras do parlamento estadual nas eleições de 2018. Filha do empresário  Felipe Müller (SDD), ex-prefeito de Caiçara do Rio dos Ventos, a pré-candidata terá a comunicação de sua campanha coordenada pelo publicitário João Maria Medeiros, uma cabeça coroada do marketing político potiguar, responsável em 2014 pela vitória nas urnas do atual governador, Robinson Faria.

Integrante do Partido Solidariedade, Priscila ingressa na vida pública estimulada pelo pai, que é proprietário da empresa Águia Piscinas. A jovem, que já está levando a sua mensagem política para diversas regiões do Estado, tem como foco ser uma deputada municipalista e servir como caixa de ressonância dos anseios da população do interior do Rio Grande do Norte na Assembléia Legislativa.

PUBLICITÁRIO JOÃO MARIA MEDEIROS JÁ FECHOU CONTRATO COM A CAMPANHA DE PRISCILA MÜLLER

Nas redes sociais, Priscila Muller tem se utilizado da Hashtag #EuSouDoRNinteiro para marcar posição como uma pré-candidata que, se eleita, irá atuar em favor de todos os municípios potiguares, e não apenas daquelas cidades onde foi votada.

A sua principal base eleitoral é a região Central do estado, onde o seu irmão, Filipinho, é sucessor do pai como prefeito da cidade de Caiçara do Rio dos Ventos.

MPT/RN empossa novo procurador-chefe nesta quinta-feira

Resultado de imagem para mpt rn

Acontece nesta quinta-feira (9) a solenidade de transmissão do cargo de procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN) ao procurador do Trabalho Luis Fabiano Pereira. O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, preside a cerimônia, marcada para as 15h30 na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região, na Rua Dr. Poty Nóbrega, 1941, em Natal.

Eleito para o biênio 2017/2019, Luis Fabiano Pereira substitui o procurador do Trabalho Fábio Romero Aragão Cordeiro, que esteve à frente da gestão de outubro de 2015 a 2 de outubro deste ano.“Temos uma política permanente de planejamento e o desafio atual é o aprimoramento dos instrumentos de atuação do MPT, para que efetivamente sejam preservados direitos e interesses dos trabalhadores e de suas famílias, mesmo diante de um cenário de extrema precarização das condições de trabalho, que só contribui para o empobrecimento da população e para o baixo desempenho econômico do país”, afirma o novo gestor.

Em Natal no marco da entrada em vigor da Reforma da Trabalhista, que começa a valer a partir de sábado (11), o procurador-geral do Trabalho Ronaldo Fleury falará, na solenidade, sobre a nova lei e como o Ministério Público do Trabalho atuará para defender as demandas da sociedade.

Perfil – Nascido em Monteiro-PB, o novo procurador-chefe, Luis Fabiano Pereira, tem 43 anos e formou-se em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2002. Antes de ingressar no MPT, foi analista da Receita Federal e procurador da Fazenda Nacional, onde atuou até 2005, quando iniciou a carreira de Procurador do Trabalho.

Como membro do MPT, foi lotado nas procuradorias do Trabalho nos municípios de Macapá/AP, Mossoró/RN e Itabaiana/SE e na regional do Mato Grosso. Entre 2010 e 2014, atuou na Procuradoria Regional do Trabalho de Sergipe, onde ocupou o cargo de Procurador-Chefe pelo biênio 2011-2013, permanecendo em Aracaju até dezembro de 2014, quando passou a exercer suas atividades no MPT/RN.

Ministério Público investiga possível cobrança indevida para emissão de atestado médico

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Natal, instaurou inquérito civil para investigar possível cobrança indevida para expedição de atestado médico, além de exigência de caução para fins de atendimento, por parte da Sociedade Professor Heitor Carrilho – Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes. Para regularizar a situação, a Promotoria expediu recomendação para que sejam esclarecidas as condições em que são cobrados valores a título de fornecimento de atestados médicos aos seus pacientes, evidenciando os motivos que justifiquem a cobrança.

O MPRN orienta também que a exigência de taxas não deve ser vinculada à simples emissão do documento, mas sim embasada em custos provenientes de desarquivamentos e demais serviços adicionais e excepcionais, que extrapolem a simples administração de documentos da instituição, sendo recomendável, inclusive, também a mudança de nomenclatura utilizada (atestado).

A instituição também deve passar a informar as hipóteses específicas em que se exige a prestação de caução para fins de atendimento, como os pacientes particulares nos casos de internações planejadas, excluída a situação de urgência ou emergência.

As provas que constam no inquérito civil indicam possível descumprimento das normas regentes da situação trazida à apreciação do MPRN, pelo menos no tocante à deficiência no atendimento ao direito à informação integral sobre produtos e serviços, previsto no Código de Defesa do Consumidor.

A suposta cobrança pelo fornecimento de atestados médicos afronta uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que diz que “o atestado médico é parte integrante do ato médico, sendo seu fornecimento direito inalienável do paciente, não podendo importar em qualquer majoração de honorários”.

A Sociedade Professor Heitor Carrilho – Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes tem o prazo de 15 dias para apresentar a comprovação do cumprimento da recomendação, apresentando todos os documentos necessários.

Jornalista global William Waack faz comentário racista e vídeo vaza na web

O jornalista William Waack, âncora do Jornal da Globo, foi filmado fazendo um comentário racista durante um intervalo de gravação do noticiário global. O vídeo está circulando nesta quarta-feira (8) nas redes sociais.

Na imagem, o apresentador está em frente à Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos, ao lado de um comentarista. Quando se houve o som de uma buzina de fundo, o jornalista vira para trás e diz “Tá buzinando por quê, seu merda do c…?”.

William Waack continua: “Não vou nem falar nada porque já sei quem é”. O âncora, então, se vira para o entrevistado e diz “É preto!” e os dois caem na risada. Embora o jornalista não emita som nessa hora, é possível ler os seus lábios.

Procurada para comentar o vídeo, a Globo informou que está apurando o caso.

O assunto foi parar entre os mais comentados das redes sociais. Os internautas fizeram duras críticas ao apresentador.

Assista vídeo aqui na íntegra

Fonte: R7

Petrobras garante investimentos e permanência no Rio Grande do Norte

O gerente geral da Unidade Operacional da Petrobras no Rio Grande do Norte e no Ceará, Tuerte Amaral Rolim, garantiu a permanência da companhia no RN e o investimento de R$ 800 milhões previsto para o estado este ano, conforme o Plano de Negócios e Gestão 2017-2021. As afirmações foram proferidas durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, realizada nesta quarta-feira (8), em Brasília, que debateu recentes ajustes internos no processo de gestão da Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC).

Tuerte também esclareceu que a mudança na refinaria, cuja gestão passou para a área de Exploração e Produção, não acarretará demissões, nem diminuição na capacidade de produção de derivados de óleo e gás. “Nada muda nas instalações da RPCC e na operação da Petrobras no Rio Grande do Norte. O que muda é o modelo de gestão. Trabalhávamos com um processo integrado entre duas áreas. Agora, a Petrobras vai colocar a refinaria sob uma única gestão, otimizando a estrutura, reorganizando os processos e tornando o negócio mais eficiente”, explicou.

O gerente lembrou ainda que a Petrobras mantém robusta e consolidada infraestrutura no estado, responsável pela exploração e produção de petróleo e gás em 66 concessões em terra e 12 no mar, através de 29 plataformas ligadas por dutos submarinos, 5 mil poços e 130 estações de coleta que enviam o óleo e gás para 2 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos até o Polo Industrial de Guamaré”, dimensionou.

Dieese: pagamento do décimo terceiro deve injetar R$ 200 bilhões na economia

O pagamento do décimo terceiro salário deve injetar cerca de R$ 200,5 bilhões na economia brasileira este ano, um crescimento de 4,7% na comparação ao ano passado. O valor previsto corresponde a cerca de 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e foi divulgado hoje (8) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O levantamento não considera trabalhadores autônomos e assalariados sem carteira que devem receber algum tipo de abono de fim de ano.

Cerca de 83,3 milhões de brasileiros devem receber o décimo terceiro salário, benefício que é pago aos trabalhadores com carteira assinada, beneficiários da Previdência Social e aposentados e pensionistas da União, dos estados e dos municípios. Em média, cada trabalhador receberá cerca de R$ 2,25 mil.

Do total a ser pago, R$ 132,7 bilhões (66,2%) são destinados a trabalhadores formais. O restante, cerca de R$ 67,7 bilhões (33,8%), será pago a aposentados e pensionistas.

Praticamente a metade do montante (49,4% do total) será destinada a trabalhadores nos estados da Região Sudeste, seguido pela Região Sul (16,2%), Nordeste (15,9%), Centro-Oeste (9%) e Norte (4,7%). Os beneficiários do regime próprio da União vão receber 4,9% da quantia.

O maior benefício médio deverá ser pago no Distrito Federal, onde os trabalhadores ou aposentados receberão cerca R$ 4,2 mil. O menor valor deverá ser pago no Maranhão e no Piauí, onde a média é de cerca de R$ 1,5 mil. Os valores médios desconsideram os aposentados por regime próprio dos estados e dos municípios.

No estado de São Paulo, cerca de R$ 58,2 bilhões deverão ser injetados até o final deste ano com o décimo-terceiro salário, o que corresponde a 29% do total.

Saúde promove capacitação com enfermeiros em Parnamirim

A Secretaria de Saúde está promovendo hoje, 8, uma capacitação com enfermeiros e técnicos da UPA, UBS e CCPAR, no auditório do Centro Administrativo. O treinamento foi montado por Ubirani Tavares, presidente da comissão de pacientes com feridas crônicas.

“A nossa meta é treinar e habilitar o nosso quadro de profissionais para que eles possam oferecer um serviço de excelência porque somos pioneiro no tratamento de feridas crônicas”, explicou Ubirani Tavares, informando que a rede municipal de saúde atende cerca de 350 pacientes por mês com feridas crônicas.

Nos próximos dias 28 e 29, o treinamento será realizado com os agentes de saúde, também no auditório do Centro Administrativo, a partir das 8 horas.