SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 29, 2017

II Encontro das mulheres parnamirinenses orienta as mães da cidade

  • PREFEITO ROSANO TAVEIRA FALOU DA SATISFAÇÃO PELO EVENTO E PARABENIZOU TODA EQUIPE ENVOLVID

A Prefeitura de Parnamirim, através das secretarias de Assistência Social e Saúde, promoveu na tarde desta segunda-feira (29) o “II Encontro Especial da Mulher Parnamirinense: Cuidando de Você”. O evento foi realizado no Cine Teatro Municipal, e contou com a presença e apoio da primeira dama, Alda Leda. O objetivo do evento foi proporcionar um momento de consciência social,  através da criação de um espaço de socialização e intervenção na qualidade de vida da saúde das mulheres.

O prefeito Rosano Taveira falou da satisfação pelo evento e parabenizou toda equipe envolvida. “A prefeitura possui vários serviços específicos para o atendimento as mulheres, nas áreas da saúde e da assistência, mas eventos assim são muito importantes para unir uma camada maior de parnamirineses”, destacou. O prefeito participou do evento acompanhado da primeira dama, Alda Leda, uma das apoiadoras do encontro “Vejo de fundamental importância eventos como esse que envolve as secretarias em prol das melhorias do município”, afirmou.

O evento, alusivo ao dia das mães, contou com as palestras “Atitude e Relacionamentos para a juventude”, ministrada pela coronel Margarida Brandão e Cabo Geasi Santos; Adoção, Amor além do DNA, que teve como palestrante a diretora de eventos do Projeto Acalanto que incentiva e apoia os pais que desejam adotar uma criança.

A jornalista e fotógrafa Kalina Veloso, palestrou sobre o tema Empoderamento Feminino, e apresentou a exposição fotográfica “Sou Tudo que Eu Quiser”, com fotos de mulheres parnamirinenses que se destacaram em suas profissões e por relevantes ações voltadas ao público feminino.

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realizou atendimentos de saúde em parceria com a Universidade Potiguar (UNP) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e dispôs de serviços de estética como: designer de sobrancelhas, massagem facial e corporal, acupuntura, limpeza de pele, manicure, exercícios de relaxamento, reike e aconselhamentos psicológico e nutricionais para as gestantes.

Patrícia Pires está grávida do seu primeiro filho e afirma que as orientações foram enriquecedoras para a sua gestação “Durante o encontro aprendi muitas informações novas. Agora deve mudar alguns hábitos alimentares e minha postura corporal”, explicou.

As artesãs da cidade também marcaram presença no encontro com um stand de exposição dos seus produtos. No local ficaram expostas rendas, costuras e reciclagens produzidas por artistas locais.

A Secretária de Assistência Social, Elienai Cartaxo, falou sobre a importância da união feminina “As mulheres sozinhas são fortes, mas unidas são invencíveis. A união feminina é fundamental mantermos as nossas conquistas sociais”, afirmou.

RN-288 terá trecho de 22km recuperado até a divisa com a PB

DEMANDA SERÁ ATENDIDA PELO PROGRAMA GOVERNO CIDADÃO

Um trecho de 22km da rodovia estadual RN-288 deverá ser totalmente recuperado com o serviço de recapeamento asfáltico, entre a BR 427 até a divisa com a Paraíba. “Apoiamos a recuperação de várias estradas do RN através do meu mandato. É de grande importância ajudar a manter o tráfego seguro, evitando acidentes envolvendo veículos e pedestres também”, afirmou o deputado Fábio Faria, que fez o pleito ao Governo do Estado juntamente com o prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz (PSD). A demanda será atendida dentro do programa Governo Cidadão.

Para o parlamentar, recuperar esta rodovia estadual significará mais que uma ação pelo aumento da segurança. “Essa é uma estrada muito importante para o Seridó, pois é o caminho mais utilizado para escoamento de produtos e mercadorias da região”, ressaltou. Segundo o coordenador do programa Governo Cidadão, Vagner Araújo, melhorar este trecho da RN-288 trará uma contribuição para o avanço do comércio de produtos seridoenses. “Uma rota sem desníveis e buracos agiliza a entrega e consequentemente o ritmo da dinâmica do mercado”, disse.

Paróquia de São Pedro recebe imagem de Nossa Senhora de Fátima

IMAGEM VEM DIRETAMENTE DE FÁTIMA, EM PORTUGAL

A Paróquia de São Pedro Apóstolo, no Alecrim, vai receber uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda diretamente de Fátima, Portugal, na próxima quarta-feira, 31 de maio.

A imagem será conduzida ao altar pelo casal-missionário Conselho Missionário Paroquial – COMIPA, Graça e Guerra, e será entronizada na Igreja Matriz de São Pedro, em comemoração ao Centenário da Aparição em Portugal, ocorrido no último dia 13 de maio.

O cortejo litúrgico iniciará pontualmente às 18h, seguido da Ave Maria e da Santa Missa de entronização. A procissão será acompanhada por cem mulheres vestidas de branco, que levarão uma rosa branca para oferta à Virgem Peregrina.

Após a Celebração Eucarística, acontecerá a coroação de Nossa Senhora, conduzida por cem crianças do CMEI São Francisco de Assis, do Passo da Pátria.

Emparn prevê chuvas fortes para os próximos dias

REGIÕES LESTE E AGRESTE SERÃO MAIS ATINGIDAS

As instabilidades oceânicas, os ventos úmidos e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vão provocar mais chuvas no Rio Grande do Norte nos próximos dias. De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), as precipitações devem ocorrer com intensidade maior nas regiões Leste e Agreste até por volta da quinta-feira, 1º de junho.

Das 7h do dia 26 às 7h desta segunda-feira, dia 29 de maio, os pluviômetros monitorados pela EMPARN em todo o estado registraram chuvas em 51 postos. O acumulado é o seguinte: Viçosa, 78,0 milímetros (mm); Rafael Fernandes, 62,0mm; São Francisco do Oeste, 55,6mm; São Rafael, 47,8mm; Serrinha dos Pintos, 35,0mm; Felipe Guerra, 29,0mm e Mossoró, 27,1mm. Choveu ainda em Apodi, 24,0mm; Umarizal, 20,0mm, Baraúna, Lucrécia, Antonio Martins, João Dias, Rafael Godeiro e Patu.

Na mesorregião Central, choveu em Guamaré, 38,3 milímetros (mm); Pedro Avelino, 20,6mm; Acari e São Vicente 19,1mm, em cada, e ainda em Florânia, Lajes, Fernando Pedroza, Angicos e Lagoa Nova, entre outros municípios. Na mesorregião Leste, choveu em Canguaretama (Emater/Barra de Cunhau), 83,2mm; São José do Mipibu, 35,2mm; Senador Georgino Avelino, 31,5mm; Natal, 14,0mm; Montanhas, 11,2mm; Parnamirim (Base Física da EMPARN), 10,8mm e Baía Formosa.

Choveu ainda em São Gonçalo do Amarante, Taipu, Goianinha e  Ceará-Mirim.  Na mesorregião Agreste, choveu mais forte em Rui Barbosa, São Tomé, Bom Jesus, Jaçanã e Japi.

Defesa de Cunha pede ao STF anulação de delação da JBS

CUNHA ESTÁ PRESO DESDE OUTUBRO DO ANO PASSADO

A defesa do ex-deputado federal Eduardo Cunha pediu hoje (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação do acordo de delação da JBS. Cunha foi citado nos depoimentos de delação do empresário Joesley Batista, um dos donos da empresa. O ex-parlamentar está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, por determinação do juiz federal Sérgio Moro.

No recurso apresentado ao Supremo, os advogados de Cunha alegam que não há provas sobre o suposto pagamento mensal ao ex-deputado para comprar seu silêncio, conforme um dos depoimentos da delação da JBS.

A defesa também criticou os benefícios concedidos pelo Ministério Público Federal (MPF) aos delatores ligados à empresa, como dispensa de prisão e permissão para morar nos Estados Unidos. “Não tem a menor razoabilidade, tampouco proporcionalidade, esse grupo de delatores se beneficiar com tamanha generosidade, ante a quantidade e complexidade dos supostos crimes apresentados”, argumenta a defesa.

Eduardo Cunha está preso desde outubro do ano passado, um mês após ter tido o mandato de deputado cassado na Câmara. Em abril, ele foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a mais de 15 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Na ação penal, Cunha foi acusado de receber mais de 1,3 milhão de francos suíços em propina por um contrato de exploração da Petrobras em um campo de petróleo no Benin, na África. O contrato levou a um prejuízo de US$ 77,5 milhões para a estatal, segundo o Ministério Público Federal.

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil

Prefeitura de Natal convoca 75 professores efetivos e 73 professores temporários

CONVOCADOS TÊM 30 DIAS PARA COMPARECER À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (Foto: Adrovando Claro)

A Prefeitura Municipal de Natal publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (29), a convocação de 75 professores do Ensino Fundamental, aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de Cargos de Professor N1 e N2 do quadro efetivo do Município de Natal, realizado em julho de 2015.

Foram aprovados no certame, 40 professores de Ensino Fundamental (Anos Iniciais), 15 professores de Matemática, 11 professores de Língua Portuguesa, 04 professores de Geografia, 02 professores de História, 02 de Língua Inglesa e 01 professor de Libras.

Ainda no Diário Oficial desta segunda-feira (16), a Prefeitura do Natal também convocou 73 professores para atuarem nas escolas de Ensino Fundamental, aprovados em processos seletivos temporários realizados nos anos de 2014, 2015 e 2017.

Foram convocados, os aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária, sendo 27 professores de Ensino Fundamental (Anos Iniciais), 06 de Língua Portuguesa, 26 de Ensino Religioso, 06 professores de Libras, 04 Intérprete de Libras, 03 de Ensino de Artes – Artes Visuais e 01 professor de História.

Todos os candidatos convocados deverão, no prazo máximo de 30 dias corridos, a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município, comparecer à Secretaria Municipal de Educação (SME), na Comissão Permanente de Concurso (COMPEC), localizada na Rua Fabrício Pedrosa, 915 – Novo Hotel Ladeira do Sol – Areia Preta – 4º piso – sala 410, das 8h às 16 horas, exceto às sextas-feiras, quando o atendimento será das 8h às 13h, a fim de receber as instruções sobre a documentação necessária para a contratação sob pena de não assim o fazendo perderem o direito à convocação.

Governo libera R$ 6,3 milhões para Projeto de Inovação Pedagógica em 158 escolas

PROJETO BENEFICIA 240 ESCOLAS ESTADUAIS (Foto: Demis Roussos)

Estimular e buscar incentivos para o ensino-aprendizagem dos alunos da Rede Estadual são eixos de atuação do Governo do RN que desde 2015 desenvolve, através da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, o PIP – Projeto de Inovação Pedagógica.

Nesta segunda-feira, 29, o governador Robinson Faria deu início à 3ª edição do PIP ao celebrar convênios com 158 Escolas, evento realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado em Natal.  Este ano cada Escola contemplada vai receber recursos que variam entre R$ 30 mil e R$ 45 mil reais. Os investimentos são do Governo do RN, por meio do Projeto Governo Cidadão através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.

“Esta iniciativa do nosso Governo incentiva e motiva os professores, diretores e alunos a resolverem dificuldades no ensino e motiva toda a comunidade educacional para alcançar melhores resultados de aprendizagem”, afirmou Robinson Faria. O Governador também destacou a agilidade que o PIP permite às escolas por que os recursos ficam disponíveis para as diretorias que, assim, podem diretamente contratar e executar as melhorias tanto em ações pedagógicas como em infraestrutura e aparelhamento.

“Com esta edição vamos chegar a 398 Escolas. Os resultados alcançados são imensuráveis. Os alunos e professores ficam motivados, é perceptível uma melhoria na aprendizagem das turmas participantes”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Claudia Santa Rosa.

O secretário de Gestão e Metas de Governo, Vagner Araújo, registra os bons resultados alcançados nas edições de 2015 e 2016 e cita o caso da Escola Estadual Maria Augusto de Trindade, em Brejinho: “Lá, uma das turmas trabalhou o gosto pela criatividade e pela escrita dos alunos, o projeto saiu da Escola e ganhou as ruas. Os estudantes e professores mobilizaram consumidores e o próprio comércio local fazendo com que os empresários imprimissem as poesias construídas pelos alunos nas embalagens das lojas”.

O PIP fortalece os processos educacionais e de aprendizagem para os estudantes de 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. As necessidades são identificadas pela própria escola e realiza intervenções como: oficinas de produção de texto, matemática, informática, música, infraestrutura e meio ambiente.

 

SOBRE O PIP

O Governo do RN realizou duas edições do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, beneficiando 240 Escolas Estaduais. Nesta 3a edição serão 158 escolas.

O PIP é um dos projetos do programa Governo Cidadão, do Governo do Estado do RN, desenvolvido pela Secretaria de Educação com recursos do empréstimo contratado junto ao Banco Mundial.

 

NÚMEROS DO PIP

2015 – 1ª edição – R$ 1,7 milhões – 111 Escolas beneficiadas

2016 – 2ª edição – R$ 4,9 milhões – 130 Escolas beneficiadas

2017 – 3ª edição – R$ 6,3 milhões – 158 Escolas beneficiadas

Unidades de privação de liberdade do RN serão tema de audiência pública

PROPOSTA FOI DO DEPUTADO ESTADUAL FERNANDO MINEIRO (PT)

Por iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT), a Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira (30) uma audiência pública para apresentação e discussão do “Relatório da missão a unidades de privação de liberdade do Rio Grande do Norte”, elaborado pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT). O debate acontece no auditório da Casa, a partir das 15h, e é aberta ao público.

“Esta será uma excelente oportunidade para dar publicidade a este relatório e às recomendações emitidas a autoridades e órgãos públicos estaduais a fim de prevenir a tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes em unidades de privação de liberdade”, justifica Mineiro.

O MNPCT percorre e analisa instalações como centros de detenção, estabelecimentos penais, hospitais psiquiátricos, casas de custódia e instituições socioeducativas. Os peritos visitaram sete unidades em três municípios potiguares: Nísia Floresta, Caicó e Ceará Mirim, além das instalações do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Estado (ITEP-RN). Publicado em abril deste ano, o documento traz, também, recomendações aos órgãos responsáveis.

Foram convidados para o debate representantes do Executivo e Legislativo Estadual, Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), Corregedoria Geral de Justiça, Conselho Estadual de Direitos Humanos (Coedhuci), Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura no RN, entre outras entidades ligadas ao tema.