SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 25, 2017

SBDRN promove curso de cirurgia dermatológica e câncer de pele

DERMATOLOGISTAS, CIRURGIÕES E ONCOLOGISTAS DISCUTEM NOVOS TRATAMENTOS

Novos tratamentos do câncer de pele e cirurgia dermatológica serão tema de curso nos próximos dias 26 e 27 de maio, no hotel Golden Tulip em Natal. O congresso que reúne o curso de Cirurgia Dermatológica e curso do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) é promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte (SBDRN).

“A busca por atualização é uma realidade na dermatologia e por isso, a SBDRN traz médicos e cirurgiões de diversas especialidades para discutir e otimizar os tratamentos para dermatologistas do nosso Estado”, destaca a presidente e dermatologista, Dra. Danielle Espinel.

As novas técnicas serão debatidas entre médicos dermatologistas, cirurgiões e oncologistas de São Paulo, Minas Gerais, Ceará e potiguares com aplicação de novos tratamentos para câncer de pele que estão em alta na medicina moderna.

A coordenação do curso é feita pela presidente da SBDRN, Dra. Danielle Espinel e pelo presidente da GBM, Dr. Elimar Gomes com programação direcionada na sexta (26) para o curso de câncer de pele e cirurgia dermatológica e no sábado (27), para o curso de melanoma.

PROGRAMAÇÃO SERÁ NOS DIAS 26 E 27 DE MAIO

Confira a programação:

Sexta (26)
19h – 19h20: Planejamento Cirúrgico- Dr Lauro Lourival (PI)

19h20- 19h40: Anestesia em cirurgia dermatológica – Dr Lauro Lourival Filho (PI)

19h40- 20h: Tratamentos não cirúrgicos de câncer de pele – Dr Elimar Gomes (SP)

20h-20h15 : Discussão

20h15 – 20h40: Coffee Break

20h40 – 21h: Cirurgia em idosos- Dr Lauro Lourival Filho (PI)

21h – 21h20: Atualização terapêutica de QAs e campo cancerizável- Dr Lauro Lourival (PI)

21h20- 21h40: Atualização terapêutica do Carcinoma basocelular – Dr Elimar Gomes (SP)

21h40-22h: Discussão.

Sábado (27)
08h – 08h34 – Abertura – Dr. Elimar Gomes (SP) e Dra. Bárbara Carriço (RN)

08h35 – 08h48 – Epidemiologia – Dra. Bárbara Carriço (RN)

08h50 – 09h13 – Rastreamento, aspectos clínicos e abordagem da lesão inicial – Dr. Elimar Gomes (SP)

09h15 – 09h28 – Interpretação do laudo anatomopatológico – Dr. Alexandre Sales (RN)

09h30 – 09h48 – Ampliação de margens, linfonodo sentinela – Dr. Leonardo Barreto (RN)

09h50 – 10h – Discussão
10h – 10h20 – Coffee break

10h20 – 10h43 – Estadiamento e seguimento – Dr. Alberto Wainstein (MG)

10h45 – 11h08 – Tratamento cirúrgico da doença avançada – Dr. Alberto Wainstein (MG)

11h10 – 11h33 – Tratamento clínico da doença avançada – Dr. Fabio Nasser (CE)

11h35 – 12h – Discussão
12h – 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 – 15h30 – Workshop de dermatoscopia de lesões melanocíticas – Dr. Carlos Barcauí (RJ), Dr. Elimar Gomes (SP), Dra. Bárbara Carriço (RN)

19h – 19h20: Planejamento Cirúrgico- Dr Lauro Lourival (PI)

19h20- 19h40: Anestesia em cirurgia dermatológica – Dr Lauro Lourival Filho (PI)

19h40- 20h: Tratamentos não cirúrgicos de câncer de pele – Dr Elimar Gomes (SP)

20h-20h15: Discussão

20h15 – 20h40: Coffee Break

20h40 – 21h: Cirurgia em idosos- Dr Lauro Lourival Filho (PI)

21h – 21h20: Atualização terapêutica de QAs e campo cancerizável- Dr Lauro Lourival (PI)

21h20- 21h40: Atualização terapêutica do Carcinoma basocelular – Dr Elimar Gomes (SP)

21h40-22h: Discussão.

OAB protocola impeachment de Michel Temer

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregou na tarde desta quinta-feira (25) à Câmara dos Deputados o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. A entidade também pediu que Temer fique inabilitado de exercer cargo público por oito anos.

O presidente da instituição, Claudio Lamachia, acusa Temer de omitir das autoridades suposto crime relatado por Joesley na conversa (a compra de juízes e de um procurador que participava das investigações contra a empresa) e de proceder de modo incompatível com o cargo, com possível advocacia administrativa, ao receber o empresário fora da agenda pública, na residência oficial, para tratar de assuntos de interesse da empresa.

O G1 publicou o documento.

Além do pedido da Ordem, já há outras 16 solicitações de destituição de Temer protocoladas no Congresso Nacional.

Desses pedidos, 13 foram apresentados desde a semana passada, após se tornar público o conteúdo da delação premiada dos donos da JBS, Joesley e Wesley Batista.

 

Com informações de G1 e Valor Econômico

Governo do RN promove 38 policiais civis

“ESTAMOS CUMPRINDO A LEGISLAÇÃO”, DIZ GOVERNADOR

O governador Robinson Faria confirmou nesta quinta-feira (25) a efetivação da promoção de 29 agentes, três escrivães e seis delegados da Polícia Civil. “Estamos cumprindo a legislação, promovendo a valorização e estimulando os policiais civis que têm importante função no enfrentamento à violência”, afirmou o governador.

Robinson Faria também destacou os esforços que a administração estadual vem fazendo para melhorar os serviços como aquisição de equipamentos e realização de curso de qualificação profissional. Em 2015 foram promovidos outros 809 policiais civis, sendo 74 delegados, 60 escrivães e 675 agentes de polícia civil.

A secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas disse que a atualização das promoções ”mostra o compromisso e a atenção do Governo aos policiais e a preocupação em melhorar sempre os serviços prestados ao cidadão”.

Para a vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol-RN), Ana Cláudia Saraiva, a atualização das promoções “respeita os direitos da categoria e a legislação. Só temos a agradecer e reconhecer o compromisso da administração estadual com a segurança pública”.

De Assecom/RN

Crescimento do número de suicídios leva Garibaldi a propor Semana de Valorização da Vida

EVENTO DEVERÁ SERÁ REALIZADO NO MÊS DE SETEMBRO

No Brasil, uma pessoa se mata a cada 45 minutos. Segundo especialistas, a depressão e o abuso de drogas estão entre os principais fatores de risco.

Em audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ocorrida na manhã desta quinta-feira (25), os especialistas participantes concordaram com a iniciativa do senador Garibaldi Filho de propor a criação de uma Semana de Valorização da Vida, a ser realizada anualmente, na semana que compreender o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O autor do projeto argumentou que é importante falar sobre o problema, que é cercado de tabus e preconceitos. “A sociedade não tem a dimensão do problema. Nós temos o imenso desafio de fazer com que ela possa se mobilizar em função disso”, observou o senador.

O psiquiatra Quirino Cordeiro, coordenador-geral de saúde mental, álcool e outras drogas, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, disse que os números são preocupantes e revelam uma tendência de crescimento dessas mortes entre os jovens. “O que a gente percebe é que nos últimos dez anos vêm ocorrendo um aumento significativo, um aumento importante nas taxas de suicídio no Brasil”, afirmou o especialista.

A presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr), Maria Dilma Alves Teodoro, enumerou que o aumento no stress no estilo de vida moderno, os tempos de crise política e econômica (desemprego) e a redução no acesso ao tratamento profissional podem contribuir para levar uma pessoa à tentativa de suicídio. Porém, ela destacou que quase 100% dos suicídios tem como base uma doença mental, sendo que na metade dos casos há uma associação entre depressão e o abuso de substâncias psicoativas. Outro dado é que pelo menos 10% das vítimas são esquizofrênicas.

Por sua vez, o diretor de educação da SaferNet Brasil e pesquisador do programa de pós-graduação em psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rodrigo Nejm, ressaltou a importância da educação na promoção do conhecimento para que os jovens possam melhorar a qualidade de suas escolhas online e navegar na Internet com segurança. Entre outros assuntos, ele abordou o jogo conhecido como “desafio da baleia azul”, que teria levado jovens a se matarem. Segundo ele, desde as primeiras notícias sobre a chegada do jogo ao Brasil, a SaferNet tem coletado evidências e trocado informações dentro do próprio país e no exterior.

Rodrigo disse que não foram encontradas evidências que comprovem a existência de uma ação coordenada, ou de uma estrutura centralizada de comando e controle, que teria sido responsável por criar grupos em aplicativos de troca de mensagens e fóruns em redes sociais com o objetivo de recrutar adolescentes e jovens a cometer suicídio. Existiria, sim, grupos descentralizados criados em sua maioria por adolescentes e jovens, com o objetivo de “trolagem”, praticar “cyberbulling” e, em casos isolados, incitar ou induzir outros adolescentes e jovens vulneráveis a cometer suicídio.

CVV – Os médicos e especialistas explicaram que nove em cada dez casos podem ser evitados com o diagnóstico e tratamento adequados. Eles defenderam que o suicídio deve ser tratado como um problema de saúde pública, por meio de campanhas educativas, programas específicos e a ampliação do atendimento de saúde mental. Também destacaram a recente parceria entre o Ministério da Saúde e o Centro de Valorização da Vida, que tornará gratuita as ligações feitas ao serviço de prevenção ao suicídio até 2020.

A porta-voz do CVV, Leila Herédia, lembrou que o trabalho feito por voluntários busca aliviar o sofrimento e ouvir as pessoas em tempos de crise. “A gente funciona como um pronto-socorro emocional. A pessoa precisa conversar, dialogar, falar das angústias que a estão incomodando naquele momento. Seja de manhã, de tarde, de noite ou de madrugada, ela pode ligar para o CVV que vai ter nos sete dias da semana, nos 365 dias do ano, um voluntário para ouvi-la”, garantiu. O CVV existe há 55 anos e atende no telefone 141, por e-mail ou bate papo na internet no endereço www.cvv.org.br

(Com informações da Rádio Senado)

Vizinho indesejado: Fernandinho Beira-Mar é transferido para Mossoró; força policial do RN não havia sido informada da operação

ALÉM DE BEIRA-MAR, OUTROS QUATRO BANDIDOS CARIOCAS TAMBÉM FORAM TRANSFERIDOS PARA MOSSORÓ

Como se não bastasse a forte presença do crime organizado no Rio Grande do Norte, onde as forças de segurança pública, desassistidas pela estrutura governamental, sofrem dobrado para tentar combater a criminalidade ascendente e passar a chamada ´´sensação de segurança´´ para a sociedade, o território potiguar é agora a nova morada do traficante Luís Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, criminoso que mesmo atrás das grades comanda com mão de ferro uma eficiente rede de tráfico de drogas, tráfico de armas, assaltos e assassinatos.

Beira-mar e os outros cinco presos foram trazidos, nesta quarta-feira, 24,  para a penitenciária de Mossoró em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fretado pela Polícia Federal. A transferência faz parte de um sistema de rodízio aplicado ao traficante desde 2006.

A unidade de Mossoró é uma das cinco penitenciárias federais do Brasil e a única no Nordeste. O presídio, que tem capacidade para abrigar 208 homens e área coberta de 13 mil metros quadrados, fica localizado no Complexo Mário Negócio, a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Mossoró.

Até minutos antes de sua chegada a Mossoró, nenhuma força policial do RN havia sido informada da operação. Tudo para evitar possíveis falhas.

Forte esquema de segurança foi montado para a transferência. Beira-Mar, que estava no presídio federal de Catanduvas (PR), chegou ao Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, por volta das 18h30 de ontem em uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira). Outros quatro bandidos cariocas também foram transferidos nesta operação, segundo matéria da Folha On Line. No ar, o grupo foi escoltado por 20 agentes penitenciários federais. Quando chegaram a Mossoró, outros 30 agentes, além de policiais federais e rodoviários federais se juntaram a operação. O traficante foi levado imediatamente ao presídio de segurança máxima.

Campanha de Vacinação contra Influenza é prorrogada até 9 de junho

CAMPANHA SEGUE PARA OS GRUPOS PRIORITÁRIOS

Diante da baixa cobertura vacinal, o Ministério da Saúde decidiu, nesta quinta-feira (25), prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o dia 9 de junho, em todo território nacional. Em Natal, até esta quarta-feira, dia 24 de maio, apenas 55% do público, o que corresponde a 95.149 pessoas, havia procurado as unidades de saúde para se imunizar. Natal conta com 74 salas de vacinas abertas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.

A Campanha segue para os grupos prioritários: crianças entre seis meses a menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas, professores das redes pública e privada, população privada de liberdade, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas devem ser imunizados. A Secretaria de Saúde de Natal ressalta que a Influenza pode levar a óbito ou causar incapacitações, principalmente no público-alvo especificado pelo Ministério da Saúde (MS).

“A população deve procurar os postos de saúde que estão abastecidos com as doses da vacina. É necessário se vacinar, porque os vírus estão circulando e, nesse período de chuvas, as pessoas tornam-se mais suscetíveis para a disseminação, devido ao aglomerado de pessoas em locais fechados”, destaca Aline Bezerra, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica de Natal. A imunização assegurará, ainda, a redução do número de internações e óbitos decorrentes de complicações pela Influenza.

Comprovadamente o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal, a vacina tem ação imunitária durante 12 meses. Devido à mutação do vírus, a composição da vacina é atualizada a cada ano, com base nos dados de vigilância epidemiológica da gripe. Por isso, há a necessidade de fazer a imunização da população anualmente.

“A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”, diz nota do Ministério da Saúde.

SEGURANÇA
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

PREVENÇÃO
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Confira agenda cultural da Lei Djalma Maranhão

ORQUESTRA POTIGUAR DE CLARINETE É UMA DAS ATRAÇÕES

O final de semana em Natal será de muita arte, cultura e lazer com o incentivo da Prefeitura do Natal, via Programa Djalma Maranhão de Incentivos Culturais. Artes visuais, cinema, shows de diversos estilos, exposições, dança e festivais. Com patrocínio da Prefeitura do Natal e realização de produtores independentes, estão na agenda deste fim de semana o “Burburinho Festival de Artes” (Parque das Mangueiras), Projeto Dançando nas Dunas e Som da Mata (Parque das Dunas), “Batalha do Vinho” (espaço Jesiel Figueiredo), “Domingo na Arena/Mercado das Pulgas” (Arena das Dunas), Exposição “Retalhos da Memória (Parque da Cidade). São ações realizadas para todos os públicos em todas regiões da cidade.

Confira a agenda:

Burburinho Festival de Artes – Parque das Mangueiras (De sexta a domingo)
O destaque deste fim de semana é o Burburinho Festival de Artes, que acontece de sexta (26) a domingo (28) no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova. A primeira edição do festival vai ser recheada de atrações para todas as idades. Reunindo música, teatro, dança, audiovisual, sarau poético, exposição de artes visuais, feirinha e praça de alimentação o evento pretende atrair a população para desfrutar de um dia prazeroso e gratuito ao ar livre.

A programação tem início às 10h com a abertura da Feira de Empreendimentos Criativos e da Praça de Alimentação. Tudo isso ao som dos djs do Coletivo Mandaca. A Praça de Alimentação, intitulada de Burburinho de Gostosuras, vai estar aberta das 10h às 21h.

A partir das 11h, acontece o Sarau Burburinho Poético, que conta com a poeta Regina Azevedo como anfitriã e muitos outros convidados. Às 14h tem apresentação de dança; seguida pelo teatro às 16h e a Mostra de Cinema Potiguar (sábado e domingo), às 18h. Os dias se encerram com apresentações musicais a partir das 19h30.

Paralelo a programação cultural, vai haver uma área para os adeptos do slackline. A ação é uma parceria com a empresa Realize Esporte e Lazer. Na sexta, a oficina acontecerá das 15h às 19h, no sábado e domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h. Para participar basta estar no local nos horários indicados, com roupas confortáveis e muita disposição.

Sábado – Dia 27 – Parque das Dunas “Dançando Nas Dunas”
A companhia Gaya Dança Contemporânea é a atração de sábado (27) no projeto “Dançando nas Dunas”. O espetáculo Almar – criado por Edson Claro em 1990 – começa às 16h30 no anfiteatro Pau-Brasil. O espetáculo parte de um diálogo entre a dança e a apreciação de pinturas referentes à temática do mar expressa nas marinas do artista potiguar Dorian Gray Caldas. No elenco Carla Cruz, Cléo Morais, Gabriela dos Santos, Hyago Pinheiro, Luã Fernandes, Mônica Lopes, Paulo Sérgio Gurgel, Samuel Oliveira e Rodrigo Carlos. A Direção Musical é de Danúbio Gomes e Ehri Araújo. Entrada franca.

Sábado – Dia 27 – Parque da Cidade “Retalhos Da Memória”
No Memorial Natal segue aberta ao público a exposição “Retalhos da Memória”, dentro da 15ª edição da Semana Nacional dos Museu. Organizada pelo GUAP (Grupo Universitário de Aquarela e Pastel) da UFRN, “Retalhos da Memória” apresenta temática com produção artística a pintura em aquarela, pastel ou acrílico, desenho com lápis de cor, grafite e nanquim e arte digital. A exposição acontece na torre do Memorial Natal. Aberto ao público.

Sábado – Dia 27– Espaço Jesiel Figueiredo “Batalha do Vinho”
No Espaço Jesiel Figueiredo, Zona Norte de Natal, tem mais edição da “Batalha do Vinho”. Tradicional disputa entre Mcs e Djs que reúne diversas tribos de artes urbanas. Desde o hip hop, rap, passando pela sonoridade regional, grafitti e skate. A disputa começa às 20h, com entrada gratuita.

Domingo – Dia 28 – Parque das Dunas “Som da Mata”
O Som da Mata deste domingo (28) apresenta a Orquestra Potiguar de Clarinetas, uma das mais significativas formações de música instrumental de Natal. Formada por alunos e ex-alunos de clarineta e percussão dos cursos técnicos e de graduação da Escola de Música da UFRN. A apresentação começa às 16h30, no Anfiteatro Pau-Brasil, do Parque das Dunas. Entrada gratuita.

Domingo – Dia 28 – Arena das Dunas “Mercado das Pulgas”
Neste domingo tem mais uma edição do tradicional Mercado das Pulgas, no pátio da Arena das Dunas. A partir das 15h tem feira de antiguidades, artesanato, praça de alimentação, exposição de carros, atividades esportivas, pista de skate e patinação, além de bandas e atrações infantis locais.

A partir das 17h30, o projeto Pipoca Doce formado pelas artistas potiguares Alessandra Macedo, Khrystal e Camilo Masiso, entra em cena com muita música e teatro. Pipoca Doce também conta com a participação dos músicos Diogo Guanabara e Sami Tarik. Às 19h quem sobe ao palco é o detentor da canção “Linda Baby” (Patrimônio Imaterial da Cidade do Natal), Pedrinho Mendes. Entrada gratuita.

Domingo – Dia 28 – Parque da Cidade “Retalhos da Memória”
No Memorial Natal segue aberta ao público a exposição “Retalhos da Memória”, dentro da 15ª edição da Semana Nacional dos Museu. Organizada pelo GUAP (Grupo Universitário de Aquarela e Pastel) da UFRN, “Retalhos da Memória” apresenta temática com produção artística a pintura em aquarela, pastel ou acrílico, desenho com lápis de cor, grafite e nanquim e arte digital. A exposição acontece na torre do Memorial Natal. Entrada gratuita.

Violinista coreano é convidado do projeto “Quartas Clássicas”

APRESENTAÇÃO SERÁ NO TEATRO RIACHUELO

O solo do violino entoado pelo músico coreano Edwin Kim entrará em harmonia com os acordes da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), em mais uma edição do projeto Quartas Clássicas. O Teatro Riachuelo recebe no próximo dia 31 de maio, às 20h, o terceiro concerto da temporada 2017.

Edwin atuou em diversas orquestras renomadas como as Orquestras Sinfônicas de Biel, Gotinga, Praga, Sul do Arizona, a Orquestra de Câmara de Praga e a Orquestra Filarmônica de Regensburg. Também apresentou inúmeros recitais e concertos de câmara na Alemanha, Áustria, Polônia, Espanha, Itália e Reino Unido.
O repertório desta edição contará com as seguintes obras:
– Edward Elgar: Pompa e Circunstância Marcha No. 1
– Edward Elgar: Concerto para Violino e Orquestra, Op. 61, em Si menor
– Aram Khachaturian: Suite Masquerade

Os interessados no concerto podem fazer a reserva prévia do primeiro lote entre os dias 24 e 25 de maio, em formulário disponível no site da OSRN – www.orquestrasinfonicadorn.com.br.

O segundo lote será distribuído para o público no dia 31 de maio, a partir das 12h, na bilheteria do Teatro Riachuelo. Os interessados deverão apresentar seu CPF na bilheteria. Cada pessoa terá direito a retirar até dois ingressos.