SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 1, 2017

Trump pedirá ao Congresso para “acabar imediatamente” com loteria de vistos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (1º) que pedirá ao Congresso para que “aja imediatamente” para acabar com o programa de loteria de concessão de vistos que beneficia cidadãos de países com histórico de poucos imigrantes em território americano. A informação é da Agência EFE*.

Foi essa política, chamada de “loteria de vistos de diversidade”, permitiu que o terrorista que cometeu ontem o atropelamento que matou oito pessoas e feriu 12 em Nova York chegasse aos EUA.

“Vou pedir ao Congresso que comece imediatamente o trabalho para desfazer este programa”, afirmou Trump, que já tinha pedido o fim da loteria de vistos em outras ocasiões, antes do ataque.
“Loteria para a diversidade… Soa bonito, mas não é bonito, não é bom, não foi bom e fomos contra”, acrescentou.

Em uma série de mensagens no Twitter hoje, Trump repercutiu uma informação de vários veículos de imprensa, entre eles a rede de televisão ABC, de que o suspeito de ter cometido o atentado, Sayfullo Saipov, um uzbeque de 29 anos, chegou aos EUA há sete anos graças à loteria de vistos.

Trump já se tinha mostrado contra esse programa, e em agosto apoiou formalmente um projeto de lei que o eliminasse.O presidente americano afirmou que quer que a imigração aos Estados Unidos seja “baseada no mérito” e inclua só “pessoas que vão manter o país seguro”.

“Não queremos loterias e não queremos migração em cadeia, pela qual alguém como ele (Saipov) poderia trazer muitos membros de sua família”, ressaltou Trump. Perguntado se acreditava que esses membros da família do suspeito representariam um risco para os EUA, Trump respondeu que “certamente”.

Benefícios

A “Loteria de vistos de diversidade” concede aleatoriamente até 50 mil vistos por ano para cidadãos de países que tradicionalmente têm baixas taxas de imigração para os Estados Unidos. O programa foi criado pelo Congresso americano em 1990, em parte para fomentar a entrada de imigrantes irlandeses, mas nos últimos anos beneficiou sobretudo cidadãos da África.

Vários países do continente americano – como Brasil, México, Colômbia e Canadá – estão excluídos da loteria, porque durante os últimos cinco anos mais de 50 mil cidadãos dessas nações emigraram para os EUA, segundo o Departamento de Estado.

Secretaria vai doar home theater que seria instalado em cadeia onde está Cabral

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) decidiu doar todos os equipamentos da videoteca que seria instalada na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio, onde está preso o ex-governador Sérgio Cabral. Os aparelhos serão encaminhados para a organização Casa do Menor São Miguel Arcanjo, que funciona em Tinguá, no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.

O material deve chegar na instituição ainda hoje (1°). O equipamento é composto de uma televisão de 65 polegadas, home theater, aparelho de DVD, além de centenas de filmes que seriam usados pelos internos da cadeia pública, que recebeu vários políticos do estado presos na Operação Lava Jato.

Ontem (31), o Ministério Público estadual abriu inquérito para investigar a instalação do equipamento na cadeia pública de Benfica. De acordo com a Seap, os eletroeletrônicos seriam doação da Igreja Batista do Méier. No entanto, a instituição esclareceu, por meio de nota, que não autorizou doação de aparelho eletrônico a qualquer complexo penitenciário.

A igreja disse ainda que investigará se algum membro da congregação se envolveu no episódio. “A Igreja tem por hábito rejeitar quaisquer ofertas, doações e legados, quando estes tenham origem, natureza ou finalidade que colidam com os princípios éticos e cristãos exarados na Bíblia Sagrada”, destacou em nota.

Lei que restringe aplicativos de transporte é inconstitucional, defende procuradora-geral da República

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) classificando como inconstitucional uma lei de Fortaleza que restringe o funcionamento de aplicativos de transporte como Uber, Cabify e 99. Raquel considera que a lei fere a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor, entre outros argumentos.

O documento foi protocolado em uma ação em que o partido político PSL pede que a norma da capital cearense seja suspensa e, posteriormente, considerada inconstitucional. A procuradora-geral avaliou que há problemas na formulação do pedido, mas defendeu que, caso a corte decida analisar a questão, a solicitação do PSL seja aceita.

A lei que está sendo questionada foi sancionada em dezembro de 2016, e determina que “é vedado no município de Fortaleza o transporte público individual de passageiro sem a devida permissão legal”. Foi estabelecida uma multa de R$ 1,4 mil para quem descumprir a regra.

“Como gerenciar o serviço de forma a respeitar a livre iniciativa e concorrência, sem descuidar da dimensão pública da vida na cidade e do bem-estar de todos os cidadãos compõe o espectro de políticas públicas que dependem de deliberação popular e que devem ser tomadas em nível nacional. O que a Lei de Mobilidade Urbana regula, até o presente momento, é o serviço de táxi, atividade que não é equivalente ao serviço de transporte privado organizado por aplicativo”, diz o texto.

A procuradora-geral acrescenta que a atualização das lei sobre o setor “não pode incluir a total proibição do transporte organizado por aplicativo, sob pena de violação do princípio da proporcionalidade”, e destaca que “há limites constitucionais ao que o Estado pode retirar da esfera de liberdade do particular.”

No documento, a Raquel Dodge cita um estudo feito pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que apontou que “o Uber não ‘usurpou’ parte considerável dos clientes dos táxis nem comprometeu significativamente o negócio dos taxistas, mas sim gerou uma nova demanda”.

Em parecer protocolado na mesma ação, o Ministério da Fazenda defendeu a legalidade de aplicativos de transporte individual de passageiros e, indo além, argumentou que é preciso também desregulamentar o serviço de táxi. Na avaliação da pasta, atualmente a tecnologia é mais eficiente que o poder público para regular o setor, garantindo que os serviços sejam prestados de forma adequada.

Fonte: O Globo

Senac terá Arena com oficinas gratuitas no Natal Festgourmet

Começa amanhã (02) e segue até domingo (04), o Natal FestGourmet, na Praça Augusto Severo, bairro da Ribeira, em Natal. O Senac RN participa do evento com uma Arena onde ocorrerão oficinas gastronômicas gratuitas e as etapas finais do Concurso Popular Gastronômico – Cozinhando no Senac. As inscrições para as oficinas serão gratuitas e realizadas na hora do evento, por ordem de chegada.

Organizado pela Instituição, o concurso tem o objetivo de revelar talentos e incentivar a carreira e a valorização da gastronomia popular. Para tanto, avalia a higiene e organização no preparo dos alimentos, a apresentação dos pratos apresentados, seus sabores e suas texturas.

Para as duas últimas etapas do concurso, que ocorrerão ao vivo no festival, foram selecionadas quatro pessoas. Na semifinal, os participantes produzirão ao vivo um risoto de camarão. Já os dois finalistas, farão uma receita com ingredientes de uma caixa surpresa.

O primeiro e o segundo colocados serão premiados com bolsa integral para os cursos de Cozinheiro e Técnicas de Confeitaria, respectivamente. Já o terceiro e quarto lugares, serão premiados com um kit de livros da Editora Senac.

Os interessados podem doar um pacote de leite em pó nas unidades Sesc da Grande Natal e retirar ingresso para o Natal FestGourmet. A senha é válida para a abertura do evento, amanhã (2/11). O leite arrecadado será destinado ao programa Mesa Brasil.

Saiba mais – O Natal FestGourmet é uma iniciativa que busca a valorização da gastronomia norte-rio-grandense e interação entre empresários e donos de restaurantes, profissionais do mercado de demais apreciadores da culinária.

O festival conta com a participação de renomados restaurantes da cidade, dando destaque à culinária regional que cada um deles oferece. Bem como uma galeria de artes, com obras de artistas potiguares.

A iniciativa tem incentivos da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal e patrocínio do Ocean Palace Beach Resort. Sua realização conta com as parcerias da Fecomércio, Sesc, Senac e Sebrae-RN. A direção e produção geral é do empresário Habib Chalita Júnior.

Confira a programação da Arena Senac:

 

Quinta-feira (02/11) – FERIADO
19h- Oficina de Harmonização – Eliane Soares – Drinques com cachaças
20h- Oficina gastronômica – Rodrigo Santana – Massas com sabores regionais
21h- Oficina gastronômica – Walei Marcolino – Ceviche de caju, Tacu tacu de feijão verde e arroz da terra, Suspiro limeño de limão cravo
22h-  Oficina gastronômica – Elizabeth Assunção- Radang de carne de sol

 

Sexta-feira (03/11)
19h- Oficina gastronômica – Jonatã Canela- A nova cozinha Potiguar
20h- Oficina gastronômica – Warison Albino- Cozinhando com cordeiro
21h- Oficina gastronômica – Chef François Schimitt (Chef convidado)
22h- Oficina gastronômica – Angelo Medeiros-  Técnicas de preparo de Risoto

 

Sábado (04/11)
18h30 – Semi final concurso cozinhando no Senac (Grupo I)
20h00 – Semi final concurso cozinhando no Senac (Grupo II)
21h30 – Final do concurso Cozinhando no Senac
22h30 – Premiação

Vereadores derrubam 14 vetos do Executivo; outros dois foram mantidos

Exibindo Sessão CMN 01.11  - Foto ELPÍDIO JÚNIOR (11).jpg

Dos 16 vetos analisados durante a sessão ordinária desta quarta-feira (01), 14 foram derrubados e dois mantidos pelo plenário da Câmara Municipal de Natal. Com a pauta sobrestada, a Ordem do Dia foi exclusiva para apreciação de vetos. Os parlamentares discutiram vários temas: meio ambiente, investimentos em cultura, segurança pública, saúde preventiva, entre outros.

Um dos vetos derrubados foi o aplicado ao projeto de lei encaminhado pelo vereador Fernando Lucena (PT) que visa instalar espaços de concentração de lixo (Ecopontos) pela cidade para facilitar o descarte pela população e gerar economia no recolhimento dos mesmos, evitando o acúmulo de resíduos nas calçadas, terrenos baldios, margens das estradas, praças, rios e demais áreas públicas não destinadas para este fim.

Segundo a Prefeitura, a razão do veto para a proposta legislativa é que a mesma invade a forma de administrar do Executivo, interferindo em esfera de atuação que lhe é própria, criando novas atribuições a órgãos públicos e aumentando despesas, o que afrontaria o princípio da separação dos Poderes.

“Os colegas estão de parabéns por não permitirem o impedimento de uma iniciativa bacana dessa. Mais uma vez o prefeito Carlos Eduardo Alves mostra que não tem qualquer preocupação com a questão da sustentabilidade ambiental; coisa de quem não está nem aí para a qualidade de vida do povo”, afirmou Lucena. “Os Ecopontos estarão nas quatro regiões da capital, com caçambas ou pequenas unidades coletoras para que as pessoas possam depositar o lixo, que terá destinação adequada”, pontuou.

Também preservada pela Câmara, uma matéria sobre a adoção de medidas a serem tomadas pela Rede Municipal de Saúde no atendimento às mulheres grávidas, visando a prevenção e controle do mosquito transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya e do Zika, que incluiu o fornecimento de repelentes para insetos, ao longo do pré-natal. Entre os motivos do Executivo para vetar, estariam vícios jurídicos que inviabilizariam sua sanção. “Não há nada para vetar, inclusive o projeto já começou a ser posto em prática. Ainda bem que a iniciativa será mantida e as futuras mamães vão receber o benefício”, disse o vereador Felipe Alves (PMDB), autor da proposição.

Com o argumento de gerar novas despesas para o Município, a Prefeitura vetou parcialmente o texto de autoria do vereador Raniere Barbosa (PDT), subscrito pela vereadora Carla Dickson (PROS), que cria a Lei Karol Álvares, instituindo a data de 20 de janeiro como “Dia Municipal das Mães que sofrem da Síndrome dos Braços Vazios”, em razão da perda dos filhos para a violência urbana. No entanto, o parlamento não concordou com o parecer do Executivo e derrubou o impedimento. “Entre outras coisas, o veto retirava da lei a prioridade ao atendimento psicológico, na Rede Básica de Saúde, para as mães enlutadas. Isso a gente não poderia permitir”, defendeu Carla Dickson.

Na sequência, por 11 votos a favor, 3 contra e 2 abstenções, o plenário manteve o veto à Emenda 23, encartada pela vereadora Natália Bonavides (PT) ao Plano Plurianual para o quadriênio 2018/2021. O texto retirava R$ 2 milhões dos recursos da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) para a reformar do Teatro Sandoval Wanderley. Natália falou que houve uma consulta popular feita por seu mandato, através do evento “Chame Gente para debater aonde a Prefeitura vai gastar o seu dinheiro”, no qual identificou-se a necessidade da seguinte ação: Reforma do Teatro Sandoval Wanderley. “Infelizmente, para o prefeito falta interesse por cultura e sobra insensibilidade”, concluiu.

Agentes encontram armas de fogo e munições enterradas na Penitenciária de Alcaçuz

Foto: Bethise Cabral

Uma inspeção nesta quarta-feira (01) resultou na apreensão de armas de fogo e munições encontradas enterradas sob o piso do pavilhão 1 de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal.

A Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) não entrou em detalhes sobre o trabalho dos agentes de segurança, já que o procedimento se encontra em andamento. A unidade foi reformada recentemente e recebeu reforço na vigilância logo após o massacre que vitimou 26 detentos em janeiro.

*Informações do G1/RN

Adolescentes se rebelam em Ceduc de Natal e fazem educadores reféns

Ambulância foi deslocada para o Ceduc Pitimbu, em Natal, durante rebelião de internos (Foto: Cláudia Angélica/Inter TV Cabugi)

Adolescentes que cumprem medida de internação no Centro Educacional (Ceduc) do bairro Pitimbu, na Zona Sul de Natal, iniciaram um motim nesta quarta-feira (1). No início da tarde, eles fizeram dois educadores de reféns e pedem bebida, cigarro, além de coletes à prova de bala. Um dos reféns foi liberado e o outro permanece com os internos.

O Grupo de Operações Especiais (GOE) dos agentes penitenciários e os batalhões de elite da Polícia Militar foram deslocados para o Ceduc Pitimbu.

Fonte: G1/RN

 

Enem contará com operações de trânsito e transporte para facilitar o acesso dos estudantes

O Sistema de Transporte Público da capital operará de forma diferente nos domingos 05 e 12 de novembro, dias de realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A informação é da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Segundo a pasta, as linhas de ônibus operarão conforme os itinerários programados para os dias úteis. Sendo assim, as linhas que deixam de passar por Petrópolis e pelo Campus Universitário da UFRN aos domingos circularão por estas localidades.

Quando a frequência, ela será reforçada duas horas antes da prova. De acordo com Clodoaldo Cabral, secretário adjunto de Transportes da pasta, “a frequência nas principais linhas será, em média, de 20 minutos”, informou.

CIRCULAR DA UFRN
A linha 588 (Circular da UFRN) também irá operar durante a realização das provas do ENEM. Segundo a STTU, a linha contará com três veículos e operará o dia todo. Além do Circular, as linhas convencionais que circulam na UFRN durante a semana também operarão aos domingos.

TRÂNSITO
Além do reforço no transporte, a STTU estará com 10 motocicletas e quatro viaturas nos dias de realização da prova para garantir a fluidez no trânsito. “Vamos monitorar os nossos corredores para evitar que problemas nas vias impeçam os estudantes de chegar aos locais de prova”, informa Rogério Leite, diretor de Fiscalização da pasta.

A Secretaria de Mobilidade recomenda ainda que os estudantes saiam com o máximo de antecedência possível para evitar imprevistos e que visitem os locais de prova antes do domingo para conhecer o melhor caminho ou a melhor linha de ônibus que chega ao local.