VARIAÇÃO TEM COMO CARACTERÍSTICA A RESISTÊNCIA À BROCA DA CANA, PRINCIPAL PRAGA QUE AMEAÇA A CULTURA
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta-feira o uso comercial da primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada (Cana Bt) desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), informou em nota o CTC.
A Cana Bt passou por rigorosa avaliação da CTNBio, que a considerou segura sob os aspectos ambiental e de saúde humana e animal, segundo a empresa.
“Esta é a primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada aprovada para comercialização no mundo”, ressaltou o CTC, empresa 100 por cento brasileira com foco em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de variedades de cana-de-açúcar e outras tecnologias disruptivas.
A nova variedade, CTC 20 Bt, tem como característica a resistência à broca da cana (Diatraea saccharalis), principal praga que ameaça a cultura.
SESSÃO TERÁ FILME MADAME BOVARY E COMEÇA ÀS 17H, NO AUDITÓRIO DO NEPSA I, COM ENTRADA GRATUITA
O Projeto Ciclo de Cinema Social Aplicado (Cine CCSA) exibe, nesta quarta-feira (14), o filme Madame Bovary, uma adaptação do drama de mesmo título de Gustave Flaubert e a produção potiguar, Mar de Zila. A sessão começa às 17h, no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa I), com entrada gratuita e aberta ao público.
Madame Bovary trata da desesperança e do desespero de uma mulher que, sonhadora, se vê presa em um casamento insípido, com um marido de personalidade fraca, em uma cidade do interior. No romance, a personagem dá início a uma relação extraconjugal para tentar se promover na sociedade e melhorar seu status social. Porém, suas atitudes levam-na ao oposto deu seus objetivos.
O filme Mar de Zila conta a história de um homem que regressa para sua cidade de origem após anos morando fora e que, a partir de alguns encontros, percebe que o caminho de volta mexe com tormentas pessoais. Apesar do nome, o curta não é sobre a obra de Zila Mamede, mas traz algumas referências ao universo abordado pela autora e há, inclusive, um poema de sua autoria em uma das cenas.
A programação da mostra Cinema e Literatura é realizada em parceria com a Cooperativa Cultural da UFRN. Ao final da sessão, acontecerá sorteio de livros e CDs entre os espectadores. A exibição encerra a edição da Mostra Cinema e Literatura do semestre 2017.1.
PROGRAMA OFERTA 94 VAGAS, SENDO 55 PARA O MESTRADO E 39 PARA O DOUTORADO
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Centro de Educação (CE), inscreve, de 31 de julho a 14 de agosto, interessados em participar de um processo de seleção para os níveis de mestrado e doutorado em Educação com ingresso em 2018.1.
A seleção objetiva identificar os candidatos que melhor correspondam à proposta acadêmica do programa e à oferta de vagas das suas linhas de pesquisa. A seleção consiste em algumas etapas eliminatórias, como prova escrita, análise de projeto de dissertação para mestrado ou tese para doutorado e avaliação do Currículo Lattes.
O programa oferta 94 vagas, sendo 55 para o mestrado e 39 para o doutorado. Dessas vagas, 10% são para servidores permanentes da UFRN – demanda interna -, distribuídos da seguinte forma: 5 vagas para o mestrado e 4 vagas para o doutorado. Os candidatos da demanda interna devem atender aos requisitos mínimos propostos pelo PPGED para a candidatura e aprovação no processo seletivo.
As inscrições são feitas exclusivamente por meio do site do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), das 8h do dia 31 de julho às 23h59 do dia 14 de agosto. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital, disponível aqui.
PROJETO FOI APROVADO PELAS QUATRO COMISSÕES TEMÁTICAS QUE OBRIGATORIAMENTE TERIA QUE PASSAR
As Comissões de Ciência e Tecnologia e de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos se reuniram, na manhã desta terça-feira (13), e aprovaram o Projeto de Lei Complementar, enviado pelo Executivo Municipal, que regulamenta a criação de áreas para a implantação do parque tecnológico na cidade de Natal.
“O Projeto foi aprovado pelas quatro Comissões temáticas que obrigatoriamente teria que passar, os membros entenderam a importância e deram parecer favorável a um Projeto que, através de incentivos fiscais concedidos pelo município, às empresas que se instalarem no Parque Tecnológico, proporcionarão incremento na arrecadação, além da geração de emprego e renda na nossa cidade”, afirmou Sueldo Medeiros (PHS), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.
As empresas que se implantarem nas referidas áreas terão uma redução de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviço (ISS), 30% no Imposto de Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITVI), além de redução no IPTU e isenção total na licença de localização.
O Vereador Sandro Pimentel (PSOL), presidente da Comissão de Planejamento Urbano, destacou que os vereadores devem votar favorável ao Projeto de Lei Complementar por tratar não só do desenvolvimento tecnológico, mas também do crescimento socioeconômico de Natal.
“É um Projeto grandioso porque a partir de uma compensação fiscal atrairemos empresas de pequeno, médio e grande porte que vão se debruçar na área de tecnologia e inovação, um dos setores que mais cresce no mundo, e que vai proporcionar crescimento econômico para nossa cidade”, enfatizou Sandro.
Para a vereadora Nina Souza (PEN), vice-presidente da Comissão de Planejamento Urbano, a aprovação e construção do Parque Tecnológico é um marco para uma transformação tanto no âmbito social como no econômico.
“O projeto de um Parque Tecnológico é um projeto complexo, por exemplo, estão trabalhando em conjunto a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Sebrae, a Prefeitura e o Legislativo, para transformar a realidade do município, que através desse projeto, terá, em um curto espaço de tempo, um forte desenvolvimento na área empresarial”, destacou Nina Souza.
O Projeto de Lei Complementar segue para plenário e será votado em sessão na tarde desta terça-feira.
“Eu espero que os vereadores abracem a causa, votem pela aprovação porque é um Projeto ímpar para nossa cidade que trará avanços tecnológicos, vai gerar novos empregos, a expectativa é que até 2020 cerca de mil empregos sejam gerados, além do aumento de receitas que também é uma conseqüência do Projeto do Parque Tecnológico”, disse Robson Carvalho (PMB).
Participaram da reunião os vereadores Franklin Capistrano (PSB), Chagas Catarino (PDT), Natália Bonavides (PT) e Kleber Fernandes (PDT).
TAMBÉM FOI APROVADA MATÉRIA QUE INSTITUI O DIA ESTADUAL DA BANDA DE MÚSICA EM 13 DE JUNHO
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprova por unanimidade o Projeto de Lei 22/2016 que dispõe sobre a Revisão Anual da Remuneração dos Servidores de Cargos de Provimento Efetivo do Quadro Geral de Pessoal do Tribunal de Consta do Estado (TCE). A matéria foi discutida e votada na reunião desta terça-feira (13) quando foram analisados mais quatro projetos, sendo um aprovado e três considerados inconstitucionais por vício de iniciativa.
“O processo do Tribunal de Contas está bem instruído e por isso o nosso parecer foi favorável à revisão da remuneração dos servidores. O TCE está abaixo do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e tem disposição orçamentária”, justificou o deputado Carlos Augusto (PSD), que relatou a matéria.
Outra matéria relatada pelo deputado Carlos Augusto foi considerada inconstitucional por vício de iniciativa. O Projeto de Lei assegurava ao consumidor o direito de livre escolha da oficina em casos de cobertura de danos em veículo por segurador, no âmbito do Estado.
Os Projetos de Lei 044/17 e 139/16 também foram considerados inconstitucionais pelo relator, deputado Albert Dickson (PROS). Um deles instituía o Banco de Remédio do Estado e o outro instituía a Rede de Reabilitação e Cuidados pra a Pessoa com Deficiência. O relator entendeu que havia vício de iniciativa e fixação de atribuições ao Poder Executivo.
Por fim foi aprovada a matéria que institui o Dia Estadual da Banda de Música a ser comemorado anualmente no dia 13 de junho, que foi relatado pela deputada Márcia Maia (PSDB).
A reunião da CCJ contou com a presença dos deputados Cristiane Dantas (PCdoB), Getúlio Rêgo (DEM), Márcia Maia, Albert Dickson e Carlos Augusto.
DEPUTADA DESTACOU QUE 34% DA POPULAÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE É FORMADA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A adesão de 19 municípios ao programa Frente nas Cidades, lançado na última sexta-feira (9), foi o destaque do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSDB) na manhã desta terça-feira (13). A parlamentar agradeceu a participação dos vereadores, autoridades e instituições ligados à rede de proteção das crianças e dos adolescentes no Rio Grande do Norte. A Frente das Cidades é um instrumento para fortalecimento das políticas preventivas e sociais no Estado e foi lançada durante reunião ampliada da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente.
“Tivemos cerca de 40 vereadores presentes de 20 câmaras municipais espalhadas pelo RN. A nossa missão é estimular e contribuir na instalação das frentes em todos os municípios do Estado e colocar na pauta do legislativo municipal as políticas dirigidas às crianças e adolescentes”, disse Márcia Maia.
A deputada destacou que 34% da população norte-riograndense é formada por crianças e adolescentes, num total de 1,1 milhão de pessoas. “Nada mais justo que políticas públicas eficientes para esse público. Portanto a instalação das frentes é extremamente importante”, frisou.
Márcia Maia enfatizou que uma parcela significativa dos mais de mil homicídios registrados nos primeiros meses desse ano no Rio Grande do Norte, é formada por adolescentes e jovens. “Eles estão morrendo e são muitos. Como não têm uma infância saudável, vão por um caminho muitas vezes sem volta. Temos que ter políticas de prevenção”, disse.
Por fim, a parlamentar informou que deixou à disposição dos municípios que não participaram da reunião ampliada da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, cartilhas e uma equipe para dar suporte na implantação da frente parlamentar nas câmaras municipais.
RN TERÁ AUDIÊNCIAS PÚBLICAS EM PAU DOS FERROS E CAICÓ
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) aproveitou a sessão plenária desta terça-feira (13) para destacar a programação da Caravana das Águas do São Francisco, que acontece nos dias 19 e 20 de junho em Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Os estados serão beneficiados com o Eixo Norte da transposição.
“A Caravana é organizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, presidida pela senadora Fátima Bezerra (PT), tendo a Assembleia Legislativa como parceira, e consiste numa série de audiências públicas e visitas técnicas às obras de integração das bacias do Rio São Francisco, paralisadas em razão de demanda judicial”, explica o deputado.
Fernando Mineiro conta que as visitas começarão no dia 19, saindo de Terra Nova, em Pernambuco, exatamente onde a obra foi paralisada, passando por Jati, no Ceará, e chegando a Cajazeiras, na Paraíba. Já no dia 20, a agenda acontece toda no RN, com duas audiências públicas. A primeira pela manhã, em Pau dos Ferros, e a segunda, no período da tarde, na cidade de Caicó.
Além dos deputados estaduais, Fernando Mineiro afirmou que espera contar com a participação de prefeitos e vereadores dos municípios beneficiados, além de representantes do Governo do Estado.
A comarca de Mossoró recebeu mais uma edição do Mutirão DPVAT, entre os dias 5 e 8 de junho, com a realização de 619 audiências de conciliação realizadas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc Oeste), atendendo 902 pessoas. Ao final do evento, foram obtidos 388 acordos, o que representa um índice de 62,6% de conciliações. Os acordos resultaram em R$ 397.789,28 que serão pagos a vítimas de acidentes de trânsito em processos envolvendo a cobrança do pagamento do seguro obrigatório.
Esta foi a segunda edição do ano, com dez bancas de conciliação atuando no Fórum Silveira Martins. O Mutirão DPVAT teve a coordenação do juiz Breno Fausto de Medeiros, com atuação dos juízes Emanuel Monteiro, Manoel Padre Neto, Edino Jales, Carla Portela, Patrício Lobo Vieria, Paulo Maia; em parceria com a Seguradora Líder, contando com uma equipe de 60 pessoas, entre servidores, terceirizados, estagiários, advogados, médicos peritos e equipe técnica.
A próxima edição será realizada na comarca de Areia Branca, no dia 5 de julho.
Comentários