SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 31, 2017

‘Tropa de choque’ de Temer tenta garantir quórum mínimo para votação da denúncia

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

A “tropa de choque” do presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados deu início nesta segunda-feira, 31, a uma operação para tentar garantir a presença de pelo menos 342 parlamentares na sessão desta quarta-feira, 2, quando está marcada a análise da denúncia por corrupção passiva contra ele no plenário da Casa. Esse é o quórum mínimo exigido para que a votação de fato da denúncia possa começar.

Para alcançar as 342 presenças, a principal estratégia dos governistas é convencer deputados filiados a partidos da base aliada, mas que estão indecisos ou que votarão contra Temer a registrarem presença. Com isso, esperam não depender da oposição, que reúne 100 deputados, para que a votação possa começar. Parte dos oposicionistas defende não registrar presença, para impedir o início da votação.

O objetivo dos governistas é tentar liquidar já na quarta-feira a votação da denúncia, evitando que Temer fique “sangrando”, como deseja a oposição. A avaliação é de que é preciso superar a votação por dois motivos. O mais importante é evitar que o surgimento de novos fatos, como possíveis novas delações, prejudique o presidente. O segundo é deixar a pauta da Câmara livre para votação da reforma da Previdência.

Lideranças governistas acreditam que a base aliada tem condições sozinha de garantir o quórum exigido para início da votação. Pelos cálculos deles, todos os partidos da base aliada reúnem juntos 380 deputados. Se a maior parte desses parlamentares registrar presença, independente de votarem contra ou a favor de Temer, o governo acredita que conseguirá reunir as 342 presenças mínimas exigidas para que a votação comece.

Rito

A sessão plenária em que a denúncia será analisada está marcada para começar às 9 horas, mas os trâmites da votação só poderão iniciar quando pelo menos 52 dos 513 deputados estiverem no plenário. A primeira etapa serão os discursos do relator do parecer sobre a denúncia, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), da defesa e dos deputados inscritos. Só depois começará a votação de fato, que se dará por chamada nominal.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no entanto, só pode chamar os deputados para votar quando pelo menos 342 deputados tiverem registrado presença. Esse é o quórum mínimo exigido para que a denúncia seja aceita pela Câmara. Isso significa que, para barrar a denúncia, Temer precisa de apenas 172 votos, o que o governo já diz contar. Pelos cálculos de governistas, o presidente tem hoje mais de 250 votos a seu favor.

O presidente Michel Temer foi denunciado por corrupção passiva pelo procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, com base na delação dos donos e executivos do grupo J&F, do qual o frigorífico JBS faz parte. Na denúncia, Janot afirma que Temer foi beneficiário final da mala com R$ 500 mil de propina pagos pela JBS ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor do presidente no Palácio do Planalto.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Polícia Civil prende homem e apreende adolescente com cocaína em residência no interior do RN

Policiais civis da Delegacia de Assú prenderam, nesta segunda-feira (31) na cidade, Cleanderson Martins de Oliveira, conhecido como “Alan” ou “Trezeguê”, 24 anos, e apreenderam um adolescente de 17 anos, quando os mesmos estavam com cocaína em uma residência localizada no bairro São João.

Durante a ação da polícia, a dupla teria arremessado a droga em um terreno nos fundos da casa, tendo sido apreendido no local a quantidade de 4,5 quilos de cocaína prensada. Investigações apontam que a droga seria distribuída nas cidades de Assú e Alto do Rodrigues. Cleanderson foi preso e autuado por tráfico de drogas e associação ao tráfico, e o adolescente por atos infracionais análogos de tais crimes.

Caminhão da Sadia pega fogo na BR-101, próximo de Goianinha

Um caminhão da empresa de alimentos Sadia pegou fogo na tarde desta segunda-feira (31), na BR-101, próximo ao município de Goianinha, no litoral Sul potiguar.

Foto: Tertuliano Pinheiro

 

UBS de liberdade promove encerramento da campanha Julho Amarelo em Parnamirim

 

A Unidade de Saúde de Liberdade realizou nesta segunda, 31, uma ação de encerramento da Campanha Julho Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais.

Na ocasião, a enfermeira Elly Vilane e o farmacêutico Carlos Dantas ministraram as palestras sobre prevenção e meios de contaminação das Hepatites Virais e Medicamentosas. Também foram disponibilizados testes rápidos de Hepatite C, vacinação contra Hepatite B, verificação de pressão arterial, atendimentos médicos e odontológicos.

De acordo com a psicóloga da Unidade, Jurema Marinho, além do trabalho com os pacientes, cerca de 740 pessoas participantes dos grupos de promoção à saúde e prevenção à doença também participaram das palestras e ações durante todo o mês. Jurema explicou que a vacinação e os testes rápidos vão continuar após a campanha.

O diretor da Unidade de Saúde, Artur Moura, falou da importância da ação. “É um trabalho muito importante, que pode resultar no diagnóstico precoce e principalmente prevenção. Ações preventivas de saúde, beneficiam a todos, representa economia para o município e principalmente qualidade de vida para população que evitará muitas doenças e contará com atendimento mais humanizado na saúde pública, pois também combate a superlotação nas Unidades”, explicou.

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E. Essas doenças não costumam apresentar sintomas, mas, quando apresentam, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

PSG quer apresentar Neymar em Paris em grande estilo

O time Paris Saint-Germain quer fazer uma grande apresentação de Neymar no centro de Paris, em frente a um dos emblemáticos monumentos da cidade, e não no estádio Parc des Princes, como sempre costuma acontecer quando se contrata um jogador, informou nesta segunda-feira (31) a rádio Europe 1. A informação é da agência EFE.

Segundo a emissora, o clube pediu permissão à prefeitura da capital francesa para fazer este ato, que já foi autorizado. Inclusive policiais foram colocados à disposição para garantir a segurança do evento, ainda de acordo com a Europe 1, que apontou como possível palco da apresentação a Praça do Trocadero, em frente à Torre Eiffel.

Desta forma, o PSG quer evidenciar a magnitude da transferência do jogador brasileiro, que seria a mais cara da história (222 milhões de euros), mais do que o dobro do valor pago pelo Manchester United à Juventus pelo volante francês Paul Pogba, o recorde atual.

O jornal francês L’Équipe, por sua vez, diz que o clube francês considera a contratação de Neymar como “60% fechada”. Já a imprensa do Catar informou que o brasileiro fará escala em Doha ao retornar de uma viagem à China, para passar por exames médicos e assinar o contrato com os donos do PSG, que são daquele emirado árabe.

Fonte: Agência EFE

Ministério Público Federal recorre e pede aumento de pena de Lula na Lava Jato

Foto: Michel Filho / Agência O Globo

Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta segunda-feira (31) recurso contra a sentença do juiz Sérgio Moro que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em processo da Operação Lava Jato que envolve um triplex em Guarujá e o armazenamento de bens de Lula. Moro, que condenou o ex-presidente a 9 anos e seis meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em razão do apartamento e absolveu Lula em relação ao acervo presidencial.

A força-tarefa pede aumento da pena aos réus do processo e também a condenação do ex-presidente, do ex-presidente da OAS Léo Pinehiro e de Paulo Okamato, presidente do Instituto Lula, em relação ao armazenamento do acervo presidencial.

O ex-presidente foi condenado em processo que investigou se o apartamento no Guarujá, litoral de São Paulo, era propina paga pela OAS a Lula por contratos firmados pela empresa na Petrobras. Lula nega as acusações, e na avaliação dos advogados que o representam, Moro teve atuação política na sentença.

Por “falta de prova suficiente da materialidade”, o juiz absolveu Lula das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial numa transportadora, que teria sido pago pela empresa OAS.

Fonte: G1

Polícia Militar apreende quase 250 quilos de drogas em Mossoró

BPM e DPRE apreenderam, nesta segunda-feira (31), grande quantidade de drogas em Mossoró. Foto: SESED/ASSECOM

Equipes do 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE) e do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) apreenderam, nesta segunda-feira (31), grande quantidade de drogas em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Os PMs faziam patrulhamento nas proximidades do trevo que dá acesso para o município de Upanema, quando se depararam com um motorista em um veículo de cor branca. Ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito acelerou e acabou colidindo com a mureta de proteção e se evadiu o local, abandonando o veículo.

Ao checarem o carro, os PMs encontraram 278 tabletes de maconha, que juntos somaram 242,617 Kg, além da carteira de motorista do condutor. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) para os procedimentos cabíveis.

Prefeitura regulariza comércio na orla marítima de Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim, por meio do Decreto 5.850, publicado no Diário Oficial do Município, dispõe sobre o funcionamento de quiosques, trailers removíveis, barracas de bares e restaurantes localizados na orla marítima de Parnamirim e dá outras providências.

A medida considera a necessidade de se estabelecer normas que previnam transtornos e degradação dos bens de uso comum do povo com a instalação de quiosques, trailers removíveis e pequenas barracas na orla das praias do município, bem como colocação de cadeiras, mesas e camas de areia à disposição dos banhistas.

Nas praias só serão permitidas desde que o estabelecimento comercial ou o empreendedor individual tenha autorização do Patrimônio da União e da SEMUR – Secretaria de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano,  mediante permissão de uso, devidamente remunerado, salvo prescrições legais vigentes dissonantes.

Fica obrigatória a afixação em local visível do estabelecimento, para fins de exposição pública, do termo de permissão remunerada de uso, alvará de localização e funcionamento e da licença da vigilância sanitária.

É de competência dos órgãos municipais de controle e planejamento urbano a definição de áreas públicas objeto das atividades constantes deste decreto, bem como a definição dos padrões técnicos construtivos e arquitetônicos de observância obrigatória pelos permissionários.

Fica proibida a edificação em alvenaria na orla marítima.

A comercialização de alimentos obedecerá às determinações da vigilância sanitária e do órgão de limpeza urbana, sem prejuízos das exigências deste Decreto. Serão também cumpridas pelos permissionários quaisquer outras exigências disciplinares pela legislação federal e estadual, referentes ao planejamento, controle urbano, saúde e segurança pública, limpeza urbana e meio ambiente.

É vedado aos permissionários a implantação de equipamentos sonoros que produzam som amplificado. Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais disposições em contrário. Para saber mais, clique AQUI.