7 de outubro de 2017 às 12:16
7 de outubro de 2017 às 12:16
ESCOLA LIMÍRIO CARDOSO D’AVILA FOI ALVO DE DEPREDAÇÃO EM JULHO DO ANO PASSADO, QUANDO VÂNDALOS SAQUEARAM AS DEPENDÊNCIAS DO PRÉDIO
Na decisão, o desembargador Amaury Moura Sobrinho entende que a adoção de providências administrativas e orçamentárias para executar o projeto de reconstrução da Escola Limírio Cardoso, depredada há um ano, deve ser realizada com base em novos estudos sobre a viabilidade ou não da escola no bairro Rosa dos Ventos.
De acordo com o desembargador, “o prazo concedido para execução das medidas determinadas pelo juízo se apresenta exíguo, diante da necessidade de uma análise detalhada da situação do lugar onde se localiza a escola e posterior reconhecimento da viabilidade ou não de sua rebertura”. Com essa decisão, a liminar que obrigava a reconstrução da unidade em 4 meses foi suspensa.
A Limírio Cardoso D’Avila foi alvo de depredação em julho do ano passado, quando vândalos saquearam as dependências do prédio e deixaram a escola destruída. Após o ataque, o município suspendeu as atividades da escola e remanejou alunos e funcionários para outras instituições de ensino da cidade. De lá para cá, o município, através da secretaria de Educação, vem desenvolvendo ações de cidadania com alunos, pais e a comunidade. Um trabalho que vem envolvendo o Tribunal de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil – RN.
O Ministério Público do RN havia ajuizado uma ação civil pública para a reconstrução da escola, com funcionamento previsto para o ano letivo de 2018, caso contrário o município estava sujeito a multas diárias.
A Prefeitura recorreu da decisão mostrando que o prédio da escola havia sido entregue em 2014, custando aos cofres públicos mais de R$ 2 milhões, e que para a nova obra precisariam ser investidos mais de R$ 950 mil, valor não previsto no orçamento deste ano e, dependendo assim, de estudos e planejamento.
7 de outubro de 2017 às 12:01
7 de outubro de 2017 às 12:01
A JORNALISTA KIM WALL EMBARCOU EM 10 DE AGOSTO NO SUBMARINO “NAUTILUS”, AO LADO DO PRÓPRIO INVENTOR PETER MADSEN, PARA FAZER UMA REPORTAGEM
A polícia dinamarquesa anunciou neste sábado (7) a descoberta da cabeça e das pernas da jornalista sueca Kim Wall que desapareceu em 10 de agosto a bordo de um submarino projetado por um inventor, Peter Madsen, que ela viajou para entrevistar.
Mergulhadores encontraram os membros na sexta-feira (6) na baía de Køge, cerca de 50 km ao sul de Copenhague, informou aos jornalistas o inspetor da polícia de Copenhague, Jens Moller Jensen.
“Na noite passada, nosso dentista legista confirmou que se trata da cabeça de Kim Wall”, declarou.
Segundo ele, um primeiro saco foi encontrado com as roupas da repórter de 30 anos. “No mesmo saco havia uma faca e tubos de chumbo para fazer peso”, explicou. As duas pernas foram encontradas pouco depois, bem como “uma cabeça que também estava num saco, com várias peças de metal”.
Em 21 de agosto o torso de Kim Wall, cujos membros foram “deliberadamente seccionados”, segundo a necropsia, foi encontrado por uma pessoa que estava na baía de Køge, onze dias após o desaparecimento da jornalista.
– ‘Nenhum sinal de fratura’ –
O inspetor Jensen ressaltou que não foram encontrados “qualquer sinal de fratura no crânio nem qualquer outro sinal de violência brutal no crânio”.
Detido desde 11 de agosto e indiciado por assassinato e atentado à integridade de um cadáver, Peter Madsen, de 46 anos e casado, se diz inocente apesar de todas as evidências.
Kim Wall era uma jornalista freelancer que trabalhava entre Nova York e a China. Ela embarcou em 10 de agosto no submarino “Nautilus”, ao lado do próprio inventor Peter Madsen, para fazer uma reportagem.
Seu namorado denunciou o desaparecimento em 11 de agosto. No mesmo dia, Madsen foi resgatado pelas autoridades dinamarquesas em Öresund, entre a costa da Dinamarca e da Suécia, antes do naufrágio do submarino.
A polícia acredita que o inventor provocou o naufrágio do “Nautilus” de modo deliberado. A embarcação foi erguida à superfície e examinada pela perícia.
Em um primeiro momento, Madsen afirmou que a jornalista havia desembarcado na ilha de Refshaleoen, em Copenhague, na noite de 10 de agosto.
Depois de ser detido, ele mudou sua versão e afirmou que Wall havia falecido em um “acidente” e que ele jogou o corpo no mar, na baía de Køge.
Segundo esta versão, ele subiu na ponte, segurando a porta da escotilha de acesso à torre em que Kim Wall estava de pé. Ao escorregar de repente, ele soltou a escotilha de 70 kg que caiu na cabeça da jovem.
De acordo com seu relato, o corpo do jornalista estava intacto quando o jogou no mar.
A acusação alega que Madsen matou Kim Wall para satisfazer uma fantasia sexual, depois desmembrou e mutilou seu corpo.
A necrópsia do torso não estabeleceu as causas da morte. Por outro lado, revelou mutilações múltiplas infligidas na genitália da vítima.
– Filmes de mulheres decapitadas –
Filmes “fetichistas” em que mulheres “reais” eram torturadas, decapitadas e queimadas foram encontrados em um disco rígido em seu estúdio, segundo anunciou na terça-feira a Procuradoria dinamarquesa.
“Este disco rígido não me pertence”, reagiu Peter Madsen, sugerindo que muitas pessoas tinham acesso ao estúdio.
Ele assegurou que não houve relações sexuais entre eles e que seus contatos foram puramente profissionais.
Madsen foi acusado em um primeiro momento de “homicídio por negligência”, antes de ter a acusação reclassificada no dia 5 de setembro para assassinato e ataque à integridade de um cadáver.
A jornalista colaborou com The Guardian e New York Times e era graduada pela Escola Superior de Jornalismo da Universidade de Columbia.
O Nautilus foi inaugurado em 2008. Com 18 metros de extensão, era naquele momento o maior submarino privado do mundo.
7 de outubro de 2017 às 10:31
7 de outubro de 2017 às 10:31
PREFEITO CARLOS EDUARDO ESTÁ SOLICITANDO À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL AGILIDADE NA ENTREGA DAS UNIDADES HABITACIONAIS DO EMPREENDIMENTO VILLAGE DE PRATA
A pedido do prefeito Carlos Eduardo, a Secretaria Municipal de Habitação entrou em contato com a Caixa Econômica Federal solicitando que a contratação das unidades habitacionais do empreendimento Village de Prata destinadas às famílias do assentamento 8 de março tenham prioridade e que os dois edifícios destinados a esses moradores possam ser entregues independente da entrega das demais unidades.
O Village de Prata está sendo construído no Planalto e faz parte do programa Minha Casa Minha Vida. São ao total 1.792 unidades. Metade é destinada a comunidades carentes e a outra metade para pessoas que se inscreveram e já foram sorteadas pela Prefeitura. Esse segundo grupo está agora na fase de aprovação dos cadastros.
A previsão é entregar 1.300 apartamentos divididos em seis blocos até o final de novembro, mas a Prefeitura oficiou a Caixa para que dois blocos que já estavam destinados às famílias do 8 de Março cadastradas pela Prefeitura, atingidas pelo incêndio esta semana, sejam contempladas logo. As obras físicas devem ficar prontas no final do mês. A intenção é agilizar a contratação dessas unidades para que as pessoas que estão abrigadas na Escola Municipal Otto de Brito de Guerra ou em casa de parentes possam se mudar para o novo endereço.
A Prefeitura também conclui até o final do mês as obras de asfaltamento do trecho da avenida João Hélio que vai até o Village de Prata e a STTU já definiu uma linha de ônibus que irá atender aos moradores daquele empreendimento tão logo sejam entregues as chaves dos apartamentos.
7 de outubro de 2017 às 10:20
7 de outubro de 2017 às 12:04
AÇÃO DE CIDADANIA VAI INFORMAR SOBRE DOENÇAS VASCULARES, PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Com atendimento gratuito para a população, está sendo realizado, até às 15 horas deste sábado, no estacionamento do Shopping Via Direta, o Check-up Vascular, ação de cidadania promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Rio Grande do Norte (SBACV-RN), em parceria com a Farmoquímica.
A iniciativa tem como objetivo prestar serviço gratuito à população, por meio do atendimento individual, com informações a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento. A ação do Check-up Vascular antecede ao 42º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, que acontecerá em Natal de 09 a 13 de outubro no Centro de Convenções, reunindo mais de 2.000 especialistas.
O Check-up Vascular disponibiliza à população uma estrutura montada com tendas de apoio e uma carreta, que será usada para o atendimento, onde os médicos farão uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas, além de orientar o público quanto aos sinais e sintomas dessas doenças, na intenção de que todos fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas. Além disso, será aferida a pressão arterial e índice glicêmico nos atendimentos.
Durante o atendimento haverá apresentação de vídeo e palestras sobre doença venosa e a exposição de banners explicativos sobre trombose venosa, doença arterial periférica, aneurisma de aorta e obstrução de artérias carótidas. Cartilhas com orientações serão distribuídas no local e também acontecerão palestras sobre a importância de atividades físicas.
Para o presidente do 42º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, Dr. Gutenberg Gurgel, a intensão é manter a missão da Sociedade em promover a saúde vascular da população. “Nosso objetivo é alertar, prevenir e diagnosticar as doenças vasculares que mais impactam na saúde das pessoas”, argumenta.
7 de outubro de 2017 às 10:08
7 de outubro de 2017 às 10:08
CÍCERO MARTINS ACREDITA QUE DEMISSÕES APARENTAM FAZER PARTE DE UM JOGO POLÍTICO
Surpreso com o grande número de demissões de funcionários de empresa terceirizada que presta serviços na Câmara Municipal de Natal, o vereador Cícero Martins (PTB) apresentou um requerimento, através do qual convida o responsável pela empresa Petrogás a prestar esclarecimentos sobre o assunto na Casa. De acordo com o vereador, as demissões iniciaram há cerca de 20 dias e estão acontecendo diariamente, sem qualquer motivo que as justifiquem.
Cícero Martins afirma que tem sido abordado nos corredores da CMN por funcionários amedrontados com o que pode vir acontecer, já que o clima é de corte iminente.
“Está acontecendo, diariamente, uma demissão desproporcional na Câmara dos vereadores, os funcionários das terceirizadas, em especial da Petrogás, estão andando cabisbaixas e dizendo que todos os dias estão acontecendo demissões”.
Para o vereador, as demissões aparentam fazer parte de um jogo político e, por isso, devem ser esclarecidas, pois não apenas configura um jogo sujo de interesses, mas também como um ato de improbidade administrativa.
“Não tem como se demitir com alegação de que não tem dinheiro para pagar, pois existe um contrato com a prefeitura. Então e óbvio que não é uma questão financeira e se não é questão financeira e tem trabalhadores responsáveis, que cumprem fielmente com suas funções mas estão sendo demitidas sem um motivo justificável, no meu entender, eles estão sendo utilizados como troca de moeda política”.
O requerimento convidando o responsável da empresa a prestar esclarecimentos foi lido e aprovado pelos vereadores em plenário nesta quinta-feira (06). Agora, cabe aos vereadores aguardar se o convite será atendido.
7 de outubro de 2017 às 09:11
7 de outubro de 2017 às 09:11
Neste sábado (7), às 16h, tem início a terceira edição do Festival de Teatro Infantil de Natal (Festin). O primeiro dia da programação será animado por Xaranga do Riso e Bonecos In Canto no Praia Shopping. Já no domingo (8), às 16h, será a vez de encantar e divertir a criançada com shows de Bia Bedran e Histórias de Encantar na Cidade da Criança. A entrada é gratuita! Confira a programação completa no site http://idearteproducoes.com.br/site/ #Festin.
Neste ano de 2017, o festival continua na agenda cultural de Natal, e ganha em sua terceira edição um fôlego a mais com uma potente grade de eventos. A primeira edição foi em 2009 no Teatro Alberto Maranhão, e foi muito bem aceita pelo público e crítica, e a segunda foi ano passado, registrando cerca de 50 mil pessoas em mais de 17 dias de programação.
Dentro da programação do Festin serão realizados lançamentos de livros em parceria com a Editora CJA com a presença dos autores, autógrafo, bate papo e performance no palco e a Mostra de Teatro Infantil, que este ano continuará não sendo competitiva, e sim aberta à participação de grupos teatrais profissionais do Rio Grande do Norte, que foram selecionadas através de um edital público. Paralelamente a isso o evento terá shows musicais, apresentações circenses, oficinas e lançamentos de livros voltados ao público infantojuvenil.
Entre as novidades para este ano estão confirmadas as apresentações nacionais de BIA BEDRAN, MINIROCK, TURMA DO TIO BRUNINHO, além das atrações locais Bisteca e Bochechinha, Xaranga do Riso, Circo Grock, Circo do Peteca, Tropa Trupe, Festival de Mágica e mais 15 espetáculos teatrais, oficinas, lançamentos de livros e muito mais.
Amaury Júnior, diretor da Idearte Produções e criador do Festim, explica que o Festival surgiu com o intuito de oferecer uma programação cultural voltada para o público infantil, a fim de levantar a importância destes eventos para a formação educacional e cultural dos pequenos. “Nosso objetivo é despertar o gosto pelo teatro e formar as futuras plateias”.
O 3º Festival de Teatro Infantil é realizado pela Idearte Produções e conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei de Incentivo Djalma Maranhão, Unimed Federação RN, Holiday Inn Natal, Praia Shopping, Biscoitos Treloso e apoio cultural da Fundação José Augusto e SESC/RN.
Serviço:
3º Festin – Festival de Teatro Infantil de Natal
Dias: 07 a 27 de outubro
Local: Cidade da Criança, Praia Shopping e Auditório do SESC Cidade Alta.
Atrações: Bia Bedran, Minirock, Turma do Tio Bruninho, Bisteca e Bochechinha, Xaranga do Riso, Circo Grock, Circo do Peteca, Tropa Trupe, Festival de Mágica e mais 15 espetáculos teatrais, oficinas, lançamentos de livros e muito mais.
Entrada gratuita
07/10/17 – (Sábado)
16h às 18h
Praia Shopping
Xaranga do Riso
Bonecos In Canto
08/10/17 – (Domingo)
16h
Cidade da Criança
Bia Bedran
Histórias de Encantar
08/10
15h as 16h
Cidade da Criança
Lançamento do livro “Guerreiros do Planeta” de Drika Duarte
09/10/17 – (segunda-feira)
15h
Sesc Cidade Alta
O Reizinho Mandão
(Grupo Teart de Teatro)
10/10/17 – (Terça-feira)
15h
Sesc Cidade Alta
Cascudo: Canta Lá Que eu Conto Cá
(Cia. Trotamundos)
11/10/17 – (Quarta-feira)
15h
Cidade da Criança
Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom
(Fábrica das Maravilhas)
12/10/17 – (Quinta-feira)
9h às 18h
Cidade da Criança
Zumba Kids, Circo do Peteca, Brincarte, Jeniffer Cunha e Bisteca e Bochechinha
12/10/17 – (Quinta-feira)
16h às 18h
Praia Shopping
Sancho Pança (Tropa Trupe)
Festival de Mágicas
12/10
15h as 16h
Cidade da Criança
Lançamento do livro “A Família Arco Iris” de Kinha Costa
13/10/17 – (Sexta-feira)
15h
Sesc Cidade Alta
Tic Tac (Tropa Trupe)
14/10/17 – (Sábado)
16h às 18h
Praia Shopping
Brincantos
Baú do Pequeno Principe
15/10/17 – (Domingo)
16h às 18h
Cidade da Criança
A Turma do Tio Bruninho
Circo Grock
15/10
15h as 16h
Cidade da Criança
Lançamento do livro “Vagalume” de Zé Martins
16/10/17 – (Segunda-feira)
15h
Sesc Cidade Alta
OS SALTIMBANCOS
(Cia. Monicreques)
17/10/17 – (Terça-feira)
15h
Sesc Cidade Alta
O MUNDO MÁGICO DOS CONTOS DE FADAS
(Cia. Monicreques)
18/10/17 – (Quarta-feira)
15h
Sesc Cidade Alta
PINÓQUIO DE VOLTA PRA CASA
(Cia. Monicreques)
19/10/17 – (Quinta-feira)
15h
Sesc Cidade Alta
SITIO DO PICA PAU AMARELO
(Cia. Monicreques)
20/10/17 – (Sexta-feira)
15h
Sesc Cidade Alta
AS PELEJAS DE BIRICO, MATEUS E CATIRINA
(Cia. Monicreques)
21/10/17 – (Sábado)
16h as 18h
Praia Shopping
Circo do Peteca
Tistu: Que bicho é esse?
22/10/17 – (Domingo)
16h as 18h
Cidade da Criança
Mini Rock
Contação de história com Bárbara Cristina
22/10 –
15h as 16h
Cidade da Criança
Lançamento do livro “Titina e a Fada dos Sonhos” de Júnior Dalberto
23/10/17 – (Segunda-feira)
15h
Sesc Cidade Alta
Titina e a Fada dos Sonhos
(Espaço Vivo)
24/10/17 – (Terça-feira)
15h
Sesc
Cidade Alta
ESTAÇÃO DOS CONTOS
(Estação dos Contos)
25/10/17 – (Quarta-feira)
15h
Sesc
Cidade Alta
1,2,3 Conto Outra Vez
(Estação dos Contos)
26/10/17 – (Quinta-feira)
15h
Sesc
Cidade Alta
Fluvio e o Mar
(Atores à deriva)
27/10/17 – (Sexta-feira)
15h
Sesc
Cidade Alta
Titina e a Fada dos Sonhos
(Espaço Vivo)
7 de outubro de 2017 às 08:44
7 de outubro de 2017 às 08:44
Oficiais e Praças, policiais e bombeiros militares realizam nesta segunda-feira (9), às 9h, uma mobilização, que faz parte da campanha “Valorize quem te protege”, lançada esta semana nas mídias sociais e que tem como objetivo conquistar o apoio da população com relação a defesa de uma segurança melhor para todos. O ato será em frente à Governadoria e tem como programação uma Assembleia Geral Unificada, em cuja pauta estão as mudanças na Lei do Ingresso, antes que seja aberto o concurso para a Polícia Militar do RN – divulgado pelo governador para abertura de edital ao final de outubro.
A categoria defende que os próximos concursos exijam nível superior para os candidatos à praças, e não apenas nível médio. Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN) argumenta que alguns estados do país já exigem que o candidato tenha ensino superior para ingresso no cargo de praça, como Santa Catarina e Minas Gerais. “Este requisito é uma oportunidade de modernizar a instituição e acompanha a tendência de nosso País, pois esse modelo de ingresso já existe em outros dezesseis estados brasileiros”, ressalta.
Para o presidente da ASSPMBMRN, a valorização do profissional da segurança fortalece o Estado e, consequentemente, garante um melhor serviço prestado à população. “A iniciativa é a ratificação do compromisso das associações com a valorização profissional dos policiais e bombeiros militares. Nossa busca por melhorias é permanente, a campanha é mais um mecanismo para isto”, frisa Eliabe.
7 de outubro de 2017 às 08:26
7 de outubro de 2017 às 08:26
MPT/RN ASSEGURA RECURSOS PARA A REESTRUTURAÇÃO FÍSICA DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)
Um Café Cultural vai marcar a apresentação dos serviços de saúde mental em Natal, com a reestruturação física dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dotação de material para a realização de oficinas. Os recursos para tal foram obtidos junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do projeto Transformando Destinos, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O evento ocorrerá na próxima segunda-feira (9), no Centro de Convivência, localizado no antigo Hospital dos Pescadores, nas Rocas, a partir das 9 horas.
O papel do MPRN foi a construção de um projeto de captação de recursos encaminhado ao MPT por meio do Transformando Destinos, elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Os recursos do MPT decorrem de multas executadas através de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).
“Os cinco Caps foram contemplados com mobiliário e equipamentos diversos, como TVs e computadores. Além disso, o próprio Centro de Convivência também foi estruturado para desenvolver oficinas de artes, papel reciclado, serigrafia, música, dança e capoeira”, contou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Silvana Barros.
O Centro de Convivência destina-se ao uso comum pelos pacientes atendidos nos Caps de Natal: pessoas em sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
Os recursos obtidos também permitiram a organização de uma unidade de acolhimento, na Zona Norte – cuja inauguração será realizada em breve. O local terá capacidade para 10 pessoas (adultos) em situação de rua em consequência do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Comentários