16 de junho de 2017 às 19:26
16 de junho de 2017 às 19:26
(Foto:Humberto Sales / Photo Press)
A missa de corpo presente da ex-governadora Wilma de Faria lotou a Catedral Metropolitana em Natal nesta sexta-feira (16). A celebração foi presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, às 17h30, e reuniu família, amigos, autoridades e admiradores da trajetória política de Wilma.
(Foto: Tribuna do Norte)
Wilma de Faria morreu aos 72 anos em Natal na noite daa quinta (15). Ela cumpria mandato de vereadora em Natal , mas estava afastada das funções desde o dia 18 de abril para tratamento de um câncer no sistema digestivo, diagnosticado há dois anos. Estava internada na Casa de Saúde São Lucas desde 3 de junho.
16 de junho de 2017 às 18:29
16 de junho de 2017 às 18:29
CORREIOS ENFRENTAM A MAIOR CRISE FINANCEIRA DE SUA HISTÓRIA
A partir da próxima segunda-feira (19), em virtude da aprovação da nova Política Comercial dos Correios, o serviço e-Sedex será extinto. Dessa forma, todas as postagens de encomendas deverão ser realizadas por SEDEX ou PAC. E-Sedex é a modalidade de entrega dos Correios que oferece preços mais acessíveis para entregas, em patamar similar ao PAC, mas com prazos do nível do Sedex.
A medida deve atingir diretamente os consumidores. Segundo a Abrapost (Associação Brasileira de Franquias Postais), a modalidade oferecida pelos Correios responde por 30% do faturamento das lojas franqueadas, logo, o valor do frete através de transportadoras contratadas ou do Sedex convencional será repassado para os preços dos produtos ou para o próprio valor de entrega.
Atualmente, os Correios enfrentam a maior crise financeira de sua história, sendo que registrou um prejuízo de R$ 2,1 bilhões em 2016 e as projeções apontam um novo prejuízo de R$ 1,3 bilhão em 2017. Isso motivou o fim do serviço e-Sedex.
Em comunicado de hoje (16), a empresa afirmou que continuará a ser a mais acessível ao e-commerce em todo o Brasil. “As mudanças da nova Política Comercial da estatal visam atender melhor ao comércio eletrônico, destinando pacotes de encomendas específicos para os clientes desse setor, como os serviços Sedex, PAC e Logística Reversa, que atendem às diversas necessidades de preços e prazos dos lojistas, além dos consumidores finais”.
Além desses serviços, os Correios possuem parcerias com os maiores marketplaces do país e prosseguem com a implantação do novo serviço Correios Log – Comércio Eletrônico, também conhecido como e-Fulfillment, que possibilita à loja virtual ter toda a sua operação de armazenamento, preparação de pedido, postagem e logística completamente realizada pelos Correios, com otimizações operacionais e de custos para os clientes.
16 de junho de 2017 às 17:44
16 de junho de 2017 às 17:44
SISTEMA DE RODÍZIO, QUE É FEITO EM INTERVALOS DE 24 POR 48 HORAS, VAI PASSAR A SER DE 24 POR 24 HORA
O volume de chuva que a capital potiguar recebeu nos últimos meses vai permitir que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) melhore o atendimento no abastecimento de água para a população da Zona Norte. A partir desta sexta-feira (16), o sistema de rodízio, que é feito em intervalos de 24 por 48 horas, vai passar a ser de 24 por 24 horas. Assim, nenhum bairro vai passar mais de um dia sem o abastecimento. Desde que foi implantado o rodízio, em fevereiro, engenheiros e técnicos da Caern trabalham para diminuir os transtornos ocasionados pelo baixo nível da Lagoa de Extremoz.
Com a intensidade da chuva maior do que o esperado em maio e junho, a Caern pôde, no mês passado, passar a abastecer 100% da Zona Norte nos finais de semana. A medida se mostrou muito positiva, porque o fim de semana é o período em que a demanda aumenta, visto que as pessoas geralmente não trabalham e ficam mais em casa. “Agora, podemos melhorar ainda mais o abastecimento, com o rodízio feito em intervalos de 24 horas para todos os bairros da Zona Norte”, explicou Lamarcos Teixeira, superintendente de Operação e Manutenção da Regional Natal da Caern.
O sistema de rodízio para a Zona Norte foi adotado em fevereiro pela Caern, porque a Lagoa de Extremoz, responsável por 70% do abastecimento daquela parte da capital, atingiu o nível crítico de volume, apresentando apenas 40% de sua capacidade. A Zona Norte também é abastecida por poços tubulares, em proporção de 30%. A medida era preventiva, visto que não se tinha garantia de bons níveis de chuva nos meses que se seguiam.
Durante os meses de rodízio, a Caern contou com a colaboração efetiva de toda a população da Zona Norte, que entendeu a necessidade de usar de forma racional a água distribuída. Com a conscientização e mudança de hábitos, foi possível passar pelo período de maior escassez minimizando os transtornos e prejuízos que uma situação como essa traz.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO RODÍZIO
*Dia 1 – 12h (dias 16, 20, 22, 26,28 e 30 de junho)
Alto da Torre, Niterói, Garis, Raio do sol, Jardim das flores, Residencial Redinha, Alvorada I, II, ki-Panoram, Loteamento Santa Cecília e Conjunto dos Correios. Loteamento Village das Dunas, Redinha Nova, Redinha Velha e África.
Dia 1 – 24h (dias 16, 20, 22, 26,28 e 30 de junho)
Vale Dourado, Conjunto Icapuí, Conjunto Parque das Mangueiras, Alvorada III e IV, Nova Zelândia, Golandim e Parque dos Coqueiros.
**DIA/NOITE: Jardim Progresso (da Av. Industrial a Av. Três Irmãos).
Dia 2 – 24h (dias 19, 21,23,27,29 de junho)
Soledade I e II, Panorama, Potengi, Santarém I e II, Loteamento Mar Del Plata. Amarante, Vila Paraíso, Cidade do Sol, Jardim Lola I e II, Igapó Alto e Baixo, Panatis I, II e III, Salinas e Santa Catarina.
**DIA/NOITE: Jardim Progresso (da Av. Industrial a Couto Magalhães).
*Bairros e loteamentos têm abastecimento por 12 horas, alternado com 12 horas sem abastecimento, mesmo nos dias em que o cronograma prevê distribuição de água.
**Jardim Progresso permanece com fornecimento de água no sistema 12h com água por 24h sem água, e dividido em duas áreas. Área 1 vai da Av. Industrial à Av. Três Irmãos, e Área 2 vai da Av. Industrial à Couto Magalhães.
Aos finais de semana, abastecimento normal para TODOS os bairros e localidades, ou seja, o rodízio é suspenso.
16 de junho de 2017 às 17:40
16 de junho de 2017 às 17:40
NESTA SEXTA-FEIRA (16), OUTRAS NOVE QUADRILHAS IRÃO SE APRESENTAR NA ARENA NETA VIANA
Foi com as arquibancadas lotadas e uma alegria contagiante, que a Prefeitura de Apodi deu início, na noite desta quinta-feira (15), ao grande Festival de Quadrilhas Juninas Estilizadas Beta Guerra. Ao todo, três grupos deram um show ao ar livre na Arena Neta Viana.
O público lotou o espaço, tanto nas arquibancadas, quanto nos espaços livres ao redor, mesmo com uma fina neblina caindo. A torcida era contagiante. Se apresentaram na primeira noite as agremiações Rei do Cangaço, de Mossoró, Nação Junina, de Jucurutu, e Lume da Fogueira, também de Mossoró.
O Festival de Quadrilhas Juninas Estilizadas de Apodi acontece em dois dias e é organizado pela Secretaria de Educação e Cultura, com o apoio da pasta de Turismo. Totalmente gratuito aos espectadores, o evento tem como objetivo resgatar a cultura nordestina.
“Ficamos muito felizes quando atingimos nossas metas. Esse festival é uma forma de manter a nossa cultura viva. Ver todo esse pessoal envolvido e essa quantidade de pessoas assistindo, nos faz sentir que está valendo a pena”, destacou o prefeito Alan Silveira, que abriu oficialmente o evento homenageando as famílias de Neta Viana e Beta Guerra com láureas de homenagens.
Nesta sexta-feira (16), outras nove quadrilhas irão se apresentar na Arena Neta Viana. O festival tem início a partir das 20h30.
16 de junho de 2017 às 17:14
16 de junho de 2017 às 17:14
ELE É SUSPEITO DE UM HOMICÍDIO NO ANO DE 2000 NA CIDADE DE PATOS DE MINAS
Policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam, na tarde desta sexta-feira (16) no bairro Bom Pastor, Antônio Ferreira Suriano, vulgo “Ceará”, 36 anos, suspeito de ter cometido um homicídio no ano de 2000 na cidade de Patos de Minas, localizada no estado de Minas Gerais. Anteriormente à sua prisão, ocorrida em cumprimento de mandado de prisão preventiva, Antônio tentou evadir-se para Fortaleza com uma criança.
O homem é suspeito de ter assassinado a facadas Luiz Antônio Xavier da Silva, conhecido como “Lucas”, 45 anos, no dia 14 de setembro de 2014 no bairro Bom Pastor, onde teria discutido com a vítima após uma festa. Na época do crime, Antônio utilizava uma identidade falsa com o nome de Ribamar Rodrigues de Oliveira, o qual tem em seu desfavor um mandado de prisão temporária pelo assassinato de Luiz. Antônio foi preso e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
16 de junho de 2017 às 17:06
16 de junho de 2017 às 17:06
VACINAS SÃO FABRICADAS PELA EMPRESA GLAXOSMITHKLINE, NA BÉLGICA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da distribuição e do uso de 16 lotes da vacina Rotarix, imunizante oral utilizado para a proteção contra diarreia e vômito causados pela infecção por rotavírus humano. A decisão foi publicada hoje (16) no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a agência foi identificada desvio de qualidade na vacina em decorrência da “perda de integridade das bisnagas, durante o processo de fabricação, que resultou no vazamento das bisnagas contendo a vacina”.
As vacinas, fabricadas pela empresa GlaxoSmithkline, na Bélgica, são distribuídas no país pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos. Além da suspensão, a Anvisa também determinou o recolhimento dos lotes com data de validade vigente que ainda estiverem disponíveis no mercado.
Perivasc
A Anvisa também determinou a suspensão da importação, distribuição, comercialização e uso do medicamento Perivasc (diosmina + hesperidina), utilizado no tratamento das manifestações da insuficiência venosa crônica, como varizes, sequelas de tromboflebites e úlceras varicosas.
O medicamento é fabricado pela empresa espanhola Kern Pharma e importado para o Brasil pela Eurofarma Laboratórios S.A. Segundo a Anvisa, a inspeção realizada no período de 6 a 20 de janeiro deste ano considerou insatisfatórios os procedimentos para a elaboração do produto. O laudo para a suspensão da importação, distribuição e comercialização do produto se baseou nas “não conformidades detectadas durante inspeção para verificação de Boas Práticas de Fabricação na empresa”. Com a decisão, a empresa importadora deverá recolher os medicamentos que ainda estiverem em circulação no mercado.
Álcool Flop’s
Outro produto que teve suspensa sua distribuição, comercialização e uso foi o Álcool Flop’s 46, fabricado por Indústria e Comércio de Produtos Químicos Tangará Ltda. Laudo da Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG) verificou que o lote 003 apresentou resultado insatisfatório em ensaio de teor alcoólico, aspecto e rotulagem. O estoque do lote do produto deverá ser recolhido pelo fabricante.
16 de junho de 2017 às 16:51
16 de junho de 2017 às 16:51
ARTISTA FARIA SHOW NESTA NOITE COM OS CAVALEIROS DO FORRÓ
A cantora Eliza Clívia, ex-Cavaleiros do Forró, morreu em um acidente de carro nesta sexta-feira (16). Ela estava em um veículo de passeio que foi atingindo por um ônibus no cruzamento das ruas Maruim e Arauáda, do Centro de Aracaju, Sergipe.
Eliza estava na cidade para um show especial com ex-integrantes da Cavaleiros do Forró, banda a qual fez parte e a projetou no ritmo. Ela se desligou recentemente da banda Cavalo de Aço para seguir carreira solo.
A cantora chegou a participar de programas de TV em Aracaju e era aguardada para uma entrevista numa emissora de rádio esta tarde, quando aconteceu a tragédia. A própria emissora que a receberia no estúdio para o bate-papo noticiou a morte. Um integrante da banda que estava com ela no carro, Sérgio Ramos, que também era seu namorado, chegou a postar uma foto nas redes sociais horas antes do acidente com a legenda: “Cansados, nadinha”.
16 de junho de 2017 às 15:06
16 de junho de 2017 às 13:15
NATAL, SÃO GONÇALO DO AMARANTE, PARNAMIRIM E MACAÍBA JÁ CONTAM COM A REDE
Governo do RN e UFRN inauguram, na próxima segunda-freira (19) a Rede Giga Metrópole, projeto que oferece internet banda larga para 346 escolas públicas do Estado. O evento contará com a presença do ministro da Educação, José Mendonça Filho, do diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões da Silva e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio de Sousa Pinheiro.
O lançamento será no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep) a partir das 10h. Todas as escolas públicas de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Macaíba já estão utilizando a internet em alta velocidade, somando 346 instituições de ensino. O projeto é uma parceria entre o Instituto Metrópole Digital, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) e o Ministério da Educação (MEC), sendo este responsável pelo financiamento. No total, foram investidos no Rede Giga Metrópolemais de R$ 11 milhões, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a SEEC.
Até dezembro de 2012, segundo estudo publicado pelo instituto Metrópole Digital da UFRN metade das escolas públicas da região metropolitana de Natal não possuíam conexão com internet e a outra metade tinha acesso somente a uma banda média de 370 kbps. A partir desta constatação, foram iniciados entendimentos entre SEEC, UFRN através do Instituto Metrópole Digital (IMD) e o Ministério da Educação com o objetivo de conectar, através de uma rede de alta velocidade, todas as escolas públicas da região metropolitana de Natal.
A solução encontrada foi a criação da rede Giga Metrópole, uma extensão de uma rede metropolitana anterior chamada de Rede Giga Natal, de onde foi compartilhado o uso de um par de fibras ópticas, cedido pela RNP ao Governo do Rio Grande do Norte visando implantar uma rede corporativa de alta velocidade interligando os diversos setores de interesse do governo.
Atualmente, graças ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC) a maioria da gestão da educação estadual tem sido realizada de forma informatizada, iniciando uma nova fase onde está sendo possível acompanhar indicadores, o monitoramento da evolução dos estudantes e a atuação de professores e escolas. Apesar disso, como o SIGEDUC só funciona em ambiente web, até a criação do Giga Metrópole ainda existiam diversas fragilidades nas escolas em relação ao uso desse sistema.
Para a interligação física das diversas escolas da rede pública de ensino ao backbone (espinha dorsal) da Rede Giga Metrópole foram implantadas redes de acesso utilizando tecnologia óptica e sem fio. Todo o procedimento para implantação da Rede e dos laboratórios de ensino foram conduzidos pelas equipes do Centro de Operações da Rede Giga Natal e da SEEC, respectivamente, designadas para essa finalidade.
Comentários