SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 25, 2017

Raniere Barbosa teme delação premiada de Antônio Fernandes, o primo que ganhou um Hyundai I 30 a título de propina

VEREADOR RANIERE BARBOSA (PDT) TEME EVENTUAL DELAÇÃO PREMIADA DO PRIMO ANTÔNIO FERNANDES

Embora tente ostentar uma aparente tranquilidade com o envolvimento de seu nome em uma organização criminosa que subtraiu da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal a nota preta de R$ 22 milhões, destinada ao pagamento de propina, a partir de contratos superfaturados junto a empresas prestadoras de serviços, interlocutores próximos ao presidente afastado da Câmara Municipal do Natal, vereador Raniere Barbosa, garante que é grande o temor do edil com relação a uma eventual delação premiada que venha a ser feita pelo seu primo e ex-secretário da Semsur, Antônio Fernandes de Carvalho Júnior, preso nesta segunda-feira, 24, por ocasião da “Operação Cidade Luz”, desencadeada pelo Ministério público do Rio Grande do Norte.

Além de primo, Antônio Fernandes, que na Semsur também já exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Iluminação Pública, era considerado o braço direito e homem de confiança de Raniere Barbosa, até romper com o mesmo por conta de divergências que surgiram após as últimas eleições municipais.

Conhecido por ser uma espécie de “arquivo vivo” com relação aos procedimentos desenvolvimentos por Raniere Barbosa ao longo de sua vida pública, Antônio Fernandes, segundo o Ministério Público, se beneficiava dos esquemas de corrupção, tendo inclusive recebido um automóvel, a título de propina.

De acordo com o MP/RN, um veículo HYUNDAI I 30 foi entregue a Antônio Fernandes, a título de recebimento de propina, no final de 2016.

DELAÇÃO PREMIADA DE ANTÔNIO FERNANDES PODE ENTERRAR DE VEZ O PRIMO E VEREADOR, RANIERE BARBOSA

A hipótese de Antônio Fernandes abrir a boca em uma delação premiada é considerada como sendo uma bomba de alto teor destrutivo e cujo efeito poderá complicar ainda mais a vida de Raniere Barbosa e expor com detalhes as operações efetuadas pela organização criminosa desbaratada pelo MP/RN.

Convergindo com todos esses fatores, a evolução patrimonial de Raniere Barbosa também tem chamado atenção de alguns observadores da cena política local. Mesmo sem ter nascido em berço de ouro, herdado fortuna, ser dono de empresa ou executivo de empresa privada com alto nível salarial, Barbosa, segundo fontes, conseguiu amealhar ao longo de sua atuação no serviço público um patrimônio considerável e não que não seria compatível com os seus ganhos.

CRESCIMENTO VERTIGINOSO DO PATRIMÔNIO DE RANIERE BARBOSA GARANTIU ENVOLVE VÁRIOS IMÓVEIS DE LUXO (FOTOS: BLOG DO PRIMO)

Entre os imóveis destacam-se apartamentos duplex de cobertura em Natal, um triplex de luxo na praia de Pipa e ainda um apartamento no condomínio de verão mais caro do RN, o Porto Brasil, localizado na badalada praia de Pirangi do Norte.

Segundo ainda interlocutores, o presidente afastado da Câmara Municipal do Natal também tem se mostrado irritado com matérias jornalísticas que são publicadas sobre ele – principalmente com relação ao noticiário veiculado pela Intertv Cabugi, que ele considera como sendo “muito duro”.

Ministério Público alerta envolvidos em lavagem de dinheiro de esquema na Semsur a se apresentarem

O Ministério Público do Rio Grande do Norte alerta às pessoas que tenham fornecido suas contas bancárias para empresas ou envolvidos no esquema de superfaturamento e pagamento de propina relativo a contratos firmados no âmbito da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) desbaratados na operação Cidade Luz para que se antecipem ao desenrolar da investigação e se apresentem ao MPRN para esclarecimentos.

Na Operação Cidade Luz, deflagrada nesta segunda-feira (24) e que investiga o desvio de mais de R$ 22 milhões da Semsur referente a negócios escusos em contratos para prestação de serviços de manutenção de iluminação pública, várias pessoas foram utilizadas para uma suposta lavagem de dinheiro.

“Quem desejar se antecipar e mostrar que agiu de boa fé, que teve uma conta ou algum pagamento de boleto usado sem saber a real dimensão das irregularidades, que se apresente. Vamos aprofundar toda essa situação de lavagem”, adverte o promotor de Justiça com atribuições na Defesa do Patrimônio Público Giovanni Rosado.

O representante ministerial lembra que o próprio juiz de Direito da 7ª vara Criminal de Natal, José Armando Ponte Dias Júnior, em sua decisão que deferiu os mandados de prisões e de buscas e apreensões, determinou também a investigação para apurar responsabilidade criminal de um funcionário do banco Safra por quebra de confidencialidade de ordem judicial para o afastamento do sigilo bancário.

O MPRN mostrou todo o poderio econômico do grupo empresarial que atuava na Semsur, que teve apoio do funcionário de referida instituição bancária e repassou ao empresário Maurício Ricardo de Moraes Guerra, sócio da Enertec, o teor de ordem de quebra de sigilo de dados bancários. Vazamento de informações que podem ter atrapalhado ou embaraçado a investigação, segundo o promotor de Justiça.

A informação sobre a quebra de sigilo bancário deferida pela Justiça provocou grande preocupação no empresário a ponto de fazê-lo destacar a própria filha, que é advogada, para tentar levantar a movimentação do processo. Tudo registrado em diálogo telefônico transcrito na decisão do Juiz.

A partir da revelação criminosa, o empresário também tratou de dividir suas preocupações com outros investigados, chamando atenção da prática de negócios escusos e do pagamento de vantagens indevidas. “Certo, mas quanto aquele negócio das pessoas (…) pra ver até pra quem eu mandei dinheiro, alguma coisa dessa, entendesse?”, traz trecho de diálogo entre Maurício Guerra e o também investigado Felipe Gonçalves de Castro.

O promotor de Justiça Giovanni Rosado informou que até a semana que vem o MPRN já deverá apresentar as primeiras denúncias decorrentes da operação Cidade Luz e que a investigação prosseguirá para desvendar toda amplitude da associação criminosa que fazia uso de empresas relacionadas entre si, que monopolizavam os serviços de iluminação pública em Natal pelo menos desde o ano de 2013, mediante controle de mercado, corrupção de agentes públicos, peculato, lavagem de capitais, fraude nas licitações e contratações diretas.

A operação Cidade Luz resultou na prisão de 14 pessoas, entre empresários e ex-gestores públicos, e no afastamento do presidente da Câmara Municipal de Natal, ex-secretário da Semsur, Raniere Barbosa. Um mandado de prisão temporária ainda não havia sido cumprido até o final da tarde desta terça-feira.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz da 7ª vara Criminal de Natal e foram cumpridos com apoio da Polícia Militar nas cidades de Natal e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e também em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e ainda em Fernando de Noronha, em Pernambuco. Os gabinetes de Raniere Barbosa e da Presidência da Câmara Municipal de Natal também foram alvos dos mandados.

Brasil registra queda de 4% no número de linhas de celular

O número de linhas de celulares em operação no país registrou uma queda de 4,46% em junho deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram registradas 242,11 milhões de linhas móveis ativas no mês passado. A queda em relação a maio foi de 2,3 mil linhas.

Nos últimos 12 meses, a empresa Vivo registrou crescimento de 1,41%, enquanto a Claro, a Tim e a Oi tiveram reduções de 6,21%, 4,93% e 11,61%, respectivamente, no número de linhas ativas. A tecnologia 4G teve um aumento de 5,54% em junho, na comparação com o mês anterior.

O número de linhas de celular começou a cair há cerca de dois anos no país. Em maio de 2015, foram registrados 284,1 milhões de celulares e, desde então, começou a haver redução nos números.

Segundo a Anatel, a queda do número de celulares é consequência da redução da tarifa de interconexão, que é o valor cobrado entre empresas fixas e móveis para a realização das ligações e do valor de remuneração de uso de rede, praticado entre as operadoras de celulares. Isso faz com que as pessoas não precisem ter mais de um chip para falar com números de outras operadoras. A desaceleração econômica também contribui para o encolhimento da base de acessos móveis.

Os estados que apresentaram maior queda no número de linhas móveis em junho, quando comparado com maio deste ano, foram Rio Grande do Sul (-0,30 %) , Pará (-0,34 %) e Bahia (-0,11 %). Já os estados com maior crescimento no número de linhas foram São Paulo, com aumento de 0,20 %, Pernambuco, com 0,11% e Ceará, com 0,11%. Nos últimos 12 meses, todos os estados apresentaram queda no número de linhas móveis.

TV por assinatura

O número de assinantes de TV paga também vem caindo no país. Entre abril e maio, a queda foi de 0,73% e nos últimos 12 meses a redução registrada pela Anatel foi de 1,39%. Atualmente, o país tem 18,64 milhões de clientes de TV por assinatura.

Carolina Ferraz é dispensada da TV Globo após 25 anos

Carolina Ferraz estreou na Globo em 1992 e integrou o elenco principal da emissora por 25 anos. Foto: Globo/Divulgação

Após 25 anos na Globo, a atriz Carolina Ferraz não fará mais parte do casting da emissora. A atriz de 49 anos, cujo contrato vence no mês que vem, não terá o vínculo renovado. A assessoria de imprensa da TV Globo confirmou a informação. Eles explicam que Carolina não terá o contrato renovado, mas isso não impede que ela volte a integrar o elenco de alguma atração. Apesar de não ser mais funcionária da casa, ela poderá ser contratada “por obra certa”, ou seja, para produções específicas.

Carolina Ferraz estreou na Globo como apresentadora do Fantástico em 1992. Ela participou de 16 novelas e protagonizou produções como Por amor (1997) e Pecado capital (1998). Quando deixou de fazer o papel da mocinha, emplacou a vilã Norma Gusmão, de Beleza pura (2008). Norma foi uma das personagens mais marcantes da carreira, que rendeu o famoso bordão “Eu sou rica! Rica!”. A frase se tornou meme e viralizou nas redes sociais. A participação mais recente em novela foi em Haja coração (2016).

Em 2014 ela iniciou contrato com o canal pago GNT, onde apresentou o programa culinário Receitas da Carolina. Com uma pegada de alimentação saudável e prática, a atriz ensinou receitas autorais e recebeu convidados como Fafá de Belém, Regina Duarte e Regiane Alves. O programa foi exibido até a quinta temporada.

Fonte: Diário de Pernambuco

Procura por passagem aérea doméstica cresce 1,96% em junho

A procura por passagens aéreas domésticas cresceu 1,96% em junho na relação com o mesmo mês de 2016, informou hoje (25), em São Paulo, a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear). A oferta de voos pelas companhias aéreas, no entanto, recuou 0,68% na mesma base de comparação.

Maurício Emboaba, consultor técnico da Abear, disse que a alta na demanda não significa expansão do setor, já que junho de 2016, mês usado na comparação, teve demanda reprimida por ter sido o auge da crise política no país.

Para ele, a leve alta se deve mais ao ajuste de oferta. Os dados levam em conta os serviços prestados pelas companhias Avianca (que respondeu por 13,49% do mercado), Azul (18,28%), Gol (35,39%) e Latam (32,85%).

A taxa de ocupação nos voos foi de 80,24%, alta de 2,08 pontos percentuais, o que a Abear considera desempenho saudável para as companhias. As empresas brasileiras tiveram crescimento de 15,10% na demanda do mercado internacional e a oferta nesse segmento aumentou 12,32%.

A movimentação de cargas domésticas cresceu 8,34% em junho, somando 28,3 mil toneladas. Nas rotas internacionais, o movimento foi de 20,6 mil toneladas, crescimento de 57,96%. Para Emboaba, esse aumento expressivo indica o amadurecimento do crescimento da oferta no mercado internacional de cargas.

Cobrança de bagagens

A cobrança para despachar bagagens e o oferecimento de tarifas com desconto para quem não utiliza o serviço passaram a valer em junho. Eduardo Sanovics, presidente da Abear, disse que a mudança surpreendeu positivamente o setor porque 65% dos bilhetes vendidos desde então são de tarifas, em média, 30% mais baratas, voltadas aos passageiros que viajam sem bagagem.

Para ele, embora a associação ainda não tenha dados consolidados sobre a curva de preços das passagens aéreas, os primeiros levantamentos das companhias apontam queda de preços praticados.

“Só poderemos falar sobre preços quando tivermos os dados consolidados da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], mas algumas empresas vêm mostrando queda nos preços”, explicou.

Fonte: Agência Brasil

Caern suspende o abastecimento de água para 9 bairros de Natal

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza emergencialmente, na tarde de terça-feira (25), a substituição do motor da adutora I do Jiqui. A medida é necessária em razão de um problema identificado no aparelho.

Por conta disso, o abastecimento de água será interrompido provisoriamente nos bairros de Lagoa Nova, Candelária, Felipe Camarão, Cidade Nova, Nazaré, Dix-Sept Rosado, Capim Macio, Mirassol e San Vale.

O sistema de abastecimento será normalizado 48h após a conclusão dos serviços, prevista para amanhã à tarde.

Governo vai recorrer de suspensão do aumento de imposto sobre combustível

(Foto: Joel Silva/Folhapress)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (25) que o governo recorrerá da decisão da Justiça Federal no Distrito Federal que suspendeu o reajuste das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol, anunciado pelo governo na última quinta-feira (20). Segundo ele, advogados da Advocacia Geral da União (AGU) já estão analisando a decisão para preparar a defesa.

“A interpretação dos advogados da AGU é a de que o aumento dos tributos está dentro da lei. A AGU vai apresentar o recurso e vamos aguardar como sempre. Encaramos com tranquilidade as decisões de outros poderes”, disse o ministro.

Meirelles reforçou que a discordância entre os poderes é uma das características da democracia e o aumento das alíquotas desses impostos foi baseada na avaliação dos advogados da AGU e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. “Continuamos acreditando nela [na Justiça]. O juiz entendeu diferente e está em seu legítimo direito. Compete à AGU apresentar toda a argumentação e aguardar as decisões posteriores. Em resumo mantemos a serenidade, tranquilidade e a convicção do que fizemos”.

Guardas municipais detêm acusado de vandalismo contra Centro de Educação em Natal

Ação da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) evitou na noite dessa segunda-feira (24), que três homens conseguissem ampliar a depredação de equipamentos pertencentes ao Centro de Educação Infantil Professora Maria de Nazaré da Costa Galvão, situado no conjunto Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul, zona Norte da capital. Na ocasião, os guardas municipais conseguiram imobilizar e prender um dos suspeitos do delito, identificado como Adelmo de Aguiar Aciole.

Os guardas municipais foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para atender a ocorrência de depredação de bem público. No local, os agentes se deparam com alguns equipamentos danificados pelos suspeitos de invadir o CMEI. Entres os objetos alvos dos vândalos foi possível contabilizar quatro bebedouros, oito extintores de incêndio, uma bomba d’água, mesas, portões e um parquinho infantil.

Adelmo de Aguiar Aciole foi preso em flagrante dentro das instalações da unidade de ensino infantil. O mesmo foi conduzido pelos guardas municipais à Delegacia de Plantão Zona Norte, onde foi registrada a prisão, ficando o suspeito à disposição da justiça. Se condenado, o acusado pode pegar de seis meses a três anos de detenção, além de multa.