SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 5, 2017

Assalto a carro-forte no Midway termina em tiroteio e feridos

Homens armados tentaram assaltar carro-forte que transportava valores da Lotérica localizada no piso térreo do Midway Mall, na noite desta segunda-feira (5). Vídeo que circula no Whattsapp mostra alguém ferido recebendo socorro após tiroteio. Os assaltantes conseguiram fugir do local.

Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho é apresentado à Direção do Detran

  • DETRAN/RN, APRESENTA O PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA PARA OS ANOS 2017 E 2018

Na manhã da sexta-feira (2), a Comissão Executiva de Qualidade de Vida e Saúde do Detran/RN, apresentou ao diretor do Departamento, Júlio Cesar Câmara, o projeto de Qualidade de Vida para os anos 2017 e 2018. Estavam presentes na reunião, que aconteceu no gabinete da direção, alguns dos membros e colaboradores  da comissão.

O Projeto possui em seu conteúdo além dos objetivos e ações, o histórico da Qualidade de Vida em todo o Estado. O Detran é mais um órgão que possui uma Comissão Executiva local, subordinada a Comissão de Qualidade Estadual, sendo mais uma ação do Governo do Estado. “Daremos todo o apoio necessário para a execução das atividades da Comissão, e planejar as ações futuras é um passo primordial”, considerou o diretor do Detran, Júlio Cesar.

A Comissão do Detran recomeçou as atividades no ano passado, quando foi instituída por meio de publicação da Portaria, mas o projeto dá início a ações mais planejadas que possibilitem os trâmites que a administração pública requer. “De início estamos apresentando algumas das ideias a serem desenvolvidas, posteriormente cada uma terá um projeto específico para ser executada” explica o presidente da Comissão do Detran, Matiênio Duarte.

Histórico no RN

O Programa de Qualidade de Vida nas Instituições Públicas do RN teve início na EMATER em 2003 – através de Ato Governamental. O Programa foi referência nacional, sendo premiado pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV na categoria Órgão Público/Ação Global em 2006.

O Decreto nº 18.960, de 07/03/2006 publicado no DOE nº 11.184 de 08/03/2006, institui o Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho no âmbito da Administração Estadual do RN, com o objetivo de desenvolver ações que preservem a saúde dos servidores, o estilo de vida, o ambiente de trabalho e propiciem condições que possibilitem a gestão de escolhas do bem estar, sendo a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos – SEARH designada para coordenar a comissão gestora dos Programas de Qualidade de Vida no âmbito estadual.

Cosems quer trazer canal de televisão do SUS para o Rio Grande do Norte

CANAL ENVIARÁ QUESTIONÁRIO PARA SER APLICADO AOS 167 SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte tem se empenhado na tentativa de trazer o Canal Saúde, emissora de televisão Sistema Único de Saúde (SUS), criado e gerido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte e gestora em saúde de São José do Seridó, Debora Costa dos Santos, esteve no Rio de Janeiro/RJ, na última sexta-feira (02), visitando os estúdios.

De acordo com Debora Costa, esse desejo de trazer o Canal Saúde ao Estado nasceu em 2015, durante visita da superintendente Marcia Corrêa e Castro ao RN, e foi sendo amadurecido ao longo de dois anos, principalmente, após um levantamento onde 82 secretários municipais de saúde potiguares mostraram seu interesse em transmitir o Canal nas Unidades de Saúde de todo o Rio Grande do Norte.

“A equipe do Canal Saúde enviará um questionário para ser aplicado em meio aos 167 gestores do RN para que na reunião [ordinária do Cosems] de 19 de julho eles já possam vir ao Estado para tratar das oficinas nas regiões de saúde, que terão como foco os funcionários das Unidades de Saúde dos municípios”, frisou a presidente do Cosems.

Ainda de acordo com Debora, o Cosems-RN será pioneiro no Projeto da Fiocruz que tem o objetivo de apresentar à sociedade, através do Canal Saúde, o SUS que dá certo nos municípios. “Temos excelentes projetos que precisam ser conhecidos e compartilhados. Esta iniciativa trará grandes benefícios para todos nós que somos gestores”, destacou.

Governo estuda revitalização da produção de petróleo e gás em Mossoró e região

RN AINDA É O MAIOR PRODUTOR DE PETRÓLEO EM TERRA DO PAÍS (Foto: Rayane Mainara)

O Governo do Estado trabalha para revitalizar a cadeia produtiva de petróleo e gás. O Rio Grande do Norte, apesar da redução dos investimentos da Petrobras, ainda é o maior produtor de petróleo em terra do país e possui mais de 50% dos poços perfurados em terra.

Através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC, a administração realiza estudos para a operação dos poços que a Petrobrás não tem interesse. Estes poços seriam explorados por pequenos produtores numa atividade viável economicamente devido ao seu baixo custo – uma vantagem em relação à companhia petrolífera.

O governador Robinson Faria se reuniu nesta segunda-feira, 05, com diretores da Redepetro no RN, instituição que congrega empresas da cadeia produtiva do petróleo e do gás. “Temos uma oportunidade para manter e ampliar a produção em Mossoró e municípios próximos, onde a Petrobras vem reduzindo os investimentos. Com pequenos e médios produtores podemos recuperar a produção estimulando uma atividade econômica que vai gerar riqueza e empregos naquela região”, ressaltou o Governador.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, explicou que a extração de petróleo por pequenos produtores é plenamente viável e citou o exemplo do estado do Texas, nos Estados Unidos da América, onde esta modalidade tem grande dinâmica.

“Mossoró tem capacidade instalada, empresas e técnicos capacitados, cursos de graduação e pós-graduação em petróleo e gás e empresas que dominam a tecnologia. Temos tudo pronto para operar e revitalizar a produção”, explicou Flávio Azevedo.

A Redepetro esteve representada pelo diretor-presidente Gutemberg Henrique Dias, vice-presidente, Cristo Jone, secretário-executivo, André Henrique, diretor de relações internacionais, Thiago Silvano e pelo presidente do Conselho Fiscal, Josivan Dantas. O Sebrae foi representado pelo coordenador da cadeia produtiva de petróleo, gás e energia, Robson Mattos.

RN tem maior crescimento da taxa de homicídios do país em 10 anos, diz Atlas da Violência

Entre os anos de 2005 e 2015, o Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que registrou o maior crescimento da taxa de homicídios (232%), maior variação entre pessoas negras assassinadas (331,8%), e ainda aparece em primeiro quanto aos jovens entre 19 e 25 anos que perderam suas vidas para a criminalidade (292,3%). O Atlas da Violência foi divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Nestes 10 anos, apenas oito estados mais o DF tiveram queda na taxa de homicídios: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Este último, registrou a maior baixa na taxa, com queda de 44% no período.

O estudo também destaca as mortes em rebeliões que ocorreram em presídios, como a matança que houve em janeiro em Alcaçuz, maior penitenciária potiguar. Na ocasião, pelo menos 26 detentos foram assassinados durante um confronto envolvendo membros de duas facções criminosas rivais.

Nota

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte se manifestou acerca do estudo.

Abaixo, leia a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) esclarece em relação ao Atlas da Violência 2017, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os seguintes pontos:

A metodologia utilizada para contabilizar os homicídios no Rio Grande do Norte inclui todas as macrocausas (ações do tráfico; violência interpessoal; violência patrimonial; ação típica de estado; não confirmadas).

Outros estados do país não estão contabilizando alguns homicídios, principalmente quando são ações típicas de estado (confronto entre criminosos e policiais);

Essas mortes não contabilizadas, independente da macrocausa, entram nas estatísticas de alguns estados como “morte à esclarecer”;

A base de dados do Datasus (utilizada pelo IPEA para contabilizar as estatísticas do Mapa) que em São Paulo, por exemplo, esse índice de morte chega a 43,2%;

A Sesed acredita que seja necessária a padronização desses dados para uma aferição mais honesta dos índices; O Mapa da Violência leva em consideração as informações entre os anos de 2005 a 2015. O Governo do Estado, por meio da Sesed, reafirma seu compromisso com a transparência nos dados, que são de domínio público no endereço eletrônico www.defesasocial.rn.gov.br.

Do G1

Governador assina ordem de serviço para reforma de maternidade em SGA

VALOR INVESTIDO FOI DE R$ 130 MIL E A META É ADEQUAR E ADQUIRIR EQUIPAMENTOS PARA 21 MATERNIDADES 

Mais uma unidade materno-infantil do Rio Grande do Norte passará por adequação para oferecer mais estrutura a população. O governador Robinson Faria assinou na manhã desta segunda-feira (05), a ordem de serviço para o início das obras de estruturação da maternidade Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante (SGA). Esta é a 15ª unidade do Estado que vem recebendo recursos do Governo Cidadão para adequação e aquisição de equipamentos. O valor investido foi de R$ 130 mil e a meta é adequar e adquirir equipamentos para 21 maternidades do RN.

A nova estrutura cumprirá as adequações exigidas pelo Governo Federal, dentro do padrão estabelecido pela Rede Cegonha, para que o pós-parto seja humanizado. Passarão por reforma as enfermarias, banheiros e adaptação de pias de granito e duchas aquecidas para banhos dos recém-nascidos. Além disso, o Governo também adquiriu equipamentos como camas, balanças, escadas, berços de acrílico, entre outros.

Robinson Faria destacou a agilidade em atender o pleito do município. “Três dias após a reunião com o Prefeito Paulinho e equipe, já conseguimos agilizar a ordem de serviço para começar as obras da maternidade. São Gonçalo do Amarante é uma importante cidade da Região Metropolitana e é mais um município atendido pela ação rápida do Governo do Estado”, afirmou o governador.

Atendimento de 120 partos por mês

O Hospital Maternidade realiza em torno de 120 partos por mês, além de mais de oito mil atendimentos no pronto socorro. De acordo com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, o investimento do executivo no município vem para melhorar os serviços da unidade. “Agradecemos ao governador pela agilidade em atender nosso pedido. Uma ação que vai beneficiar as mães e crianças de nosso município”, disse o prefeito.

Estiveram presentes durante a assinatura, os secretários de Estado da Saúde, George Antunes; de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira; e de Gestão de Projetos, Vagner Araújo.

Investimentos em maternidades do RN

A meta do Governo do Estado é adequar e adquirir equipamentos para as 21 maternidades do RN. Até o momento, foram concluídas obras em 14 maternidades, restando poucos equipamentos para o pleno funcionamento.

As unidades foram divididas regionalmente, sendo escolhidas de acordo com os indicadores materno-infantis, bem como na observação dos vazios existentes na rede maternidade infantil no estado.

Também receberam as mesmas adequações e equipamentos os hospitais de Caicó, Currais Novos, Santana do Matos, Jucurutu, Parelhas, Santo Antônio, Caraúbas, Lajes, Angicos, Assú, São José do Mipibu, Goianinha, Maternidade de Pau dos Ferros. Restando apenas o início das obras nos hospitais de Ceará-Mirim, Almino Afonso, João Câmara, Natal, São Paulo do Potengi e duas maternidades em Macau. O Governo também está investindo R$ 51 milhões em reforma Rede de Urgência e Emergência e compra de equipamentos em sete hospitais regionais.

FGV: Brasil vive maior destruição de empregos dos últimos 25 anos


A mais severa “destruição de empregos” nos últimos 25 anos no Brasil. Foi isso que constataram os economistas da Fundação Getulio Vargas (FGV) Bruno Ottoni e Tiago Barreira, em matéria para a Folha de São Paulo, de Mariana Carneiro.

“A parcela da força de trabalho brasileira com alguma ocupação chegou neste ano ao mais baixo patamar em mais de duas décadas”, diz o texto da Folha, com base na reconstrução da série de mercado de trabalho desde 1992, feita por Bruno e Tiago.

Segundo os dados da FGV, o desemprego atual supera o das crises dos anos 90, e a situação que obrigou o Brasil a recorrer ao FMI, em 2002. Crise financeira global de 2008/2009 também fica atrás da recessão atual na quantidade de cargos ocupados no mercado de trabalho.

Para piorar o quadro, os economistas da FGV afirmam que a destruição de empregos “persiste mesmo com os sinais mais recentes de estancamento da retração do PIB, no primeiro trimestre.”

De O Cafezinho

Parceria da CMN e Estácio dará bolsa de 40% a servidores

BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CHEGAM A 25% (Foto: Marcelo Barroso)

A Câmara Municipal de Natal está retomando um convênio com a Universidade Estácio de Sá para oferecer aos seus servidores e familiares bolsas de estudo com descontos, além de cursos de capacitação na área de gestão pública. A parceria foi retomada na manhã de hoje (5), em encontro do presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (PDT), diretoras da Escola do Legislativo e da Fundação Djalma Maranhão, Michelle Paulista e Denise Acioly, com o consultor comercial da universidade, Janssen Oliveira.

As bolsas de estudo poderão chegar a 40% de desconto em cursos de graduação e de 25% na pós-graduação, por meio de convênio com a fundação, a ser executado via Escola do Legislativo. “A Estácio tem interesse em trabalhar em parceria com a Casa na oferta desses cursos de graduação e pós-graduação, direcionado aos servidores e parentes. Além disso, vamos oferecer cursos e treinamentos na área de gestão pública, que serão gratuitos”, informou o representante da Estácio.

De acordo com Michelle Paulista, o detalhamento da parceria está sendo finalizado para, nos próximos dias, ser lançado com datas para inscrições e informações sobre os cursos. “Traçamos os termos do convênio para abrirmos as inscrições. Vai ser possível viabilizar cursos que estamos definindo quais são do nosso interesse para servidores de um modo geral e seus parentes de primeiro grau”, disse a diretora da escola. “Essa parceria acontece de forma benéfica para a Câmara e seus servidores e é mais um passo da nossa política de parcerias e valorização do servidor para prestar melhor serviço à população. Nossos servidores terão oportunidade de se profissionalizarem em cursos e até de se especializarem com as bolsas que estarão disponíveis”, destacou o presidente da Casa, Raniere Barbosa.