SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 30, 2017

Justiça Federal no RN divulga nota sobre a Operação Alcmeón

Sobre a Operação Alcmeón, deflagrada hoje (dia 30 de agosto), em que é apurada a prática dos delitos de exploração de prestígio, associação criminosa e lavagem de dinheiro, três processos tramitam na Justiça Federal no Rio Grande do Norte.

Os processos número 000329-60.2017.4.05.8400 e 000334-82.2017.4.05.8400 tramitam na 14ª Vara Federal, sob a jurisdição do Juiz Federal Francisco Eduardo Guimarães Farias. No âmbito desses processos, foram determinadas uma prisão preventiva, sete conduções coercitivas e onze buscas e apreensões. O Juiz manteve o sigilo do processo e deverá realizar audiência de custódia com o réu preso ainda nesta tarde.

Já o processo número 0000323-53.2017.4.05.8400, presidido pelo Juiz Federal Mário Azevedo Jambo, teve a determinação de uma prisão, duas conduções coercitivas e quatro mandados de busca e apreensão. No caso desse processo, o magistrado levantou o sigilo.

Os alvos das medidas foram as pessoas e os escritórios de alguns advogados, alguns de seus familiares e empresas, estes últimos supostamente utilizados para a lavagem de dinheiro.

Todos os mandados foram cumpridos pela Polícia Federal nesta manhã.

Agripino nega interferência na decisão judicial sobre recontagem de votos que tirou o mando de Aldo Clemente

 

Resultado de imagem para josé agripino

SENADOR JOSÉ AGRIPINO DIZ QUE DECISÃO DE JUSTIÇA NÃO RECEBE INTERFERÊNCIA DE NINGUÉM

O senador José Agripino Maia (DEM), em nota enviada ao BLOG DO FM, negou enfaticamente que tenha diligenciado junto ao Tribunal Superior Eleitoral para influenciar politicamente a decisão da Corte eleitoral de determinar a recontagem dos votos atribuídos ao candidato a vereador Júnior Grafith (PDT) nas eleições de 2016 em Natal, processo esse que implicou na perda de mandato do vereador Aldo Clemente, nesta quarta-feira.

José Agripino destaca que   “não tem força” para influenciar as determinações judiciais e diz que “decisão de Justiça não recebe interferência de ninguém”.

Segue a nota:

“Estão me atribuindo uma força que eu não tenho. Decisão de Justiça não recebe interferência de ninguém. Dizer que eu interferi em um processo longo como esse, de recontagem de votos para uma cadeira na Câmara Municipal de Natal, é brincadeira”.

Senador José Agripino

Assembleia debate impactos da venda de campos de petróleo no RN

Foto: Ney Douglas

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte debateu na tarde desta quarta-feira, 30, por proposição da deputada Larissa Rosado (PSB), as implicações do anúncio da venda de 50 campos de petróleo no Nordeste, decisão que afetará o Rio Grande do Norte.

“Há toda uma cadeia produtiva que gira no entorno das atividades da maior empresa de petróleo do Brasil, a Petrobras. Essa venda agora anunciada não pode ser feita sem considerar os impactos regionais em cada estado”, destacou a deputada.

Na cidade que detém a maior produção em terra, Mossoró, os efeitos da crise e descentralização das atividades da Petrobras têm gerado impactos econômicos que ainda perduram. A indagação que gestores fazem é se o atual anúncio do governo federal não vai aprofundar essa crise.

“As cidades produtoras, como Mossoró, têm estruturas montadas em torno da cadeia produtiva gerada pela Petrobras. A pergunta que faz é: que garantias temos que as novas empresas vão manter essas cadeias produtivas? Não temos nenhuma garantia, infelizmente”, destacou o secretário de Desenvolvimento de Mossoró, Layre Rosado Neto.

Para o presidente da Rede Petro, que agrega sindicalistas do setor, Gutemberg Dias, a propalada crise na Petrobras foi gerada para fins de efeitos midiático, para reforçar a necessidade do governo de se desfazer de patrimônio nacional.

As críticas sobre a venda dos campos de petróleo ainda foram reforçadas pelo presidente das empresas de perfuração, produção e refino de Petróleo, Fernando Lucena.

EUA testam com sucesso novo sistema antimísseis no Pacífico

Foto mostra o teste do sistema antimísseis realizado pelos EUA no Oceano Pacífico. Foto: Latonja Martin/EFE

Os Estados Unidos realizaram com sucesso nesta quarta-feira (30) um novo teste de seu sistemaantimísseis perto do Havaí, em um momento de forte tensão com a Coreia do Norte, devido ao lançamento recente de um míssil pelo regime de Kim Jong-un que sobrevoou o espaço aéreo do Japão. A informação é da EFE.

No teste de hoje, o destroyer USS John Paul Jones detectou, seguiu e interceptou um míssil balístico de categoria média lançado de uma base americana em Kauai, no Havaí, informou a Agência de Defesa de Mísseis do Pentágono.

“Estamos trabalhando de perto com a frota para desenvolver esta importante nova capacidade e este foi um marco essencial para dar aos nossos navios especializados uma capacidade reforçada de derrubar mísseis balísticos na sua fase terminal”, declarou o tenente-general Sam Greaves, diretor da agência.

“Continuaremos desenvolvendo tecnologia de defesa antimísseis balísticos para estar sempre um passo à frente desta ameaça, à medida que ela evolui”, acrescentou. Esta é a segunda vez que um míssil SM-6 intercepta um míssil balístico de categoria média.

Apesar do teste ter ocorrido em um momento de grande tensão com a Coreia do Norte, um funcionário do governo americano afirmou à rede de televisão CNN que o mesmo já estava previsto muito tempo antes da última provocação de Pyongyang.

Anteontem (28), a Coreia do Norte lançou um míssil que sobrevoou a peninsula de Oshima (na ilha de Hokkaido) antes de cair no Pacífico, a cerca de 1.200 quilômetros do cabo de Erimo, no extremo nordeste do arquipélago japonês.

O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, disse hoje que ainda há espaço para uma “solução diplomática” com a Coreia do Norte, apenas uma hora depois de o presidente Donald Trump afirmar que “conversar não é a solução” para as tensões com o regime de Jim Jong-Un.

Fonte: Agência EFE

Fachin nega pedido de suspeição de Janot para atuar contra Temer

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin rejeitou hoje (30) o pedido de suspeição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, feito pela defesa do presidente Michel Temer, para atuar em investigação relacionada ao presidente que está em tramitação na Corte. Na decisão, Fachin entendeu que não houve indícios de parcialidade de Janot durante as investigações contra o presidente.

No início do mês, o advogado Antonio Mariz, representante de Temer, acusou Rodrigo Janot de parcialidade nas investigações. “Se ao contrário, assumir de pronto que o suspeito é culpado, sem uma convicção da sua responsabilidade, vai atuar no curso das investigações e do processo com o objetivo de obter elementos que confirmem o seu posicionamento prematuro”, disse Mariz.

Na ação, a defesa de Temer também cita uma palestra na qual Janot disse que “enquanto houver bambu, lá vai flecha”, uma referência, segundo o advogado, ao processo de investigação contra o presidente.

“Parece pouco interessar ao procurador se o alvo a ser atingido, além da pessoa física de Michel Temer, é a instituição Presidência da República; as instituições republicanas; a sociedade brasileira ou a nação”.

[VÍDEO] Prefeito Carlos Eduardo é agressivo com a imprensa durante entrevista

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), não gostou de ser indagado pelo repórter da TV Ponta Negra, Alex Pessoa, sobre grampos da Operação Cidade Luz. “Não tem ligação, não. Isso é pauta prejudicada”, esbravejou o prefeito, antes de se virar e ainda dizer: “Crie vergonha na cara”.

Na última semana foi divulgado que o então titular da Semsur, Antonio Fernandes foi registrado combinando a licitação da decoração natalina, no mesmo dia em que ligou para o presidente da comissão de licitação, Raul Araújo, para o mesmo falar com Carlos Eduardo.

Em nota divulgada a impressa o chefe do Executivo municipal afirmou que não houve nenhum ato que ferisse os princípios legais e que como gestor tem por hábito ligar para cobrar agilidade dos auxiliares nos procedimentos licitatórios, obedecendo invariavelmente a todos os trâmites legais. Confira vídeo:

Banco do Brasil confirma reabertura de 15 agências no interior do RN

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) recebeu do gerente de administração do Banco do Brasil, Luís Gustavo Monteiro, as informações das datas próximas de reabertura de 15 agências das cidades do interior.

No mês de maio o Procon Estadual abriu procedimento para exigir um cronograma buscando minimizar os prejuízos dos consumidores dos municiípios do RN. Com isso, a instituição confirmou as seguintes datas e cidades:

  • Touros – Reaberta
  • Baraúna – Já aberta e com funcionamento a partir de 04/09/2017
  • São Paulo do Potengi – 20/09/2017
  • Umarizal – 30/09/2017
  • São Miguel – 31/10/2017
  • Acari – 01/11/2017
  • Florânia – 13/11/2017
  • São José do Campestre – 30/11/2018
  • Tibau do Sul – 30/11/2018
  • Santana do Matos – 06/12/2017
  • Lajes – 30/12/2017
  • Gov. Dixcept Rosado – 10/01/2018
  • Caraúbas – 16/01/2018
  • João Câmara – Previsão 30/03/2018
  • Monte Alegre – 30/03/2018

 

FJA e IPHAN acertam detalhes para retorno da Fortaleza dos Reis Magos ao Governo

A diretora-geral da FJA, Isaura Rosado, acompanhada pelo deputado estadual Beto Rosado, esteve reunida na manhã desta quarta-feira (30), em Brasília, com a presidente do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa para tratar do processo de transferência da Fortaleza dos Reis Magos à administração do Governo do RN.

Durante a reunião, a direção da FJA solicitou ao órgão federal a agilização do processo de transferência do equipamento, atualmente administrado pela União, para o Governo do Rio Grande do Norte, bem como a garantia da manutenção dos recursos anteriormente previstos para o monumento pelo PAC Cidades Históricas, no valor de R$ 8 milhões.

A dotação possibilitará a criação de um projeto museógrafo e a recuperação das áreas em tono da fortificação, definindo espaços para estacionamento, área para o artesanato, boxes de segurança e informações turísticas.

O Governo executará as obras de restauração da Fortaleza, através de recursos decorrentes do empréstimo do Banco Mundial, alocados no Programa Governo Cidadão, no valor de R$ 4.7 milhões.

Participaram da reunião, Rafael Arrelaro (chefe de gabinete IPHAN),  Robson Almeida (diretor PAC cidades históricas), Heliomar Oliveira (procurador chefe IPHAN) Heliomar Oliveira (procurador chefe IPHAN)  e Rosângela Azevedo (representante do Governo do RN),além da coordenadora de Promoções Culturais da FJA, Aglia Revoredo.